sábado, 19 de maio de 2012

Grey's Anatomy 8x24 (Season Finale): Flight


 Não leia o trecho a seguir se não viu o episódio. CONTÉM SPOILERS!

*

*

*

*

*

Última chance!

*

*

*


“Eu gostei da ousadia disso. Eu gostei de dizer, sim, nós vamos colocar nossos médicos num avião e sim, nós vamos derrubá-lo. O que é insano e faz sentido. E sim, nós vamos colocá-los na floresta e nós vamos matar Lexie no segundo ato porque esse é o tipo de coisa que você não faz numa Finale. Eu gostei de subverter as expectativas”.

Shonda – Crazy Bitch – Rhimes: showrunner de Grey’s Anatomy e Attention Whore.





Escrever essa review sobre a Season Finale de Grey’s Anatomy é, provavelmente, uma das coisas mais complicadas em todos os meus anos falando sobre séries. A opinião geral sobre o que aconteceu é a pior possível e a minha não é diferente. Tentei, no entanto, me distanciar um pouco da paixão de fã e enxergar o que tudo isso significou. Demorei longas horas filosofando, lendo entrevistas, conversando com amigos e outros fãs.

 Nada, absolutamente nada conseguiu explicar o que vimos nesse final de temporada. Não sei se é o choque, o ódio ou minha vontade de dar uma voadora no cara de Shonda Rhimes falando mais alto, mas minha conclusão é uma só: com apenas um episódio, essa mulher foi capaz de invalidar a experiência de uma temporada inteirinha.

Lembram de como começamos? Inseguros, depois de um período meio claudicante na temporada anterior, mas felizes a cada semana em que a trama se desenvolvia mais e melhor. Elogiamos cada bom momento. Choramos com cada drama bem encaixado. Cada vez mais confiantes de que a série estava de volta aos trilhos e ganhara fôlego ao valorizar coisas simples e investir em humor leve.

Essa Finale foi justamente o oposto e minha revolta não é só porque mataram uma das minhas personagens preferidas. Minha revolta é por perceber que Shonda Rhimes é o tipo de showrunner que se acha maior do que a série que produz. Ela não suporta não ser o centro das atenções e não gerar pelo menos uma polêmica por temporada. Repassem o histórico da série e isso ficará evidente.

Shonda Rhimes é o tipo de pessoa que arrisca o futuro de uma série de oito anos completos só para aparecer na mídia. É por isso que a chamei de attention whore. Ela merece o título. Li todas as entrevistas dela tentando se justificar, li seus tweets. No fim das contas, ela está lá, no conforto de sua mansão, rindo de todos nós, enquanto inventa versões distorcidas da verdade. Engraçado como em uma única entrevista Shonda consegue alegar os mais variados motivos para os acontecimentos do episódio mais polêmico desse ano.

Uma hora Chyler Leigh quis sair, na outra é porque a atriz está com problemas pessoais que Shongamonga não pode divulgar. Em seguida, ela alega problemas contratuais e falta de grana, depois diz que debateu isso com a atriz por meses e que decidiram o destino de Lexie juntas e, para completar, assume que adorou nos fazer o que fez, porque se acha uma subversiva. Espere aí, qual é a verdade, a final? Que série é essa em que a produtora executiva não tem nenhum poder de decisão? Fingimentos e mentiras resumem o imbróglio.

O pior é saber que ela conseguiu o que queria e que, no ano que vem, o público volta para conferir suas novas loucuras. Só não sei por quanto tempo mais Grey’s Anatomy irá se sustentar. Do jeito que a temporada estava sendo conduzida eu via um caminho bom a ser trilhado, pelo menos em médio prazo. Agora eu penso em toda a patacoada que teremos de aturar e me pergunto: será que tenho ânimo de continuar?

Sei que a morte de Lexie é algo realmente revoltante. Minha reação foi a de parar o episódio, fechar o player e desistir de ir até o fim. Eu estava fora do meu normal, chorando de tristeza e de raiva, ao mesmo tempo. Agora, um pouco mais contida, eu vejo que as lágrimas não eram só pela situação mal resolvida, eram porque eu vi ali a morte de uma série que eu realmente amo. Era o assassinato de Grey’s, diante de meus olhos e pelas mãos da própria criadora.

Não foi sem muito esforço que me obriguei a terminar o que havia começado, mas foi tão difícil chegar até o fim... Ainda é difícil de falar e de colocar isso aqui, sem ficar com olhos marejados e coração revoltado. Fico pensando no que a série se transformou. Num palanque de divulgação para uma pessoa que se julga uma visionária e passa por cima de tudo, desde que alcance seus objetivos. Sabem o que vem por aí? Mais daquele drama chato que nos incomodou depois do tiroteio no Seattle Grace. Parece até que Shonda não sabe lidar com estabilidade. Para ela Grey’s tem que variar entre Excelente e Lixo Completo.

À parte de todas as reclamações que tenho - porque para mim, essa queda de avião era completamente desnecessária e todos os problemas de elenco (se é que existem) poderiam ser resolvidos de milhares de outras maneiras – eu preciso louvar aqui o trabalho desse elenco.

Sou só elogios para as atuações de Sandra Oh, Ellen Pompeo, Patrick Dempsey, Jessica Capshaw, Eric Dane e Chyler Leigh. Eles foram todos tão fantásticos que chega a ser um pecado criticar o episódio. Cada um deles me emocionou a sua maneira. Com o surto de Cristina e seu sapato sumido, a preocupação de Meredith com o marido e a irmã, a possibilidade de Derek perder sua habilidade de operar, os gritos histéricos de Arizona e claro, a despedida de Sloan e Lexie, umas das cenas mais terrivelmente doídas a que já assisti.

O curioso é notar que no meio daquele caos, Cristina começa a falar que está cansada de ver os amigos morrerem e que tudo isso, essa quantidade absurda de tragédias, não é normal. Pois é Cristina, não é. Se os roteiristas (que ao que tudo indica, apoiaram muito as decisões sobre essa Finale) sabem que não é normal, porque forçam tanto a barra?

A mensagem de Callie, de que a vida muda num estalo, foi colocada em prática. É assim que justificam o final repentino de Lexie, sem realizar nada de concreto, sem ser feliz de verdade, sem nada. Lexie seria um exemplo para todos nós, mais uma das metáforas da série, mas essa temporada já havia nos dado tantos outros (como Henry) que não precisávamos de mais essa. Mais uma vez fico dando voltas na mesma ideia, como se pode notar.

A tragédia na floresta foi tão intensa e cheia de momentos desesperadores, com ferimentos graves expostos e surtos nervosos, que a parte no Seattle Grace meio que se perdeu. Verdade seja dita, o ato “ousado” de matar Lexie no segundo ato prejudicou todo o episódio. Depois daquilo era impossível se prender a qualquer história, tanto que quase não notei o que se passava com Owen e Teddy, que acertavam os ponteiros dessa amizade que se perdeu completamente.

Aliás, Teddy também se despede, mas não é como se alguém aqui estivesse lamentando. A personagem nunca deu certo de verdade e só começou a se encaixar nessa temporada. Acreditem ou não, Shonda Rhimes tem planos malucos de um spin off só com a Drª Teddy Altman e, se isso não é prova de insanidade, não sei o que mais poderia colocá-la numa camisa de força.

Na tentativa de traçar um paralelo entre o trágico e a rotina no hospital, tudo ruiu. Alguém aqui achou graça em Drª Baley brigando com seu macho e falando de calcinha fio dental de novo? Ou alguém conseguiu embarcar no lance do jantar dos internos com Richard? Não. Claro que não.  A estrutura toda foi um equívoco e nem comecei a falar do absurdo que é essa queda/sumiço do avião não ter sido notada por nenhuma autoridade responsável.

Vejam bem. Estamos falando de EUA aqui. Um país onde o trafego aéreo é controladíssimo. Não decola um teco teco por lá sem plano voo, autorização e monitoramento total. Pelo que entendi, a equipe do Seattle Grace nunca sequer chegou a seu destino e Owen, estranhamente, só fica sabendo ao ouvir seus recados do dia, já que pedira para não ser incomodado com nada.

Se todos deveriam ter retornado pela hora do jantar com Richard (reparem que Callie esperava Arizona cheia de amor para dar) como é que se passa tanto tempo sem que ninguém seja notificado? Um avião, mesmo que particular, some do radar e tudo bem? Ninguém procura esse avião, as famílias não são avisadas? Essa linha temporal não se justifica e a desculpa de que o transmissor quebrou na queda é “bullshit”. Sem o sinal do transmissor a procura começaria até antes. Ou seja, não faz o menor sentido.

Para quem já está irritado com tudo isso, ainda resta outra máxima de Shongamonga. Segundo essa gênia, o mais importante do episódio é que “eles ainda estão na floresta”. Quase caí da cadeira ao ler essa declaração, de que o público está com a percepção errada do episódio e de que a culpa é nossa, se não conseguimos entender suas intenções tão claramente expostas.

