domingo, 19 de agosto de 2012

Rookie Blue 3x10: Cold Comforts


 Mais uma vez, emocionante.

É com grande satisfação que digo que Rookie Blue conseguiu. Pois é. Sair da rotina, da mesmice e emocionar de modo simples e honesto, sem apelar é uma tarefa complicada na TV e exige grande esforço em roteiro e atuação.
Com os três últimos episódios, fica evidente que a série é capaz de ir muito além do que normalmente apresenta e, acredito, nenhum dos fãs que ainda restam (sei que são poucos) reclamaria se esse elemento fosse transmitido mais vezes, sem exageros, é claro.
Foi impossível não se compadecer da morte de Jerry e mais impossível ainda não se render aos momentos em que seus amigos sentem por sua partida. A primeira vez em que vi a cena de abertura caí em lágrimas, não por algo demais que tenha sido dito, mas pelo clima imposto na sequência e o modo como já ali, dá para desvendar as reações de cada personagem.
Traci parece perdida e em outra realidade, Noelle luta com sentimentos opostos, entre a alegria de ser mãe e a tristeza de perder um amigo próximo. Oliver está inconformado e tentando honrar a memória de Jerry, mas de um modo pessoal. Já Sam, age como sempre, sem chorar ou dar alguma demonstração mais evidente, mas perturbado e culpado por não ter podido salvar a vida do melhor amigo.
A reação dele com Andy, porém, cai no clichê. Sam é tão arredio com sentimentos que o afastamento dele e de Andy era bastante previsível. Ela é do tipo que adora discutir as coisas, analisar e resolver na base da conversa. Sam é introspectivo. O resultado é que, quando Andy força um pouco a barra para estar ao lado dele, a resposta de Sam é terminar o relacionamento. Ela tenta chegar nele através do trabalho e só consegue causar o efeito mais indesejado.
Confesso que detesto isso, embora não ache fora de propósito pela própria composição do personagem, mas detesto. Parece bobo pensar que a maioria dos roteiristas não consegue escrever histórias bacanas para casais estáveis e sempre é preciso separá-los para que o nível de interesse do público se mantenha.
Algo que também chama a atenção é a situação de Gail depois do trauma. Ela está realmente mudada e tem aquele olhar assustado e descrente de quem poderia ter morrido em apenas um segundo. Parabéns para a atriz, que está mandando bem nesse ponto e também para a história dela e Traci, levada por um caminho mais suave. A raiva e a revolta nem parecem cabíveis nesse caso.
Com isso tudo, Dov e Chris ficam meio apagados, até porque, nenhum deles tinha grande ligação com Jerry ou com o todo desse arco. Mesmo assim, foram utilizados de forma criativa, com conversas sobre o inevitável destino de alguns policiais e encontrando vestígios de Jerry que nos levassem até a linda cena final, com a leitura do discurso dele para o casamento. Realmente bonito e inesquecível.
Luke, que parece estar de volta e deve ocupar o espaço deixado por Jerry na Divisão, ainda não diz a que veio, mas convenhamos, quem se importa? A presença dele na série, por si só, já é uma boa notícia.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Matheus disse...

não assisto rookie blue, mas to ouvindo s.a. cast e vim comentar!! bjs camis, tamo com você (:

Camila Barbieri disse...

Obrigada Matheus! Não em sinto mais só!

Victor Yudi disse...

Não assisto a série, mas vou comentar pq a Camis tava depressiva pq ninguém comentava sobre essa naba.

Muito pontual a sua review, dando sua opinião de forma opinativa e é muito interessante a sua colocação posta no texto sobre a dicotomia dual dos sentimentos da moça prenha.
Fico muito irritado também quando os roteiristas resolvem separar um casal de duas pessoas, só pra continuar roteirizando um roteiro que se concentra na relação amorosa de amor de duas pessoas (ou mais).

Wesley Barreto disse...

Eu juro que eu vim fazer a mesma coisa que o Matheus.

Camila Morais disse...

Bom como eu assisto e estava em falta nos comentários vim fazer meu dever de fã da série. A sequencia dos 3 episódios fizeram muito bem a série, personagens cresceram como no caso de Gail, gostei muito como foi tratada as reações de cada personagem, sem muito exagero, cada um mantendo sua personalidade. E a cena final foi simplesmente linda, impossível não chorar. 
Tbm não curti a forma como estão levando o romance do Sam e da Andy.

Alynne Carvalho disse...

