terça-feira, 1 de maio de 2012

Game Of Thrones 2x05: The Ghost of Harrenhal


 Andanças...

Se você aí também está se perguntando por que é que o pessoal da Muralha anda, anda, anda e nunca chega a lugar algum, seus problemas não acabaram. Pois é. Tudo isso deve durar por muito tempo ainda, então se preparem para mais e mais cenas longas de caminhadas no gelo que não tem o menor sentido prático dentro da trama. Pelo menos não agora.
Esse tem sido um dos problemas em Game Of Thrones. A série tem qualidades indiscutíveis, mas quando se trata de aproveitamento de tempo de tela, apresentação e desenvolvimento de personagens a produção deixa a desejar. Os fãs que já leram os livros podem vir xingar e argumentar que “um dia vai ser importante”.
 Um dia quando, cara pálida? Daqui a cinco temporadas? Ou melhor, daqui a 1500 páginas? Estou vendo uma série de TV e não lendo um livro. Detalhes são super importantes e eu jamais os dispensaria, mas o público precisa entender o que está acontecendo na série, independente da leitura dos livros. Esse é um mantra que repito e repetirei até o fim. Mesmo depois que eu ler os dito cujos. Sim, porque cheguei à conclusão de que minha leitura será mais veloz que o desenvolvimento da HBO e é nisso que vou investir, muito em breve.
Por essa ser uma reclamação geral do público, resolvi começar a comentar o episódio, que no geral, foi muito bacana, falando justamente do núcleo da Muralha. Para se ter ideia, a maioria nem sabe porque eles ficam se torturando em longas andanças na neve (eu me incluo), por que eu tinha a vaga lembrança que era uma busca pelo irmão de Ned, um renomado membro do grupo. No fim das contas é isso mesmo, mas mesmo essa motivação me parece absurdamente boba, já que ficam movendo os garotos sem que um objetivo claro seja estipulado. Nossa esperança em um ataque do White Walkers ou de algum grupo de selvagens do gele parece cada vez mais distante. Ação is coming. Very slowly.
Desculpem fazer a piada, mas não posso perder a chance. Daenerys finalmente conseguiu, depois de passada meia temporada, alimentar os dragões. Parece que é só falar “churrasco” em Dhotraki que o bicho entende e faz a picanha sozinho. Além disso, ela vive um momento de decisão. Conquistar o trono de ferro sozinha e com muito mais dificuldade ou se embrenhar num casamento de interesses com Xaro, arrebanhando uma fortuna para sua guerra? Sir Jorah tem uma opinião bastante “desinteressada” no assunto e Daenerys deveria mesmo fazer sua escolha absolutamente sozinha.
As movimentações nessa guerra pela tomada de Kings Landing continuam em diversas frentes. Theon acaba de deixar as Ilhas de Ferro para enfrentar o escárnio de sua tripulação, mas ao mesmo tempo, mostrando que pretende ousar e surpreendê-los num ataque às forças de Robb. Aliás, a aliança dele com Renly não chegou nem a ser firmada oficialmente, porque o Monstro de Fumaça já fez sua primeira vítima. Eu sabia que não ia ter Brienne que evitasse o que aconteceu e agora, ela se une à Lady Stark, provando que as mulheres de GOT merecem muito mais destaque.
Exemplo disso é Arya, responsável pelas melhores sequências do episódio. A conversa dela com Lord Lannister foi de uma tensão surpreendente. Depois, o encontro dela com Jaqen H'ghar foi de causar arrepios. Para mim esse homem tem a maior cara de estuprador e jamais imaginei que ele estaria agradecido à menina que lhe salvou de morrer queimado. O lance de oferecer três mortes foi excelente, mas Arya poderia escolher melhor suas vítimas. Se ela fosse cautelosa e esperta, esses defuntos poderiam ser a diferença entre vencer ou perder o Trono de Ferro.
Tyrion já dispensa elogios, sempre muito astuto em cada “plot” que tenta desenvolver para cima de Cersei e Joffrey. Sem ele, a situação estaria limítrofe há tempos, porque a irmã e o sobrinho fazem o tipo imediatista. Nenhum deles tem a capacidade de medir consequências e é isso o que faz de Tyrion um líder especial. O caso do wildfire é um exemplo disso, o que tornou a indignação dele ao descobrir que é um macaco doido ainda mais hilária.
O que questiona agora é o que impede Melissandre de mandar o Monstro de Fumaça furar todo mundo. Já nem cogito o nome de Stannis, porque como diz Sir Davos, ele é pau mandado da bruxa (sacerdotisa não define essa mulher, desculpem).
Com isso como arma, não tem como perder a guerra ou fracassar em qualquer empreitada. Não vejo sentido algum em não “tacar o terror” logo, a não ser, é claro, que existam limitações para a tal criatura. Nesse caso vou esperar até que Game Of Thrones resolva explicar quais são as regras desse novo jogo.
P.S*Boa a cena descamisada de Gendry. A sujeira cai bem naquele moço.
P.S* Bran é muito adulto. Fiquei chocada com ele doando órfãos para trabalhar na roça, em trocca de comida e abrigo.
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

Murilo disse...

