sexta-feira, 4 de maio de 2012

Glee 3x18: Choke


Deloris Van Cartier, é você?

Estou um pouco decepcionada. Fiquei esperando que Whoopi Goldberg selasse sua participação em Glee cantando, nem que fosse para ajudar a engasgada de Rachel com o tradicional “lalalalala” de Mudança de Hábito, mas não. Nada de “lalalalala” para mim ou para vocês. Ela só sentou na plateia com cara de megaevil e encarnou a temida Carmem Tibideaux, que coroou a apresentação bizarra de Kurt como maravilhosa e inovadora e deixou Rachel naquele estado emocional lastimável, depois de perder o que ela considera como a grande chance de sua vida.
Como já sei que a maioria das pessoas não gostou do episódio, vou dar a esse grupo um pouco de razão. As escolhas musicais e o andamento da história deixaram mesmo a desejar e o resultado foi essa mistura de NYADA, prova de geografia e violência doméstica, três temas que não tem absolutamente nada a ver um com o outro, mas que, olhados separadamente, até tem pontos positivos, exceto talvez pela trama de Puck e seus “pais”. Aquilo ali foi realmente bizarro.
Acho ótima a iniciativa de dar voz aos personagens que tem menos chances de cantar e geralmente eu gosto das músicas do Puck. Dessa vez, no entanto... Não rolou. A sequência de “School’s Out” foi mais um típico exemplo de vergonha alheia. Não é nem a música em si, mas a escolha das cenas do videoclipe. Depois eu até dei umas risadas com “The Rain in Spain”, mas é porque a música em si já é engraçada e porque Puck achou que era só reproduzir duas ou três palavras desconexas da letra em sua prova de Geografia que tudo ficaria bem. Imagino que insistir em massagear as coxas da professora seria mais lucrativo.
Todo o drama psicológico envolvendo as audições da NYADA foi até bacana. A obsessão de Rachel em ser uma estrela estava na máxima potência e o texto soube evidenciar isso muito bem. Como Glee é mestre em fazer humor das piores situações, adorei o modo como trataram tudo com relação à Rachel. Cada surtada dela valeu a pena e mesmo fazendo as caretas de choro mais hilárias da TV, Lea Michele sempre manda bem cantando.
O lance de ela perder essa oportunidade foi um tantinho clichê, mas tudo bem (quem foi que não sacou logo de cara que ela ia ter problemas na apresentação, depois de ficar aterrorizando Kurt?), mais clichê ainda foi Kurt fazendo a tradicional “dança do ombrinho” e ainda ser elogiado por sua ousadia. Tudo bem aquele figuro dele era bem ousado e cintilante, mas não aguento muito a voz dele e então, é difícil elogiar aquela mistura doida de coreografias e agudos que ferem meus ouvidos.
O que eu realmente gostei, pasmem, foi a história da violência doméstica (#LeiMariadaPenha). Era a coisa mais avulsa e, ainda assim, foi a mais bem trabalhada. Coach Beiste tem o poder de me emocionar em cada plot dramático e eu até já chorei pelo primeiro beijo dela. A atriz é fenomenal e as cenas que mostravam Cooter virando um marido louco foram pontuais. O fato de Beiste, mesmo sendo uma mulher forte (fisicamente, é claro) não ser capaz de deixar ao agressor para trás é o retrato da realidade.
 A maioria das mulheres que passam por essa situação age exatamente assim, minimizando o problema e dando sempre “segundas chances”, no plural. Não vou nem dizer que eu não aturaria isso acontecendo comigo nem uma vez porque a verdade é que ninguém sabe como vai agir até que passe por isso.
O alerta que Glee fez foi bastante válido, mas não deixou de lado a principal característica da série que é a de fazer troça com a desgraça alheia. No meio disso tudo, Sue Sylvester Roz Washington despontaram como representantes do orgulho feminino e campeãs do campeonato mundial de escárnio. Nem Beiste escapou e, embora eu tenha vergonha de admitir, eu ri muito quando Sue disse que se ela não tivesse uma muda de roupa, ela lhe emprestaria uma tenda. Mais tarde ainda bateu na mesma tecla, ao afirmar que não sabia o que fazer com nove frangos e uma tenda com um furo no meio, feita para a cabeça de Beiste passar.
Fora isso, a conversa concordante das duas foi deliciosa. Roz voltou com seus comentários sobre Sue ser a mãe mais idosa do mudo, que vai parir um demônio de asas que irá direto governar o inferno depois do parto. Sue, por sua vez, esteve em contato com mercadores africanos de marfim, que deveriam vir recolher os dentes gigantes e muito brancos de “Black Sue” para vendê-los no mercado ilegal de marfim. Não sei de onde saem esses textos (da cabecinha doentia de titio Murphy, maybe?), mas eles exalam criatividade.
O destaque dado para Tina veio tardiamente, mas é sempre merecido. “Cell Block Tango” tem exatamente esse humor distorcido de Glee e as meninas mandaram bem na apresentação, porque o objetivo era mesmo o de ser tudo estranho e descabido. O que fica em destaque, porém, é a versão de “Shake It Out”, lindíssima e emocionante, trazendo Beiste às lágrimas. As vozes de Santana, Tina e Mercedes casaram perfeitamente.

