sexta-feira, 25 de maio de 2012

Glee 3x22 (Season Finale): Goodbye


Despedida agridoce.

Ano passado, nessa mesma época, todo mundo estava frustrado não só com o final, mas com a temporada inteira de Glee. O ano não tinha sido lá muito bom e muita gente abandonou o barco ali mesmo, achando que não havia mais salvação.
Apesar de saber de todos os problemas na série, nunca pensei em largar Glee e minha confiança na série valeu a pena. Essa 3ª temporada começou devagar, mas quando engrenou, ninguém mais pôde segurá-la e a diversão ficou garantida em todas as semanas. Se vocês me pedissem para apontar um episódio horrível, eu não teria um para a lista. Termino esse ano Gleek feliz e satisfeita, mas acima de tudo, com esperanças.
 A partir daqui ninguém sabe o que a série pode se tornar, é um novo jogo, uma nova estrutura. Talvez seja um combustível para torná-la anda melhor e mais criativa, talvez seja a decadência anunciada. Prefiro crer na primeira opção. Ainda acho que Glee tenha espaço para muita coisa bacana e diferente. Embora eu entenda o apego das pessoas com casais ou personagens específicos, o que parece óbvia é a necessidade de renovação. Não sei se ela virá no ano que vem, mas isso é certo. A não ser que Glee comece a se transformar numa série mais “adulta”, coisa em que não acredito, porque o público alvo está em outra faixa etária.
Especulações sobre o futuro à parte, é importante dizer que essa Season Finale dividiu opiniões. Teve gente que odiou e xingou muito no twitter e teve o grupo que gostou e se surpreendeu. Faço parte desse segundo, mesmo que eu tenha lá minhas ressalvas. A Finale não foi exatamente perfeita, mas vejam bem: esse episódio deve ser encarado muito mais como um “último Adeus” do que qualquer outra coisa. Os dois anteriores já tinham feito o papel de encerrar a trama, de certa forma.
Os momentos chocantes, mais no final, foram meticulosamente calculados para gerar a confusão de sentimentos e o clima de incerteza. Tem alguém aí que não vai querer ver a Premiere, na próxima Fall Season? Todos estão curiosos depois de Glee injetar em si mesma uma dose de realidade. Lógico que estou falando de Rachel, Finn e Kurt. Os três são os protagonistas de Glee e tiveram suas vidas viradas do avesso com as cartas de aceitação. Todo mundo esperava Rachel entrando milagrosamente em NYADA, mas NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM esperava que Kurt ficasse de fora.
Foi um bom twist, apesar da minha ideia fixa (e completamente descabida, eu sei) de que Kurt mentiu. Na minha cabeça, ele foi aceito e disse o contrário só para não abandonar Blaine. Não acho essa situação impossível, de forma alguma. O caso de Finn é diferente. Quando ele fala que detonou na audição eu já sabia que se aplicava ali uma importante Lei da Física Moderna, chamada de ‘SQN’: “Arrasei na audição. (Só que não)”. Foi interessante terem trazido de volta o sentimento dele sobre o pai, com a vontade de fazê-lo orgulhoso. A trajetória de amadurecimento de Finn é muito compatível com isso e com a atitude que ele toma em relação à Rachel.
Tenho dificuldades em entender quem não se emocionou com a despedida dos dois. Eu nunca fui de shippar Finchel, mas chorei feito criança com Finnado e Rachel em plena separação. Ele indo para o exército e ela para NY. Foi um momento muito bonito, que ainda teve a presença de todo New Directions para se despedir de sua integrante mais irritantemente dedicada. Aquele clima de que nada mais será como antes era absolutamente verdadeiro.
Como boa parte do elenco deve continuar na série (com exceção de Amber Riley, por enquanto) dá para prever alguma trama em NY, incluindo também Quinn (que está de passagem comprada para visitar a melhor amiga, levando os Tumblr Faberry à loucura) e Santana. Com Britanny ficando para mais um ano de pura genialidade na escola, Santana decidi não ir para a faculdade e deve aproveitar a bolada que ganhou da mamãe Gloria Stefan (em participação sofrível) para montar um cafofo com Rachel. Será? Vamos ter de pagar para ver.
Como toda despedida pede, o Goodbye dos seniores foi recheado de músicas bem cafoninhas e das quais eu não gosto muito, mas esse é um problema só meu. Gostei da versão dos ‘New Radicals’ e de ‘Glory Days’. Mesmo assim, minhas lágrimas correram soltas em cada canção e em cada dedicatória, tudo porque de certo modo, a despedida também era um pouco minha. Um pouco nossa, na verdade.
Fiquei super feliz por Puck conseguir seu ‘C-“, um A+ para seus padrões de notas (também, com o incentivo de Quinn, ficou fácil). Feliz por Mercedes virar backing vocal e começar sua carreira de Diva do Soul, feliz por Mike Chang não acabar fazendo medicina ou engenharia... É bobo, mas é verdade.
Não sou grande fã da edição desse episódio. Entendi bem a proposta de mostrar a perspectiva de cada sênior, mas no fim, acho que as trocas de cena deram uma quebrada no ritmo emocional e não senti a coisa fluir tão bem quanto nos dois episódios passados. Mesmo assim, a cena de Burt dançando ‘Single Ladies’ já é uma das melhores da série. Dessas tão lindas que te fazem rir e chorar ao mesmo tempo.
Um dos momentos mais tocantes foi a despedida de Sue e Quinn. Fiquei quase histérica nessa hora, porque a cena foi muito sincera. Da mesma maneira, o Adeus de Finn e Mr. Schue me fez rir, lembrando das táticas estranhas para que o New Directions tivesse um ‘lead singer’ naquele começo em que entrar para o Glee Club era tão ruim quanto dizer que não gosta de filhotinhos de panda.
 A trajetória desse grupo foi realmente fantástica e mesmo com altos e baixos, eu sei que valeu a pena acompanhar. Minhas gargalhadas ao longo desses três anos provam isso. Minhas lágrimas também. Minha revolta com muitos episódios, por incrível que pareça, reforçam tudo isso. Comecei a me importar com Glee desde cedo e fã de verdade também dá bronca quando a coisa vai mal. Estamos realmente vendo o fim de uma Era em Glee, mas ao mesmo tempo, outra começa e pode surpreender. Vou para a 4ª temporada de coração aberto.

