sexta-feira, 18 de maio de 2012

Glee 3x20: Props


 A vez e a voz de Tina.



Glee deu tanto o que falar nessa semana que nem sei por onde começar, mas só para o caso da ansiedade e expectativa por uma review dupla, já aviso: optei por falar dos episódios, exibidos em seguida, separadamente, porque os dois são muito especiais e merecem atenção exclusiva. Para mim, foram dois dos mais fantásticos episódios de Glee, combinando humor e emoção em doses certeiras. Assisti-los foi uma experiência linda e empolgante.

Além do mais, essa a chance de Tina ser destaque de um texto meu sobre a série, afinal, eu reclamo da falta de espaço para a personagem desde a 1ª temporada. É quase como se eu fosse militante de uma causa importante e tivesse, finalmente, sido ouvida em meus protestos. Tina teve uma trama só para ela e como eu previa, foi bom demais. Tina teve seu solo, que foi piada recorrente na temporada, e cantou com paixão. E isso, foi só a ponta do iceberg, nesse episódio surreal de tão bom.

Às vezes fico chocada com a capacidade que Glee tem em ser genial. A série é vítima de preconceito dos caretas e dos que se acham “superiores intelectualmente”, mas quem perde são eles. Quem não é capaz de enxergar cada detalhe minimamente planejado e arquitetado no roteiro, cada piada bem executada no meio do texto ágil não conseguirá, jamais, aproveitar tudo o que a série tem a oferecer.

Todo esse discurso é apenas para ilustrar o quanto a história com Tina é maravilhosa. A equipe de produção da série é muito atenta às criticas dos fãs e sabe como usar até os piores comentários em seu favor. Tina, membro do Glee Club desde o Piloto da série, foi sendo engolida pelos colegas aos poucos, até quase sumir, mas reparem: ela sempre esteve ali, acompanhando nas coreografias ou no backing vocal. Ela é um acessório. Não parece importante e não tem fama de grande estrela, mas é essencial para o funcionamento da coisa toda. Essa foi a metáfora que explicou quem é a personagem, embora eu ainda ache que a falta de atenção com ela é uma baita sacanagem.

Isso ficou comprovado em cada nota musical que articulada por Tina. Poderosa e certeira. Quando cantou ao lado de Rachel, eu realmente não achei que ficou devendo em qualidade vocal. Colocada lado a lado com a (assim considerada) melhor cantora, ela fez bonito. Mais do que isso. Quando transformada na melhor cantora, ela arrasou.

Eu não sei de quem foi a ideia de fazer “A TROCA”, mas parabenizo todos os envolvidos. Ver as fotos de divulgação e toda a comoção gerada já estava muito bom, mas ver isso em cena? SENSACIONAL. É difícil citar alguém que tenha se saído melhor nessa brincadeira, porque todos foram excelentes e conseguiram pegar as pequenas manias dos colegas. A parte visual teve o apoio da atuação e acho que essa é uma das melhores sequências da história da série. Tive de assistir várias vezes e cada vez fica melhor. Cada vez um detalhe novo na expressão facial ou na movimentação corporal.

Tina e Rachel foram perfeitas e a troca coube absolutamente bem com o momento das personagens, conduzindo-as para histórias maiores no episódio. A parte cômica da coisa foi ainda melhor. Finn e Puck agindo como Kurt e Blaine? Não achei que seria tão bom. Até quem não abriu a boca foi marcante, com Joe imitando os passos de dança de Mike, Mercedes preocupada com Lord Tubbington, Santana agindo exatamente como Artie na cadeira de rodas, Rory dormindo igual a Sam ou a atuação de Quinn como Sugar Motta, digna de Oscar. Até a troca de Sue e Will foi ótima, com detalhe para os cabelos dos dois. Realmente inesquecível. Fez-me desejar um episódio inteirinho só disso.

Gostei muito de ver Tina motivando Rachel a lutar por sua vaga em NYADA, mesmo diante da falta de resposta de Carmen Tibideaux. Tudo isso enquanto Sue e Will pensam num modo de ganhar as Nacionais, onde algo UNIQUE espera por eles. Honestamente falando, acho que Porcelina agradaria muito aos jurados e que o New Directions tem mesmo esse diferencial só por dar chance a tantos tipos diferentes. Cada um ali tem sua importância e seu estilo e o grupo não seria o mesmo se algum estivesse em falta.

