segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Once Upon a Time 2x01: Broken


A mágica voltou.


É com alegria sem tamanho que começo os comentários sobre a 2ª temporada de Once Upon a Time, a série mais subestimada da Fall Season passada, que se tornou a mais esperada pelo público a partir desse ano. A comoção geral com qualquer material de divulgação da série é a prova cabal de que OUAT conquistou um espaço definitivo na watchlist e no coração de muita gente.
Diante de tantas expectativas a série não fez feio. Essa Season Premiere é digna de adjetivos como excelente, perfeita, sensacional, fantástica, fodástica. Tudo isso junto. Inclusive porque estava todo mundo curioso demais para saber como os roteiristas lidariam com a história depois da quebra da maldição que atingiu “Far Far Away”. Lembro de que o comentário geral era de que “não dava para imaginar qual seria a saída” e que “não havia trama para mais de uma temporada”. Como não? Está tudo aí. Bastava ser paciente e roer as unhas durante alguns meses para descobrir.
Como a curiosidade maior era ver o reencontro de Emma com os pais, o episódio começa praticamente daí. Confesso que dei uma de chorona com a emoção transmitida por Maria Margarete e Charming. Só parei quando Henry chega e solta um “e aí vovô” para um homem que não passa dos 30 anos. Impressionante como fomos envolvidos na alegria desse momento tão surreal, com Red e vovó, os sete anões (que continuam não sendo anões) e tudo o mais.
A reação de Emma foi a mais natural possível. Não dava para esperar que uma pessoa como ela, tão direta e sem frescuras, virasse uma princesinha indefesa chorando como bebê. Gostei de ver os questionamentos dela sobre a maldição, sobre ter sido afastada da família e também o modo como ela se transforma numa líder.
Parece natural que deixassem Regina ser morta pela turba enlouquecida, mas até a Rainha Má Megaevil ganhou a piedade dessa família. Muito bom o momento em que ela vai toda confiante usar sua mágica e nada acontece, mas muito melhor são as piadinhas internas sobre quem é, afinal, Dr. Baleia. Todo mundo quer saber, roteiristas. Charming incluso.
Cheguei a cogitar uma mudança de comportamento para Mr. Gold, mas ele não está muito disposto a deixar seu lado Rumples de lado.  Nem mesmo por Belle, que continua tendo fé de que pode mudar esse monstro. Mas o que deu medo mesmo foi o Dementador ou sugador de almas. Incrível como o cenário de Chroma Key permanece igual em qualidade (ou falta de), mas o Dementador e outros efeitos do episódio estavam ótimos.
Um grande twist foi a nova dinâmica estabelecida na linha temporal. Antes tínhamos flashbacks e agora estamos vendo o tempo presente em “Far Far Away”. Excelente jogada que vai acrescentar imensas doses de aventura à série. A surpresa veio apenas no final, quando Emma e Snow aparecem na parte que ficou de fora da maldição, pelo menos ‘fora’ no sentido de não ter sido completamente destruída, porque o congelamento de tempo também os atingiu.
Como ‘A Bela Adormecida’ sempre foi minha história favorita, fiquei literalmente encantada com a utilização dos personagens, inserindo o despertar de Aurora com a quebra da maldição em Storybrooke. Só que a coisa foi ainda melhor, com direito a Mulan apaixonada pelo príncipe Felipe e Dementador para mostrar que aquela terra não foi destruída, mas está devastada. Criei a teoria de que a alma de Felipe será devolvida em algum momento, só não sei como. Não tenho pressa, desde que aconteça.
Com Regina marcada para ser destruída, voltamos a ver o chapéu mágico de Jefferson e, é claro, ele trouxe mais novidades. Muito mais do que ser um portal e sugar Emma e Snow, o chapéu mostra que a mágica está toda em Emma. Se ela não tocasse Regina nada teria acontecido, lembrando o porquê de Jefferson tê-la sequestrado, insistindo que fizesse o chapéu funcionar.
Depois de tudo o que aconteceu, Regina continua sem entender que suas maldades não a ajudam em nada e Henry deixa isso bem claro. Aliás, não é que eu goste de ver todo mundo separado de novo, mas gostei de ver que Charming e Henry vão ter alguma convivência na série. Também espero muita coisa boa da jornada de Emma e Snow.
Mas é claro que não posso deixar de fora a grande especulação do momento. Afinal, quem é o homem que recebe um pombo correio com a palavra “Broken”? Quem é essa cara que precisa ser avisado de que a maldição foi quebrada e que Storybrooke está aberta a forasteiros? Será Bael, o filho de Rumples? Será o pai de Henry? Ou seriam os dois numa única pessoa? Podemos fazer quantas conjecturas quisermos. A verdade em Once Upon a Time é sempre surpreendente.
Comentários
31 Comentários

31 comentários:

Janaina disse...