Shongamonga ainda tem a coragem de ameaçar mais personagens de morte na Season Premiere, “tudo pode acontecer”. Que seja. Mate mais gente. Mate todos. Vamos ver até onde a audiência vai continuar permitindo essa ousadia egocêntrica.

Como eu já disse, mais do que matar personagens, essa mulher está matando Grey’s Anatomy.  Ao colocar Sloan nessa situação, ela destruiu um grande trunfo: seu melhor alívio cômico. Tentem imaginar Mark fazendo piadinhas homoeróticas com Avery daqui em diante.  Não vai cair bem, não vai funcionar e é por isso que imagino que Eric Dane pode ser o próximo da lista de Shongamonga.

Preparem-se, portanto, para muitos plots reciclados. Cirurgião brilhante que perde a habilidade motora? Achei que essa já tinha sido usada com Preston Burke. Depressão depois da perda do grande amor da vida? Peraí, esse não foi o arco de Teddy até agora? Traumas depois de uma grande tragédia, levando todos os médicos a ficarem em posição fetal? Ué, essa era a trama central da sétima temporada, se não me engano. E por aí vai...

A falta de novas ideias fez Shonda dar um tiro no próprio pé, mas isso nós só vamos descobrir no ano que vem. Pelo menos, alguns de nós. Sei que muitos encerram sua jornada com Grey’s Anatomy por aqui e se não fossemos curiosos e se o mundo fosse justo (e resolvesse punir Shonda por seus impropérios) seria o fim da linha para todo mundo. Está na hora de parar de brincar e tomar uma decisão séria. Se Grey’s Anatomy não tem mais para onde ir, encerrar com dignidade e bom senso é tudo o que pedimos e o mínimo que se espera.



P.S* Eu imagino, claramente, Shongamonga pensando: “Eu sempre quis derrubar um avião. Eu quero derrubar e eu vou. Dane-se a série. Tenho fetiche”. O cérebro dela funciona assim, basta saber que foi de um desejo antigo e ideia fixa de esquizofrênico, que saiu o episódio musical, que eu particularmente odeio e acho tão desnecessário e forçado quanto esse da queda do avião. Até para liberdade criativa tem de existir certos limites.

P.S* Desculpem o tom de “desabafo”, mas imagino que minha reação é a mesma da maiora.

P.S* Troco a vida de Lexie pelos defuntos de Avery, Kepner e o namorado avulso da Bailey. Falta de verba pra salário estaria resolvida ou não com essa minha dica?

P.S* Quando eu disse, na semana passada, que só faltava um episódio pra uma temporada perfeita, eu não tinha ideia do baque que iria sofrer. Meu ódio só aumenta.

P.S* Até a próxima temporada. Se eu não mudar de ideia e desistir de Grey’s Anatomy. Ou for presa por ter assassinado Shongamonga. O que vier primeiro.
Comentários
69 Comentários

69 comentários:

Nicole Chaves disse...

Obrigada, Camis, por colocar nessa review todos os meus pensamentos e sentimentos dps de ver o epi... Eu tb tive dificuldades em continuar o epi dpa da morte da Lexie, sem entender realmente como alguém poderia ser tão BURRA a ponto de fazer isso antes da metade de episódio.

Eu não sei se vou continuar vendo a série proxima temporada... Eu estou muito chateada e me sentindo realmente traída por todo os anos, semanas, meses e horas investidas e dedicadas a esse show pra dps ter esse tipo de retorno. Além disso, eu prefiro me concentrar em séries que realmente se importam com os fãs, como Fringe, q mesmo com baixa audiência não desceu o nível de maneira alguma para atrair a mídia!

A única coisa q tenho a dizer a Shonda agora (Fuck you eu já disse mto ontem a noite! hihi) é PARABENS, vc conseguiu fazer pior que a saída da Izzie!

Pq a do George foi sofrida, mas ela nos preparou uma temporada inteira pra a despedida... Agora com a Lexie, ela passou a temporada inteira nos enrolando pra isso... Sério, essa mulher não merece o nosso respeito ou admiração!

Lais disse...

Amiga, a revolta está tomando o seu coração!

Quando eu assisti.. só pensava nessa frase da review passada.. só um episódio para a temporada perfeita! Ledo engano! kkkk

Achei a edição péssima, não era como se alguém se importasse com o que estava acontecendo no hospital! 

Bom, vejamos a próxima temporada, eu acho de verdade que o Marc vai embora na season premiere! :/

Bárbara disse...

Como o episódio inteiro foi a Callie desnecessariamente falando como ama a Arizona, está na cara que é a Arizona que morre. Sendo ainda que a atriz está com NOVE meses de gravidez. Ou seja, já ia ter que sumir um tempo mesmo pra licença maternidade.

Comparar esse episódio ao do tiroteio, como a Shonda estava fazendo, é, no mínimo, absurdo. Tanta promoção em cima da finale, dizendo que ia ser sensacionaaal, abalar as estrutuuuras, e tal... e não foi nem um pouco boa. Nem revoltada eu consegui ficar. Tipo, foi até chato o episódio (ficar discutindo se o pato do restaurante era bom? Bitch, please...)

Raquel Alves disse...

Chorei muito, mas muito mesmo, por Lexie, se a atriz não que mais ficar na série, simplesmente a demita, não precisa matar, aliás, a ultima atuação de Chyler Leigh foi ótima, parecia que aquilo realmente estava acontecendo.
Agora o Mark não tem mais sentido na série, eles poderiam ter saído da série juntos, sem tragédia, sem morte, só sair mesmo, já que provavelmente o Mark não voltará porque não terá mais história pra ele, com a saída da Lexie, ou ele vai morrer ou vai pra Private Practice ficar com a Adisson, outro amor da vida dele. Seria mais digno da parte de Shondamaluca, fazer isso.
Não vai ser porque odiei esse desfecho que vou decidir abandonar a série, aliás, nunca decidi parar com nenhuma série, quando não gosto, simplesmente esqueço de ver.
No meio dessa tragédia terrível só teve 6 momentos que prestaram, todos protagonizados por Yang.
 - Cadê meu tênis?
* Quando ela cita todas a tragédias vividas na série- Continuamos morrendo, Mer.- Tenho de sair desse SEATTLE GRACE MERCY DEAD!- Tive ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO, não sou confiável! 
*Quando ela acha o tênis
obs.:* Pra mim Eric Dane fez sua pior atuação na série inteira, mesmo assim, chorei rios de lágrimas, e aquele cabelo acaju, estava terrível* Vai tomar no cu Shonda Rhimes!

Luis Guilherme disse...

Penso assim, não foi season finale... Realmente foi um ep qualquer. A saida da Teddy me aliviou, ela nunca teve espaço no seriado. Não vejo nada que faça shonda para segurar Kepner, Avery e o namorado da Bailey. Para mim, desnecessário continuar com eles.
A Sandra Oh, foi demais nesse ep, demais mesmo!
Sabe que me peguei pensando? Reparem, a Shonda mata todos que brigam ou querem sair da série. Burke escapou, mas sumiu do mapa mesmo!!! Para se vingar da saida do personagem ela fez Yang sofrer. O'Malley e Izzie, meus preferidos desde o começo... Ambos saíram...Um ela matou (deve ter sido por ódio) e a outra ela simplesmente fez a personagem abandonar tudo e sumir tambem do seriado, sem dar maiores explicações ou falar logo depois o que houve com ela.
A Lexie nao era uma personagem ruim, nao mesmo. Ainda mais por ser irmã da personagem principal da historia, Lexie não mereceu. Olhem só... ela nadou, nadou, nadou e morreu na praia. Desde não sei que temporada ela e o mark viviam de caso, para chegar nesse ep e mata-la... (se ela saiu para fazer musical, imagine o ódio que Shonda teve ao ver mais um ator saindo... ai resolve matar), ou seja, pura raiva.
Assisti as 15 temporadas de ER, com 331 episódios ao todo, tinha seus estragos nas temporadas, casos que aconteciam, explosões, helicópteros caindo encima de pessoas, mas nada levou eles a matar personagens assim a torto/direito.
Uma serial killer dos seriados... 
Outra coisa que ficou assim, nos deixando com mais raiva, foi que acabou sem um final... foi lento o ep, lento mesmo! Deveriam ter dado melhores explicações dos fatos e nao deixar tudo em aberto. A desculpa foi por causa que ela nao sabia sobre os contratos (ao meu ver, ela ja sabia, porque se nao soubesse que deixasse alguem na berlinda entre os principais, ai ficaria claro isso). Não havia necessidade de matar ninguém e sim fazer o que a vida nos faz, mostrar outros caminhos... Ao invés de mata-los, porque nao optar por eles irem trabalhar em outros hospitais, fazendo assim participações especiais?
Ela derrubou uma excelente temporada em apenas um ep.
Veja bem, analisei muito, porem gostei analisando como um ep qualquer e não como season finale. Como SF isso nao tem cara e nem jeito. Ela ja fez de tudo, o que podemos esperar na 9 temporada? O fim do Mundo?
Ela esta sem criatividade, está fazendo a mesma coisa que o Chuck Lorre em TAHM, refazendo piadas de temporadas passadas...
Continuo com o seriado, porque amo trama médico... mas se for para assistir uma serie em que quase toda season finale uns par morre e logo depois vem o processo de curar esse trauma, ai não dá mais.
Alias, gostaria mesmo que já que Lexie morreu, que a Izzie voltasse para dar um fim nesses contextos em aberto, até para o burke.