P.S*Bacana a atuação dos dreads do Samuca. Foi só o que sobrou para ele, já que Quinn sumiu de novo.
P.S*Tá bom, vai. Gostei do plano infalível do Finn, que incluía jogar Artie numa piscina.
P.S* Sugar e Rory voltaram para fazer aquela figuração de balançar cabeças!


Músicas no episódio:
"The Music of the Night" - The Phantom of the Opera: Kurt Hummel with Tina Cohen-Chang
"School's Out" - Alice Cooper: Noah Puckerman
"Cell Block Tango" - Chicago: Mercedes Jones, Tina Cohen-Chang, Santana Lopez, Sugar Motta and Brittany Pierce with Mike Chang
"Not the Boy Next Door" - The Boy from Oz: Kurt Hummel with Tina Cohen-Chang, Mercedes Jones and Brittany Pierce
"Don't Rain on My Parade" - Funny Girl: Rachel Berry
"The Rain in Spain" - My Fair Lady: New Directions males except Kurt Hummel
"Shake It Out" - Florence + the Machine: Santana Lopez, Tina Cohen-Chang and Mercedes Jones
 "Cry" - Kelly Clarkson: Rachel Berry
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Nathanna disse...

Estou apostando que a participação da Whoopi Goldberg não foi só isso,aposto que ela vai ser jurada nas nacionais e vai aprovar a Rachel para entrar em nyada pela apresentação da disputa. 

Rafael Vidal disse...

MUITO BOM. Concordo com tudo.  


Destaque para "...que coroou a apresentação bizarra de Kurt como maravilhosa..."
Espero que o Ryan arrume a bagunça que ele ta fazendo com os personagens (principalmente com a Rachel) antes do fim da temporada!!!

taigo disse...

Nossa, um milagre aconteceu nesse episodio!!Tina falou mais que uma frase!!!! e ainda por cima  cantou !!!! Isso mais do que tudo é uma  prova que Deus existe.

Pra mim a única coisa que deixou esse episodio ruim foram como a Camis disse, as três tramas eram muito diferentes umas das outras e isso prejudicou o episodio.A historia do Puck foi mal feita, mas não bizarra, é tão difícil acreditar em pais que só falam com os filhos para pedirem dinheiro ? Existem pais muito piores por aí.E o discurso dele pro amigos depois que fez a prova !!!, aquilo sim deu muita vergonha alheia.

A história da Beiste e da Rachel foram bem melhores, principalmente a da Beiste e gostei que vai ter um continuidade em vez de resolverem tudo em um episódio como a série gosta de fazer.E também acho que Rachel vai entrar na NYADA pela performance que vai fazer nas nacionais, é a único caminho lógico.Gostei muito das performances de "Cry", "Shake it out" e "Cell Block Tango", mas que era o menino que dançou com a Santana ? pois  não foi o Mike Chang 

Gelatino disse...

