terça-feira, 5 de junho de 2012

Game Of Thrones 2x10 (Season Finale): Valar Morghulis


Game Of Thrones ensina: Nunca saia para catar cocô no gelo. Você pode acabar borrando suas próprias calças.



Chegou a hora de fazer aquele balanço da temporada de Game Of Thrones, muito embora quem acompanha as reviews semanalmente já saiba que  apenas uma palavra resume esse segundo ano: INSTÁVEL.  Chega a ser estranho lembrar a 1ª temporada, da qual eu gostei muito (muito mesmo) e notar que minha admiração pela série foi morrendo aos poucos.

Definitivamente eu não sou do tipo que se vende por um cliffhanger ou que acha que 30 segundos de coisa bem feita podem validar nove episódios em que muito pouco de útil aconteceu. Para mim, o que é bom é bom no todo e não apenas em pequenos detalhes. Essa frase, inclusive, serve para a temporada inteirinha de GOT. Não dá para fazer pequenas coisas boas e deixar a maior parte da série um marasmo sem fim. Desculpem, sei que tem gente que adorou tudo e que vai defender a série até a morte. Fiquem à vontade. Eu não vou elogiar o que não acho que tenha sido muito bem trabalhado, mas claro, tentarei explicar aqui os motivos pelos quais acho tudo tão fraco.

Antes de chegar nesse ponto, porém, há tramas que merecem destaque. Dentre as coisas boas cito cada momento com Tyrion e sua batalha política. Melhor trama da temporada e provavelmente a única que teve desenvolvimento completo, além de ter sido interessante. O ator é ótimo (ninguém discorda), mas o personagem também foi muito bem guiado pelo roteiro. Passamos pela chegada dela ao Porto Real, como a Mão do Rei, tivemos manipulações, estratagemas, uma boa batalha e lógico, o golpe certeiro, vindo da irmã e do pai. Tyrion pode ser um mestre de inteligência, mas nem mesmo ele pôde prever que seria completamente alijado. Perdeu tudo, menos uma coisa: Shae. Percebem o quanto essa trajetória é superior a qualquer outra? O quanto ela é a mais completa?

No hall de exemplos positivos (que são poucos e por isso vêm primeiro), cito ainda a história de Arya. Não foi tão bem utilizada quanto a do anão, mas ainda assim, merece o elogio. Desde a fuga de Porto Real, passando por sua estadia com Tywin Lannister e sua relação com o estranho Jaqen, Arya também conseguiu prender o público. Uma das melhores cenas da Season Finale, que leva o novo nome de Jaqen no título foi a surpresa na transformação dele. Fiquei intrigada para saber mais e eu não uso essa palavra para mais (quase) nada em GOT.

Sem dúvida, os segundos finais, em que Sam cata cocô no gelo e tem um encontro com os White Walkers merece o titulo de intrigante, mas afinal, essa é a função de um cliffhanger minimamente trabalhado. Não há o que dizer de negativo dos efeitos visuais. Padrão alto de qualidade em cada criatura (e no cavalo), além de um líder super mega extra creepy. Se eu não fosse ter de aturar gente me xingando por dar “spoiler” teria usado essa imagem na capa da review.


Infelizmente, é como eu já disse. Não vou dizer que essa foi uma “Season Finale foda” só porque gostei de duas ou três cenas. Com mais de uma hora inteira de duração, a Finale tinha a OBRIGAÇÃO de ser muito, muito, muito, mas muito melhor do que foi. No geral foi tudo muito chato e arrastado, como a temporada, num todo.

Depois disso, algumas coisas ficam no meio termo. O plot de Daenerys conseguiu se salvar (em parte) da completa imbecilidade durante os pênaltis. A trajetória dela com esses dragões chegou a virar piada (e ainda estou rindo daquele lance dela não saber o que dar de comidinha pros bichos), mas as ilusões que poderiam desviá-la de seu caminho dentro da Casa dos Imortais foram pontuais. Desde o trono de ferro, até o reencontro com Khal Drogo e o bebê. Daqui em diante quero que ela saqueie o mundo inteiro, sempre com essa cara de “eu tenho a magia em mim” que ela faz tão bem.