P.S* Eu imagino, claramente, Shongamonga pensando: “Eu sempre quis derrubar um avião. Eu quero derrubar e eu vou. Dane-se a série. Tenho fetiche”. O cérebro dela funciona assim, basta saber que foi de um desejo antigo e ideia fixa de esquizofrênico, que saiu o episódio musical, que eu particularmente odeio e acho tão desnecessário e forçado quanto esse da queda do avião. Até para liberdade criativa tem de existir certos limites. - concordo camis!

Natália disse...

Desabafo EXAGERADO. Perfeição não existe no mundo real, Grey's Anatomy É A VIDA REAL. Essas coisas não podem acontecer? Diga isso para uma mãe que perde esposo e dois filho em um acidente de carro. Diga isso a um noivo que descobre que a noiva foi assassinada uma semana antes do casamento. Diga isso a uma mulher que perde o bebê decapitado na mesa do parto, com todo o enxoval pronto. TRAGÉDIAS ACONTECEM, INFELIZMENTE, É FATO. Se você quer uma série em que tudo é mágica, conto de fadas e "o bem sempre vence", assiste Once Upon a Time. Se Shonda não fosse boa, a série não duraria os 8 anos que já dura. Falam, falam, falam. Falaram horrores no ep. do tiroteiro, sempre que alguém morre é isso! Gente, tudo tem que ser renovado, constantemente. Amava Lexie, sofri (e ainda sofro) horrores com a morte dela. Mas tudo tem a sua hora, fazer o que...
Agora, tacar pedra na Shonda bancando o revolts e ano que vem tá lá com a cara colada na nova temporada é no mímino, ridículo.
Já podiam ter parado de assistir lá na sexta temporada.
Me poupem.

rafaela disse...

Como alguns falaram, achei essa finale chata. Concordo (e foi o que pensei enquanto assistia) que é absolutamente ridículo eles ficarem o dia todo numa floresta e NINGUÉM se dar conta que o avião sumiu. Hello? Ainda mais hoje em dia que informação viaja rápido. Poha, mesmo que não tivessem avisado os familiares, teria no minimo passado alguma coisa no noticiário e todo mundo acabaria descobrindo. Vou dizer que a little Grey nunca foi grande coisa pra mim, mas ver qualquer personagem morrer (seja na série que for) sem ter a sensação de que ele teve algum sentido? De que ele cumpriu seu papel? É um baite desperdício... imagine se eu gostasse dela?! Ficaria puta eternamente. Quanto aos caminhos de Grey´s daqui por diante, acho que a Shonda já decidiu encerrar a série em 2 anos. O que mais faria ela matar a única "grey´s" opcional, se a Ellen resolver sair depois do contrato de 2 anos? Nada. É certo que a série vai acabar em mais duas temporadas.... 

A única coisa que se salva, de fato, foram as atuações dos atores? A frase I lost my shoe vai virar meme eterno... e vamos combinar Sandrinha, baseada nessa atuação, deveria ganhar um emmy. 

Por fim gostaria de parafrasear Christina Yang e dizer pra Shonda Rimes: "SHUT UP. SHUTTTTTTTT UPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!!!!!!!"    

Leticrisce disse...

NUNCA q grey's anatomy É a vida real por que se fosse jamais q apenas uma pessoa iria morrer em um acidente de avião!!Se fosse pra fazer alguma coisa real q todo mundo morresse!!

Puta revolts!!!!!

Soraya Gomes disse...

Estou esperando essa review desde 5a. 
GA já foi minha série favorita. Lembra com saudades das 1as temporadas e qdo acabou a 7a eu estava decidida a abandonar a série. Mas como as suas reviews e amigos falavam que estava mto boa decidi continuar. Antes nunca tivesse voltado atrás.

Só uma palavra pode mostrar tudo que senti ÓDIO!! Que ódio da Shonda matar a a Lexie. Cara tem horas que acho que ela quer transformar GA em ER. Ela era um personagem incrível!! Teria um excelente plot pela frente o que a faz? Derruba um avião e faz parte dele em cima dela. Coitado do Mark, eu chorava como se fosse o amor da minha vida morrendo. O que mais me irrita é qdo a Lexie fez a linda declaração pro Mark a 2, repito DOIS, eps atrás ela já sabia que iria fazer isso com a Lexie. Então pq não simplesmente acabar com a história deles, mas não cria toda a esperança deles ficarem juntos pra no final cagar com td!! Isso me revolta. É traição da showrunner com os fans da série!

Sobre o avião. Isso também me incomoda tremendamente. O máximo que posso aceitar é eles já sabem que o avião caiu e as buscas já começaram, mas não sabem onde eles estão. Mas mesmo assim as famílias não terem sido notificadas é mto furo. 
Um avião cai em qq parte do mundo em em poucas horas eu fico sabendo pela TV ou internet, que dirá os parentes!!!

Eu tinha um pressentimento que a Lexie ira morrer. E falei pra td mundo que se isso acontecesse era a última vez que veria GA. A droga é que como a vaca não fechou o plot, ainda quero saber o que vai acontecer principalmente com o Mark. Mas sinceramente eu torço pra essa 9a temp ser a última de GA pra Shonda não destruir mais a série que um dia foi a minha queridinha!!

Jaque Saviato disse...

Foi um fiasco total, feito exclusivamente para causar polemica. Muitos erros como o fato de ninguém perceber que o avião havia desaparecido. Sendo que decolagens e pousos são agendados, a não ser que eles iam para algum lugar off the map. E depois quantas pessoas sobrevivem a quedas de avião em solo? Sem esquartejamentos e tal? Fora com certeza as tramas reaproveitadas, a season finale passada foi sobre a queda de um avião e fizeram de forma morna. Depois fizeram o Denny Duquette 2.0. E é um saco ver acabarem com um personagem legal como a Lexie sem ter realmente acontecido nada de relevante esse
tempo todo com ela. Acho que é tradição acabarem com personagens legais que roubam a cena dos protagonistas.

Jaque Saviato disse...

Foi um fiasco total, feito exclusivamente para causar polemica. Muitos erros como o fato de ninguém perceber que o avião havia desaparecido. Sendo que decolagens e pousos são agendados, a não ser que eles iam para algum lugar off the map. E depois quantas pessoas sobrevivem a quedas de avião em solo? Sem esquartejamentos e tal? Fora com certeza as tramas reaproveitadas, a season finale passada foi sobre a queda de um avião e fizeram de forma morna. Depois fizeram o Denny Duquette 2.0. E é um saco ver acabarem com um personagem legal como a Lexie sem ter realmente acontecido nada de relevante esse
tempo todo com ela. Acho que é tradição acabarem com personagens legais que roubam a cena dos protagonistas.

Soraya Gomes disse...

Ahh esqueci algo. Sem contar que por 1s pensei que o Derek fosse ter a mão amputada pra salvar a vida. Se isso tivesse acontecido com certeza eu nem aqui estaria pra comentar pq nunca mais iria quer ouvir falar de GA.

Jaque Saviato disse...

Foi um fiasco total, feito exclusivamente para causar polemica. Muitos erros como o fato de ninguém perceber que o avião havia desaparecido. Sendo que decolagens e pousos são agendados, a não ser que eles iam para algum lugar off the map. E depois quantas pessoas sobrevivem a quedas de avião em solo? Sem esquartejamentos e tal? Fora com certeza as tramas reaproveitadas, a season finale passada foi sobre a queda de um avião e fizeram de forma morna. Depois fizeram o Denny Duquette 2.0. E é um saco ver acabarem com um personagem legal como a Lexie sem ter realmente acontecido nada de relevante esse
tempo todo com ela. Acho que é tradição acabarem com personagens legais que roubam a cena dos protagonistas.

Tata. disse...

