sábado, 1 de setembro de 2012

Rookie Blue 3x12: Every Man


 A vez de Chris.

O diferencial dessa temporada de Rookie Blue tem sido a divisão do foco pelos diversos personagens. A série encerra o 3º ano na semana que vem e, apesar do público reduzido (pelo menos entre os brasileiros), podemos dizer que a trama evoluiu bastante e saiu do lugar comum.
Esse episódio é mais um exemplo disso. A fórmula utilizada não exatamente nova, mas, mais uma vez, quebra a rotina e introduz novas dinâmicas, algo de que Rookie Blue sempre precisou. Já assisti a alguns episódios em que a mesma história é contada de diversos ângulos e gosto dessa proposta, especialmente quando o texto é bem trabalhado. Quem havia visto o promo (como eu) acabou sabendo antes o desfecho dentro da cela, mas ainda assim, houve momentos tensos e surpreendentes para preencher o tempo.
O foco central em Chris foi uma boa surpresa. Mesmo com Andy, Gail e Dov na jogada, mostrando seu dia no trabalho e como os problemas pessoais afetaram o comportamento profissional de cada um, dava para sentir que o objetivo era criar um ambiente em que Chris ganhasse algum destaque.
Ele sempre aparece mais um situações cômicas ou apenas como apoio nas cenas dos colegas e, embora esse lance de “tive um bebê há dois anos e ele é seu” seja absurdo e até bem bobo (se comparado com o drama dos outros novatos) deixo passar porque o mais importante é a estrutura do episódio e o modo como a edição foi feita, com atenção aos detalhes. Nesse sentido, tudo pareceu bem amarrado.
Fica evidente que nesse caso em que o uso do protocolo se perdeu em diversas esferas, a culpa não foi de um, foi de todos. Gail, no entanto, tem essa ilusão de que o pistolão dos pais a protegeria e, por conseguinte, aos colegas, mas é muita arrogância pensar que papai e mamãe podem te salvar se você não cometer um erro grave durante um dia de trabalho. Chega a dar pena dela? Sim, mas é mais pela recente problemática do sequestro do que por essa atitude meio suicida, em que ela até teve boas intenções, mas deixou a ideia de poder passar do ponto.
Dov, que faz escolhas complicadas na vida amorosa, deve estar para bater o recorde de socos e pontapés levados na temporada. Todo episódio ele sai ferido de alguma forma e nesse não foi diferente. Já Andy comete erros bobos ao tentar ajudar Nick, seu novo melhor amigo da vida e evitar que ele seja flagrado bêbado bem na hora de trabalho. Com Chris completamente distraído depois de receber a notícia de que é papai, o cenário de erros se completa e a desatenção de todos eles se transforma em tragédia. Os depoimentos à mulher da corregedoria são de intimidar qualquer um e quando Frank estava quase lidando com a situação, Gail surge e faz o que faz e o resultado talvez venha apenas na próxima temporada.
Por enquanto, esperamos a Season Finale, que terá bombas e pedófilos. Quem sabe até, os roteiristas nos brindem com o fim da babaquice crônica de Sam, que quase nem apareceu essa semana e pasmem, não fez a menor falta.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Memi disse...

Comparado com os dramas anteriores esse epi foi mais fraco, mas mesmo assim gostei bastante.  A atitude da Gail salvou o Chris, mas acho que nada muito grave vai acontecer com ela.

Alynne Carvalho disse...

ótima review Camis!
Foi um dos episódios que mais gostei nessa temporada. Adoro quando acontece algo, e esse algo é dividido em visões diferentes..acho muito dinâmico! Dessa vez pararam de tentar enfiar todo o elenco de uma vez numa história e acho que fluiu tudo muito bem! Tomara que Sam tenha ido pro raio que o parta, e não volte nunca mais. A dinâmica entre Andy e Nick é ótima, quero mais! Eu só não quero que haja algo mais, pq Peck vai tocar o terror se isso acontecer. Além do mais eu gosto de Nick e Peck juntos. tô com pena dela...;/
Achei Diaz ótimo! Mas, cá pra nós..o cara acabou de descobrir que tem um filho e, de repente: txanrããã, I'm a super daddy! pff.
Vamos ver no que vai dar o desfecho.

Breno Soares disse...

Amando Gail cada vez mais!!