Nessa área cinza é possível posicionar também o que aconteceu em Winterfell. O destino de Theon foi irônico, sim, mas um tanto brochante. O que salva mesmo é a relação entre os meninos, Osha e o grandalhão.

Os rumos novos em Porto Real não são exatamente imprevisíveis e, assim como Tyrion, Sansa só tem a perder. O momento em que Joffrey faz seu teatro, com a ajuda de Cersei, para livrar-se do compromisso com os Stark e entrar num casamento com Margaery chama a atenção. Perder a chance de ser rainha nunca foi tão bom, mas só porque Sansa é incapaz de perceber que isso não a livra de ser uma prisioneira.

Mais algumas coisas ficam na categoria de “potencial”, mas não sei se algum dia receberão a atenção devida. Os planos de Lord Varys e as intenções de Mindinho, ou a relação estranha que se forma entre Jaime e Brienne. Acho que ele percebeu que poderia levar um belo coro dela, se tentasse fugir.

O que, de fato, derruba a temporada é toda a parte de Robb, seu casamento com a avulsa encardida e toda a sucessão de bobagens com Lady Stark. Robb passou a temporada falando, falando, falando e fazendo nada além disso. O mesmo vale para um favorito do público: Jon Snow (vulgo Jão das Neve).

Não entendo como podem gostar do personagem mais inútil de toda a série. Desde a Season 1 ele está em sua missão de ir para a Muralha e de andar muito no gelo. Ele andou, andou, andou, andou e ainda está andando. Em 10 episódios ele só serviu para isso. Matou o ‘meia mão’, por ideia do companheiro de patrulha e deve seguir para mais longas caminhas geladas como ‘espião’ dos Selvagens. Espião é um termo muito forte, aliás. Jon provavelmente vai ficar amiguinho deles e tentar usar seu pipi pela primeira vez. Talvez ele consiga isso na Finale da 3ª temporada, não é mesmo?

Toda a empreitada de Stannis também foi uma boa embromação. Ainda estou tentando perceber qual a grande comoção e torno de Melissandre, que pariu sim, um monstro de fumaça, mas de resto acertou tantas previsões quanto a mãe Diná. As conversinhas dela com Stannis não poderiam causar um efeito mais nulo em mim e sempre que ela aparece é inevitável não revivar meus olhos em nome da “bullshit” que será despejada no público.

A verdade é que esse efeito – o de revivar os olhos – virou uma constante durante os episódios de Game Of Thrones. Isso e olhar o relógio do Player, torcendo para que o episódio esteja no fim. Ainda não li livro nenhum da série e por isso, continuo com minha máxima: quem está adaptando a obra PRECISA fazer a coisa de forma compreensível para qualquer um, tenha lido os livros ou não. Isso ainda não acontece e é, provavelmente, o grande problema da série. Tramas jogadas, personagens cujos nomes jamais são ditos e uma profusão de acontecimentos que muitas vezes não tem qualquer impacto aparente e são esquecidos não podem mais acontecer. Levar a trama nesse ritmo sonolento também não é uma alternativa, simplesmente porque essa lentidão não está resultando em trabalho de aprofundamento. É apenas devagar, quase parando, sem nos levar a algum lugar, realmente. A maioria massiva dos plots e personagens são muito rasos e ninguém sabe por que eles estão sendo citados ou aparecendo nas cenas.

Esse é o desafio da HBO. Fazer com a terceira temporada de Game Of Thrones algo que empolgue novamente as pessoas e que mostre, com clareza, para onde essa história caminha. Cenas lindas e bem filmadas, com um elenco bacana, sem costura entre elas, são apenas isso: cenas. A magia só acontece quando conseguimos interligá-las e enxergar o trabalho de uma equipe inteira. Nessa segunda temporada, infelizmente, não aconteceu.

P.S*Winter is (still) coming. Ou não.
Comentários
40 Comentários

40 comentários:

Jorge_lito disse...