Camis, você passou TUDO que eu senti durante o epiisodio inteiro. A morte da Lexie ficou sem proposito! Eu chorei muito por todo o tempo que a gente ficou esperando para ver ela feliz com o Mark e agora isso: a Shonda FDP vai e me faz isso. Gente, sério, esse lance de toda SF ser uma tragédia diferente já enxeu. Ela podia ter feito um episodio tão melhor sem ter que matar ninguem, PRINCIPALMENTE a Lexie, que é sim uma das personagens mais amadas da série. Ninguém entendeu essa morte gente, a indignação foi geral. Todo mundo se recusava a acreditar que ela matou a personagem, e ainda por cima nos 15 primeiros minutos do episodio. Ao invés de dar uma ultima cena da Lexie com a Meredith ela simplesmente matou a Lexie sem dó nem piedade. Essa mulher tem prazer em ver a gente se descabelando e quando tá sem ideia faz isso. Mata um personagem do nada, só pelo simples prazer de 'causar'. Ela poderia ter matado o Jackson, a April. Gente me diz, quem morreria de saudade de um dos dois? Alguns ficariam tristes mas ninguem morreria de odio da Shonda por causa disso. Agora a Lexie? Depois de enrolar a gente por dois anos, de falar que tudo ia ficar bem entre ela e o Mark, que a espera ia valer a pena, ela mata a personagem, e ainda tem o disparate de me falar que 'a jornada da Lexie tinha que terminar'. A Lexie tinha tanto potencial para arrasar nessa série, ela ainda tinha MUITO o que viver. A Shonda fez isso pq quis, e pq gosta de rir dos fãs. Não tem outra explicação. Eu sinceramente não sei se aguento Grey's por muito mais tempo. Além de matar uma grande personagem, ela acabou com outro: Mark. Gente me diz como ele vai ser o alivio comico, como ele vai ser 'feliz' do jeitão dele depois da morte do amor da vida dele? As vezes eu preferia que ela matasse ele também. Como ele disse "Lexie is waiting for me". Não importa o que a Shonda vai falar, para mim, ela matou a Lexie por quis, pq queria FU com a gente. E perceber que ela se importa tão pouco assim com os fãs, só me dá mais motivos para por a série na estante. Como você disse, Camis, ela deu um tiro no proprio pé.

Anna Paula Machado disse...

Camis Perfeita!!! #hateshonda

Jorge Moraes disse...

Você falou tudo o que eu estou sentindo. Essa season finale de Grey's Anatomy despertou um ódio dentro de mim ainda maior do que a series finale de Lost. Shongamonga simplesmente despencou do seu posto de melhores roteiristas ever pro fundo do poço. Ainda nao sei se vou largar Grey's Anatomy, mas eu NUNCA mais vou assistir nenhuma série que a essa vagabunda escreva. I'm done with Shongamonga

Jaque disse...

Foi um fiasco total, feito exclusivamente para 
chocar e causar polêmica. Muitos erros como o fato de ninguém perceber que o avião havia desaparecido. Sendo que decolagens e pousos são agendadas, a não ser que eles estavam indo para algum lugar "off the map". E depois quantas pessoas sobrevivem a quedas de avião em solo? Sem esquartejamentos e tal? Sério? Fora com certeza as tramas reaproveitadas, a season finale passada (7ª temp.) foi sobre a queda de um avião e fizeram de forma morna. Depois fizeram o Denny Duquette 2.0. E é um saco ver acabarem com um personagem legal como a Lexie sem ter realmente acontecido nada de relevante esse tempo todo com ela, e pior que tinha potencial. Acho que é tradição acabarem com personagens legais que roubam a cena dos protagonistas. Quando acabei o episódio não tinha formado uma opinião, mas depois de pensar um pouquinho, vi que estava tudo muito errado. Pior eu também era uma das que tinham abandonado no final da 7ª temporada e voltei por ter ouvido falar muito bem da 8ª temporada.

Luizamota disse...

Então. Para falar a verdade, o que mais me incomodou foi a organização do episódio em si do que o que acontece. O foco ficou todo em "vamos fazer uma tragédia DE NOVO" de um jeito que eles cagaram para todo o resto.
Um exemplo claro está bem no comecinho do episódio: estão lá, Meredita e Yang surtando, Mark cambaleante e Arizona Berrando feito uma condenada quando Meredita ouve um barulho aleatório e TODO MUNDO corre atrás dessa droga e encontra a Lexie. Detalhe: Ninguém (NINGUÉM) tem a brilhante ideia de ficar ou mesmo ir lá ver como está Arizoninha que está agonizante. Episódio mal construído e isso se deve provavelmente a auto-confiança de Shondinha.

A Natália ali disse que tragédia assim acontecem na vida real. Sim, acontecem. Mas se houvesse alguma preocupação em deixar a coisa toda mais real e menos apelativa, o povo no hospital teria ficado sabendo muito antes que algo errado estava acontecendo. E convenhamos que se tivesse sido assim a coisa toda teria sido um pouco melhor.

Uma coisa que não entendo (sério, não dá) é como tantas pessoas estão realmente surpresas de Shonda ter realmente matado Lexie. Lexie estava aleatória DEMAIS nesta temporada, então pensei que ela estava pra sair da série a algum tempo (desde a 7ª temporada, aliás, já que seus plots estavam meio fracos). O modo como ela saiu foi injusto? Talvez. Mas prefiro desta forma do que a palhaçada que foi a saída da Izzie.

Pedro disse...

No final do episódio eu gritei, chorei, xinguei Shonda Rhymes de todos os nomes possíveis...enfim...uma tristeza só.
Aí eu parei pra pensar...ela quis chocar. Se for fazer um paralelo (bem porco), foi a mesma coisa que Game of Thrones fez na temporada passada com a morte do Ned. Eu também gritei, chorei e xinguei o George R. R. Martin de todos os nomes possíveis...e isso me fez considerar GOT como a melhor série na atualidade pra mim. Então...resolvi dar uma chance pra Shonda. É claro q ela não é gênio como o Martin, mas vamos esperar pra ver...vai que ela surpreende! kkkkkk

Jordânia disse...

Concordo de mais com você Natália!

Analice disse...

Vida real? 

Em que tipo de vida real uma pessoa passa por um tiroteio e dois anos depois sofre um acidente de avião? Em que vida real só uma pessoa morre em um grave acidente de avião? Em que vida real um hospital gabaritado como o Seattle Grace possui um ÚNICO neurocirurgião? Uma única cirurgiã de cardio? Uma única cirurgiã da pediatria?Greys NÃO é vida real. É ficção! E sendo ficção os fãs possuem todo o direito de cobrar bons episódios e de se sentirem lesados pela morte de um personagem querido.

Jordânia disse...

Não desisto de meu amor por Grey's nem por um milhão de boas temporadas... amo/adoro/sou Grey's até o fim e que esse fim não chegue logo... amo até quando é ruim... por isso compreendo, respeito e esperarei pela 9ª com a mesma ansiedade que esperei as outras e ainda muito preocupada com os meus queridos lá perdidos, com fome e frio. Sei que se Slon ficar algo bom acontecerá pra ele e que Lexie morrer eterniza aquele amor... não foi uma SF boa, mas sei que o drama está garantido pra próxima, e drama (me perdoem os que não curtem) é o que me encanta em Grey's.

Pris disse...

Natália falou TUDO... penso igual vc e acho realmente q essa season finale encerrou uma temporada INCRIVEL de greys... sinto tmb pela morte da Lexie mas entendo a necessidade disto acontecer... amei cada minuto dessa temporada.. chorei mares junto com a Mer e mal posso esperar pela nona temporada... não achei nada exagerado esse ultimo episodio e sim tudo na medida exata.

EMYLLE MELO disse...

obrigada pelo desabafo Camis, escreveu tudo que eu senti e ainda sinto com esse episódio final. Uma mulher que se acha melhor e maior que a série. Sério, essa mulher é uma sociopata, não tem lógica o tanto que já chorei com essa série, cada morte que já teve, cada trauma que aconteceu. Mais essa é a primeira vez que sinto que foi um acontecimento completamente injusto e sem um porque, ao não ser pelo fato dela querer causar e aparecer. Sinto muito Shonda, aliás não sinto, mais o que você fez não deu certo e acabou com a série pra mim. Por que está claro pra mim que você só quer aparecer com ela.

Natália disse...

Caraio, chorei igual criança, aquela mulher é louca e sinceramente perdi totalmente o tesão pela serie. Bem Como vc disse, ela faz o q quer sem se importar com o q a audiencia vai pensar, muito menos se vai gostar!

Carol Santana disse...

Nossa, quanta mágoa de miguxos!! Considerando que o episódio passado tinha cara de series finale, com quase todo mundo, incluindo os protagonistas, indo embora ser felizes para sempre wherever, e que a série terá pelo menos mais uma temporada (sempre se pode cancelar), que plot se poderia inventar pra mudar esse quadro??? Por favor, né? Alguma coisa grande teria que acontecer. E se a Chyler quis sair mesmo, melhor matar a personagem que fazer ir embora e o povo viver lamentando e pedindo a volta - tipo a CHATA TRAIDORA Izzie Stevens (desculpem, eu entendo os que gostam dela, também queria que Burke voltasse). Não, não achei a finale boa. Teve problemas de ritmo e de edição, além de umas incoerências. Mas continuo confiando na força de Grey's, como confiei depois da ridícula quarta temporada, das irregulares quinta e sexta (com a morte do querido George) e da enfadonha sétima (em que minha favorita Cristina sofreu que nem cachorro). Essa oitava temporada foi muito boa, e não é um episódio que vai invalidar isso. Preciso ver o que vai ser feito com mais esse drama no SGMDeath e com a morte de uma personagem importante. Estarei firme e forte na season premiere da nona.