Eu gostei do Henry ter meio que pedido a Emma pra "proteger" a Regina e o diálogo do Henry com a Regina no final foi até surpreendente já que eu achava que ele seria um dos primeiros a querer "queimar a bruxa".

Raquel Alves disse...

Ai gente, OUAT está na minha lista de séries que espero passar na tv, mas acho que não vou resistir.

Fernando Miaise disse...

tambem gosto da aurora mas achei meio bobinha demais ela. Regina divina como sempre ahaha, adoro, nao  podia deixar de comentar sobre as tochas feitas com vassouras hahaha. E ri da parte q a Mary fala para emma q elas conversavam  ate sobre o caso de uma noite e charming todo como assim? "whale, era a maldição " ahahhaha, demais

Lari disse...

Acho que esse homem que recebe o pombo-correio é phillip (ou eu to suuuper cega). Acredito que Aurora fez um acordo com Rumples, dando a ele a maldição em troca da alma do amado.
ótima review como sempre, Camis! 

Bruna disse...

"É com alegria sem tamanho que
começo os comentários sobre a 2ª temporada de Once Upon a Time, a série mais
subestimada da Fall Season passada, que se tornou a mais esperada pelo público
a partir desse ano."

Perfeita sua colocação, Camis, Perfeita!

Cara, como eu estava roendo as unhas pra essa volta de "OUAT" e ainda bem não fiquei nenhum pouquinho decepcionada, minha expectativa era alta e ela foi superada, tudo estava tão perfeito, a Regina é o tipo de personagem que eu ao odiar, incrivel o quanto ela é (com perdão da palavra) uma filha da Put% de marca maior, haha, ri alto quando ela prende o charming e ta com a maior cara de quem vai cometer um assassinato ali mesmo e do nada quando o Henry aparece ela se transforma completamente, Lana Parrilla merece muitos prêmios por sua atuação, incrivel!!!

E que venha mais episodios fodasticos de "OUAT" pra nos deliciarmos *-*

Mariana disse...

Olha, espetacular é pouco pra falar dessa Season Premiere.. O mais legal é que novos personagens sao inseridos com uma facilidade enorme e nós já gostamos deles imediatamente. Qd começou eu falei: ué, baixei a serie errada. Mas qd vi que era mesmo OUAT, pensei na hora que ia ser muito mais que pensava. To louca pra ver Emma e Snow juntas na Fairytale land, mas tb pra ver Charming como xerife e who the hell is Dr Whale!

Janaina disse...

Eu vi comentado no twitter que "we're cursed" é a nova "we're on a break!"

Nikky disse...

*o* Estava suuper curiosa sobre como tudo aconteceria e o episódio foi tãããaõoo bom!!!
Resenha no ponto, como sempre, falou exatamente o que eu pensei sobre Dementadores, Sr Baleia e outras coisas.
Muito amor por OUAT!!!

Nana disse...

Rene de True Blood... pensei que tava assistindo a série errada quando começou com ele kkkkkkkkkk

Muito boa a review!

DouglasL... disse...

Essa série promete muito!

Lara_Rib disse...

Só amor para OUAT!
Você falou tudo na sua review Camis, realmente OUAT voltou com tudo e um mundo de possibilidades foi aberto.
Também fiquei com uma pulga atrás da orelha pra saber quem é o homem misterioso, mas aposto minhas fichinhas que ele é o Bael e pai de Henry.

Chorei de ri na cena em que Snow fala das conversas com Emma sobre a noitada com Whale e Charming fica com cara de "oie, q?", e a explicação de MM foi a melhor: "foi a maldição".

P.S: também acredito que o pricipe Filipe ainda volta.

Lara_Rib disse...

Mais uma coisa...
O que aconteceu com August? O Pinóquio vai voltar a vida? 

Taígo disse...

Não tem graça sem o Pinóquio e o chapeleiro louco, cadê eles ?
e o mistério sobre quem é o Dr.Whale vai ser O mistério dessa season.

Aline Risonete disse...

Once Upon a Time voltou com Tudo

Vanessa disse...

Fiz maratona de OUT na summer season e que escolha certa!

Amei tanto essa season premier que nem sei o que falar

Simplesmente amei o reino devastado,far far way e o mundo real agora na mesma linha do tempo!!!

Eu acredito que o "Rene" deve ser o Bael + pai do Henry num só.Imagina Rumple de sogro?

jullmonteiro disse...

ameeeei o episódio e eu estava certa sobre a emma ter poderes..aaaaaaaaaaahhh quero o próximo logo!!

Jesimiel disse...

O que foi este episódio, eu pensava que não tinha OUAT não tinha mais histórias e eles conseguem algo tão bom. Espero que seja esta temporada tão boa quanto a 1ª!

@lucasfialho_ disse...

