sábado, 19 de maio de 2012

Glee 3x21: Nationals


 Nós somos os vencedores!

Demorei um tempo até decidir como começar essa review. É difícil encontrar palavras que descrevam perfeitamente meu sentimento por esse episódio. Cheguei a um adjetivo único, no entanto, que serve para colocar em perspectiva o que esse roteiro significa para os fãs de Glee. SOBERBO. Isso é o que descreve esse episódio em que todos os nossos desejos e emoções se encontraram.
Quem não assiste à série e está lendo esse texto não vai compreender o que é esse sentimento estranho de pertencimento. Se você é um Gleek de corpo e alma, no entanto, sabe do que estou falando aqui. Sabemos que é um programa de TV, completa ficção? Sim, sabemos. Mas nossa torcida é 100% real. Nosso envolvimento com os personagens também. É por isso que, diante da vitória do New Directions na etapa Nacional, não dá para ficar indiferente. A gente pula, grita, chora, comemora. Quantas séries são capazes de fazer isso? Sei que são poucas, por experiência própria.
Foram três anos até aqui e o engraçado é que até parece que nós estávamos na escola com eles, em cada ensaio e em cada loucura, lutando para vencer e superar cada dificuldade. “Don’t Stop Believin’”. Não paramos de acreditar que o dia deles chegaria e quando chegou, foi fenomenal.
Glee é conhecida por dar voz aos losers, aos diferentes, aos que desafiam o senso comum e tentam não se afogar no oceano dos padrões pré-estabelecidos.  Está ao o motivo de todos vibrarem tanto com uma competição musical dentro de uma série de TV. Nisso e nas fantásticas performances que fizeram parte do episódio.
Perder ensinou muita coisa ao New Directions, mas estava na hora de eles ganharem, para variar. Até os underdogs merecem uma chance de brilhar e foi exatamente assim que eu senti, quando todos entram na escola pela primeira vez, depois de vencer. Era a realização de um sonho desses personagens, mas o público também se sentiu vitorioso.
O clima imposto pelo episódio foi muito legal. Sabe aquela sensação de que você deu seu melhor e de que resta apenas torcer para que o reconhecimento aconteça de forma natural? Foi assim para o pessoal do new Directions, incluindo aí Will, Emma, Beiste e Sue. Gostei muito esse reconhecimento às pessoas que apoiaram o grupo, de muitas maneiras. Porque entre as muitas piadas e momentos surreais, existe sim esse carinho e atenção, a preocupação com os alunos e com a vontade de garantir que os sonhos deles virem realidade.
Todo mundo sabe que, no ano que vem, Sue vai dizer “Olha aqui Cachinhos Dourados, eu tenho minhas Cheerios de volta e agora posso tentar te destruir de novo”, mas a relação de Sue com o grupo, nessa temporada, foi linda de se ver, sem deixar de lado a personalidade ácida tão característica.
A consagração de Will foi talvez o momento mais tocante e a hora em que chorei por saber que Glee, como a conhecemos, está acabando. Não é maravilhoso perceber que estamos na mesma situação dos personagens. Está acabando para eles e também para os fãs. A incerteza de saber se vou continuar amando a série da mesma maneira do ano que vem é uma assombração verdadeira.
Como ainda não é hora de especular sobre o futuro, a intenção é aproveitar o que há de mais épico no presente. Na review anterior comentei que essa foi uma sequência de episódios excelente e quero reiterar a ideia. Foi arriscado exibir Glee em dose dupla, mas a série provou que segura 1h30 de tela mantendo a qualidade e o interesse de todos. Fiquei vidrada assistindo e esperando o que vinha a seguir.
Não há muito que fazer além de elogiar todas as apresentações musicais. Magníficas. O talento de Lea Michelle é indiscutível, mas ela prova ser mais do que uma cantora. Essa menina é uma intérprete poderosa. As emoções passeiam pelo rosto dela em cada verso. Fiquei chocada com o que ela fez. Igualmente chocada, na verdade, até mais, fiquei com a dedicação de Cory Monteith. A cada acorde dele cantando eu pensava: Esse não é o Finn que eu conheço.
Não só cantou bem demais, como dançou. DANÇOU. Mas tudo isso teve um preço. Achei que ele teria um infarto, tamanha a dedicação. Todo mundo lindo no final e ele suando em bicas, vermelho feito tomate. Só sei que valeu a pena, porque o trabalho dele foi reconhecido. Até quem detesta Finn tem que assumir que ele fez algo muito bom nesse episódio, o que, aliás, deve ter consequências maiores.
Como Carmem Tibideaux estava assistindo e aplaudindo de pé, é provável que Rachel ganhe sua vaga em NYADA e, de brinde, Finn também consiga algo. Quem sabe? Seria um tapa na cara de Jesse, que foi recusado para NYADA, o que, aliás, prova que a seleção é meio esquisita. O número dele, na Season 1, cantando Bohemian Rhapsody é meu favorito até hoje. Como é que um cara que canta daquele jeito não entra? Madame Tibideaux deve preferir o estilo mais Kurt, porque só isso justifica.
O que realmente empolga é a possibilidade de mais Unique no ano que vem. Como não querer que ele seja fixo e faça números trabalhados no espacate crossdesser toda semana? As duas músicas com ele foram verdadeiros espetáculos vocais e de coreografia. Divertidos de ver, envolventes. Proponho até um abaixo assinado para mantê-lo no elenco.
Um show à parte ficou por conta dos jurados. Ria feito louca com Linday Lohan e Perez Hilton, soltando o verbo e o veneno, brincando com seus próprios estereótipos. “Esse evento não é televisionado? Vou demitir meu agente”. Lilo estava possuída mesmo, parecendo uma mulher de 40 anos muito egocêntrica e Perez aproveitava cada deixa para atualizar seu famoso site de fofocas, fazendo um cara de deboche jamais vista. Simplesmente demais.
Depois de dois episódios como esses, que fizeram uma dobradinha de sucesso, resta esperar pela Season Finale. Não tenho dúvidas de que será tão linda e emocionante quanto Glee tem sido nessa reta final. A formatura vem aí.