Raquel Alves disse...

Numa vida real, nenhum desses médicos continuaria exercendo a medicina depois daquela bomba que explodiu na segunda temporada ou depois do tiroteio... e todos aqueles grandes acidentes, que médico ficaria estável psicologicamente depois de tanta tragédia.
Odiei o episódio, mas só abandono a série se não gostar de mais nenhum.

Daniel Bernardes disse...

Parabéns, você conseguiu sintetizar o pensamento de 90% dos fãs da série. Não mudo uma vírgula sequer em tudo o que você disse. Depois de assistir o episódio novamente, vi que a morte da Lexie, apesar de ser o maior erro da Shonda durante todo esse tempo de Grey's Anatomy, não foi o único. Nos deparamos com uma situação impossível de acontecer. Se um avião se parte ainda no ar, todo mundo morre. Não sou profissional, mas quem já pegou um voo sabe como é. A pressão que você fica submetido dentro de um avião é muito forte. Pelo que foi narrado no episódio, a parte de trás do avião se soltou... não existe no mundo nada que te salve de uma força assim, não há cinto de segurança que te segure, se era pra ter morte, era pra ter morrido TODOS. Ninguém sofre um acidente de avião e sai procurando o tênis. Ninguém, sofre um acidente de avião e levanta pra procurar outra pessoa, é impossível isso.

Shonda errou quando decidiu pausar o enredo de toda temporada, que era o amadurecimento de todos os médicos. Os residentes, os atendentes, o chefe. Porque não sustentar o drama das ofertas de emprego nesse final? Porque não deixar uma catástrofe dessa proporção para um momento ruim da série? A oitava temporada tinha tudo pra se consagrar como uma das melhores temporadas da série, se não a melhor. Deu ABSOLUTAMENTE tudo errado. A única coisa que me lembrou Grey's Anatomy nesse final, foi a cena entre Teddy e Owen, mas que se apagou devido a toda carga de drama (aquele ruim de se assistir) e tensão a que nós fomos submetidos.

Eu não tenho certeza de nada mais, não sei que rumo a série vai tomar, não sei se a Shonda vai conseguir atrair o imenso público que ela perdeu (porque ela perdeu sim, muitos vão deixar de acompanhar a série) e como vai tratar a recuperação das vítimas do acidente.

Lexie era uma das personagens mais bem escritas pela Shonda, de todos, acredito que ela fosse a mais humana, aquela que provavelmente se parece com alguém que nós conhecemos, que é do bem.

É como você disse, Shonda se coloca acima da série, seu ego é tão grande que se ela não esta sob os holofotes, ela dá um jeito pra que isso aconteça. Não tem jeito, não tem como ela se recuperar desse emaranhado de erros que ela cometeu. Chego a cogitar que a salvação da série seria colocar isso tudo como um sonho de algum dos personagens, algo que beira o ridículo e o absurdo, mas não tanto quanto aquilo que nós vimos na Season Finale.

Nada salvou nesse episódio, foi perda total. Perdemos uma excelente narrativa, um excelente cliffhanger pra nona temporada e perdemos uma das melhores personagens da série.

Espero que Shonda se dedique muito mais à Scandal a partir de agora, porque Grey's Anatomy esta com os dias contados, pelo menos no meu modo de ver.

Welson Oliveira disse...

CONCORDO em absolutamente tudo, o que é uma tristeza, já que Grey's é minha série favorita.

Episódio mal escrito, mal conduzido, mal intencionado. Não conseguiram manter o ritmo, ou ritmo algum sequer. O clima de perdeu no caminho, foi ficando chato, foi ficando tudo a desejar.  Só penso que acabei de ver um episódio de Glee que conseguiu manter  seu "clima" muito mais. Grey's deveria dar aula nisso.

Achei engraçado Cristina brincando com as tragédias, e não dá para não concordar com isso. Para que tudo isso? Jogar uma tragédia no meio de uma temporada boa, e calma, para não funcionar? Fazer da temporada seguinte uma pós-trauma novamente? Porque sinceramente a sétima não me agradou quase em nada.

Atuações pontuais, e que salvaram o episódio. O resto foi cretino, decepção, nos traz sentimentos de vazio, de que vimos dez minutos na tela, que tudo foi preguiçoso. Eu creio que vou seguir com Grey's, mas não largar no meio da próxima já vai ser um grande desafio, to vendo tudo já...

Priscilla disse...

Camis, camis , camis... nunca esperei tanto por uma review e como sempre vc não decepcionou... diferentemente da Shongamonga. Eu sabia que iriamos compartilhar o mesmo sentimento de indignação, pois é assim que estou me sentido indignada, revoltada, enfim, estarrecida com tamanho absurdo que nos foi apresentado. Aqueles que acompanham a série a tantos anos e o mais importante que não desistiram de acompanhar mesmo depois de uma 7ª temporada aquem das espectativas não mereciam isso. E pq não desistimos? por respeito e consideração as primeiras temporadas, o que não nos foi dado por Shongamonga neste episódio. A construção do "castelinho de areia lindo" que foi essa 8ª temporada foi destruido em segundos por essa "onda maldita" que foi a morte de Lexie. 

Gilberto Dutra disse...

Só vejo uma solução.....

Igualmente à Dallas, todo o episódio seria apenas um sonho....

De quem????  Zola!!!!

Alynne Carvalho disse...

Obrigada Camis,
vc conseguiu traduzir em palavras tudo que eu senti e pensei durante e depois de assistir o episódio.
Eu estou indignada, triste e extremamente magoada com tudo
que aconteceu, simplesmente não existe explicação pra nada do que 
aconteceu.
Ela assassinou minha série favorita, e isso é imperdoável.
Volto sim a ver na temporada que vem, pq diferente do que ela pensa,
ela não é maior que a série, mas torço e muito pela finalização da série
o mais rápido possível.

Vitor disse...

 Nossa Camis, você conseguiu traduzir o sentimento de todos nós. Sinto que Shonda simplismente cuspiu na nossa cara.

Juliana Monteiro disse...

concordo com a 
Natália .. essas coisas acontecem, tudo bem que na série é tudo muito exagerado e intenso, sei que mt gente nao gostou do episodio, tbm não gostei da morte da Lexie e não posso lembrar da cenas que sinto vontade de chorar, mas é isso né .. amo demais os personagens e atores que continuaram na série e por eles assisto até o final, mesmo que seja um porcaria o que não acho q seja o caso. Nesse episodio por exemplo, tiveram mtas coisas q me irritaram, mas já assisti 3 vezes e tenho vontade de ver de novo, só posso dizer que gostei !!
 Lexie vai fazer mt falta aprendi a amá-la mas tenho q confessar q sofreria muito mais se um dos personagens iniciais morresse( com exceção do chief.). Pra mim grey's continua, uma metafora para nós fãs  ?!! somos iguais aos médicos daquele hospital, passamos por tantas situações boas e as vezes situações horríveis (como fãs sofremos e choramos com eles) mas mesmo  não abandonamos o nosso limbo ..

Camila Antonioli disse...

É muita tragédia num lugar só. E os roteiristas provam saber disso na fala da Yang. Então porque faz?  
Nem todo season finale precisa "explodir cabeças" mas não precisa fazer algo tão fraco assim.
Porque o episódio em si foi fraco e óbvio. Eu sabia que morria ou a Lexie ou a Arizona quando vi a promo. Isso era óbvio pra mim. 
E talvez por isso a morte da Lexie nao me chocou tanto.  
E tenho quase certeza que ou Sloan ou Arizona morrem na premiere. Infelizmente.

Eu adorava a Lexie. Vou sentir falta da personagem. Achei a morte desnecessária demais. Não importa o motivo.

April, Avery , namorado de Bailey são personagens muito piores e com bem menos carisma e por isso mesmo ninguém iria se importar com a morte deles. Shonda sabe disso. Ela queria chocar.

E claro que precisava quebrar os braços dos personagens para eles terem motivo pra ficar em Seattle.  
 
Vou continuar acompanhando Grey's . É uma das minhas séries favoritas e por mais fraco que o final de temporada tenha sido, vou querer ver o que vai acontecer. Contudo super entendo quem parar por aqui.

PS: Queria ler/ver alguma entrevista da Chyler Leigh falando de alguma forma do final. Mas acho dificil, ela é muito discreta. Quase nao tem nem entrevista dela por aí. 

Vanessa disse...

