quarta-feira, 9 de maio de 2012

Game Of Thrones 2x06: The Old Gods And The New



Alguém que você ame de verdade.


A frase acima não é pouca bobagem. O episódio de Game Of Thrones foi tenso e cheio de ação, mas um dos pontos mais marcantes é essa conversa entre Cersei e Tyrion, durante a despedida de Myrcella. Parece que, além de Jamie, o grande amor de Cersei é a filha. Confesso que acho estranho demais todo esse apego, porque convenhamos, é difícil enxergar Cersei como uma mãe convencional.
Os interesses dela em manter o poder meio que mascaram esse lado sentimental, embora o ressentimento exposto no diálogo com Tyrion, provem que ela tem esse instinto maternal. O ódio e o desejo de vingança explícitos deixam a dica de que, em breve, Tyrion vai sofrer nas mãos da irmã. E se ele não tiver cuidado, nas do sobrinho também.
Joffrey levou uma cagalhada no meio da cara e essa foi, provavelmente, um dos melhores momentos dessa semana. Continuo afirmando que o ator manda bem, porque nossa vontade em vê-lo se dando mal é imensa e só uma boa interpretação levaria a isso. O comportamento de menino mimado prova o quanto ele foi preparado para ser Rei. A ideia de Governo de Joffrey é bastante egocêntrica e focada somente nele. Se ele come e tem tudo de que precisa, dane-se a população. O inicio daquela chacina foi 100% culpa dele, que respondeu de forma agressiva quando estava em óbvia desvantagem. A situação, porém, continua desenhando um futuro inesperado, porque a preocupação de Tyrion por Sansa não é normal e vai além do desejo de trocá-la por Jaime ou de garantir a vida do irmão.
Falando em irmãos, eis que Arya continua vivendo no limite. Ela vai dando cada vez mais dicas sobre sua educação diferenciada e basta que algum conhecido a denuncie para que Tywin a utilize como muito mais que uma copeira. Foi por pura sorte que Mindinho não a encarou e entregou tudo. Arya continua provando ser mais inteligente que a maioria dos adultos, menos quando tenta roubar informações de guerra. Aquilo foi de uma burrice extrema e não valia o risco. Mais uma vez, no entanto, ela contou com a ajuda profissional de Jaqen H'ghar, que é absurdamente eficiente. Cena em que o alvo cai duro na frente e Tywin é para não ser esquecida.
Também não dá para esquecer que Winterfell foi tomada por Theon e a reação das pessoas ao seu domínio mostra o quanto ele é respeitado. Nem mesmo Bran, sem poder andar e na flor de seus 11 anos (no máximo) conseguia levá-lo a sério. A verdade é que o próprio Theon não se sentia confortável com o que fazia, mas seu orgulho e a vontade de ser o PRÍNCIPE THEON são dominantes.
A sequência em que ele invade o quarto de Bran e anuncia o que está fazendo é extramente interessante. Parecem até duas crianças conversando sobre o que fazer com a divisão dos brinquedos, mas em vez disso, estavam debatendo a vida e o futuro de dezenas de pessoas. O menino era o mais maduro, o que não surpreende. Theon também prova sua capacidade intelectual ao ser comandado pela cabeça de baixo. Ele sabia que Osha representava perigo, mas insistiu mesmo assim. O resultado é que ela e Hodor fugiram com os meninos Stark bem debaixo de seu nariz.
No meio disso tudo, Robb e Jon ganham interesses românticos. Ambos com mulheres desafiadoras e que fogem do convencional. Robb adorou ser desafiado por Talisa e só voltou a pensar em sua guerra contra Joffrey ao saber da traição - anunciada por lady Stark – de Theon.
Na parte de GOT em que o inverno já chegou e nunca vai embora, Jon tem seu encontro com uma selvagem (que de selvagem não tem nada, só o título mesmo) e fica claro que a falta de capacidade dele em matá-la é mais do que receio em assassinar uma mulher. Também fiquei intrigada com a caminha solitária de Ghost, que quase desaparece mimetizado no meio do gelo. Por algum motivo que não sei explicar, me interesso pelos lobos desde o começo e espero, ansiosamente, pelo momento em que eles serão decisivos na trama.
Outros bichos que quero ver em ação são os dragões da Dragonete. Daenerys passa o dia aprendendo que para vencer na vida é preciso vender o corpo e quando retorna dessa jornada de humilhação, tendo todos os pedidos de ajuda militar negados, ainda precisa lidar com o sumiço de Chamusco, Foguinho e Barbecue (nomes oficiais dos dragões, olhem no IMDB). Sem querer fazer mais piadas no tema, mas já fazendo, Daenerys como uma boa ‘Mother Of Dragons’ ficou soltando fogo pelas ventas. Quem roubou os bichinhos não faz ideia da confusão que acabou de arrumar.

