domingo, 9 de setembro de 2012

Rookie Blue 3x13 (Season Finale): I Never


 Ciclo completo.

Rookie Blue mudou.  É verdade. Esse ano, a série resolveu inovar em algumas coisas, arriscar um pouco e investir em novas dinâmicas para sair da mesmice imposta pelos procedurals policiais que vemos por aí.  Mesmo já sendo uma série de roteiro mais leve, inclusive pela época do ano em que é exibida, Rookie Blue merecia um pouco mais de atenção, no tocante ao texto e aos personagens.
 Em três anos de série quase não vimos destaque para qualquer personagem que fugisse do triângulo formado por Sam, Andy e Luke. É por isso que a mudança é bem vinda e ajuda a aprofundar as coisas. Rookie Blue é uma série bacana de acompanhar, mas essa falta de ousadia e de acontecimentos fortes que vimos até hoje fez muita gente desistir pelo caminho. Não sei se ainda é tempo de recuperar esse público perdido, mas ainda temos mais uma temporada garantida na próxima Summer Season e, julgando por esse final, as coisas podem se agitar ainda mais.
Uma das coisas interessantes foi o retorno ao primeiro caso dessa 3ª temporada. Só isso já mostra a tentativa de criar uma ligação maior entre as histórias e a vida dos policiais da 15ª Divisão e claro, Andy continua sendo o centro de tudo. Apesar de eu reconhecer esse esforço e acreditar que esse seja um bom caminho a seguir, tenho lá meus problemas com a situação da granada.
Primeiro, que o público de Grey’s Anatomy (que é até referência no lance dos ossos) já viu essa história da protagonista ficar, literalmente com a bomba na mão, mas até aí... Tudo bem. O problema mesmo é que não senti firmeza nas cenas e achei que aquilo era uma granada de brinquedo. Não senti o perigo, o desespero, nada disso.
Andy tira a granada da mão da menina sequestrada com tanta falta de cuidado que se aquilo ali tivesse que explodir, teria explodido. Depois, ela fica gesticulando com a granada na mão, enquanto Sam resolve que é uma boa fazer sua grande declaração de amor, segurando a granada junto com Andy. Gosto do casal e sempre torci por eles, mas confesso que a separação deles foi a melhor coisa desse ano, ainda mais quando lembro da cena da granada. A emoção e a química que existia entre os personagens foram engolidas pela terra? Aquilo tudo não encaixa bem e muito menos convence alguém do amor de Sam por Andy.
É por isso que não fico com a menor pena de Sam no final, quando ele decide que quer um relacionamento maduro, mas Andy embarca, sem qualquer dúvida, na Força Tarefa de Luke. Se ela não fizesse isso, seria ridículo e eu odiaria o casalzinho principal ainda mais. Talvez a separação de Sam e Andy seja mais que necessária para que voltemos a gostar dos dois juntos, um dia.
Como o clima todo nos induz a pensar que algo pode se desenvolver entre Andy e Nick, fica a expectativa pra a próxima temporada. Existem algumas possibilidades aí, algo quase como “troca de casais”, mas não sei se vão investir em Sam com Gail. Já insinuaram isso uma vez e ninguém comprou, mas não dá para negar que o arco desses quatro personagens tenha desembocado exatamente nisso. Gail não perde o emprego basicamente para não estragar o julgamento do assassino de Jerry e Nick resolve entrar na força tarefa para superar a distância que supostamente existiria entre ele e Gail. Uma baita confusão.
Ainda falando em romance, cheguei a ter esperança de que Oliver saísse da mesmice com aquela esposa que o expulsa de casa sempre que pode, mas tudo pode mudar no ano que vem. Comecei até a pensar que Luke pode ter alguma coisa com Traci, mas é só minha imaginação trabalhando. Com Chris querendo ser policial em cidadezinha do interior, resta apenas Dov, avulso e sem nunca ter pegado ninguém da mesma delegacia, um plot que é tão interessante que deve virar drama do personagem no ano que vem.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Alynne Carvalho disse...

Essa SF foi exatamente como eu achei que seria: sem sal. Nada me empolgou, e a minha preguiça de voltar pra 4ª temporada é tamanha. A única coisa que me fará ver pelo menos a premiere, é o fato de Nick ter ingressado junto com Meredith Gre..OPS, McNally, na força tarefa do Luke. Não fiquei com pena de Sam, que ele se exploda, mas da Gail...sei lá, ela merecia um término de relacionamento melhor que esse, depois de tudo que passou. E Chris, melhore! Só digo isso. 
Vamos ver o que a 4ª temporada nos trará. Até! =)

Alynne Carvalho disse...

Essa SF foi exatamente como eu achei que seria: sem sal. Nada me empolgou, e a minha preguiça de voltar pra 4ª temporada é tamanha. A única coisa que me fará ver pelo menos a premiere, é o fato de Nick ter ingressado junto com Meredith Gre..OPS, McNally, na força tarefa do Luke. Não fiquei com pena de Sam, que ele se exploda, mas da Gail...sei lá, ela merecia um término de relacionamento melhor que esse, depois de tudo que passou. E Chris, melhore! Só digo isso. 
Vamos ver o que a 4ª temporada nos trará. Até! =)

Bibiana disse...

Rookie Blue é um bom entretenimento durante a summer season, não adianta criar grandes expectativas, ela é divertida de assistir e só. no inicio eu não tinha gostado da separação de sam e mcnally, mas agora acho que foi melhor assim, principalmente pro crescimento dos personagens. só espero que mcnally não fique com o nick e sim que se desenvolva uma grande amizade entre eles, é bem tipico dela pular de um relacionamento pra outro, talvez depois de um tempo essa história possa ser melhor aproveitada. 

Mariana Lima disse...

Gostei bastante dessa season finale, mas achei desnecessário o draminha com o granada. Me soou forçado para criar uma situação extrema, só que não, para o Sam finalmente dizer que ama a Andy. Fora isso, estou adorando essa postura mais dark do Luke, ele até ficou mais charmoso, não?
Amei que o Nick será o parceiro da Andy na força tarefa! Os dois funcionaram muito bem juntos mesmo sem haver interesse romântico, mas também não duvido que ocorra no futuro. Espero ver muitas cenas dessa nova parceria na próxima temporada.

Isabelle Carolina Oliveira disse...

Camis , comecei a assistir rookie blue por sua causa e terminei as 3 temporadas em menos de 1 semana , e gostei muito.
 E pelo que eu vi aqui , só eu que senti pela separação da Andy com o Sam né? Gosto muito do casal e queria mesmo que eles ficassem juntos, só que de uma maneira mais legal do que foi proposta nessa finale.. aquele lence da bomba foi realmente muito forçado.
 Vamos ver o que acontece na 4 temporada, só espero que não apostem no romance de Sam e Gail, porque esse relacionamento eu tbm não compro.