terça-feira, 30 de outubro de 2012

Once Upon a Time 2x05: The Doctor


 Não é feitiçaria, é tecnologia.

Parece até brincadeira. Once Upon a Time, sendo uma série com grande massa de personagens, vem revelando, aos poucos, quem é cada um e como cada história vai se interligando às outras. É isso, em boa parte, o que nos motiva a assistir à série semanalmente. A cada revelação, uma surpresa ou aquela sensação de “Eu já sabia”, só que sem deixar os famosos twists de lado. Não existe história óbvia em OUAT.
Recorrente desde a 1ª temporada, Dr. Whale nem era assim tão importante, mas sempre intrigou. Foi praticamente o único personagem não revelado no ano passado e é claro, a coisa foi proposital, tanto é que virou piada na Premiere da Season 2. Quem é o Dr. Baleia? Continuamos nos perguntando, diante de especulações que remetiam ao nome: Moby Dick, a baleia do Pinóquio, Free Willy... Ideias com esse mamífero povoaram nossas mentes curiosas, mas nenhuma delas estava nem perto de estar correta.
Foi por acaso que descobri a verdade sobre a Baleia a que esse nome se refere. Odeio spoilers, mas acabo caindo em um ou outro até por conta dos comentários nas reviews, mas esse eu recebi sem querer, ao ler, antes do começo dessa temporada que fariam um episódio com a presença de Dr. Viktor Frankenstein. Acontece que achei tudo meio absurdo e completamente “nada a ver”. Frankenstein e contos de fadas? Qualé? Esses roteiristas estão doidos? Sim, estão. Mas é uma coisa boa.
Fiquei tão encucada com essa noticia que fui dar uma pesquisada na história para tentar imaginar como iriam encaixar essa maluquice e me deparei com a relação que existe entre o nome de Dr. Whale e Frankenstein. O nome do diretor do filme de Frankenstein (lançado em 1931) é James Whale. Nessa hora, saquei tudo e passei semanas de aperto, segurando a informação para não estragara reação de mais ninguém. É um alívio que agora todo mundo saiba e eu não tenha mais que tomar cuidado.
Essa ideia de misturar um clássico do horror com os contos de fadas abre novas possibilidades. Sim, já vimos lendas e mitos de variadas nacionalidades se misturarem, mas esse caso parece mais extremo. Como Once Upon a Time já trabalha com a ideia de universos e realidades paralelas a mistura cabe perfeitamente e acima de tudo, funciona muito bem, adicionando elementos muito curiosos à trama. Não sei se todos gostaram, mas eu adorei. Quando Whale ficava falando que possuía algo mais poderoso que mágica, eu completava na minha cabeça: ciência. Mas fica claro que ele não conseguiu trazer os mortos de volta sem a magia dos corações e seu braço só foi recolocado com os poderes de Rumpels. Não há nada pior para os homens da ciência do que admitir que há coisas inexplicáveis e que ficam além do entendimento lógico.
Além disso, a história ganhou aquele climão de filme antigo, com as sequências em preto e branco. Também fiquei com medo de ver o irmão de Dr. Whale em ação, mas desconfio que não escaparemos disso. Lembrem que os vilões vão invadir Storybrooke, então porque não Frankenstein (o monstro) também não pode?
Essa história toda vem para confirmar outras coisas. Creio que ninguém mais duvida que Cora seja a temida Rainha de Copas. É muito coração arrancado para não ser. Vimos ainda mais de Regina e sua relação com a mágica, o que casou muito bem com a situação em Storybrooke e o reaparecimento de Daniel. Foi por ele que ela embarcou na magia e foi graças à magia que ela pôde livrá-lo de sua dor. Regina teve de abrir mão de seu grande amor e a intensidade dessas cenas é inesquecível.
Rumpels, como sempre, se mostra como o articulador de todos os males. Usando Whale e Jefferson em seu plano para sugar Regina para o lado negro. Aliás, fico esperando para descobrir como Jefferson se humanizou, porque nesse episódio ele mostrava requintes de crueldade e frieza incríveis.
É por causa de Jefferson também que podemos eliminar a possibilidade de Bael ser Peter Pan ou um dos meninos perdidos. Lembrem que Bael foi enviado para UMA TERRA SEM MAGIA. Neverland, onde não se envelhece, é obviamente uma terra com muita magia, então tirem essa da lista.
Em ‘Far Far Away’, Emma volta a bater na tecla de que ninguém consegue mentir para ela, mas todos nós sabemos que esse talento é a maior furada. Dessa vez, no entanto, funcionou, já que ela percebeu que Hook estava mentindo descaradamente. Até porque, Cora jamais deixaria que alguém sobrevivesse ao seu “heart atack”. Estou esperando muitas sambadas desse núcleo, com Hook enganando Cora, enganando Emma, Snow, Mulan, Aurora e quem mais puder. Até eu que não “leio pessoas” percebo o quanto ele é escorregadio (e lindo ao mesmo tempo). O que mais gostei foi o lance do pé de feijão e do gigante. Já imagino a mulherada toda fugindo com a galinha dos ovos de ouro (embora nos EUA seja uma gansa, mas ok, estou adaptando).
Não vejo a hora em que os personagens serão novamente reunidos. Gosto muito de Charming e Henry juntos, aprendendo coisas de meninos, mas é mais ou menos o que Snow disse: “não tive nem cinco minutos com meu marido e meu neto”. Sacanagem. Impossível não amar o soco bem dado de Charming em Whale. Merecido, mesmo que ele estivesse sob a maldição.
Mais uma vez é necessário elogiar o trabalho de Lana Parilla, que mostra bem as nuances de Regina. Hora doce e amiga dos unicórnios, hora cruel para conquistar seus objetivos. Só sei que essa não é uma boa hora para parar com a magia. Para combater essa mãe megera que ela tem, Regina vai ter que estar afiada.
P.S* Ótima a história dos corações arrancados serem mais fortes e poderosos, mas prefiro manter o meu dentro do peito.
 