P.S*Agora eu tenho todos os livros de Game Of Thrones. Próxima temporada farei análises muito PNC’s, afirmando, como nos comentários, que todos devem esperar, porque “tal coisa” ainda será muito importante!
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

Vanessa disse...

Melhor episodio da temporada,até agora,por que finalmente as coisas realmente andaram,alem do Jon que só fazia isso.

Shae é a prostituta do Tyrion,a "namoradinha" do Robb é a Talisa.

Gostando muito da parte do Theon,por que acho que representa bem como ele tá perdido,mas mesmo assim que paga uma de foda,como dito até o Bran ve as coisas de forma melhor.Sem contar que ele movimenta a trama

Esse cuidado com a Sansa é muito porque o Tyrion é realmente uma boa pessoa,nos livros da pra perceber isso,fica claro que ele é bondoso,mas não é nada burro.

Danny entendendo aos poucos que só porque ela acha que é Rainha,não segnifica que ela seja.Agora quero ve Quarth,opos o circo,pegar fogo

Raquel Alves disse...

Foi tenso mesmo esse episódio, a cagalhada na cara do Joffrey foi muito boa e o semi estupro de Sansa foi angustiante, legal foi saber que ela já ta amiguinha daquela namorada do Tyron, que deu o melhor conselho pra ela "nunca confie em ninguém". Acho estranho essa menina ainda não ter aprendido isso.

Principe Theon, ta parecendo essas cantoras novas que se auto intitulam rainha ou princesa do Pop, não tem moral nenhuma nem capacidade mental para tal título, fiquei até com pena com o que há de vir!

Gostei dos interesses românticos do Robb e Snow, esse último se mostra determinado mesmo em ser celibato, levando aquela encochada convexa da ruiva e mandando ~parar~.

Arya mais uma vez foi o destaque intelectual no episódio, meu coração disparou de medo dela ser descoberta. 

Amo a arrogância de Daenerys, a menina não tem nada mais promete mundos e fundos a quem ajuda-la, aposto que quem pegou  Chamusco, Foguinho e Barbecue foi aquele cosplay de Dhalsin (street fighter) que apareceu no recapitulando do episódio. 

* Fiquei triste em saber que no próximo ano, só vai ter review pnc, gosto das suas reviews pq vc não fica anunciando o que há de vir, como uma ameaça de spoiler!!

Rafael Diesel disse...

Nos capítulos POV da Cersei, ela fica o tempo inteiro justificando que toda a sua maldade e cobiça por poder se dão por amor aos seus filhos, para proteger o direito de nascença deles de pessoas estúpidas e indignas que ficam tentando usurpar aquilo que é de direito de seus filhos. Ela realmente sofre muito pelos filhos, na MINHA opinião, ela sofre mais por eles do que por  Jaime.

Bia Séries.Net disse...