Camis entendo profundamente sua opinião sobre Jon Snow.
No livro 2 ele faz a mesma coisa, caminhar, caminhar e caminhar.

O personagem só cresce A PARTIR DO TERCEIRO LIVRO e principalmente NO QUINTO LIVRO....

É POR ISSO QUE ELE, pra quem leu todos os livros É UM DOS PERSONAGENS MAIS QUERIDOS, junto com dany, Tyrion e Arya.....

Você verá.....

Felipe Stefani disse...

Não concordo em algumas coisas, mas é questão de gosto mesmo
cada um tem um e não adianta hahaha



Eu não achei a temporada tão parada assim, o problema todo é
que realmente é muito personagem pra pouco tempo, dez episódios é muito pouco
para aprofundar nas histórias, como no livro, e mesmo no livro A Fúria dos Reis
a história é meio amarrada, mas não deixa de ser ruim já que as histórias foram
bem exploradas, estou começando a ler o livro três e espero que seja bem
melhor.



Mas umas coisas eu concordo com a Review



O Jon Snow só andou, andou e andou..



O Robb é muito chato mesmo é o Stark que menos gosto, morri
de rir da “avulsa encardida” hahahahaha

Nathalia B disse...

Nos livros o Jon é bem mais novo, tem oito anos se não me engano. Bom eu achei esse finale fraco, todo mundo falando o quanto foi foda e pra mim foi o  único episódio q não me animou. Não achei a temporada fraca, achei que em mais episódios que o ideal a série foi "morna". Sobre o finale acho que as cenas com o jaime deveria ter sido substituídas por mais cenas da Arya

Nathalia B disse...

AH esqueci de dizer, sacanagem o gordinho cair...Que clichê é esse, pq td gordo q vai dá uma corridinha cai?! 

Samuelmsales disse...

Quando alguem fala vc verá eu faço como a Camis e viro os olhos.

Tiago disse...

No final do episódio 9 a Sonsa não foge com o cão-sei-lá-o-que, e nesse ela aparece na sacada do reino. Isso foi um furo ou a série tá tão ruim que os caras da continuidade dormiram???

Raquel Alves disse...

Achei essa temporada meio zzZZZZzz,  mas boa, a primeira foi melhor, contudo os ganchos lançados nesse último episódio me encheram de esperança de que algo melhor pode ser feito na 3°.
Arya sendo foda é algo que espero na próxima temporada, o Robb tem um exercito inteiro para salva-la e a garota vai voltar pra casa sozinha (eu acho), hahaha... Na verdade Robb não fez merda nenhuma nessa temporada.
O Tyrion, quero ver o que ele vai fazer para se sobressair aos outros, já deu pra perceber que o jogo político lhe dar prazer, e é o que eu realmente mais gostei nessa temporada.
E Daenerys nesse plot "Run the world" (toda vez que ela aparece com aqueles dragõezinhos eu ouço a Beyoncé cantando), acho foda, não vejo a hora dela botar fogo em tudo.
E o que eu mais espero para a 3° temporada é que Jão das Neves perca a virgindade, talvez ele fiquei menos idiota assim, só isso.
Obs:
* Achei os wlakers lindos, esses dão um pau em todos de TWD, parece que não há tiro na cabeça que os mate, acho que só o fogo dos dragões mesmo.
* Khal Drogo <3 essa cena foi linda.

Raquel Alves disse...

ela quis ficar, não quis ir o com o Cão... não!

Raquel Alves disse...

É né, eu conheço muito gordo que corre, será que ele vai virar Walker tmb?

Jos_El disse...

Não concordo com a temporada ter sido ruim. Mas em um ponto eu concordo demais com a Camis. Não dá pra ficar falando que no terceiro ou quinto livro tal personagem fica bom. Quem não leu não tem obrigação de saber que personagem é foda ou não. 
Acho que o mal de GoT são os fãs. A galera que fica falando com superioridade que tal personagem é foda acaba criando expectativas desnecessárias, já que não necessariamente esse personagem vai ser desenvolvido, simplesmente porque é impossível desenvolver todos os personagens que aparecem no livro.