P.S* Quase comecei a review com a célebre frase de Nissim Ourfali: "E o melhor é quando vamos pra Baleia"

P.S* Cadê Pinóquio?

P.S* Regina ESCOLHEU a dedo quem ela queria que fosse tomado pela maldição. Isso sim é demosntração de poder.
Comentários
48 Comentários

48 comentários:

Tatiane Lopes disse...

"o quanto ele é escorregadio (e lindo ao mesmo tempo). " Ri quando li essa frase.. Pq achei o mesmo. Tava vendo a hora que a habilidade especial da Emma ia dar em nada, mas que bom q desta fez funcionou..

Tbm gostei quando o Dr. teve que admitir q precisava da magia..

Realmente a Regina está o máximo, muito emocionante ela tendo que deixar seu amor ir..

Ótimo review, Camis.

Janaian disse...

Yeahhhhhhh, gostei muito desse epi. Mas vc citou as partes em preto e branco, e eu fiquei pensando que seria muito legal se tivesse mais partes em p&b no episódio, só como homenagem mesmo. 

Anônimo disse...

Adorei esse episodio, agora ja tivemos o Frankenstein bem que poderia ter tb o dracula ne kkkkkk

Pati Melo disse...

Tadinha da Regina, foi muito manipulada para ficar do jeito que ficou. Me pergunto que agora que sabemos que a Emma também tem poderes se ela vai treinar com a Regina para elas poderem derrotar Cora, afinal ela está louca para conhecer o netinho e para defender o Henry as duas são capazes de tudo.

Ana Paula disse...

Episódio excepcional!!! Laninha dando um show de atuação como sempre! hehehe' Só JURAVA que vc fosse fazer algum comentário sobre Regina fazendo sua propria Rehab de magia. Quando ela fala "Eu usei magia" na minha cabeça instantaneamente ja veio algum comentário da parte da grande Camis Barbieri com algum nome tipo "Magic Rehab Anonymous" ou coisa do gênero kkkkk' 

Fa disse...

KKKKK Magic Rehab foi ótimo!!! Eu ri muito dessa parte do aconselhamento 

Luciana disse...

Gostei tbem, mas ainda tenho algumas dúvidas... 1- se o Rumples é tão poderoso, por qie ele mesmo não lançou a maldição, por que precisava ser a Regina? Se a Emma é a única q pode sair da cidade, por que o Rumples não está ajudando o Charming a resgatá-la, para q ela possa ir atrás do filho dele? Cadê Pinóquio? Por que a Regina não arrancou logo o coração da Snow, ao invés de dar somente uma maçazinha envenenada?

