domingo, 7 de outubro de 2012

Glee 4x04: The Break-Up


 E você, chegou até o fim sem chorar?


Mesmo quem não se importa muito com os casaisinhos de Glee foi capaz de passar por esse episódio sem pelo menos uma pontada de simpatia e um pouco de tristeza pelo rompimento de algumas das duplas dinâmicas mais shippadas por aí. Não é à toa que há meses, desde que o nome do episódio foi liberado, a galerinha que levanta as bandeiras de Klaine, Finchel e Brittana ficou completamente enlouquecida. O fim dos romances de Glee, como os conhecemos, estava próximo.
A expectativa emocional em torno do desenvolvimento dessas tramas era imenso e agora, podemos dizer que valeu a pena. Episódio lindo, intenso, bem construído e bem inserido na temporada. Titia Ryan Murphy está merecendo uma bicotinha na careca, por todas as coisas boas e diferentes que fez até aqui.
O grande destaque fica com Lea Michelle. Belíssima e afiada na atuação como nunca. Sem ela eu não teria me importado com Finchel pela primeira vez, mas não tiro o mérito de Cory Monteith. Finn nunca foi tão essencial a um episódio como agora e vejam bem, eu sempre fui a hater número um do personagem. O que impressiona é o modo maduro com que ambos os personagens trataram o relacionamento. Todas as incertezas, os medos e ciúmes (porque não?) estavam ali, colocados na medida certa.
Finn está mais perdido do que jamais esteve e suas reações refletem isso. Rachel, apesar do apego ao seu primeiro amor, sente que nesse momento, não pode deixar seus sinhos morrerem. Não há como escolher lados, porque ambos merecem nossa simpatia e assim, fico torcendo pelos dois, algo que jamais imaginei fazer.
Com Klaine a coisa não foi diferente, apesar da traição desnecessária de Blaine. Quando digo desnecessária é porque o personagem não precisava disso para demonstrar e provar sua carência, mas consigo entender a intenção. Lógico que me emocionei com a honestidade na interpretação dos dois atores em diversos momentos e passagens do episódio.
Britanna talvez seja a campeã de fãs e ver Santana de volta foi muito bom. Ela falou tudo o que nós pensamos sobre o estágio mágico de Kurt, mas ficou devendo uma surra em Kitty, a cheerleader velha. Aquele grupo do Apocalipse é tão descabido que acaba sendo hilário, mas vale atentar para o fato de que Joe, o personagem cristão da série, sequer tem diálogos, só aparece fazendo volume no fundo das cenas.
Santana e Britanny estavam lindas e obviamente emocionadas de verdade na sequência do Adeus. Por isso a pergunta que abre esse texto. Você pode ter passado incólume pelos outros casais, mas não por esse. As meninas foram fantásticas, de maneira muito, muito simples.
E os finais de relacionamento não pararam por aí. Will e Emma ficaram abalados também, por pura falta de consideração da parte dele. Ninguém deve estar chorando este casal, mas tenho certeza de que foram necessárias muitas caixas de lenço para conter as lágrimas quando Jake termina com Kitty. Momento hilário e que mostra a profundidade de alguns relacionamentos que existem por aí. Marley já fica toda assanhada, mas agora Jake quer um tempo antes de namorar uma colega de novo, não é mesmo?
Por questão de justiça, a trilha sonora deve ser amplamente elogiada. Música perfeitamente escolhidas em interpretações que não foram menos do que excelentes. Foi muito bonito ver como cada canção ajudou a contar a história e evidenciar os pensamentos e sentimentos não verbalizados pelos personagens. ‘Barely Breathing’ abre bem o episódio e a edição das cenas em que Finn e Blaine observam e sofrem é pontual. Os fãs de Demi Lovato ganharam mais um motivo para amar ‘Give Your heart a Break’, com Rachel e Brody. De longe a melhor música da semana, muito embora o acústico de Teenage Dream tenha me dado um nó na garganta. A sequência solta não tem tanto valor, mas dentro do episódio merece palmas. Darren Criss ganhou A+ por essa.
Também adorei ‘Don’t Speak’ e Mine, mas o final perfeito veio com ‘The Scientist’ do Coldplay. Impressionante como a canção vai crescendo, dando sentido a tudo o que aconteceu e encerrando mais essa etapa na história de Glee. Episódio memorável e que deixa para os fãs um gostinho agridoce. Mas não se preocupem, ainda tem muita coisa para acontecer.
P.S* Finn vai ocupar o lugar de Will como condutor do New Directions: Sim ou Claro que sim?
P.S*Blake Jenner vem aí!
P.S* Glease vem aí!
P.S* Mas vai demorar um pouco. Encaremos o primeiro hiatus com coragem. Gleendo retorna no dia 8/11.
Músicas no episódio:
"Barely Breathing" - Duncan Sheik: Blaine (Darren Criss) e Finn (Cory Monteith)
"Give Your Heart a Break" - Demi Lovato: Rachel (Lea Michele) e Brody (Dean Geyer)
"Teenage Dream (Acoustic Version)" - Katy Perry: Blaine (Darren Criss)
"Don't Speak" - No Doubt: Kurt (Chris Colfer), Blaine (Darren Criss), Rachel (Lea Michele) e Finn (Cory Monteith)
 "Mine" - Taylor Swift: Santana (Naya Rivera)
"The Scientist" - Coldplay: Finn (Cory Monteith), Rachel (Lea Michele), Kurt (Chris Colfer), Blaine (Darren Criss), Santana (Naya Rivera), Brittany (Heather Morris), Will (Matthew Morrison) e Emma (Jayma Mays)
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

