domingo, 7 de outubro de 2012

Grey's Anatomy 9x02: Remember the Time


 Antes de morrer...

Sabe aquela sensação de que algo está fora de ordem? Então. Se você sentiu um pouco disso durante esse episódio de Grey’s Anatomy, saiba que não foi por acaso. A série apostou na “troca de ordem” dos dois primeiros episódios e se a decisão foi acertada, cabe a cada um decidir.
Como gostei muito mais desse segundo episódio e o achei mais completo e mais bem estruturado para abrir a temporada, não consigo evitar o pensamento de que a decisão não foi das melhores. Se esse episódio abrisse o nono ano de Grey’s eu teria me surpreendido muito mais, tudo porque, convenhamos, o principal já havia sido revelado. É claro que a ordem foi escolhida estrategicamente, para tentar criar o clima de dúvida sobre a vida ou morte de Arizona. Como sei somar dois mais dois e a atriz havia renovado contrato, não precisei de nenhum spoiler para saber que ela sobreviveria. E sobreviveria é o termo certo para o que acontece com os personagens da série, seja na vida real ou apenas na ficção.
Fato é que essa semana veio trabalhada num bom drama e em momentos muito mais marcantes. A narrativa é absurdamente mais clara do que a da Premiere e a carga emocional idem, mas chega de comparações, porque elas não adiantam em nada agora que a coisa toda já aconteceu.
Falando no que já aconteceu, a retomada do assunto “floresta” era necessária. Cada vítima do acidente teve sua vez, mas Meredith parecia incluída em absolutamente tudo, com uma postura positiva, talvez pela primeira vez na vida. Nem parece aquela Mer depressiva e chorona de temporadas anteriores e esse amadurecimento é positivo. A mensagem que ela deixa para Cristina resume muito bem o significado da série e um pouco da relação que os fãs ainda mantém com a produção.
O contraponto é Yang e, embora Sandra Oh seja fabulosa, eu ainda não sou muito favorável a mais traumas para a coitada. Quando a vi, catatônica, só não tive medo porque já sabia que ela estava aterrorizando médicos idosos na sala de cirurgia. O problema é que, vejam bem, o problema de Cristina não acabou e está apenas começando. O relato dela e as reações físicas pós-acidente foram bem explicados, mas eu não me conectei emocionalmente com a sequência. Pelo menos não é aquela coisa chatíssima da sétima temporada, mas nunca é tarde para perder a mão quando estamos falando dos dramas de Grey’s.
Mudando o assunto para mãos perdidas (ou quase) eis que Callie se destaca muito em meio aos demais. Todo o empenho dela em curar Derek e salvar a perna de Arizona parece uma praga. Por mais que ela se esforce, tudo dá errado e se tem alguém sofrendo com a situação, mesmo sem ter estado no desastre, é essa mulher. Callie é quem toma decisões, quem pensa, quem tem sangue frio nas horas de necessidade. Por isso ela é a melhor personagem desse episódio, sem dúvida.
Arizona, me desculpem, virou uma chata (sem galochas, porque não tem mais perna para usar #troll). Repito que não acho nem um pouco compreensível que uma mulher casada e com filho, médica, inteligente fique com essa de “me deixa morrer de infecção, mas não corta minha perna”. É uma ignorância sem tamanho. Ainda mais com médicos experientes dizendo que uma prótese vai devolver os movimentos quase que de forma natural e sem dor. Tem todo o drama do acidente ali? Sim, mas ele não é necessariamente algo bom. Tenho de concordar com Callie que essa não é Arizona. Parece até que o que ela perdeu no acidente foi um pedaço do cérebro. A única reação dela que é genuína é com Karev. Cena ótima em que ela joga todas as frustrações nele e no poderia/deveria ter sido.
Pelo visto a demissão de Kepner durou apenas um mês e Avery está doidinho para colocar em prática os ensinamentos românticos de Sloan. Lógico que ele iria dizer que a amava, mas agora é tarde. Ela já está apaixonada pelo porco, conforme vimos na semana anterior.
Ver Mark Sloan de novo foi um alento. E ele prova, em sua parceria com Avery, que é o melhor alívio cômico dessa série. Incrível como ele foi do humor ao drama e aí sim, emocionou muito mais. O momento de clareza dele, antes de entrar em choque novamente, é valoroso e a presença de Richard essencial para completar as lacunas, literalmente. Só fico triste que Mark não tenha visto Sofia uma última vez.
 