Mais uma vez, coach Beiste me emociona e traz lágrimas aos olhos com seu drama familiar. O espantoso foi notar que Puck desenvolveu bem a carga dramática. Durante o estouro dele, no vestiário, eu arregalei os olhos e realmente acreditei naquela mágoa e no sentimento dele sobre ser um perdedor. Nunca esperaria por algo assim acontecendo, mas é a magia de Glee.

Até mesmo a canção da dupla foi muito boa e ilustrou bem o momento em que, quando se está mais por baixo, vem a atitude positiva e a mudança no comportamento. Beiste saiu de casa e deixou para trás um marido abusivo. Puck vestiu-se de mulher (a mais feia do mundo, provavelmente irmã da Beiste) e provou ao mundo que se importa com alguma coisa.

Depois de tudo isso, para nos guiar até as Nacionais, nada melhor do que uma canção clássica, famosa por ser trilha sonora de um filme sobre superação. “What a Feeling” foi o link perfeito para um episódio que faria rir e emocionaria ainda mais, superando qualquer expectativa de qualquer fã apaixonado por Glee. Mais sobre isso vem aí.

To Be Continued...



Músicas no episódio:

"I Won't Give Up" - Jason Mraz: Rachel (Lea Michele)

"Because You Loved Me" - Celine Dion: Tina (Jenna Ushkowitz)

"Mean" - Taylor Swift: Coach Beiste (Dot Marie-Jones) e Puck (Mark Salling)

"Flashdance... What a Feeling" - Irene Cara: Tina (Jenna Ushkowitz) e Rachel (Lea Michele)


P.S* Kurt e Blaine imitando o estilo de Jersey Shore: Priceless!

P.S*Como diria Joe sobre Star Wars: Isso é um filme?

P.S* Brad Falchuck, Ian Brennan e Tia Ryan Murphy: LOVE YOU GUYS!
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Raquel Alves disse...

Vou comentar uma coisa que não tem nada haver com a review.

Nessas 3 temporadas, alguma vez o clube do coral teve aula de música?
Será que só eu penso que eles deveriam ter aula de canto e tudo mais?!

Era só isso que eu queria falar.

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Achei esse episódio A CARA DA CAMIS e do SA Cast, kkkkkkkk, eu assistia isso pensando no que você escreveria na review.

Já to até imaginando que vocês vão trocar de personalidade durante a gravação, Camis imitando a Erika, Leozio a YouLu, Erika o Leozio e a YouLu a Camis kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

JuVasconcelos disse...

só lamento pra quem não assiste glee e aprecia toda a sua genialidade. SÓ LAMENTO. 

Celina disse...

Ahh que bom que você não fez review dupla, não sou muito fã de reviews juntas, sei lá porque só não gosto muito.
Esse episódio de Glee foi MARAVILHOSO o bom dele é que fecha uma das coisas que as pessoas mais reclamavam, que a Tina não aparecia e que Glee deixava os personagens de lado. Enfim palmas lentas para Titio Ryan, porque ele arrasou assim como os atores!

PS: Impressão minha ou Finn atuou melhor como Kurt do que como ele mesmo?

bruno saporito disse...

Como eu ri nesse episodio!!!

The oscar goes to Quinn como sugar!! As caras dela foram simplesmente as melhores!!!

O episodio foi tão surreal, mas foi um surreal mto engraçado e Tina finalmente teve sua chance de brilhar, pouca mas teve. Tds as piadas foram geniais.... palmas para os roteiristas...

Geisson disse...

Me deu vontade de voltar a ver Glee com essa review, parei de assistir no episodio 14 e nao tive nenhum tipo de interesse de voltar a assistir até ler aqui.
Pena Glee ter tomado rumos que não gostei =/

Patricia B. disse...

É que nem Jack Bauer ir ao banheiro ou parar para almoçar... Acontece,  mas não precisamos ver... =D

Karen Bomfim disse...