O melhor foi o cover de Shake It Out, arraso!!!
E as falas da Britanny, junto com o escárnio de Original Sue e Black Sue, são os melhores. Quando ela pergunta se o marido da treinadora não quebrou a mão dele, demais!
E eu vi o promo da semana que vem e me pareceu que a Quinn andou fingindo que não podia andar mais, se aproveitou do acidente, será?
Isso explicaria muita coisa, e condiz com a personagem no começo da temporada, que de repente parece ter encontrado jesus e ficado altruísta e generosa.

Isisfernandes disse...

alguém entendeu a piada com o nome da irmã da Coach Beiste? 
No mais Shake it out foi uma das melhores apresentações de Glee dos últimos tempos. O momento V.A. vai pra apresentação do Kurt com calça coladinha dourada....
 Gostei bastante do episódio e apesar de as histórias não terem nenhum nexo ou relação entre si, todas elas tratavam de falhar por não querer correr riscos, seja estudando pra uma prova q vc já se considera reprovado, voltando para o marido pq acha que ngm mais vai te amar ou escolhendo a canção q vc canta desde os 2 anos e mesmo assim é capaz de esquecer a letra. 
Vamos ver o q tita Ryan vai fazer nos próximos episódios e se ele vai sambar na nossa cara com este samba do criolo doido q ele tá construindo...Adoro suas reviews Camis!!

Larissa disse...

Gente a Whoopi só fica até o epi "props" eu acho... 

Mas enfim, eu gostei do epi, embora eu esperasse bem mais (era a tão falada NYADA né), adorei a participação da Whoopi e fiquei feliz por personagens que não são muito apresentados ganharem destaque... Agora eu espero pelo Prom, devido ao último as expectativas são muito altas.

(Kurt cantando Not The Boy Next Door, não tenho nem palavras.)

Rafael Santosteles disse...

"Não sei de onde saem esses textos."
De uma ex-roteirista de Buffy e Mad Men, boom.

Rayssa disse...

"Tá bom, vai. Gostei do plano infalível do Finn, que incluía jogar Artie numa piscina."a vá, foi genial!! huahau
e os textos provavelmente saem da cabecinha do Ian Brennan...
tbm n curti aquela apresentação do Kurt
Puck foi a melhor coisa desse episódio pra mim, e eu gostei de School's out 
Tina e Santana, maravilhosas
Beiste tava precisando mesmo de uma storyline mas que veio do nada, veio...
Sue e Black Sue sensacionais
no geral, nada teve a ver com nada, a n ser a introdução dos dramas de Rachel, Puck e Beiste pros próximos episódios, enfim, fluir que é bom, só nada...

Camila Antonioli disse...

Depois de vestirem a coitada da Tina com o cabelo da Sandra Oh no inicio do episódio o minimo a fazer era deixar a coitada cantar. 

"Shake It Out" ficou muito linda! As 3 atrizes arrasaram. E eu vejo Coach Beiste chorando, eu choro junto. Não tem jeito. 

O resto do episódio foi ok. Plot de Rachel e Kurt foi muito óbvio e ninguém mais aguenta Kurt cantando.
Plot do Puck não serviu pra muita coisa. Enfim... 

Gabriel Gomes de Campos disse...

Sério, esse foi um dos melhores episódios de Glee. Tirando School's Out, pois foi uma decepção. Achei que faltou mais uma sonoridade mais pesada na música. Quase chorei no final com a Rachel e também (denovo) com a Rachel cantando "Cry" e Puck sendo reprovado. Uma das melhores cenas da temporada. Mesmo que isso seja uma série, mas é estranho saber que tudo isso que se passa em Glee acontece diariamente pelo mundo. Achei muito "Nine", a apresentação das garotas, mas, gostei. Fiquei como dó da Besta (por manter o seu marido em casa) por que eu já desconfiava que isso havia acontecido, pois a cara dela tava escrito #ApanheiETôMentindo

Mayarab84 disse...

onde foi parar a Idina Menzel? eu achei que ela fosse ajuda-los a ganhar o nacional! E a se aproximar da Rachel!

Caroline® disse...

Ainda não vi, mas já acho que não gostei.....