Mas percebo também que tem uma certa má vontade das pessoas. Tem coisas que são ditas na série, mas muitas vezes passam despercebidas. Precisa prestar atenção, sabendo que o negócio é complexo, muitas vezes qualquer conversa é importante e vai ter consequencias.

Keu disse...

Concordo plenamente que quem não leu os livros tem que ter um completo entendimento da história. Aliás, pensando nisso é que vi cm os fãs de GoT são na vdd Talifãs. Zilhões de séries são inspiradas em livros e ngm fica se apegando ao que acontecerá no 8ª livro pra entender o que aconteceu na 2ª temporada... Outro dia vim me lembrar que TVD tb é inspirada em livros, mas a amarração do roteiro funciona tão bem que ngm precisa ler nada pra entender.
ATENÇÃO: NÃO ESTOU COMPARANDO GoT com TVD

João disse...

Legal hein

João disse...

Não sei porque, mas não consigo não gostar de um episódio da série. é algo de tanta qualidade que mesmo um episódio arrastado parece o melhor episódio de todos. Os dialogos da série são incríveis, da vontade de anotar todas as frases que os personagens falam. 
A temporada foi inferior a anterior, mas mesmo assim achei excelente. E este episódio também, um dos melhores da série para mim. Foi um episódio de evolução para todos os personagens, principalmente para a Daenerys, que para mim teve as melhores cenas do episódio. Efeitos especiais íncriveis, tanto na parte dos dragões quanto dos Walkers.
Mas Camis, pode ficar tranquila. O terceiro livro é espetacular, o melhor dos três primeiros,e  como vai ser divido em 2 temporadas, vai ficar bem menos confuso. Arya e o tyrion ficam bem mais fodas, e a Daenerys e o Jon Snow se tornam os melhores personagens.
O ruim é que teremos que esperar quase um ano para conferir a nova temporada.

Tiago disse...

 Ah, blz.. é que eu devo ter dormido nessa parte.. rs

juliana disse...

camis, amo suas reviews não PNCs, mesmo, mas dessa vez vou super discordar. até ok, a temporada não foi sensacional, foi meio arrastada, mas eu achei esses dois últimos episódios MUITO BONS. não sei se é porque eu assisto com toda a boa vontade do mundo e com mto amor no coração, mas eu estou entendendo perfeitamente a história, mesmo que tenha lido apenas o primeiro livro. e, pra mim, esse final foi bem satisfatório porque deu um sentido pra lenga-lenga. mas, pfv, continue resenhando com a franqueza de sempre. é mto bom ter alguém criticando sem o background da leitura e sem estar CEGO DE AMOR (euzinha). 

juliana disse...

melhor comentário. free gordos.

juliana disse...

acho que ele tem uns 15, hein? qdo vai pra muralha.

Miguel disse...

 Melhor comentário. kkkk

Castiel disse...

Ah, sim, e concluindo: A temporada não foi maravilhosa, nem perfeita, não senhor, mas tbm não acho que ela foi chata, ao todo, ou ruim. Pra mim, não importa o que falem, GoT ainda é uma das melhores séries atuais.

Castiel disse...

Ta, meu comentário-bíblia sumiu? OI?

Castiel disse...

Mas TVD não segue os livros, né filho? ;) É tipo Walkind Dead: Só pegou o caroço da história original, e fez uma história própria. 

E, na boa, isso nunca, nunca, funcionaria com GoT.

Castiel disse...

Jon tem 14. Até pq não tem como uma criança de 8 anos ser mandada pra Muralha, mesmo naquela mundo. Ned surtaria.

Castiel disse...

Ah, só pra vias de dúvida: Fui conferir as reviews suas que ainda não tinha visto, Cams, da season 2.Vc afirma que a season inteira, tirando o 2x09, teve caps ruins, chatos e arrastados, mas não é o que eu vejo nas suas reviews. Tirando os caps 6 e 7, que ninguém gostou de fato, no restante vc não diz, em nenhum momento, que odiou o cap., que ele foi chato e cia.