Ana Paula disse...

Agora sim podemos dizer que é o fim de uma era.

Mayb disse...

Queria muito ver a Santana esmagando a Kitty.
cadê a Quinn???

Dandara disse...

Adorei o ep. ñ chorei mas me emocionei muito com Brittana, pra mim foi o termino q mais doeu, ñ houve um motivo forçando isso como nós outros, traição ou sumiço de uma das partes, apenas que nenhuma das duas  estava tendo a atenção que merecia, não houve magoas. 

Danilo Medeiros disse...

Lindo ep. Medo do Hiatus, como já havia dito nos comentários do 4x3. Incrível como a Titia gosta do Blaine, mesmo a bee machinho tendo furado o olho do Kurt, ele meio que termina diminuindo a culpa do seu protegido. Lindo, entra pra história de glee por ter feito o Mr Monteith fazer uma coisa nunca feita antes na história mundial: ATUAR. Chorando litros e levando as músicas pro top 10 da gleelist.

Mayb disse...

Ah e as músicas foram demais muito bem inseridas. E eu adoro No doubt.

Jefferson disse...

Impossível não chorar com Britana, Mine foi minha performance favorita. Episódio foi lindo e já to sofrendo com o hiatus. #SAVEBRITANASAVETHEWORLD

Lucasm_melo disse...

Oh Deus, só dia 8 de novembro, oq vou fazer até lá?
Sabe q eu não dava nada por esta temporada, mas até agora ta ssendo perfeita!

Dêe disse...

Episódio incrível, durante minha revolta com a segunda temporada da série nunca imaginei q Glee pudesse voltar a me empolgar e me emocionar novamente como tem empolgado e emocionado desde a terceira temporada. Todos os atores estavam sensacionais, mas Lea Michele, Naya Rivera e Heather Morris desruíram tudo. A cena de Brittany e Santana foi a mais tocante e sincera do episódio e o diálogo final de Rachel e Finn foi um dos melhores que vi na série até hoje. Nunca consegui gostar totalmente da Rachel, mas nessa temporada tô apaixonada por ela, tudo o q ela faz é interessante. Cory Monteith tbém estava ótimo, ele conseguiu passar perfeitamente o desconforto, a distância e angústia do personagem em relação a tudo o q estava acontecendo. Num posso deixar de mencionar tbém a atuação de Darren Criss q esteve ótimo o episódio todo. Acho que acima de qlq término que aconteceu, esse episódio foi sobre 'crescer' , sobre  ter q deixar pra trás coisas q vc ainda ama pq de repente tudo perde o sentido e sai do seu controle e Glee conseguiu passar isso de uma forma impecável!

Taígo disse...

Nossa, que episódio, foi talvez o mais emotivo da série até então, se não ganhando, pelo menos empatando com o do episodio da morte da irmã da Sue.
Mas com certeza foi o mais bem atuado da série.Todo o elenco deu show, Darren Criss e Cory Monteih entregaram as suas melhores atuações na série,e mandaram muito bem.A perfomance de Teenage Dream foi épica , digna de um emmy,e Lea Michele e Naya Rivera praticamente arrancaram aplausos da audiência.

Gosto de Finn, mas Rachel estava absolutamente certa naquele discurso final.Se um cara desaparece por 4 meses, aparece de repente e desaparece de novo, não da para esperar compreensão da namorada. É incrível com Finn acredita e apoia  todo mundo, menos ele mesmo, espero muito que com o termino da relação personagem amadureça de agora em diante.

Não entendi nada da atitude de Blaine, ele praticamente manda o Kurt embora para NY e depois o trai com a desculpa de que estava sozinho ?Podiam ter inventado algo melhor.

A única parte ruim do episódio foi aquela coisa ridícula do clube do arrebatamento ou sei-lá-o-que. Além de não ter sido minimamente engraçado fugiu completamente do tom do episodio, e aquela Kitty se mostrou uma exagerada e forçada até dizer chega, uma personagem muita mal construída.

Se no episódio passado nenhuma música empolgou, nesse foi justamente o contrário, tudo estava ótimo, o que mais gostei foi a de "Don´t speak".