O que eu não gostei muito foi a cena da "cagada" como vc disse, apesar de conseguir passar todo o desespero da situalçao, a crueldade de Jofrey, o interesse do Cão pelo Passarinho (não pombinha como tava na legenda), da tensão e tudo mais, achei muita economia da HBO fazerem eles irem andando. Fala sério! Acha que reis, rainhas e gente da corte ia sair andando a pé pela cidade?? O porto não é do lado do castelo, aliás nem poderia ser, porque em caso de ataque o castelo tem que ficar protegido, ele fica na parte mais alta da cidade, então não entendi a economia da HBO em não utilizar os cavalos, inclusive que o cavalo amado é a desculpa que o Cão tem pra voltar para o meio da bagunça e salvar Sansa.

Claro que tem coisas legais acontecendo, mas ainda acho que está tudo muito jogado, bagunçado, eu tive que voltar a cena que Twin dá um esfrega no empregado sobre mandar a estratégia de guerra para a familia errada, demorei entender a cena. E como isso tem muita coisa jogada.

Agora to doida pra ver o que vai acontecer com Dani, já que seus dragões nunca foram sequestrados no livro, então vamos ver onde essa adaptação vai nos levar.

Gostei da Review Camis! =D

Bia Séries.Net disse...

Ah, esqueci de falar do Theon, ele é desesperado pela aprovação do pai, que acha ele um merda e um vendido! Porque quase como o Jhon, ele foi criado naquela familia a beira de tudo, sem realmente fazer parte, a diferença de Jhon era que ele pensava que quando voltasse pra casa ia ser recebido de braços abertos, aclamado e tudo mais, mas quando ele vai, é recebido com pouco caso, criticado, ridicularizado, ninguem dando a minima pro seu direito de nascença.
Complicado entender esse personagem, demorei muito pra issso, mas adianto que um dia todo muito vai sentir muita dó dele!

Pedro disse...

 Só respondendo sobre os cavalos:
 Os próprios produtores já disseram que cenas gravadas com cavalos demoram muito mais para serem filmadas. Agora imagina em um tumulto como aquele, em que dezenas de pessoas ficam se matando na rua? Sério mesmo que não passou pela sua cabeça a dificuldade que seria gravar essa cena com uns 20 cavalos?

juliana disse...

argumento final com relação aos cavalos --> 
http://www.gameofthronesbr.com/2012/05/quando-uma-egua-rouba-todas-as-atencoes.html

juliana disse...

PFV CAMIS N VIRE PNC


vou dizer que vi a primeira temporada e li o primeiro livro. en-lou-que-ci para ler o segundo - porque sim, é uma leitura maravilhosa -, mas resolvi esperar a série, por alguns motivos:
1) vai que eu pego o vírus da pedância e fico reclamando de tudo e achando que as pessoas que não leram os livros não vão compreender o que tá acontecendo como se todos tivessem gravíssimas lesões cerebrais2) eu quero me surpreender com os acontecimentos e me perguntar o que vai acontecer, sem ficar tentando imaginar como é que eles vão fazer pra encaixar tal acontecimento do livro blablabla (e, sim, eu sei que isso é inevitável)

3) gostei do efeito de ver a série primeiro e depois ler o livro na primeira temporadaassim, eu acho que todas pessoas sensatas sabem disso, mas literatura e cinema/TV não podem ser comparados, são linguagens diferentes. a adaptação pode ser maravilhosa e ser bastante distante do livro. a frase "o livro é sempre melhor que o filme" é o cúmulo da babaquice, porque a questão não é quantitativa (qtos detalhes e descrições e situações a mais o livro traz) mas qualitativa. mtos filmes são maravilhosos, são adaptações e nada fiéis. ok, mtas adaptações nos fazem querer se encolher num cantinho de tanta vergonha, mas esse NÃO É O CASO de game of thrones. é uma baita série (eu não li o segundo livro, então posso falar). parem de achar defeito e curtam o momento, gurizada. 

tenho uma proposta de gincana pros PNC, vamos pegar todos os filmes que se originaram de filmes e achar as diferenças. é o jogo dos 150 erros. vamos começar com laranja mecânica e o iluminado, do kubrick. VALENDO!esse foi um comentário MUITO PNC, mas é fogo contra fogo, né pessoal. 

amo vcs. =*

juliana disse...

imaginem os espaços entre os parágrafos, fazfavor

Raquel Alves disse...