O que confirma minha teoria que vc se deixou levar muito pelos tais dois caps e tomou a chatice deles pra temporada inteira. Pq eu não entendo vc fazer review comentando de mil e uma coisas que gostou em X ou Y episódio, pra depois falar que tava (quase) tudo ruim e chato, me desculpe a sinceridade.

PS: É parece que meu primeiro comentário sumiu mesmo. Até ia colocar as partes que mais concordava e que mais discordava da review de novo, mas, honestamente, tô com muita preguiça pra escrever outro livro.

Thamires Specht disse...

Apesar de ter lido já os 2 primeiros livros e estar adorando a obra e ter me apaixonado pela série na Season 1, essa temporada foi entediante. Em alguns plots, muitos personagens, poucas explicações. Em outros, muito tempo em cena para nada concreto. Assim como você, Camila, ficava olhando o player do episódio pra ver se estava acabando. O único episódio que me empolgou de verdade foi o Blackwater, escrito pelo próprio autor dos livros.
É complicado falar em adaptações porque algo sempre se perde. Acredito que a ideia inicial era fazer uma temporada por livro, mas nessa Season 2, isso se mostrou insatisfatório. São quase mil páginas para tão pouco tempo. Daí surgiu a ideia de adaptar o Livro 3, "A Tormenta de Espadas" para as Seasons 3 e 4. Espero que com mais tempo em tela, o livro possa ser melhor adaptado.

Gostei bastante das reviews ao longo dessa instável temporada e, sinceramente, era o que aliviava o marasmo dos episódios. Agora é torcer para que a Season 3 recupere o brilho do início da série.

Abraço.

Dani Libanio disse...

Mandei um comentário pro Digo Pacheco do seriadores, e tb mando aqui Camis.... Quem sabe um de vcs aceitam a minha idéia..hehehe

Camis, li os livros e estou indo pro 5 agora.Tive uma idéia, talvez vendo com o povo aí do série em série, dá pra discutir se merece ser relevada...hehehe...poderia fazer uma review como essa, dissecando o episódio de forma como se não soubesse o q vem a seguir.e uma outra review, com algum colaborador de vcs aí do série em série q já leu os livros, com todos os avisos de super spoilers e tal é claro, dissecando o episódio, como quem leu os livros, e sabe oq vai acontecer, e comentando adaptações, futuro de tal personagem e etc.Pq sim sinto falta de poder ler e comentar sobre oq eu sei, oq eu já li. e nos cometários de uma review normal não faria isso, pra não ser pqp com quem não sabe nada....enfim....pense aí vcs...........sei q daria mais trabalho (o dobro, no mínimo) mas..........rsrsrsNa torcida aqui...!Bjs 

Castiel disse...

Vc diz como acontece no GameOfThronesBr?

Dani Libanio disse...

Poxa, obrigada Castiel.
Não conhecia esse site ainda!!!
valeu!!! =p

Breno disse...

Ô Camis! Acompanho seu blog há bastante tempo, mas essa eu tenho que falar:

Você parece que tá sendo polêmica só pq acha q ta sendo "legal". Bom, não tá. É engraçado, até o 6º episódio você tava achando a temporada ótima. As suas reviews tão aqui pra confirmar, e aí, depois do 7º e 8º vc parece que virou uma "hater" da série. Não te entendi não...cadê coerência?

É sério...gosto do seu blog, apesar de você ter uns gostos meio diferentes (cofgleecof), mas eu realmente não te entendi nessa. E nem aconselho a você a ler os livros não...pra falar a verdade aconselho a abandonar a série. Esse finale foi IDÊNTICO a praticamente todos os outros episódios de thrones, no mesmo estilo de narração...e agora, você simplesmente odeia e acha cansativo. Forçou a barra.

Pedro disse...

O bom é que o povo da Dany tava todo morto né quando roubaram os dragões dela deu a entender que mataram todo mundo, ai nesse episodio todos reaparecem. E outra, fora de WINTERFELL tinha um EXERCITO DO NORTE e o povo do Theon vão EMBORA e depois quando mostra Winterfell de novo ta tudo queimado, COMO ASSIM? e o exercito que o Robb mandou? sumiu? deixou a cidade queimar la? eu ein.. bem que disseram que a Dany trouxe de volta a magia com os dragões, é exercito sumindo, povo reaparecendo kkk e agora aguardemos pq como vc disse, winter is (still) coming

Castiel disse...