P.S*Só eu senti um bocado de recalque nos requintes de crueldade contidos nas circunstâncias pós-morte de Lexie? Não é como se houvesse algo pior que a morte (morreu, morreu, né?), mas fazer a coitada ser devorada por animais selvagens foi além do necessário, embora parte natural da cadeia alimentar.
P.S*Você sabe que algo vai mal quando um personagem imagina como seria cair de avião na Ilha de Lost e ser devorada pelo urso polar.
P.S*Pontos para a piada de Arizona estar brava com Karev (entre outras coisas) por não poder mais andar de tênis de rodinhas. Imaginem se ela souber quem foi que arrancou sua perna? Fiquei com a impressão de que ela não sabe acha que foi Callie a fazer a amputação. Vem mais dramalhão daí.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Jonatan Setubal disse...

Realmente esse episódio foi bem melhor que o primeiro. E concordo plenamente, ele serviria perfeitamente como Premiere. Mas vamos combinar Camis, vc deixaria arrancar sua perna numa boa? ou se agarraria até o último segundo a uma fagulha de esperança? Não me incomodo muito com esse drama, contanto claro que ele não se estenda por metade da temporada. Mas vamos lá. Que venha mais Grey's.

Camila Barbieri disse...

Jonatan, eu penso assim: Vc ama mais sua vida ou sua perna? Claro que ninguém quer perder nenhum pedaço do corpo e existe uma drama natural na siatuação da arizona, mas ela está além do limite. Na situação dela ali eu diria "corta logo". Óbvio. Seria fácil? Não, mas culpar o mundo inteiro por tentar salvar sua vida é rídiculo.

juliana disse...

Camis, te curto e respeito muito tua opinião, mas eu vou dar uma desabafadinha aqui, se me permite:

Eu tinha respeitado a season première, achei lógico, achei
bem executado. Apesar de estar insatisfeita com os rumos das personagens. O
vídeo do final serviu pra me lembrar isso: como eu curtia aquela família e como
queria ver Sofia crescendo entre eles. Se Shonda eu fosse e quisesse muito
arrancar a perna de alguém, arrancaria a de Mark, pq sei que ele faria do limão
uma limonada e viraria o maior especialista em CANGURU PERNETA de Seattle. E se
fosse pra matar alguém, que fosse April. Cheguei a enxergar ela enfiando um
bisturi na jugular naquele episódio em que todos recebem sms com a aprovação
nos exames e ela não.


 


Agora, porém, virou chinelagem. Aquele fim digno do Mark, na
verdade, não existiu. Achei sádico e de última ele ter tempo de terminar com a
Julia e passar cantadas nas internas idiotas e não poder se DESPEDIR DA FILHA. Segundo
momento sádico: Lexie devorada por animais. Por fim, com 24 horas em um dia,
tanto Arizona quanto Mark resolvem ter um piriri bem na hora que Callie está
operando Derek.


 


Gostei muito, porém, da Cristina se tocando que NÃO É NORMAL
passar por tanta desgraça em cinco anos. Já que a Meredith não acredita, vai
aqui uma pequena prova de que ela deve ser IMORTAL e ao mesmo tempo a pessoa mais
azarada do mundo (dá pra fazer com todas as personagens, eu fiz mentalmente,
brinquem vocês também):



Desgraças Letais: bomba dentro do paciente, afogamento
(dessa vez ela morreu um pouquinho, sejamos justos), tiroteio (pediu pra
morrer, inclusive), desastre de avião.



Desgraças não letais: perdeu a mãe (depois de longa doença),
perdeu a irmã, perdeu a guarda da filha (pelo menos recuperou, mas acho uma das
partes mais terríveis, #mammafeelings), perdeu um dos melhores amigos, perdeu um RIM (aposto que, se soubesse
que Lexie duraria menos que Tatcher, não teria doado), sofreu um aborto,
guentou Cristina traumatizada 2x, guentou Derek revoltado 1000x, e assim vai. 

mas é evidente que eu vou continuar assistindo, né?

Natielle Castex disse...