P.S* Diretor Figgins mandou bem. Presenteou Rachel e Finn com adesivo, mini pom-pons e a quantia gorda de CINCO DOLETAS para ajudar no casamento.

Músicas no episódio:
"The Edge Of Glory" - Lady Gaga: Santana (Naya Rivera), Mercedes (Amber Riley), Quinn (Dianna Agron), Tina (Jenna Ushkowitz) e The Troubletones
"It's All Coming Back to Me Now" - Celine Dion: Rachel (Lea Michele) e New Directions
"Paradise by the Dashboard Light" - Meat Loaf: Finn (Cory Monteith), Puck (Mark Salling), Rachel (Lea Michele), Kurt (Chris Colfer), Blaine (Darren Criss), Santana (Naya Rivera), Mercedes (Amber Riley) e New Directions
"Starships" - Nicki Minaj: Wade/Unique (Alex Newell) e Vocal Adrenaline
 "Pinball Wizard" - The Who: Wade/Unique (Alex Newell) e Vocal Adrenaline
"Starlight Express" - Starlight Express: The Portland Scale Blazers
"Tongue Tied" - Grouplove: Finn (Cory Monteith), Rachel (Lea Michele), Santana (Naya Rivera), Artie (Kevin McHale), Quinn (Dianna Agron) e Tina (Jenna Ushkowitz)
"We Are The Champions" - Queen: Finn (Cory Monteith), Puck (Mark Salling), Santana (Naya Rivera), Rachel (Lea Michele), Kurt (Chris Colfer), Quinn (Dianna Agron) e New Directions
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

gleek disse...

não tem como não lembrar de "Any Way You Want It/Lovin' Touchin' Squeezin'" durante a apresentação de "Paradise by the Dashboard Light"

Taís disse...

Esses dois últimos episódios foram simplesmente incríveis! Me fizeram ter um orgulho danado de ser fã de Glee! E de sentir pena de quem não assiste por algum preconceito bobo. E como sempre, suas reviews expressaram muito bem o espírito dos episódios e o que nós fãs sentimos ao ver. Parabéns! E obrigada!

Vanessa disse...

Devido a internet capenga estou bem atrasada nas series e não vi esse episodio ainda,mas vi o 20 e achei otimo.Espero me emocionar como me emocionei na season finale da primeira temporada,que pra mim ainda é o melhor episodio de Glee.

Entendo o porque do personagem do Jesse não entrar no NYADA,pois eles querem vender a ideia de que ele "não tem alma",o problema ai é que o Jonathan Groff é excelente.Ele,Lea Michele,Amber Riley,Matthew Morrison e a Jena Ushkowitz são todos atores que vinheram da Broadway

Celina disse...