Gente Tina arrasou, e a primeira coisa que pensei foi em vc Camis, sabia que faria uma review ótima falando que fomos finalmente ouvidos. KKKKK
Agora sobre a coach com o Puck, nunca pensei queria me emocionar e chorar com os 2. Ainda mais cantando Taylor Swift =O

Lucas Magalhães Melo disse...

O Kurt de snooki foi muito bom, haha! E o blaine querendo uma "candy situation", hahahaha!

taigo disse...

Nossa, acho que a troca foi o momento mais hilário da história de Glee !!!! Não ria deste jeito com uma série desde friends!! 
Finn de Kurt e Quinn de Sugar foram o melhores de todos!!! nem me conseguia me concentrar no solo de Tina de tanto que eu ria.Corey Monteih imitou os trejeitos de Kurt como ninguém, viram a perna cruzada e a mão em cima do joelho!! Igualzinho e Impagável.
Só não gostei muito da parte musical. " I wont give up" é um musica linda e a interpretação da Rachel ficou bem aquém da original de Jason Mraz.Um dos meninos devia ter cantado ela,  acho que teria ficado bem melhor na voz de Blaine, Rory, ou mesmo Finn, afinal ele ta cantando bem melhor agora.

LaL1Nh4 disse...

Tem um episodio no qual Rachel se revolta porque o povo ta fingindo que canta durante as aulas de tecnica vocal...
Nao lembro qual episodio é, mas mostrou q as aulas deles nao são só as q a gente vê... :)

Lolis Oliveira. disse...

Coisa linda de Deus esse episódio e fui assistir com as maiores expectativas possíveis, mas valeu a pena! Destaque para Puck e Finn kk, não conseguia parar de rir. Além de Quinnzinha, que ganhou um espacinho no meu coração nesses últimos episódios depois do hiato (isso qndo se dignaram a colocá-la em cena). E Tina não tem o que se falar, ela arrasa cantando e nunca foi aproveitada e o melhor de Glee é que eles tiram onda até disso. Dei uma risada com a ataque de Tina e fique "porra, Glee reconhece as coisas e faz piada de tudo", muito bom. Palmas lentas para 
Beiste, só ela e Clarinha me fazem emocionar com a série. É algo surpreendente para mim, pq nunca me imaginei me importante com ela.

Quem não ama a quenga mais linda do mundo? Titia Ryan é deusa, é musa, é feiticeira! 

Ps: concordo com esse Leandro Fonseca Da Costa, tem que ter um podcast em que YouLu perde a memória, mas acho que Leo deveria imitar Camis, Érika a YouLu, Camis a Érika e YouLu o Leo. :)))))

Carlos Figueiredo disse...

Ouvi rumores de que há pessoas que não estão gostando da terceira temporada de Glee. COMO ASSIM?!

Ana disse...

Camis, adorei a review... O episódio foi maravilhoso. Acho que vale destacar que ele não foi corrido, cada cena durou o tempo certo. No princípio fiquei chateada porque a troca foi muito rápida, mas com o desenrolar da trama pude perceber que ela durou o tempo que deveria. Acho que Glee melhorou muito... não posso afirmar que essa temporada é melhor do que a primeira, porque cada uma tratou de momentos diferentes. Mas uma coisa é certa: a terceira temporada já se tornou inesquecível!

Cacá SS disse...

Eu queria um episódio inteiro com eles de papel trocado!! Ri horrores com cada um dos trejeitos, figurinos... E o que foi o Will de Sue?! Perfeito! A Quinn também arrasou como Sugar! 

Pvaz74 disse...

comecei a rir já na abertura, na narração mostrou que tina era desprezada desde o primeiro episódio.....a troca também esteve hilária, mas serviu para tina perceber, que não é fácil mesmo ser rachel berry.......e o comprometimento dela em ajudar a amiga, foi muito fofo, culminando na lição em sugar no final.....rachel é a personagem irritante desde o inicio, mas com certeza a mais dedicada ao coral.....a parte musical estava perfeita, como não se via a tempos, onde não há um destaque, todas foram bem interpretadas.....mas quando começou what a feeling, senti falta dos anos 80....quase sai dançando pela sala, mas faltou as atrizes em uma dança mais com cara de flashdance........

Michell disse...

amazing.

Izabel302 disse...

os protagonistas da primeira a terceira temporada que sairem vão deixar um baita saudade