Camis, cada palavra sua me fez ter mais certeza do meu sentimento em relação a esta finale... neste momento, desisti de Greys... com dor no coração digo q ontem minha jornada com o Seattle Grace acabou... 
E pensar naquela cena liiiiiinda da Lexie falando pro Sloan o qto o amava... 
Ou a cena fofa da Mer indo abrir a porta achando que era Piiizza... rsrs

Da vontade de chorar qdo lembro da cena de despedida do Sloan com a Lex... 

Obrigada Camis por ter feito parte desta jornada, a cada epi uma review nova e crocante... 

Cristiana Salviato Fontana disse...

Obrigada Camis, por dar voz a nossa indignação.
Eu sei que muitos ameaçam parar de assistir e continuam. Eu não. Nunca mais vi um episódio de Ally McBeal depois da saída do RDJr e olha que eu era uma pirralha.
Odiei a morte de Lexie. Odiei a queda do avião (que aliás se despedaçou e somente uma pessoa morreu? Hello!). Pra que isso?
DESNECESSÁRIO descreve!
Infelizmente foi tudo de muito mal gosto. E ainda não ter tido um desfecho é muita falta de respeito com quem acompanha a série.
Se a Chyler Leigh pediu para sair (???), ao menos que tivesse sido de forma digna. Não foi. Ela merecia muito mais.
Quanto a Avery, Kepner e o namorado da Bailey (trocar aquele enfermeiro MARA... afffffff), concordo em gênero, número e grau.
E Teddy já foi tarde!

Cristiana Salviato Fontana disse...

E o pior é isso mesmo

Cris disse...

Gente achei que era só eu, juro fiz igual a você qndo lexie morreu parei de assistir tava descontrolada um mister de o que é isso? com não acredito! Sem contar q qndo vi Erick já pensei vai ficar com problemas motores(10 primeiros mim) também? Tem algo de errado esse tema já foi abordado ainda pela melhor amiga de Grey. Serio estou com medo de voltar a assistir.

Bjcoppol disse...

obrigada!!! Vc explicitou, desabafou tudo o q estava nesse ser... To uma derrota q só e por todos os motivos q vc disse, nao apenas por causa da morte, mas pela falta de tudo q é sensível, sincero e coerente. 
Obrigada! Os PSs foram os melhores!!

Bjcoppol disse...

ahhhhhh e outra, super quero q o Mark morra!!!! Pelo menos pra alguma coisa se encaixar em algum lugar, pode parecer clichê, mas depois de uma declaração daquela, depois de um momento daquele, como que se vive?! Sim quero q ele morra, mas duvigo se a bitch da Shonda vai tirar um bunitão da série!! Ela pode derrubar o avião e o escambau, quero ver uma atitude dessa!!

E a parte de td ser um sonho / pesadelo, foi a primeira coisa que pensei qdo acabou o eps... "e si"

Wellington Laurindo disse...

Review fantástica Camis. Concordo muito com você, mas o problema pra mim foi mesmo a morte de Lexie. O episódio em si foi um GRANDE EXAGERO E DESNECESSÁRIO, ainda mais pelo ritmo e a qualidade que vimos durante toda a temporada. Mas ainda assim achei meio que válido, já que Shongamonga queria chocar todo mundo e isso a gente sabe que ela gosta. Mas matar Lexie foi a coisa mais estúpida que eu vi essa mulher fazer, depois do episódio musical é claro. Não tem o menos sentido, principalmente pela história que ela vinha desenvolvendo em relação ao casal Mark e Lexie. A atriz quer sair, arruma outra maneira, matar uma personagem que maioria ama, eu particularmente amava demais, é muita burrice. Tbm fico com muito ódio quando penso em toda a trajetória espetacular dessa temporada e o modo como ela foi finalizada. I Hate You Shonda Rimes so much!

Janaina disse...

Eu nem sei por onde começar esse comentário, eu li todos os 35 comentários anteriores ao meu e muito do que todos disseram eu concordo em número, gênero e grau, e devo acrescentar mais uma coisa, sim eu pararei de assistir Grey's Anatomy a partir da nona temporada e acredito mais que a morte de Lexie é o começo da contagem regressiva de Grey's para o fim.

Eu sempre fui muito chorona com Grey's Anatomy mas eu nunca havia chorado por causa de um personagem específico... bom... até agora. E isso me pegou completamente de surpresa porque eu não chorei apenas durante a morte de Lexie, mas toda vez que ela era mencionada e mais toda vez que eu lembrava da cena depois de assistir o episódio... eu me pergunto: é isso o que Shonda queria? Que a oitava temporada foi totalmente eclipsada por esse acontecimento? Eu tive que assistir o epi 2 vezes, a primeira passando as partes do hospital e a segunda passando as partes do acidente, só assim que consegui entender o episódio. Por isso, no fim, eu concordo com o Welcio Oliveira no comentário ali de baixo: foi um episódio mal intencionado.

30% da minha indignação por esse episódio vem dessa absurda ERização de Grey's Anatomy (como a Cristina bem apontou). 70% vem do fato de ter sido justamente o personagem que nós aprendemos a amar junto com a Meredith. Desde a 5 temp nós testemunhamos a aproximação das duas e o crescimento do amor de uma com a outra. A relação da Mer com a irmã (não só com o Derek e a Cristina) tmb foi responsável pela humanização da protagonista. Porra, a Meredith DOOU O FÍGADO pro Thatcher!!! Não por causa dele mas por causa da Lexie!!! 

E parte do amor de irmã que Meredith cultivou pela Lexie eu tmb cultivei pela personagem. Ela podia estar um pouco avulsa mas pelo menos ela estava lá e então estava tudo bem, porque eu torcia pra ela dar certo. Estranho que eu estou falando como se ela fosse uma pessoa real, mas pra mim ela era a personagem mais real dali. Enfim, vou parar por aqui que tá ficando muito longo...

OBS: a morte da Lexie estava prevista desde a reprovação da Kepner, na nona temporada ela vai ficar com a vaga de residente do 5º ano que era pra ser da L. Grey. Mas eu fico me perguntando porque não fazer com a Lexie tivesse um tipo de problema (por causa da queda) e fosse se tratar em outro Estado e o Mark se oferecesse pre ir com ela, assim, eles teriam o potencial final feliz deles, e eles poderiam voltar pro fechamento da série.

Janaina disse...

Se eu quisesse assistir coisa do mundo real, eu assistiria o Policia 24h.

Darlan Generoso disse...

Olha Camis, eu sou u m grande fã de Grey's. Amo essa série, sem duvida é uma das minhas preferidas hoje no ar e até mesmo de todos os tempos. Mas tive a mesma reação que você assistindo esse episódio. Fiquei descontrolado, xinguei mt, parei o episódio varias vezes pq não conseguia me concentrar em mais nada. A temporada estava tão boa, até agora não me conformo pela Shonda ter feito algo como isso. Compreendo que a atriz precisava se despedir definitivamente e que mata-la seria a melhor opção para ambas as partes (atriz e produção), mas achei a execução porca, parece que não tiveram cuidado em inserir isso no episodio, td ficou mt confuso o que definitivamente prejudicou o restante da trama que eles queriam apresentar. Não abandonarei Grey's, pq honestamente eu não conseguiria fazer isso agora pq gosto mt da serie, mas sem duvidas estou decepcionado e com as expectativas no chçao dps desta finale.

Karen Araki disse...

Adorei toda a sua review e concordo plenamente com o que você falou, uma coisa que sempre me irrita é que sempre salvam a kepner e matam outros personagens, a personagem da kepner é uma chata e desnecessária com seus draminhas incoerentes, e provavelmente ela matou a lexie para que a kepner continuasse no hospital um erro gravíssimo vendo que o casal que todos os fãs queriam ver juntos era Slexie, A lexie não somente humanizou a mer como vários outros personagens. Para mim a shonda  se preocupou tanto para que a nova série scandal desse certo que esqueceu que todo o sucesso que ela tem hoje se deve ao greys anatomy e a cada entrevista que eu vejo ela dar é mais uma desculpa esfarrapada. É com muito pesar que digo que  esse season finale foi o pior de todos, os fãs mereciam um season finale mais digno para uma série de drama da qualidade que é Grey's Anatomy, a Shonda deve ver que ela perdeu muitos fãs após essa season finale desastrosa, creio que muitos só irão assistir a season premier para ver o que acontece com os médicos e depois acho que vai ter uma queda brusca na audiência se ela não fizer um roteiro bom e que não mate mais personagens pois ai sim ela decretaria o fim do Greys . A season finale que eu imagina mesmo lendo spoilers era que apesar da queda do avião que a kepner morre-se mesmo não estando no avião, que o sloan salvasse a lexie que ele se declararia a lexie e que os dois se reconciliariam. Sinceramente a única coisa que salva nessa season finale são as atuações extraordinárias da Sandra Oh, Ellen Pompeo, Jessica Capshaw, Chyler Leigh, Eric Dane e Patrick Dempsey e já está na hora do emmy  dar uma estatueta  para Sandra Oh pela atuação em greys.