5 - Eu concordo com vc.

Leandro Fonseca Da Costa disse...

"P.S*Agora eu tenho todos os
livros de Game Of Thrones. Próxima temporada farei análises muito PNC’s,
afirmando, como nos comentários, que todos devem esperar, porque “tal coisa” ainda
será muito importante!"Camis Troll is coming!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bia Séries.Net disse...

 Passou, mas continuo achando muita mão de vaquisse. Poderia colocar a rainha e as mulheres em carruagens, não precisava todos estarem montados, mas não todo mundo voltando a pé! Mas um ou outro se fazia necessário ao meu ver!
Eu li a materia que a Juliana postou também, mas dai eles queriam coisa demais né, cavalo pulando sobre fogo e tudo mais. Vai ver por isso que já mataram a pobrezinha no primeiro eps e o povo de Dayneris chegou tudo a pé em Qartz. hahaha

Bia Séries.Net disse...

 Oi Ju, não seja tão radical com as pessoas que ja leram os livros, eu inclusive gosto sempre de expor que entendo as adaptações, claro que as cenas e até mesmo os acontecimentos de uma adaptação de um livro para tv ou cinema tem as suas diferenças. Não acho necessário essa fidelidade, apenas reclamei do negocio dos cavalos pq achei muito pobre aquele povo tudo a pe.

Só que não gosto como esta rolando a narrativa, as vzs perde tempo demais com algumas coisas e outras são apenas jogadas, eu nem reclamei de coisas que fizeram no eps e nao existe do livro, ao contrario, achei interessante e me dispertou curiosidade, todo mundo é fan da série do mesmo jeito. Claro que GOT é uma baita series, mas os acontecimentos não estão tão bem amarrados como na primeira temporada.

beijoca

andy disse...

Sou contra Camis virar PNC e ler os livros. Eu acompanho as suas reviews exatamente por você nao ler os livros. Odeio esse discurso de "espere porque tal coisa será importante...eu li o livro sou o dono da fucking verdade" que outros reviewers colocam em seus textos quase entregando a trama. Sifu esses reviews. Camis, continue sem ler os livros!

andy disse...

concordo com vc e faço o mesmo e me junto 
PFV CAMIS N VIRE PNC [2]

andy disse...

os spoilers corromperam a unica pessoa que faz uma review com a visão pura e inocente -q

juliana disse...

hahaha, sorry, Bia, não foi pessoal. tem gnt que realmente incomoda, não é teu caso. eu imagino que dê um nervoso qdo modificam demais uma história que a gnt ama, mas temos que dar o crédito. pessoalmente, achei a primeira temporada IDÊNTICA ao primeiro livro. pela reação do pessoal, a segunda não segue o mesmo estilo. mas, pelos olhos de quem não leu o segundo livro, acho que dá dando pra entender, sim. e, de repente, essas cenas que parecem desnecessárias na comparação, sejam essenciais pra adaptação. ;)

Leonardo disse...

Sou da mesma opinião! :)

Lu disse...

Não acho o interesse o Tyrion na Sansa além do normal. Primeiro, pq ela é moeda de troca e não interessa para a causa dos Lannisters  que ela seja ferida. Só que ninguém mais parece interessado nisso. Joffrey é uma besta, mas eu senti falta da Cersei ali. Ela deveria ter reagido quando o Tyrion dava um tabefe na cara do Joffrey.

E o Tyrion tem essa coisa de simpatizar com quem é maltratado - ele já mostrava isso na primeira temporada. Ele conversava com o Jon e perguntava sobre o Bran, quando ele caiu. 

Eu li os livros, mas o bacana mesmo é ver a reação de quem não leu. Da série por si só. Há outros lugares onde se pode ler resenhas de quem leu. Eu sei que muita gente tem ódio de quem leu, mas o leitor pode ajudar a interpretar certos fatos. Motivações dos personagens.