AMEI esse segundo episódio, me fez rir e chorar ao mesmo tempo, foi simplesmente perfeito. Quando eles voltam ao colégio e tem um bando de gente com raspadinha na mão eu jurava que ia tacar o negócio neles e eram confetes, achei linda essa sequencia, assim como todo o episódio. 

Não posso esperar pela finale, que deve ser ótima, que nem foram esses dois  últimos episódios.

Ótima review Camis, expressou todo sentimento de um fã de Glee ao ver esses dois maravilhosos episódios.

PS: Nunca vi Finn cantando tão bem, e dançando. Esses 3 anos desafinados e com dois pés esquerdos valeram a pena para na ultima Nacional ele fazer tudo certinho.

Ana Paula disse...

ahhh finalmenteee! AHHHHHHHHH episódio Ó T E M O!!!! tem como ser mais perfeito? LINDAS musicas, performances EXTRAORDINÁRIAS!, Vitória FINALMENTE! emocionante e animado! PERFEITO! o epi! E pra fechar, Minha LINDAAA! Lilo no epi! ME RAXEIIII DEMAISS! "Fui roubada em Sexta-Feira Muito Louca" kkkkkkkkk' tem como n rir? AMEI AMEI AMEI!

Elilyan Andrade disse...

Adorei os episódios duplos. Uma coisa linda de se ver. Principalmente pelo fato de saber que Tina será a estrela no próximo ano. Mas confesso que a perspectiva de ter Unique me deixa irritada. O garoto tem uma voz fantástica, mas não consigo gostar da personagem, pois não consigo gostar do ator, arrogante demais para a minha paciência. Quem assistiu The Glee Project lembra da atitude dele.

A única coisa que me deixou um pouco ressentida com esses episódios duplos foi ter Jesse e não ter ele cantando. A voz de Jonathan Groff é linda e acho um desperdício ter esse ator completo em tela e ele não cantar. 

EMYLLE MELO disse...

Lindo, foi tudo lindo e emocionante. Eles vencendo foi como um desabafo pra mim, foi um peso tirado das costas, que eu senti junto com eles. Chorei, e pulei de alegria junto com eles. Ah irei sentir muita saudade dessa temporada de Glee.

Cacá SS disse...

Ai... nem sei o que dizer desse episódio de tão maravilhoso que foi. Coisa linda de Deus! *_*  
 We Are The Champions é clichê absoluto, mas eu não consegui ficar sem chorar durante a homenagem ao Will (e olha que nem gosto tanto assim dele).  A única coisa que não me conformo é termos Whoopi Goldberg e Jonathan Groff e não darem uma música para eles. Não faço ideia de como isso seria encaixado no episódio, mas who cares! hahahahaha  Alguém mais ficou morto de vontade de assistir a audição do Jesse para a NYADA? o/ 

Lolis Oliveira. disse...

Eu acho que vai ter mais UNIQUE, pela que ele/ela disse pra Mercedes e Kurt. Só acho desconexo colocarem ele/ela vestido como uma senhora e cantar músicas pop. Ok. Senhoras também podem cantar pop, mas fica estranho, não consigo entender, fora isso, a ele/ela é demais.
Nunca pensei me importar com Glee como to me importante e só tá caindo minha fixa agora, se ficar uma merda o jeito vai ser recorrer pras fanfic mesmo iw'
bj

Renato Andrade disse...

Camis adorei a review.  Exatamente o senti ao assistir o episódio.
Você só esqueceu de comentar o seguinte easter egg: http://hefallsasleep.tumblr.com/post/23397765408  

Leandro Fonseca Da Costa disse...

O que podemos esperar da Season Finale?? não me emocionava ou torcia por Glee desde a Season 1.

Luiz Fernando D. da Silva disse...

Reprisei a cena da briga dos meninos no quarto só para ver a Brittany, do nada, falando o quanto foi desastroso seu travesseiro e seu cobertor terem caído na piscina. Sério, ri tanto naquela hora. 
Em geral o episodio foi ótimo, principalmente a hora que eles chegaram na escola e foram reconhecidos. 

Ursulajahn disse...

Pessoal, visitem meu blog por favor sweetmoorphine.blogspot.com.br

Buffyerika disse...

Achei que era só eu que me chorei, pulei, gritei com esse epi pra quem acompanha Glee desde o começo sentiu a emoção do episodio...perfeitooo