P.S* Pena que Roz (vulgo Black Sue) vai para o elenco da nova série de Titio Ryan Murphy. Adoraria ver essa mulher aliada à Sue, destruindo o Diretor Figgins.
P.S*Muitíssimo obrigada pela companhia ao longo dessa temporada de Glee!
P.S*Nos encontramos para muitas sambadas, a partir de cinco de junho: The Glee Project is back, bitches!
Músicas no episódio:
"Forever Young" - Rod Stewart: Will (Matthew Morrison)
"I'll Remember" – Madonna: Kurt (Chris Colfer)
"You Get What You Give" - New Radicals: New Directions' Seniors Members
"In My Life" - The Beatles: New Directions' Juniors Members
"Glory Days" - Bruce Springsteen: Puck (Mark Salling) e Finn (Cory Monteith)

"Roots Before Branches" - Room For Two: Rachel (Lea Michele) e Finn (Cory Monteith)
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Lorena disse...

MORTA que a 
Amber Riley não vai voltar pra 4° temporada, é verdade mesmo isso? Arrasada. =/

Eduardo Silva disse...

Esse episódio foi Gleendo e ainda deixou muitas opções para a nova temporada!
Titio Ryan se redimiu nessa temporada e que venha a crocância de The Glee Project!!!

Lorena disse...

"
Mesmo assim, a cena de Burt dançando ‘Single Ladies’ já é uma das melhores da série. Dessas tão lindas que te fazem rir e chorar ao mesmo tempo." 

Épico, sensacional, eu simplesmente não conseguir me conter e as lagrimas estavam a solta, minha mãe achava que estava ficando louca,mas só que viu essa serie sair do inferno e voltar pro céu sabe o que to falando. Sempre amei Glee, mas a 3° temporada foi sofrível, eu simplesmente tava adiando, mas essa 4° foi linda, perfeita. Esse episodio tinha cara de series finale. 

Bárbara disse...

Eu li numa entrevista da Nene Leaks que ela continua como Black Sue no Glee sim, e que ia acumular as séries, e mais o Real housewives que ela faz.

Elaine disse...

Eu poderia citar somente um episódio que foi sofrível: Pot O' Gold, quando o menino Damião apareceu pela primeira vez em Glee. Fora isso, amei essa temporada e chorei do início ao fim nesse último episódio, pois sei que nunca mais será a mesma coisa. 
Juro que eu esperava um número com Don't Stop Believing, mas seria óbvio demais, ainda bem que não teve. Também nunca fui shipper de Finchel, mas chorei muito com a separação deles, ainda mais porque a cena foi tão bem feita, os dois arrasaram. Ainda torço pra ver o Kurt em NY!

E que venha a quarta temporada!

P.s. Já perdi a conta de quantas vezes eu vi o Burt dançando Single Ladies. Momento pra levar pra sempre na memória! hahaha

Natalia disse...

Nunca pensei que me importasse tanto com Finchel como na cena da separação deles no carro. O choro da Lea Michele foi tão real ali que cortou meu coração! Daí pra completar ainda colocam o ND pra ir se despedir da Rachel e o Finn correndo atrás do trem pra acabar de vez comigo e me fazer chorar e olha que eu já tinha segurado o choro na cena da Quinn com a Sue...

No mais gostei muito do episódio. A finalidade dele era mesmo essa de criar uma expectativa de como ficarão as vidas de quem já foi confirmado (Rachel, Finn, Kurt e Santana) e deixar a dúvida de quem fica e quem da série.