Nossa, concordei com tudo no review, muito bom! Tô super curioso pra saber qual é a do cara do início... filho do Rumpels é uma boa teoria. Sobre o Dr. Baleia os produtores tinham prometido revelar quem era numa 'temporada futura', pelo visto vai ser nessa. O especial Magic Is Coming também foi bacana. Fizeram um resumão do que era necessário saber da primeira temporada sem ficar cansativo, meio que unindo os pontos mais ou menos da forma que a série fez mesmo, assisti pra relembrar e passou bem rápido.

Cacá SS disse...

Yay! OUAT finalmente voltou! 
 
Achei tão bonitinho o reencontro da família, Emma ressabiada, Henry chamando Charming de vovô! Quase morri de rir com o "we were cursed" da Snow pra justificar sua one-night stand com o Whale. Por falar nisso, quem raios é o Whale? E já que estamos no assunto, quem é o cara do começo do episódio? 
 
São muitas coisas pra descobrir e já estou curiosa pra saber quem mais ficou em 'far far away' e como será o embate entre a Branca de Neve do gueto e a Mulan! 

Júlio César Ferreira disse...

Amei o episódio, realmente valeu a espera. Tudo perfeito. Só uma coisa que eu não entendi, no 1X02 se eu não me engano, a Maléfica (é esse o nome da evil queen da Aurora?) da a entender que a Aurora já teve seu final feliz, que a maldição do sono tinha sido quebrada e tudo. E isso foi antes da maldição ser feita.

Só que se a Aurora acordou agora, foi erro de roteiro? Prefiro acreditar que isso vai ser o grande twist da história.

Pvaz74 disse...

amei, é só o que posso dizer desse episódio......como não achar magico o encontro de emma com seus pais? e depois não segurar o ressentimento de não ter convivido com eles? mas com certeza essa temporada vai mostrar a ela que os pais fizeram a escolha certa....e os vilões? como não amar uma regina, que é maligna, mas se derrete perto do filho de criação? talvez, henry seja a chave para uma mudança no futuro......

Analice Morais disse...

Eu sei que parece forçar a barra, mas eu acho que o Dr. Whale deve ser o Lobo da historinha dos Três Porquinhos. A parte que ele bate na porta e fala que se a Regina não abrisse, ele iria arrombar foi tão parecida com o que o Lobo diz na história!

Eu sei que é estranho pq o Lobo é um lobo, mas o grilo falante tbm é um grilo e mesmo assim ele voltou como um homem. Talvez na história da série o lobo da historinha tenha sido um homem que foi enfeitiçado, sei lá...

Nathália disse...

Quase roí as unhas para ver a Segunda Temporada. Baixei sem legenda mesmo, vi na noite de Domingo e vomitei arco-íris para essa família Charming. OUAT se tornou uma das minhas séries favoritas, dessas de praticamente sentir friozinho na barriga quando aperta o play. 

Foi só eu que olhava para o Julian Morris e só conseguia ver PedoWren? É, difícil. 

Mari disse...

A Aurora fala que a Malefica fez algo com a mãe dela, pode ter sido com a mãe dessa vez...

Mari disse...

Olha to tentando descobrir o que os roteiristas tao tentando fazer... Cada hora os personagens se chamam de uma coisa! Snow, Mary margareth, a snow chamando o Charming de David o tempo todo... Será que é mesmo o nome dele? E como vão chamar os anões? Hahha

Natalia disse...

É Malévola, Júlio!

diego disse...

Olha pra mim a cena quando o principe charming enfrentou o dr whale, pra mim veio na mente que ele seria o gato de botas, pois ele disse que não era o principe dele e na serie ele paquera todo as mulheres, e se percebe são as mesmas caracteristicas do personagem, mas tambem ja vi várias suposições que ele tambem podia ser o robin hood por ter as caracteristicas de enfrentar um sheriff ( o caso da Emma), reunir um bando de pessoas para enfrentar o rei (caso a rainha) e sair de um encontro e não pagar a conta.

Matheus Leoci disse...

Realmente esse episódio foi mesmo muito bom. Lembro que eu quase fiquei sem unhas esperando por essa temporada. OUAT é uma das minhas séries favoritas, e é mesmo uma dessas séries de sentir friozinho na barriga. E foi mesmo muito estranho o “e aí vovô” que o Henry soltou.

Livia disse...

pra mim o melhor foi a Branca de neve admitindo que tinha feito sexual casual com o doutor baleia e ainda discutido sobre isso com a filha...kkkkkkkk

Anônimo disse...

Serie fantastica!

Camila disse...

Adorei a Season Premier de OUAT... Estava torcendo para que o príncipe Filipe não fosse sugado pelo Dementador, mas acho que ele não pode aparecer muito, afinal ele saiu de Pretty Little Liars? Também me emocionei com a cena do reencontro de Snow, Charming e Emma... Senti muito a falta do Pinóquio... Gostava tanto dele!!!
Como sempre... ótima review...e até a próxima!!!