quarta-feira, 22 de agosto de 2012

The Inbetweeners (US) 1x01: First Day


 Déjà vu.

Os amantes de séries britânicas que habitam esse mundo (eu sei que vocês existem!) e que se aventuraram em assistir ao primeiro episódio de The Inbetweeners, na MTV americana, devem estar exatamente com essa expressão pululando em seus pensamentos: Déjà vu. Sim. Uma pequena parcela de nós já viu isso tudo antes, lá em 2008, quando o canal E4 lançou o The Inbetweeners original. A série ficou no ar por três temporadas (com seis episódios cada) e ganhou um filme para encerrar a saga desses quatro amigos que definitivamente não se encaixam no meio dos demais adolescentes, sejam eles “From UK” ou “From US”.
Como The Inbetweeners era uma produção, digamos assim, tanto quanto “underground” e é pouquíssimo conhecida entre os brasileiros, a experiência com a Season Premiere da MTV precisa ser analisada de dois pontos de vista, afinal de contas, para algumas pessoas a sitcom terá gosto de novidade, mas para outros é apenas ‘comida requentada’.
Depois da experiência fracassada de lançar a versão US de Skins, a MTV deveria ter aprendido algumas lições. A primeira delas é a de utilizar o conceito de versão, adaptando as tramas e personagens, em vez de simplesmente se apropriar do roteiro original e refilmá-lo. Para aqueles que já viram a série é aí que mora o problema e onde começam as comparações negativas. Para quem nem tinha ouvido falar em The Inbetweeners, o episódio soa diferente, embora a questão do humor e das interpretações (ruins) continue em voga.
Minha visão, obviamente, só pode ser a de quem compara as duas séries, embora eu compreenda também o outro lado. Não consigo, no entanto, perdoar essa “preguiça” de não refazer o roteiro mais ao estilo do público americano, porque eu posso garantir que o clima não combina com o cenário montado pela MTV.
Aquela sensação de estranheza e não pertencimento é muito característica dos ingleses e é comum em muitas séries ‘teen’ produzidas por lá. Quem costuma ver as mesmas séries ‘teen’ americanas também sabe que o universo da High School tem outra textura. Em The Inbetweeners tentaram pegar as características de escolas inglesas e transportar isso para a escola dos americanos e o resultado foi esquisito, de um jeito negativo. E isso é péssimo porque assistir a The Inbetweeners deveria ser de fato, uma coisa esquisita, mas de um jeito bom, se é que vocês me entendem.
Já que a Series Premiere é praticamente uma refilmagem, as personalidades dos quatro personagens principais se mantiveram. Will Mackenzie (Joey Pollari) é o garoto que se veste como adulto (ou vendedor de seguros, caso prefiram) e teve que mudar de uma escola particular para uma pública por dois motivos: o divórcio dos pais e o bullying que sofria dos colegas. Ao chegar ao novo colégio conhece Simon Cooper (Bubba Lewis) o menino tímido e atrapalhado que acaba obrigado a lhe mostrar as dependências. Will também conhece os dois amigos de Simon, Jay Cartwright (Zach Pearlman) que adora mentir sobre seus feitos sexuais e fazer piadinhas escrotas, e Neil Sutherland (Mark L. Young) o abobalhado que precisa ouvir constantes insinuações sobre seu pai ser gay (ou não).
As circunstâncias e a total falta de opção (sejamos honestos) acabam levando Will a se tornar mais um membro desse seleto grupo, que luta para sobreviver na escola e ser notado pelo sexo oposto. Assim, as situações mais bizarras vão acontecer, como a cena em que Will é flagrado em pleno processo de liberar o nº 2 no banheiro escolar, ou a bebedeira que acaba com a pichação na casa de Carly D’Amato (Alex Frnka), o amor de infância de Simon.
Aliás, vale ressaltar que a famigerada sequência do vômito, em que Carly e seu irmãozinho tomam um banho de resíduos estomacais é idêntica à original e tão nojenta quanto. É apenas o começo de muitas (muitas mesmo) cenas escatológicas que fazem parte do universo de The Inbetweeners e consagram o estilo da série. Se você não curte o famoso ‘xixicocô’, não vai gostar da série, com certeza.
Em conversas com pessoas que nunca haviam visto o original, a opinião geral é a de que “vale dar mais uma chance” para a série e “ver onde vai dar”. Para quem já viu, contudo, o interesse é reduzido, porque não há nada de novo e ver piadas requentadas não é lá muito atrativo, especialmente se o costume de simplesmente refazer os episódios for em frente. O diferencial seria apenas a trilha sonora, que está muito melhor na versão da MTV.
A boa notícia, em contrapartida é que como The Inbetweeners UK teve apenas 18 episódios (mais o filme) esse esquema não poderá ir além da segunda temporada, caso a série seja renovada para mais 12 episódios. Com o sucesso da fórmula pronta os roteiristas americanos vão ter que trabalhar e ter ideias próprias.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Lucas Magalhães Melo disse...

Já baixei e pretendo assistir, mas vi ontem que a audiência foi muito baixa, menos de 1mi no total e apenas 0,4 na demo, ou seja, cancelada!

Lu disse...

Putz! Depois do fracasso de Skins US, não sei como a MTV teve coragem de fazer adaptação de In Betweeners. Eles tinham se redimido com Awkward.