Lu disse...

Obaa, review da Camisss!!!! :)

A atuação da Lana tava foda. Adoro as diferentes entonações vocais que ela usa para cada faceta da personagem. Tem a voz da adolescente meiguinha, da evil queen, e da prefeita pertubada integrante do AA.

Tayara Vimeney disse...

Gente sabe o que me confundiu... As questões dos reinos. A história do Frankestein, pelo que eu lembro, se passa no "mundo real", Europa por ali não é? Tanto que fizerem um doutor com sotaque europeu...


Eles "criaram" um reino para a história do Frank agora? Realmente fiquei confusa quanto a isso, já que o próprio rumples diz que o chapéu só transita entre reinos com magia e o doutor diz: Eu não trabalho com magia, mas no meu reino tem coisas que vão além [ciência]

REALMENTE CONFUSA nesses reinos e passagens e pqp onde tá o filho de rumple

Arthur disse...

A regina não arrancou o coração da snow pq ela queria que ela sofresse...

Cristiane Campos disse...

Eu gostei do episódio mas essa história de Whale não usar magia no mundo dele (que também concordo com o comentário abaixo é no mundo real na Suiça para ser mais exata) por que então o Jefferson não pode mandar o Rumpels para o nosso mundo??? Achei isso meio mal feito, mas a parte da Regina e do Daniel e Snow, Emma e Hook foram otimas.. vamos esperar para ver o que rola!

Thaís disse...

Aiii eu não gostei não desse ep.. achei desperdício um episódio só pra ele.. No começo eu ficava achando também que era algum mamífero hahaha, mas depois eu me toquei que ele podia ser frankenstein, mas eu não via pq já que ele não é um personagem da disney.. mas vai saber, como vc disse, tudo acontece nesse ouat maluco.


maaaaaas aí, não sei, achei legal terem usado ele pra levar regina pro lado negro da força.. agora um episódio inteiro foi bem desnecessário, não sei, não me convenceu. 

Vaaamos esperar o proximo né? :}

Lu disse...

O Rumpels não lançou a maldição pq para que esta funcionasse era necessário o uso do coração de um ser amado. O rumpels não amava ninguém, a regina ainda tinha o pai.

Carlos Figueiredo disse...

Frankstein passa tanto no mundo real quanto as histórias da Chapeuzinho Vermelho e da Branca de Neve. Nunca li o livro, podem até especificarem lá, mas todo conto de fada é de um país. Chapeuzinho e Branca são da Alemanha. A Bela e a Fera é da França. Acho que não tem importância então que o tenham criada um mundo do Frankstein com magia, porque eles criaram a Floresta Encantada também.

Bruna disse...

Laninha cada Vez mais trabalhada nas atuações fodasticas <3

Só queria deixar minha INDIGNAÇÃO por Jen e Ginny terem sidoindicadas ao People Choice e a Lana nem tchum, INJUSTIÇA!
dsahasdhuadhshudas /sérioAi mew, eu amei esse episodio, entra pro meu top10 mole mole, muito mesmo pela Evil queen e nem tanto pelo Whale, acho ele tão chato, mas como Frank malucão até que curti e eu não tenho duvidas nenhuma que agora o bicho vai pegar, pq  ele vai querer o irmãozão ao seu lado de qualquer maneira, vai ser de um lado o charming lutando pra trazer Emma e Snow e do outro ele, momentos de tensão!e que venha o episodio que revela o passado de Emma Swan <3

Vanessa disse...

Não é o meu ep favorito da temporada,mas eu curti.Imaginava que ele seria o Doctor do Medico e o monstro ,mas no começo desse ep deu pra sacar quem ele seria mesmo.

Legal essa conexão com o  nome do diretor.

O melhor de OUT é como as historias são interligadas,como rump costurou tudo direitinho.Mostra que os roteiristas tem uma historia bem planejada,espero que continue assim nas próximas temporadas .

A Cora pode até ser a Rainha de Copas,mas como ela voltou a Far Far Away? Por que a maldição é naquele lugar,não em outros como O país das Maravilhas ou Neverland. 

Lana Parrilla cada vez melhor

Ainda acho a linha do tempo do Rump estranha,beleza que ele é imortal ,mas esse filho dele já teria uns 100 anos,pelo menos.