Era justamente isso que eu iria falar Jonatan.Sou suspeita de falar porque Arizona é minha personagem favorita(mulher).Este drama não se estenderá até a metade da temporada,com a Jessica Capshaw disse,''não é uma história sobre perda e sim sobre superação''.A personagem tem de ficar depressiva,assim como a Cristina ficou na sétima temporada,e ela ainda perdeu um membro do corpo.Eu aposto tudo nessa temporada,tanto para Arizona quanto para todos.Grey's tem a oportunidade de voltar aos seus tempos de ouro.Quero ver muito drama,porque esse é o TEMA da série!

Medeirinhos ★ disse...

"Ela já está apaixonada pelo porco, conforme vimos na semana
anterior." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Não tenho dúvidas de que esse deveria ter sindo o primeiro da temporada.

Babs disse...

A Sara Ramirez sempre foi boa, mas agora está roubando todas as cenas. Da comédia ao drama máximo, ela está arrasando (fora que, no episódio musical, era a única que cantava bem de verdade)

Julio disse...

Achei linda a mensagem da Mer para a Cristina no final. Principalmente a frase "Acho que esse lugar me deu o mesmo tanto que me tirou". Realmente resume exatamente o que muitos fãs estão sentindo por Grey's Anatomy atualmente, essa relação de amor e ódio com a Shonda etc. Continuo amando Grey's e continuarei amando mesmo após a Shonda matar todo o elenco e assumir como protagonista num monólogo, o que com certeza é o plano dela KKKKK Discordo que o drama da Arizona esteja exagerado, acho perfeitamente cabível e lógico, afinal ninguém quer perder a perna e achar tudo ok. E apesar da Arizona nunca mais ser a mesma, gosto das possibilidades que se abrem para ela e Callie, que são duas personagens que amo.

Jennifer disse...

Admito que meu queixo foi ao chão e voltou quando a Cristina disse que Lexie foi devorada por animais, deu um aperto no coração terrível, mas nada mais cabível do que isso considerando que eles ficaram na floresta cerca de uma semana, achei muito legal esse detalhe porque me deu uma sensação horrível de perda, dobrada do que senti no momento em que ela morreu na temporada passada e eu gosto de me envolver de verdade com Grey's.
Fora isso, não vejo razão pra tanto drama com Arizona e concordo plenamente com você, que uma cirurgiã com família não deveria ficar de blablabla em uma situação dessa, é óbvio que não deve ser fácil, mas ela é rodeada por médicos que sabem o que fazem e com certeza ela vai ter uma prótese melhor que sua própria perna, então pensa na sua família ao invés de pensar na sua perna.
Tudo o que Meredith falou no final para Cristina foi um ponto final para os fãs que ficam com frescura e precisam aceitar que Grey's Anatomy é isso, é drama, é morte, e se não gosta deveria ter largado lá quando George morreu.

Cristina Ferreira disse...

"sem galochas, porque não tem mais perna para usar" .. Ri alto!!! xD
Eu ainda gosto de Grey's.. E fiquei feliz com o segundo episódio (muito mais do que com o primeiro) por causa da fibra de Callie (que pra mim foi que amarrou a trama deste) de quem eu gosto muito. Não tinha pensado nesse ponto de Arizona achar que foi Callie que a amputou e não Karev, muito bem pontuado! Vamos aguardar mais esse drama..

Carol disse...

A príncipio odiei o que aconteceu com Arizona, achei desnecessário e que Shonda precisa mesmo é de uma boa surra. Mas depois de ver uma entrevista em que ela explica a decisão de cortar a perna de Arizona passei a gostar da proposta. Pelo que ela disse eles estavam em dúvida sobre cortar ou não a perna dela, então se reuniram com a atriz e decidiram corta, mas não para deixar a personagem infeliz, como titia Shonda geralmente faz, e sim pra mostrar como uma pessoa sem um membro pode ser sexy e divertida e levar uma vida normal. Pelo que ela disse nos próximos episódios isso ainda não vai acontecer, mas lá pro meio da temporada Arizona voltará a ser Arizonda, com cenas picantes com Callie inclusive, segundo disse titia. Espero que seja assim mesmo. 

Anderson Alves disse...

Só sei que continuo amando!