Restam poucos, mas estamos aqui! o/
Aah, sofri muito nesses últimos episódios..Senti muita pela perda do Jerry,
mesmo não sendo protagonista em si, ele sempre trazia um clima bacana pra
série nas cenas em que aparecia, fiquei muito chateada...a cena da leitura
dos "votos" do casamento, ai... :'(
Espero que Gail e Trace tenham histórias mais desenvolvidas, assim como
Noelle, que putz, acho uma excelente personagem.
E, sinceramente, sempre odiei Sam. Acho ele extremamente covarde,
sem graça e com cara de defunto! McNally teve sorte em perdê-lo. Por outro lado, Luke divo está de volta! nem precisa falar mais nada!

sorayaestrela disse...

Como sou uma pessoa que não chora facilmente não derramei uma lágrima sequer, mas achei super lindo o eps.
Achei que conduziram as coisas mto bem, com o sentimento dos personagens.

Mas preciso confessar 2 coisas:

1) Sempre torci pelo Luke e tenho uma pequena esperança que assim ele volte com a Andie. Mas se não puder ficar com ela, que fique com alguém e permaneça na série. Minha vida será bem mais feliz :-)

2) Como assim a Noelle tá andando pra cima e pra baixo com aquele bebê? Teoricamente ela tem 4 dias. Nem tem todas as vacinas tomadas, então não pode ter contato com mta gente. E pela a idade da Noelle o mais provável é que ela tenha feito uma cesáriana, então também não poderia estar andando pra cima e pra baixo. Isso pra mim foi mto furo.

Ótima review.

fernandogustavo.a disse...

Camis eu Assito Rookie, e leio, amo, suas reviews, só esqueço de comentar... Para que não se sinta tão solitária...

Ana Paula disse...

Leio suas reviews, mas não comento... sei lá porque, falta de tempo... rsrs whatever...

Ahhhh RB, uma pena pra quem não assiste, porque é bem série da summer, leve e divertida.

Já esperava que Jerry fosse morrer desde o início do episódio passado, porque na medida em que Traci ia contra tudo que ele propunha para um grande casamento, Jerry com toda paciência do mundo adaptava suas idéias para os desejos da noiva, contudo, o vidente que tudo acertou já tinha dito que ela não se casaria com ele... para nossa tristeza.

Achei bonita e emocionante a cena inicial, mas a cena do bar em que lêem os votos do casamento, ahhhh, aquela me arrancou algumas lágrimas (fato nada comum pra mim).
Traci apesar de tudo tem lidado bem e de forma racional com a morte de Jerry, já Sam... ok, tivemos praticamente uma temporada inteira do nosso casal preferido juntos, e eu já acreditava que os roteiristas fariam alguma coisa pra movimentar a vida do casal. Não me fez muito feliz a ideia, mas dramas são assim, né?

Gail, adoro Gail! E torço pra que na próxima temporada ela se acerte com Nick, acho os dois lindos de se ver na tela...hahahahaha ou então uma continuidade do flerte com grande tensão sexual com Luke. Qualquer um dos dois me satisfaria. Menos a volta dos que não com Chris. Gostava da personagem, mas to achando Chris e Dov um 'casal' muito do chato!

Rookie Blue tá terminando uma temporada de excelente nível, já me deixando com saudades pra season 4. ;)

Natalia Vinci disse...

Camis eu Assito Rookie, e leio, amo, suas reviews, só esqueço de comentar... Para que não se sinta tão solitária...[2]

Ju Prado disse...

Somos poucos, mas existimos! o/

Sempre leio suas reviews, mas acabo não comentando. Não costumo chorar vendo série, é muito raro, mas chorei com a Traci lendo o discurso do Jerry. Qdo sai a noticia que alguem ia morrer, comecei a desconfiar que fosse ser ele. Traci vai acabar substituindo ele no cargo de detetive quando terminar o treinamento.

Também não gostei muito da forma óbvia como resolveram lidar com a relação Sam/Andy, mas acho que essa vai ser a maneira de forçar o Sam a se abrir.

Bibiana Muller disse...

também fiquei pensando no bebê e que ele provavelmente estaria morrendo depois de ser levado a um bar com poucos dias de vida se isso não fosse ficção.

Bibiana Muller disse...

Finalmente a vontade de assistir Rookie Blue voltou! Inevitável não chorar com o discurso de casamento, que provou o crescimento dessa serie no quesito emoção. aliás, todo o contexto da morte de Jerry está ajudando principalmente na construção e desenvolvimento de alguns personagens. Quero muito ver mais de Luke na serie, mesmo que eu prefira Andy com Sam, gosto muito do Luke. Agora é só esperar semana que vem e torcer para que a serie não volte para a mesmice. 