O Bael deve ser o Rene mesmo 

Vanessa disse...

o Jeff deve ter ficado bonzinho depois de ter a Grace

juliana disse...

acho que tu matou a charada. eles consideraram a ficção em geral em mundos aleatórios. 

Cacá SS disse...

Quanto mais roteiristas doidos melhor! Existiam muitas teorias sobre quem seria o Dr. Baleia, mas nunca imaginei que teria relação com o nome do diretor do filme! Linda sambada! Lindo também o soco que o Charming deu nele, lavando sua honra de marido traído - não importa que estivessem todos amaldiçoados! HAHAHAHA 
 
E eu estou desde já shippando Emma com o Hook! Acho que nessa busca por uma forma de voltar para Storybrook eles vão acabar se envolvendo, mas depois o Rumples vai cobrar o favor que ela ainda deve a ele e vai pedir para que a Emma o defenda contra o Hook! #Boom
 
Ah, e eu acho que o Jefferson se humanizou, perdeu esse lado cruel e frio depois que ele teve a filha... ela virou o ponto fraco dele...
 

Luiza_portofaria disse...

 luciana, voce deve prestar mais atencao aos epsodios, é nos detalhes que residem a qualidade da série

Marcelo disse...

Pinoquio aparece no proximo episodio como Guest Star, deixou de ser fixo coitado ...

Janaina disse...

Dependendo das outras indicadas é possível que uma delas leve o PCA. 

Lara_Rib disse...

Tem uma teoria forte rolando q o Bael pode ter vindo parar na tempo atual quando caiu no buraco do feijão mágico, e o Rumples programou tudo para que quando a Regina lançasse a maldição eles parariam na timelne o Baefire.

Lara_Rib disse...

OUAT já fez episódios melhores que esse. Não sei... talvez pelo fato de ser "spoilerada" sobre quem era o DR. Whale não tive nenhum impacto com o plot. No fim acabei achando o episódio fraco. 
Mas, não passei imune a algumas cenas, como a da Regina e do Daniel no estábulo, o sacrifício dela me arrancou muitas lágrimas. Afinal, apesar de ela ter finalmente realizado o sonho de ter seu amor de volta, ela sabia que aquele não era mais o mesmo Daniel.

P.S: Regina em rehab de magia ainda vai dar pano pra muita piada.

Jamille Ramos disse...

Eu só to encucada pq ainda não consegui descobrir qual era a intenção de Rumpels em transformar Regina em uma megera!!!!

Pvaz74 disse...

regininha dando o ar da graça novamente e como sempre dando show......coitada, tá precisando entrar urgentemente em um chat de namoro, pois vale mais um namorado virtual do que um que saiu direto de the walking dead...e duvido que alguém lá da cidade ou da floresta encantada queira dar uma chance para a mocinha....semana que vem, vamos ver emma em seu momento ladra que se deu mal e se arrependeu, mas que não aprendeu a roubar um modelito diferente de jaqueta, a vermelha já fazia parte de seu figurino....

Carlos Figueiredo disse...

Ter influência em alguém maquiavélico cheio de poder, pra conseguir ir encontrar o Bae.

sorayaestrela disse...

Acredito que seja para ela criar a maldição e assim e poder ir para o mundo sem magia poder procurar seu filho. Ele armou com ela desde o início. 

Pedro disse...

 Não sei se já falaram aqui (não li todos os comments), mas isso da Regina ter escolhido a dedo quem seria amaldiçoado e o destino que cada um tomaria pode muito bem vir a explicar o porquê de aquela parte do reino não ter sido amaldiçoada. Talvez ela não soubesse da existência daquela galera, ou não ligasse pra eles, etc.

Luciana disse...

Mas por que o próprio Rumpels não lançou a maldição, já q ele é tão poderoso?

Luciana disse...

Oba, agora entendi!!!

Luciana disse...

Fiquei com essas dúvidas mesmo... aqui no forum é bom para nos ajudar a entender os detalhes, de repente tem mais gente lerda q nem eu, né?!

Luciana disse...

Ela sofreria mto mais se ela arrancasse o coração e o guardasse, como ela fez com o Xerife... na minha opinião... a Regininha devia saber q um feitiço poderia ser quebrado com o "amor verdadeiro"... na minha humilde opinião :)

Luciana disse...