Ai, Camis, não quero ser aquele fã chato e tal, mas tem um sentido muito grande pra essa caminhada da Patrulha. Não quero soltar spoilers, mas é bem interessante o que vai acontecer. Em breve, veremos White Walkers, sim. Aguarde! :)

Camila Barbieri disse...

Então Murilo, eu sei o que vai acontecer. Tive de perguntar pra quem já leu o livro pq eu precisava saber que meu tempo não tá sendo gasto à toa. Eu achei bem legal, inclusive, só que até agora, são quase 2 temporadas INTEIRAS: nada aconteceu ali. Aí complica. O trabalho de adaptação precisa ser feito de outra maneira mais interessante.

Ruddy Paz disse...

Camis, eu não li o livro e também não sei o motivo das andaças no gelo. Tendo em mento que a série não foi feita para ter apenas duas temporadas e dez episódios cada e com a qualidade indiscútivel da história, tenho certeza esse plot tem um sentido bacana.  É só dar tempo ao tempo, pois em todos os plots estão bons, não acredito que irão falhar nesse.

Fernando Belisário disse...

Arya, responsável pelas melhores sequências do episódio. Com certeza também passei mal com ela respondendo as perguntas do Lord Lannister. O fato de escolher os alvos eu jurei que ela ia escolher pelos nomes de quem ela chama antes de dormir. A série está boa, só me surpreendo que já estamos na metade da temporada.

Gustavo Vieira disse...

Camis, cuidado com os fãs radicais, tô te avisando, vai que aparece uma sombra de Melisandre atrás de tu?

Eu não tenho o que reclamar da sua review, até porque a trama de Jon é chata MESMO, acho que você tem uma das visões mais legais dos que ainda não leram os livros e acompanham a série.

O pior é que não tem nem como se interessar um pouco por ele, não enquanto a guerra tá pegando fogo em tudo quanto é canto. Acho que por enquanto é só ignorar o bastardo boring e focar no que é bom, como Tyrion, Arya, que são os astros de Fúria dos Reis, e, por incrível que pareça, até Dany. A série tá tornando essa passagem dela por Qarth bem mais interessante do que é nos livros.

Natália Kelly disse...

 Agora fiquei curioso com o que vai acontecer com eles, ah por favor me digam agora ): Não aguento e como você, Camis, sinto que estou perdendo meu tempo, quero entender como vai ser isso da Patrulha, não me importo mesmo com spoilers, aliás com eles fico ainda mais ansioso pra ver a série. Me revelem o que vai acontecer, por favor!!!

Giiiiiovana Fiuza disse...

Camis, acredite. A história do Jon é muito mais chata nos livros. A HBO ta adiantando e muito 

Raquel Alves disse...

Não li o livro e ontem enquanto estava vendo GOT me fiz a pergunta, pra onde esse pessoal da muralha ta indo? Não lembrava da história do irmão do Stark, acredito que eles serão importantes quando o inverno finalmente chegar, mas concordo contigo, é muita embromação sem muita explicação.
Amei a nova aliança entre Lady Cat e Brienne, acredito que ela será de grande valor na guerra, fiquei com pena daquele rei gay gato ter morrido tão rapidamente, eu gostava dele.

E mais uma vez Arya foi o destaque do episódio, essa garota é foda e acho muito legal uma série desse tamanho depositar tanta carga dramática numa garotinha. Tenho uma suspeita que esse Jaqen H'ghar é do reino da Daenerys, aquela mecha super loira no cabelo dele não deve ser em vão.

"P.S*Boa a cena descamisada de Gendry. A sujeira cai bem naquele moço. "
Acho que a Arya também achou isso.

marcio disse...

Pois é, pela prática está uma barbada ganhar o trono, tomara que a sombra meta a piroca no rabo do Joffrey e acabe ele. Deve ser disparado o personagem mais odiado por quem assiste a série.

Lu disse...

O problema é que, mesmo nos livros, a trama do Jon e da Dany é muuuito devagar. Sim, concordo que o tempo na tela deveria ser melhor aproveitado, pq algumas cenas poderia ser incluídas ou melhor explicadas. Mas não tem como não mostrar as andanças do Jon, pq elas fazem parte da história, mesmo.