Juh disse...

Nossa,ainda to "tonta" com tudo que houve, depois que a Lexie morreu, eu simplesmente não conseguia nem ler a legenda direito, as imagens que tenha em minha além da Lexie, é da Mer, chorando desesperadamente porque a irmã morreu e ela não pode nem dizer adeus, nem o quanto a amava!
Chorei,chorei muito acho que ainda foi sofrer um pouco mais, nem posso ao menos dizer que o season finale foi boa ou ruim, porque ainda ta difícil de acreditar em tudo que aconteceu,porém não discordo de você Camis, porque o meu coração também está revoltado, investi tempo e sentimento em uma série que simplesmente matou uma das minhas personagens preferidas, como se já não bastasse ter perdido a Izzie e o O'Molley!

P.S: falando como alguém que já passou por uma experiência traumatizante, pensar no tênis que você perdeu ou se o seu cachorro tá bem em casa, é bem melhor do que lembrar o momento horrível do qual você está passando!

Nathy disse...

Sabe o que me irrita profundamente nessa mulher? É que ela, ao contrário de outros showrunners, tem twitter, fica o dia inteiro divulgando a série bagaçera dela e tá pouco se FUDENDO para os fãs de Grey's. Eu me importava com Lexie e Mark? Claro. Mas eu me importava muito mais com Izzie e Alex e continuei vendo a série mesmo depois daquele final (CAGADO) dos dois, porque querendo ou não, eles viveram uma história de amor e tudo mais. Li gente falando que Grey's é VIDA REAL. Claro, porque num hospital de verdade acontece todos esses tipos de coisa. SÓ QUE NUNCA. Shonda chegou num ponto que ela precisa inventar uns dramas ridículos pra continuar na série. HONESTAMENTE, depois que Lexie morre, QUEM SE IMPORTA SE A APRIL NÃO TEM NADA NA VIDA? SE ELA DEU E PERDEU JESUS? QUEM SE IMPORTA COM A TEDDY? ficou tão ruim que eu deixei de me importar com BAILEY!!! dá pra ter noção do que é estragar  a bailey? pois é, shonda consegue e faz direitinho. Agora uma coisa é bem clara pra mim: depois desse finale, Grey's flopa. A fanbase de Mark e Lexie é IMENSA, imensa mesmo. E como eu tenho quase ctz que ela vai matar o Mark (prefiro ele morto que sendo teddy 2), infelizmente (ou felizmente, pq greys já podia ter acabado a um tempão) a audiência vai cair muito porque nmg quer lidar DE NOVO com essa porra de períodos de luto e etc. Shonda poderia matar a Lexie se fosse acrescentar algo para a história, mas morte gratuita assim não. Não aceito e estou pensando seriamente se devo continuar ou não. O que mais me dói é ver essa mulher, que não se importa com nmg além dela mesma com três séries e mark schwahn e marc cherry, que entregaram séries impecáveis pelo mesmo tempo, sem nenhuma. triste demais. e pode me chamar que eu vou matar shonda junto com vc! \o/

Duarte disse...

Shongamonga . adorei 

Raphael disse...

Tirando a parte do hospital que foi ofuscada pela tensão da floresta eu achei o episódio fantástico, a morte da Lexie sem muitos enfeites, (musica de fundo, camera lenta e bla bla bla) deu um tom de realidade a aquela situação absurda, mas possível de acontecer SIM. Desastres, né?!
Fiquei super triste com o fato, mas eu acho que essas reviravoltas que muita gente reclama, é o que faz Grey's se manter, qnto mais as coisas saem dos eixos mais a Shonda é obrigada a criar novas situações. E esses desafios de "o que vem agora?", que gera tanto interesse.
E pra quem vai continuar Grey's, espero que muitos, se acostumem com o fato de que nessa série tudo vira um problema, um drama, um trauma, pq essa é a verdadeira essência do seriado. Eu sempre quando imagino o Series Finale de Grey's vejo que não vai ter o "felizes pra sempre" tradicional na maioria das séries. Mas isso é parte da atmosfera unica da série, vem desde a 1ª temporada, nos desfechos tragicos de pacientes. É algo que bem ou mal, prendeu a gente por oito temporadas e pode ter certeza, que ainda terão mais 2 pela frente. Então sentem e esperem, pq o plano funerário de tia Shonda é carissimo e ela gosta de usá-lo em toda plenitude.

Brenuhaster disse...

Tudo bem que vc amou o episodio, te respeito por isso, mas agora falar que isso é VIDA REAL? desculpa a sua vida é bem diferente da minha, nunca em 3 anos tanta desgraça acontece na vida de uma pessoa, e  continua vivendo normal!! Muito VIDA REAL tb um avião cair em uma mata fechada, partir no meio, é ter só uma morte!! Essa VIDA REAL sua ta desregulada, passa lá em Storybook que a VIDA REAL lá, é mais REAL que a sua!!!

Pedro azeivedo disse...

Amava  Little Grey mas acho que Camis ainda está em choque. No início odiei, mas depois de rever o episódio foi FODA, em todos os sentidos. 

A 9ª temporada já tem rumores que Katherine Heigl volte, e a atriz que fazia Lexie pediu pra sair, o que fazer? Matar ou ela fugir. 

Não acho que a audiência vai sumir desse jeito, mas que vai cair, vai.

Lele disse...

Nossa concordo plenamente com vc, tanto que quando eu vi o episodio e decidi no msm momento para de ver greys anatomy foi agota dàgua pra tanta decepessao que eu ando tendo com a serie. Uma coisa que todos os fans andam querendo e que Shonda ja disse que nao vai fazer é a volta da Izzie, que a atriz que fazia já ate declarou que queria voltar a fazer, a volta dela seria perfeita, alem do que eles nunca mais conseguiram arranjar outra alma gemeapara o Alex...e o Mark e a Lexie tava todo mundo esperando pela volta deles e agora ferrou tudo!TO MUUUUIIIITTTTOOOO INDIGNADA, ela nao ta nem ai pros fans!!!!!!!!!!!!!!!

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Você conseguiu expressar tudo que eu senti depois de ver o episódio todo, parabéns Camis."P.S* Troco a vida de Lexie pelos
defuntos de Avery, Kepner e o namorado avulso da Bailey. Falta de verba pra salário
estaria resolvida ou não com essa minha dica?"Sério quem não troca??? Little Grey representava a continuidade da série no caso de uma possível saída da protagonista original, representava uma nova equipe de residentes que o Seattle Grace Mercy Death poderia receber, representava todo o frescor e juventude que os originais foram perdendo com as temporadas. Tudo isso se perdeu com sua morte, não sei qual a intenção da Shonda com essa temporada, já que nada que era pra ser resolvido foi de fato, o futuro profissional de Cristina e Meredith continua em aberto, assim como o de Karev.Tenho a impressão de que Shonda tá apostando num drama estilo Jogos Vorazes com todo mundo morrendo e por fim restar apenas Cristina e Meredith pra contar a história.PS: Ainda vou mais longe na analise do descaso com a queda do avião, os cirugiões estavam viajando para realizar uma cirugia de separação de gêmeos siameses importantissima, como essa equipe não chega, a cirugia não é realizada e tudo que fazem é ligar para o chefe de cirugia para avisar??? cadê a imprensa que cobriu o resgate da menina sem nome do episodio anterior???

Jennifer disse...

Já perdemos George, Izzy, e agora, Lexie. Não vejo motivo pra tanto ódio não, sinceramente. Acredito que o amor pela personagem cegou muita gente do episódio, eu amava Lexie tanto quanto todo mundo, estou de boca aberta com a morte dela e chorei MUITO durante aquela cena... Mas Grey's Anatomy sempre reciclou personagens, senti essa mesma tristeza e raiva quando George morreu, tenho certeza que muita gente sentiu também, mas vir falar que é a série se afundou? Por favor, gente. Tenho medo realmente dela reciclar alguns plots depois disso, mas dizer que a série ficou um lixo, que todos vão desistir de ver a 9ª temporada é exagero... A atriz Chyler já não fazia parte da maioria dos episódios a temporada inteira, parem pra perceber, talvez realmente tenha sido melhor assim. Acredito que novos personagens vão chegar e ganhar nosso coração, e nós vamos odiá-los no começo, afinal, quem amava de paixão a Lexie nos primeiros episódios em que ela chegou, né? Poderia ter sido Avery, Kepner? Sim, e COMO eu queria que fosse eles... Mas não foi.
Grey's sempre tira personagens e coloca novos, se você acha isso absurdo então deveria ter parado de ver quando Burke saiu, ou George morreu, porque até hoje prefiro George do que Lexie, e nem por isso saí com 10 pedras na mão pra atirar na cara da Shonda. Ela é louca de acreditar que alguém vai assistir um spinoff de Teddy? É. Essa é outra que não faria diferença se tivesse morrido, mas fazer o que. Isso pode abrir um caminho bom para Sloan desenvolver uma história diferente (mesmo que eu não imagine Sloan sem Lexie), vai saber.
Mortes acontecem, e nós superamos.