Laura disse...

Camis eu Assito Rookie, e leio, amo, suas reviews, só esqueço de comentar... Para que não se sinta tão solitária...[3]

Sandy Lane disse...

Leio suas reviews, mas não comento...(2)

Sou uma dos poucos fãs da série que a assiste desde o piloto e continuo amando.
Quase chorei nesse epi maravilhoso.

Breno Soares disse...

Cammis, bombou a review em, hahhaha 

Por mim matava o Sam e o Luke e colocaria alguém novo pra Andy!!! 

Pablo Hp26 disse...

 "não assisto rookie blue, mas to ouvindo s.a. cast e vim comentar!! bjs camis, tamo com você (:" ²

Josy Santana disse...

Bom Dia.. navegando atrás de mais noticias de ROOKIE BLUE. encontrei esse espaço... e adorei todos os comentários de cada episódio.. assisti em dois dias todas as temporadas.. e ainda vejo pela Universal Chanell que passa aos sábados e domingos as 8 da manhã.. vicio.. gostoso.

Como não amar Andy.... e o Sam.. gzuis o que é aquele homem de uniforme, de camisa vinho e sem ela??? kkkkkkkkkk meu sonho de consumo....(carinha vermelha) :)

e numa análise.. homens como Sam... aos montes aí... (sente e guarda e quando tentam falar não conseguem e preferem correr...).. Ele se apaixonou primeiro- #minha percepção... acredito que já no episódio 2... da 1ª temporada a paixão tenha chegado.... quando ele diz no estacionamento: "Mc Nally.." Lindo demais...

Cenas bem feitas... o olhar a expressão facial dos dois protagonistas .. nem precis
a falar não é??? episódio 1x07 (quentura e água fria)...mas mt bem dirigida... os seguintes.. da 2ª temporada.. butterfly- o tiro em Andy... e Sam chegando correndo...foi demaisssss... e ele verificando se ela tava bem... o amor nítido...ela confusa...Os cumprimentos de Sam a Andy no anúncio do noivado.. nuss. a cara dele .. !!!
Sam preocupado quando ela entre no prédio incendiado, brigando com oliver e a tal Jo questionando quem seria a discagem rápida 1 e 2??? a cara de Sam.. ótima.. a mesma que ele faz quando ela após Luke ser afastado do caso, humilhando McNally.. que levou numa boa.. e nesse mesmo episódio.. Sam questionando a Andy sobre ela acreditar nas palavras de um homem que colocou uma aliança em seu dedo (diga-se de passagem que nem era pra ela.. já que Luke deu a Jo e esta o abandonara).. e com a Jo a traiu... as expressões de Sam e Andy...parabéns!!!

Episódio 10, 12 da 2ª temporada.. cenas inesquecíveis.. do incio quando Andy entra e Sam se assusta ele fala com o olhar com ela- tipo - o que vc tá fazendo aqui??? é perigoso"!!! aquele fundo musical- na cena ASHES- Andie Brown.. apaixonei de vez.. kkkkkkkk.. Andy pedindo pra ficar e Sam então diz: "Stay".. uia..
Resultado da loucura perigosa e gostosa: Suspensão.. pros dois.. Sam esperando ela com a plaquinha Dummy .. kkkk e a cara dele.. óculos escuros.. eita eita eita... come back.. lindos demais...
Mas tava bom demais pra ser verdade.. e aí vem o rompimento...nuss não sei de quem mais fiquei com pena.. dele ou dela.. ele por lhe faltar palavras e ela por se expressar demais. "leave-me" ela diz . me deixe e vá...

Poxa SAM .. ela pediu que quando as coisas desandassem que vcs conversassem poxa poxa... mas é dele gente.. só o tempo...

episódio fim: "I Never.. " eu nunca o que???? valeu cada minuto.. "I love you Andy!!!"... Sam - I holding a bomb!!! ... eu também ele diz... como não amar??. mas ... ruindade dos roteiristas.. Andy vai embora e Sam lá no bar... ô dóooo...

agora aguardar....

e pelo que li (spoillers)... personagens femininas novas... passado de alguns de volta.. omopai só falta uma ser algo do Sam..... kkkkkkk

. já assisti a algumas cenas dezenas de vezes.. não canso de me encantar e emocionar... Parabéns pelo espaço.. e se me permitir gostaria de acompanhar a 4ª temporada com vcs. Bom Dia Geral.