Yaya disse...

Simplesmente adorei o epi e acredito q o grande nome dele foi Darren Criss... O Blaine saiu de um personagem q eu descartaria nas ultimas temporadas pra um dos meus favoritos!!As musicas estavam perfeitas...E fiquei com muitaaaa do do Finn e do Blaine!!!
P.S:Cadeee a Quiinnnn???Aquela Kitty n me desce!!!kkkkkkkkkkk

Welington Araújo disse...

De certa forma, eu já esperava por um episódio um pouco mais forte essa semana, porém, ainda assim fui pego de surpresa. Foi tudo muito autêntico e bonito. As músicas, que eu já ouvia em loop desde terça-feira, se encaixaram perfeitamente em cada cena. Honestamente, me emocionei até com Emma e profª Schue. Porém, ainda não havia pensado que Finn tomaria conta do New Directions. Acho que isso vai ser muito bom para o personagem e para o coral também.

Lia disse...

Chorei muito com todos ( menos Will e Emma, coitada ele tá insuportável, muita força pro Finn como new teacher!)! E eu que achava que não me importava com os casais de Glee tudo se encaixou perfeitamente, Don't Speak foi ótima, mas sem palavras pra Teenage Dream Darren Criss arrasou uma das performances mais intensas e emocionantes da série! 

Camille Viana disse...

Ryan Murph está em sua melhor forma!Em quatro capítulos, Glee foi da ansiedade e empolgação a emoção e desolação!! Como a história, os personagens e os atores cresceram, Lea Michele e Naya Rivera foram absolutas! Roteiro, direção,atuação e canções IMPECÁVEIS!

Carlos disse...

Ainda estou incredulo com a melhoria da trama para esta nova temporada. este foi o episodio mais triste ate agora, o segundo a fazer-me chorar. o primeiro foi no funeral da irma da Sue. Ja vi e ouvi 3 vezes onde o blaine canta a teenege dream.. e fico com uma angustia gigantesca... e agora.. esperar 1 mes... ninguem merece. E sim.. no final do episodio fiquei com um vazio gigantesco e com a pergunta : E Agora?!?!

Nathalia B. disse...

Adorei o episódio. "The scientist" foi perfeito. Posso estar ficando louca mas aquela olhada esquisita do Blaine quando o Sam entrou na sala, entregou que foi com ele que o Blaine traiu o Kurt.

@lucasfialho_ disse...

"Ninguém deve estar chorando este casal, mas tenho certeza de que foram necessárias muitas caixas de lenço para conter as lágrimas quando Jake termina com Kitty." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Ri muito aqui! Sem dúvidas dois casais que vão fazer muita falta, só que não. E Jake com Marley no início eu gostava mas agora não to botando fé, sei lá. Marley é muito nome de cachorro btw.
O episódio foi foda. O roteiro foi foda. As músicas foram fodas. Não teve música solta, não teve cena solta. Não tem do que reclamar desse episódio. Parece até que o Ryan Murphy deu uma olhadinha nas críticas e resolveu sambar na cara dos haters. Episódio que merece fita pro Emmy! Um ponto muito positivo na performance de teenage dream foi como parecia 'ao vivo', mostrando que a série pode trabalhar melhor nessa questão das performances serem pré-gravadas, não que eu me incomode. E eu já amei esse bar Callbacks, espero que seja cenário fixo. Uma dúvida que ficou com Finn sendo o novo gleeacher é quem será o novo interesse amoroso dele, afinal a Rachel já tem né. Será que Emma vem como brinde de tomar o lugar do Mr. Schue? Não gosto nem de imaginar, ia faltar muito sal nesse casal pfvr! 08/11 Contando os dias.

Pablo Hp26 disse...

 Finalmente alguém além de mim achou que Sam pegou o Blaine.

Filipe disse...

um dos, senao O melhor episodio... the scientist, impossivel parar de ouvir. e camis, não vai mais ter reviews de dexter? :/ tá mó maneira a nova temporada...

Rafael Vidal disse...

Adorei a review, Camis. Achei Don't Speak o melhor cover da semana e, possivelmente, da temporada.

Cacá SS disse...

Episódio gleendo de ponta a ponta! O acústico de Teenage Dream me desmontou - principalmente pq eu já estava com dózinho do Blaine há alguns episódios - e Don't Speak também foi perfeita! 
 
Agora é coragem mesmo de encarar esses hiatus intermináveis... mas pelo menos teremos de recompensa Blake todo se insinuando pra Marley! 

Carol disse...

Finn super hot, 2012 mesmo!

Cristina Ferreira disse...

Eu até tentei me controlar com os demais casais.. Mas com Brittana.. Não teve como.. Chorei litros mesmo!
Nunca mais vou escutar "The Scientist" da mesma maneira..