Jennifer disse...

E só pra completar, eu não gostei do final do episódio, deveria ter terminado pra que pudesse haver um belo salto temporal na próxima temporada em que a gente não precisaria lidar com a parte "pós-trauma" dos personagens.

Amanda (: disse...

Confesso que num acidente de avião, apenas uma pessoa morrer? Difícil ein!
O avião se partiu no meio! 
E todos sabem que em acidentes como esse do ep Flight, ninguém sobreviveria..
É isso que eu acho que Shonda pecou. No tiroteio foi uma coisa mais realista.. clara sem muitos artifícios.. e aquele drama limpo.
Agora na queda do avião ficou um negócio meio "fantástico" pelo fato de Cristina ter deslocado o ombro, Meredith ter simplesmente arrancado aquela estaca da coxa e sair andando depois, Derek ter preso a mão na fuselagem, Mark então nem se fala, Ari ter quebrado a perna e estar com embolia pulmonar.. Gente até o piloto sobreviveu! O PILOTO CARA! 
Forçou muito mesmo a barra.. Fora o fato de que ninguém durante o episódio inteiro deu falta ou achou estranho ninguém deles ter ligado para dar notícias, ou MerDer ter ligado pra April para perguntar se Zola estava bem.. NADA! 
E estamos falando em EUA. O tráfego aéreo lá é tão controlado, mais tão controlado que por mais pequeno seja o avião, eles rastreiam na hora. 
Não sei não.. foi isso aí que eu achei meio "fantástico" . Mas como Shonda deixou em aberto a situação dos sobreviventes para a próxima temporada, talvez os sintomas e a situação de todos possam piorar devido ao tempo, clima, falta de alimento, água, calor.. 
Eu acho que ela já quis deixar em aberto esse leque de oportunidades para ter mais portas para criar um drama forte, fazendo com que a 9° temporada comece arrebentando..
Estou ansiosa pra saber o que é que vai acontecer daqui pra frente com eles. 
Mer está com um sangramento na cabeça, fora o sangramento na perna. Cristina sei lá, acho que vai ficar bem depois que achou o tênis dela kkk , Derek perdeu muito sangue e tem risco de perder sua mão (Oh lord! =/ ), Ari está com uma fratura exposta fora o seu sangramento interno que pelo que eu li em outros comentários pode ser uma embolia pulmonar, Mark também tá lascado e o piloto... Ahhh o piloto que tinha que ter ido pro saco e não a Lexie u-u kkk 
Pois é galera, ficou uma coisa "fantástica", fora do normal mas acho que o ponto hiper positivo que teve nesse ep foi a atuação dos atores. Patrick, Ellen, Sandra, Jessica, Chyler foram incríveis. Só Eric que meio forçado mas de resto os outros arrebentaram. Muitos reclamavam da atuação de Patrick. Acho que nesse ep deixou claro que ele é um ótimo ator.. 
Galera o que vocês acham que vai acontecer no 1° ep da 9° temporada ein? Queria saber o que cada um tá pensando porque eu tenho um montão de idéias aqui.

Jasmine Olga disse...

A maior parte das pessoas aqui se mostram irritada por termos tido outra tragédia e Shonda ter matado Lexie. Na minha opinião , ela ter matado a Lexie foi uma maneira de resolver a história dela e do Mark de uma maneira que não houvesse mais brechas para um final diferente ( como aconteceu com a Izzie, ela simplesmente não terminou a história dela com Karev).Então, sim , eu chorei com o fim da Lexie e da história de amor entre ela e o Mark.
Quanto ao fato de termos OUTRA tragédia, não ligo muito. GA sempre foi uma grande novela mexicana, onde as piores tragédias sempre vão acontecer por lá, MAS  a coisa toda foi muito surreal. Não consegui entender se o outro hospital estava tentando entrar em contato durante todo  o dia para avisar sobre a ' não'- chegada dos médicos ou só naquele  momento final, o porque de o controle de tráfego aéreo não ter percebido o sumiço de um avião . Isso não dá para ignorar , foi muito mal pensado. Como assim ninguém vai  notar um avião que sumiu??
Não vou abandonar GA, o episódio cumpriu o que prometeu . Gostei do episódio sim , resolve todos os problemas que tínhamos para resolver ( embora não feche a temporada os problemas como a incerteza dos atores que ficarão também é resolvido)

Marcelo Motta disse...

Eu tbm não gostei pessoal desse final de Greys, mas a titia shondamonga conseguiu o que queria... causar confusão... 

JuVasconcelos disse...

esse é literalmente MEU SONHO

Nilo disse...

Quanto drama por uma série, meu Deus.

Ursulajahn disse...

visitem sweetmoorphine.blogspot.com.br

Celina disse...

Oi? "Grey's Anatomy É A VIDA REAL", você deve fazer parte do hospício onde Shonda se encontra, só pode. 
Brincadeiras a parte, só para sua informação eu vejo Once Upon a Time e acho que tudo que a série apresenta é mais crível do que os delírios psicóticos de Shonda. 
Se eu continuo a ver é porque amo muito o elenco e realmente, acho que Dona Shonda faz um ótimo trabalho, quando esta está lucida, porque te digo uma coisa, moro no Rio de Janeiro e nunca fui se quer assaltada, e nunca conheci ninguém tantas pessoas que sofreram o que esse elenco sofreu. 

Se GA fosse vida real ta morrendo muita gente e acontecendo desastre demais, você não acha? A não ser que fossem médio do Zimbabwe, lá na Africa, ai não diria nada. Além disso se você considerar a quantidade de desastre que acontece em 8 anos com um grupo de pessoas e fizer a proporção com um número maior, porra, o serviço funerário iria lucrar demais!

Não vou nem discutir com você mais, porque né, quem fala que GE é vida real em plena sanidade não está.

Anna Sousa disse...

 HAHAHAHAH Na sua vida real não tem controle de tráfego aéreo e moçada escapa mais fácil de queda de avião que de acidente de carro? Problema não é a Lexie morrer, é nada ter servido pra nada.

TVzeira disse...

Meodeusdocéu! Quanto drama!!! Que EXAGERO!!! O episódio foi cheio de furos sim, mas não suporto piti de blogueiro sobre série... na boa, MENOS, beeeeem MENOS!

Luiz Felipe Matos disse...

Tem certeza que não foi pela morte de sua personagem favorita? xD

Mary disse...

Piada de mau gosto essa season finale...   a demente da Shonda, nem um pouco original, copiando LOST...  a morte da Lexie,  uma das personagens de humor mais inteligentes da série (só perde pra Cristina)... a provável morte do Mark (aparentemente está com hemorragia interna e vai passar a noite no relento) em fim... é tragédia demais em Grey's Anatomy... já chega!!!
Concordo com a Bebel, a únca solução pra todo esse exagero é ter sido um sonho de alguém... podia ser até da Cristina.
Lembram do surto da
Cristina com seu sapato sumido e quando ela fala que está cansada de ver os amigos
morrerem e que essa quantidade absurda de tragédias, não é normal?. Pois bem, podia vir daí a deixa pra transformar todo esse exagero dramático que foi a season finale numa possibilidade de dar a série uma nova chance. Tudo bem que todo esse disparate que foi o episódio final não teria um fim original se fosse apenas um sonho, mas seria menos pior do que uma onda de mortes, acidente sem pé nem cabeça e as futuras tragédias descabidas que a doida da Shonda vai ainda inventar.

Mary disse...

Adorei o post Camis, rir muito com suas observações sobre a "Bailey e seu macho", o fetiche da Shongamonga em derrubar um avião... LOL... em fim parabens pelo post e pelo texto muito bem escrito.

Luiza Cavalcanti disse...

Concordo com tuuudo que você falou! Como uma temporada incrível ter um desfecho desse? Não consigo nem formular meus pensamentos com esse ódio todo que eu to sentindo. O problema não é "só" o acidente, e sim a repercussão que esse vai ter nos futuros epsódios, como se não bastasse o pos drama depois do tiroteio Shonda ainda coloca mais um trauma pra os sobreviventes. A audiência não era um problema, então porque não continuar mostrando a vida normal deles? Sloan talvez voltando pra Lexie, ou até tendo um filho com Julia, Derek e Mer felizes como eles estavam, Owen e Cristina se reconciliando, não sei, mas jogar essa bomba assim nos fãs depois de acompanharem 8 TEMPORADAS? Isso não se faz. A única coisa que salva esse episódio é a atuação de todos como você disse. Pensando seriamente em continuar ou não assistindo Grey's...