Celina disse...

Concordo com cada palavra. Chorei muito nessa season finale. E ri também com Burt, impagável aquele cena.
Me surpreendi muito, realmente não esperava que Kurtzinho não entrasse, porém acho que foi bem real, mesmo assim é Glee, eu não iria me importar com isso. Finn nem preciso comentar, realmente foi só ele falar que arrasou na apresentação e eu já sabia que ele tava fora.
E por ultimo esse episódio fez uma coisa que eu nunca pensei ser possível, eu CHOREI com Finnchel, como assim? Me senti uma idiota porque sempre torci contra o casal e tinha vontade de vomitar quando se beijavam.

PS: Esperanças para a próxima temporada: Lindsão e Unique!

The Glee Project vem ai para alegrar a todos na Summer Season junto com PLL e Janinha!
 

Sara disse...

Você é de Pernambuco ?

Cacá SS disse...

Burt dançando Single Ladies foi a melhor cena ever!!  
 
No geral, foi um episódio de despedida bem bacana. Que o Finn não ia passar eu já sabia, agora o Kurt me surpreendeu. Achei que todos iam pra NY e teríamos um núcleo lá na próxima temporada. Agora realmente não sei o que esperar. Também me surpreendi com a despedida Finchel, achei muito verdadeira. E a da Sue e da Quinn também. 
 
Vou sentir saudade, mas, pelo menos, teremos The Glee Project! 

Lucas Magalhães Melo disse...

As melhores reviews vem ai com "Janinha", "Mentirosinhas", The Glee Project e se deus quiser "Trocadas"! 

Ana Paula disse...

"Como toda despedida pede, o
Goodbye dos seniores foi recheado de músicas bem cafoninhas e das quais eu não
gosto muito, mas esse é um problema só meu." Não concordo! Problema não é so seu hahahah' tb achei que esse episódio poderia ter caprichado melhor na seleção de musicas. Ter colocado aquelas musicas ÉPICAS que muitas veses Glee ja demonstrou ter! Um episódio tão emocional assim, pede as musicas certas para nos fazer chorar um rio de lagrimas ou até msm cair na gargalhada. Não digo que as musicas foram um total fracasso pq n foi, só achei "cafoninha" (palavra perfeita) de mais para um episódio desses. Não consegui chorar em TDS os momentos dessa finale de glee por mais que eu tenha me emocionado BASTANTE! só desabei msm no final!. Nada como um final daqueles que antigamente (e até hoje em dia ainda) nos fasem desabar em lagrimas. Que é quando um casal se separa porque que um vai para guerra lutar pelo seu país e o outro tem que seguir com a vida longe de seu amado. Tem final mais perfeito?

Dou nota 10! para esse epi!

anastacia disse...

e o momento que a rachel pensa que tudo que ela sonhou esta acontecendo? ser rainha do baile, virar estrela da Broadway, casar com o capital do time, porra tao profunda quanto uma piscinha da barbie...  mas tb chorei com a despedida do finchel (coisa que nunca pensei q aconteceria)
apesar de n entender muito a logica da coisa, primeiro finn iria ny de qualquer maneira, ai por fim desistiu de tudo pq n passou em um teste que ele inventou de fazer no segundo do segundo tempo...

espero sinceramente que a proxima temporada seja ny, pq apesar de gostar de glee high school, meio que acho q a formula ja deu uma desgastada e precisa de um refresco...

Michell disse...

agridoce me lembra do molho da subway, que é ótimo, mas enfim, o episódio fechou bem a temporada. tapa na cara quando kurt foi recusado. e eu só não vejo uma história pra finn na próxima season. ele vai estar no exercito e vai usar ele pra que? passar ele marchando? puf daqui a pouco vão querer colocar ele na guerra e teremos os soldados cantando no meio de um bombardeio. enfim, é uma dúvida de como glee vai ser na próx. temporada. mas eu só peço uma coisa: que seja um bom entreterimento por 40 minutos.

Vanessa disse...

Gostei muito da review,assim como do episodio.Só faltou explecar qual será o futuro do Puck,afinal todos falram o que iam fazer,menos ele.Aquele plano das piscinas não conta.

Só não gostei mais porque achei as musicas realmente fracas,tanto que a que mais gostei foi a do Mr.Schue

Renato Oliveira disse...

Você  vive à frente do nosso tempo, hein... rs

Renato Oliveira disse...

Ok, chorei com a separação Finchel, mas depois, quando vi a Rachel cantando em NY e sorrindo de orelha à orelha, vi q era tudo momentâneo. rs

Leonardo Michel disse...

Essa 4° temporada promete... Só espero que a 
Amber Riley voltei!!! *--*

Izabel302 disse...

eu também acho que  kurt fingiu não ter entrado ( porque ele foi demais )
não só pelo blaine ( que está no segundo ano) , mas também para não deixar o finn sozinho