Teve uma coisa que eu acho vc entendeu errado, Camis. Theon NÃO está indo enfrentar as tropas de Robb... nem mesmo Theon, sendo Theon, seria tão estúpido de fazer isso sozinho, com um barco só e pouquíssimos homens. A pista está no próprio episódio. 

Lu disse...

 Dá uma olhada nos sites especializados, Natália. De repente, na Wikipédia mesmo. Não é legal soltar spoilers em comentários livros. As pessoas se aborrecem.

Vanessa disse...

Eu entendo as suas reclamações e até concordo,na verdade essa coisa de enrolação também vem dos livros,no segundo livro quase não acontece nanda com Bran,Jon e Dany.Só no final é que eles servem pra alguma coisa,especialmente Jon e Dany que passam quase o livro todo numa andança sem fim e só sofrimento.O que mais está me irritando é que eles querem dá mais tempo de tela a pessoas inuteis e envolvar mais alguns na historia,como os Tyrrels e o Mindinho e roubam espaço do Duende que é desparado o principal do livro,mas não sinto ele assim na tv,Theon também merece mais espaço

Vanessa disse...

Sobre o pessoal da muralha :Eles estão indo contra Mance,o rei pra lá da muralha,ele está formando um exercito de selvagens pra atacar o sul,mas parece que esqueceram de explicar isso e ele foi apenas citado nesse episodio.Também há os White Walkes,que se fala muito neles,porem quase não aparecem

juliana disse...

não sou fã xiita, nem li os livros, mas o problema da patrulha não são justamente os white walkers, o pessoal que virou zumbi e o jon tacou fogo, a mão aquela que o fantasma encontrou, além do sumiço do tio do jon tudo na primeira temporada? sei lá, pra mim faz sentido eles estarem caminhando atrás de alguma coisa porque viram que tinha algo errado. ficar todo mundo de bobo parado esperando o ataque dos zumbis malucos não seria uma boa ideia. eles tão na muralha pra isso. to achando bem ok essa parte. 

Li Magalhaes disse...

Superconcordo. Para se ter uma ideia, essa história do Jon aceitar ser um infiltrado no grupo dos selvagens só acontece no terceiro livro.

Leonardo da Fonseca disse...

Como assim não se sabe o que a Patrulha está fazendo? Esse episódio explicou, de novo, que os selvagens estão se reunindo sob a liderança do Mance Rayder para atacar a Muralha. O Mormont decidiu atacar em vez de esperar sentado um ataque. 

junior dias disse...

A muralha é bem booring mesmo, ainda mais com a Guerra ocorrendo nos 7 reinos que é super interessante.. Sei que o Jon tem muitos fãs, mas achava que ele tinha muitos capitulos para pouca merda nos livros. Sobre a sombra, eles nao explicaram como ela funciona, mas fica meio obvio qnd do nada ela some após matar o Renly , ela apenas cumpre seu objetivo e pronto, a Mel precisa parir outra se quiser fazer outra coisa.

Markoz Z disse...

O plot da muralha é bem ridículo no segundo livro que corresponde a segunda temporada porém na terceira é um dos melhores plots. O bicho pega... Todos os exércitos de Westeros deveriam era estar marchando pra muralha.

Bia Séries.Net disse...

Oi Camis

Eu concordo com voce em muitos aspectos. Essa historia, no livro, tem mesmo uma narrativa muito lenta e discritiva pra tudo, por isso cada livro tem 1 milhao de paginas. Mas uma coisa que estou vendo na série é que algumas coisas acontecem muito rapido e nem explicadas direito enquanto outras acabam seguindo como a narrativa do livro. Eu acho que a quantidade de episodios destinadas a essa série são muito poucos para conseguir explicar algumas coisas, para as quais são necessárias adaptações. Tem coisas que até concordo, mas tem "matadas" que não suporto viu!

Essa pasmasseira dos homens da Patrulha, poderia sim ser contada de uma outra forma, não é necessario ficar inventando coisas que não existem e nem mesmo seguir o mesmo ritmo lento da coisa. Bom, adianto que tem coisa pra acontecer agora, então tudo pode melhorar (ou não), mas concordo que até aqui podia ter sido melhor aproveitado o tempo em tela para outras coisas mais interessantes, como a historia com a Arya que é bem mais complexa do que mostraram, mas como eu disse, compreendo as adaptações.

Otima review!!! E leia os livros sim, eu comprei em Dezembro e "comi com farinha!" não aguentei e baixei o 5 livro em portugues de portugal para ler! Problema vai ser qdo eu terminar e aquele FDP do George Martin, não ter terminado o 6! hahaha

beijoca

Laura disse...

 não é não, eh no segundo livro...