Não foi o Robb que mandou o exército, foi o Roose Bolton, vassalo dele. Na verdade, foi o filho do Bolton, mas dá na mesma.

- Spoiler - 








E no livro, o próprio filho do Bolton queima Winterfell. Sim, os Boltons são filho-da-putas traíras.

Observador disse...

Deve ser por isso que o velhinho mandou a Osha levar as crianças lá para a muralha...

Observador disse...

Tambem dormi então... pois pareceu que ela tinha fugido com ele...

Observador disse...

Se o 3. livro já foi dividido em duas temporadas, o Jonnhy Walker Snow só vai ficar legal lá pela 8a temporada... rsrsrs... 

Antes era: espera que a série fica legal lá pelo 8. episódio. Agora tempos que esperar até a 8a temporada? hehehehehe

Castiel disse...

É bem...

- Provavelmente Spoiler do começo da season 3 -

No livro eles se separam. A ideia de ir pra Muralha é do Bran, depois da separação. Osha e Rickon vão pra Porto Branco, que é aliado do Robb(mas eles somem dos livros, pq não tem POVs nem do Rickon e nem da Osha), e Bran, Hodor, e os Reeds(que eles cortaram dessa season, mas vão por na próxima) vão pra Muralha. Ah, claro, os lobos tbm se separam.

Outra coisa diferente e importante mencionar, que até agora não entendi pq bulhufas mudaram, é que, no livro, geral fica sabendo que Bran e Rickon ''morreram''(é por isso que a Catelyn surta e liberta o Jaime em troca das filhas; pois ela soube que os dois filhos pequenos dela morreram pelas mãos do Theon). Assim, eles se separam pq tem missões diferentes(Rickon quer ficar seguro, e Bran quer encontrar ''o corvo de 3 olhos''), e tbm pra não formarem um grupo muito grande e dar na telha que os meninos estão vivos(pq o Norte tá tomado pelos homens de ferro e pelos homens dos Bolton).

Jorge Moraes disse...

 pq gordo só faz gordice (e isso está vindo de um meio gordo)

Simmy disse...

Na série tem 17. Qdo ele tava se despedindo do Bran em coma e indo pra Muralha a Cat mandou ele ir logo duma vez relembrando que "há 17 anos atrás meu marido voltou sei lá daonde com o bebê de outra mulher"

Caroline disse...

Alguém me explica Pq os outros nao mataram o gordinho sam?

Carol disse...

Erraram na escolha do ator então, pq ele não parece ter 17 nem de longe, mto menos 14 como se apresenta no livro. Bem que tava achando estranho um homem daquele tamanho ser virgem

Castiel disse...

Mas a intenção, na série, não é do personagem ter 14 mesmo. Tanto que Joff tem 13 no livro, e o Tyron e a Cersei mencionam, nessa season 2, que na série ele tem 17. E é por isso que a primeira menstruação da Sansa pareceu meio ''atrasada pra idade'', na série.

Eles fizeram isso pq as leis de tv americana provavelmente impediria eles de mostrar certas coisas com personagens e/ou atores menores de idade(por exemplo, a Sansa, na cena que o Joffrey manda tirarem a roupa dela pra corte de Porto Real inteira, fica completamente nua no livro, e é espancada até quase quebrar as suas pernas; enquanto na série cobriram os peitos dela, e ela não apanhou TANTO assim).

As idades, no livro, são tão baixas(Ned tem 35, por exemplo) pq o pessoal na época medieval, que serve de ''espelho'' pra saga, não viva muito tempo. As únicas exceções são o Grande Meistre Pycelle(que no livro sempre é dito que é um velho carcundo com o pé na cova) e o Meistre cego da Muralha(esqueci o nome agora).

Oriahna disse...

Me pergunto se você já leu os livros, Por que se tivesse lido entenderia a trama melhor e faria comentários melhores...