E me ajuda então, pq o Rumpels não está ajudando o Charming a fazer a Emma voltar, ou então indo atrás do Pinóquio - já q esses são os únicos q podem sair de Storybrooke???

Jefferson Carvalho disse...

 Luciana, pq ele iria atrás do Pinóquio? E o Rumples nao tá ajudando a Emma pq até onde falaram na série, n tem um jeito de voltar, apenas de vir da Floresta Encantada pro mundo real.

Tayara Vimeney disse...

Mas o problema da minha encucada é: Todos os contos de fadas começam com: Era uma vez em um reino... Claro que todos tem seu país de origem, mas eu já li Frankestein e a história n é contada com magia...

É um cara que vive em um lugar existente[Um desses lugares úmidos e sombrios da Europa, esqueci da cidade], um médico, que resolve criar vida [RESUMO PORCO]
É tipo o dracula, é fantasia, mas no nosso mundo real, em um lugar que existe.
Branca de neve, cinderela, são reinos mesmo.
Mas enfim, os roteiristas devem estar cagando pra isso e minha dúvida n interfere em nada no decorrer da série, eu acho KKKKKKKKKKKKKKKK

Giovana disse...

Achei o episódio muito bom.Explica as manipulações de Rumpels desde o início, ajuda a entender a transformação de Regina aos poucos na mega evil de agora.
Como foi que Henry descobriu que todos eram personagens de contos de fadas presos em uma maldição? Foi explicado em algum episódio?

sorayaestrela disse...

se vc lembrar quais eram os ingredientes para fazer a maldição incluia o coração de uma pessoa amada e ele não amava mais ninguém. Lembre-se que ele achava que Bela estava morta.

Janaina disse...

Camis já está esperando pelo Chewbacca em OUAT...

Janaina disse...

Ela sabia... aliás no episódio comentado de Stable Boy os criadores dizem que Regina sempre soube da história do amor verdadeiro, é ela que conta isso pra Snow quando a menina é ainda pequena, é ela que tmb fala pra Belle... aliás toda essa história de amor verdadeiro que a Snow e o Charming defendem (nas ações deles, na procura um do outro...) foi ensinado pra Snow pela Regina. 

Agora com relação ao Rumples... eu entendo que ele nunca agiu diretamente com relação a nada, pode ser que ele esteja esperando por algum elemento novo... o fato de ele ter dado o livro da Cora pra Regina pode ser um indício... 

Tayara disse...

A gente nunca sabe né... E não é natal sem o Chewbacca. ENTENDEDORES, ENTENDERÃO!

Carlos Figueiredo disse...

Entendi sua dúvida. Também acho que eles cagaram mesmo para a diferença entre histórias de reino fictício/mundo real. Mas tenho uma teoria derivada de um trecho da HQ Fábulas (não li tudo ainda, to acompanhando pelo Brasil): Todas as histórias deles são conhecidas no nosso mundo. E em algum ponto eles devem explorar o porquê disso. E então eles devem  colocar todas histórias em reinos com magia, para dar uma explicação decente.

Tayara Vimeney disse...

Isso, você me entendeu bem!

Realmente isso faz sentido... Pq é algo como: Pq conhecemos todas as fábulas.
Uma boa dúvida também é: Quem visitou os reinos mágicos pra depois contar pra gente as histórias.
Seria um bom desenvolvimento pra temporadas futuras.
Pq com toda a ideia de transporte entre reinos, o nosso é o mais proibido. Então quem seria esse todo poderoso. Quem escreveu realmente o livro do Henry? TEORIAS E MAIS TEORIAS kkkk

Myllene Isabela Campos Cavelag disse...

Na vdd s, EP Save Henry 3 temp, qnd a Mary da o livro à ele. Ele olha a Snow no livro E dpS a Mary E ve a Snow em ves da Mary...

Myllene Isabela Campos Cavelag disse...

Na vdd n foi por isso, foi pq a Cora "protegeu" aquela area.

Myllene Isabela Campos Cavelag disse...

Psé (y)

Myllene Isabela Campos Cavelag disse...

Na vdd ele passou um "tempinho" em Neverland ;)

Myllene Isabela Campos Cavelag disse...

Nessa epoca estava ja em Neverland.