sábado, 12 de maio de 2012

Fringe 4x22 (Season Finale): Brave New World, Part 2


E se esse fosse o final de Fringe?



Mais uma temporada de Fringe chega ao fim e muitas perguntas ecoam em nossas cabeças. São dúvidas sobre a trama, principalmente, mas dessa vez, o que realmente me pegou foi o questionamento aí de cima, porque afinal, esses dois episódios finais, juntos, seriam o desfecho derradeiro da série que mais instigou nos três últimos anos (pelo menos). É mais do que justo querer saber se isso teria sido suficiente, se as duas partes de “Brave New World” teriam nos deixados satisfeitos e felizes.
Minha resposta é muito clara: Não. Não seria o bastante para mim, embora eu reconheça que, dentro das possibilidades, teria sido um final justo para os fãs e para a série. Ainda bem que esse não é o fim. Ainda bem que teremos mais treze episódios. Nunca fui tão grata à Fox como agora. Daqui para frente confio apenas no que os produtores preparam para a 5ª temporada. Confesso apreensão (Tenho expectativas muito altas com Fringe. Altas até demais.), mas ao mesmo tempo vejo algumas intenções muito claras para o próximo ano.
Disse tudo isso porque imagino que a minha sensação é a mesma que outros fãs devem ter. Especialmente depois dessa 4ª temporada que eu considero muito boa, mas nem de perto perfeita como a 3ª. Ano passado Fringe foi uma experiência histérica e muito mais emocional do que qualquer um poderia esperar. Era surpresa e ousadia, sempre. Não há como negar que um pouco disso ficou no passado e a empolgação com a temporada atual nem se compara com o que vivenciamos nos dois anos anteriores.
Um pouco disso é culpa do clima de incerteza. Analisando o todo dá para notar que o roteiro tentou encaixar o máximo de conteúdo em 22 episódios. Apesar do sentimento de lentidão que muitos compartilharam nos comentários, acho que é justamente o contrário. Era pouco tempo e muita trama para desenvolver com o retorno de Peter, a aparição de David Robert Jones, a revelação sobre os Observadores e o futuro, somando tudo ao retorno de William Bell.
É coisa demais para encaixar numa série detalhista como Fringe, que construiu sua mitologia pedaço a pedaço, sem pressa. Se pararmos para pensar, cada assunto desses renderia uma temporada inteira (lembrem que os showrunners gostariam de fazer sete temporadas completas). É por isso que me recuso a não valorizar o trabalho realizado nesse quarto ano. Ele pode não ter sido o melhor da série, mas foi o melhor que puderam apresentar diante da grande chance de cancelamento que nos assombrou durante cada sexta feira.
Um bom exemplo disso está no episódio “Letters Of Transit”, uma breve viagem ao futuro que apresentou cada informação que guiaria o resto da temporada. É possível notar os objetivos dos roteiristas, caso Fringe não fosse renovada. A mensagem é essa: “Era isso que faríamos se tivéssemos mais tempo. Era isso o que vocês ainda iriam descobrir”. Pra mim, esse é o melhor episódio da temporada, não só pela criatividade, mas pela utilidade em tudo o que foi abordado. Tudo nesse episódio foi desenhado para o possível final de Fringe fosse visto como um todo e não apenas julgando os dois últimos episódios. Ele é um link precioso.
De modo geral, fiquei impressionada com essa Season Finale. Dá para notar que ela também foi construída como um final definitivo. Seria um final feliz e até bem amarradinho, mas prefiro terminar sabendo que não terminou, se é que posso falar assim.

Eu não poderia entrar no assunto sem dizer que sim, em Fringe tudo acaba em TORRADAS. Parece piada, mas não é. Quantas e quantas vezes falamos “In Toast We Trust”? A obsessão por torradas parecia bobagem, mas eis que a série prova que nada fica sem amarração e por isso, a cena adicional, entre Walter e o Observador tem justamente torradas para ilustrar que se o inverno não chega nunca em outras produções, em Fringe podemos acreditar que #ObserversAreComing.
Não há a menor dúvida nisso. A temporada final terá exatamente esse foco e acredito que não veremos apenas o futuro (como nos moldes do 4x19), estou até apostando num pequeno salto temporal, cortando a gravidez de Olivia e chegando até o momento crítico do Expurgo, que aliás, é o Glyph Code da semana: PURGE.

Mais uma vez, voltamos a falar do episódio 19, mas ele é realmente importante quando colocado em perspectiva com a Finale. Dali, tiramos a informação sobre Etta (e uma ideia de como ela teria sido afetada pelas altas doses de cortexiphan, em sua fase fetal), a volta de Bell e os planos dos Observadores.
Sabemos também que Olivia não estava presa no âmbar e agora, que ela não morreu (pelo menos não ainda), então, o que acontece com Olivia? Porque naquele futuro ela não está junto dos demais integrantes da Fringe Division? Essa é, talvez, a maior questão que permeará a personagem daqui em diante, afinal, segundo Walter, depois de gastar todo seu potencial energético, inclusive ressuscitando, Olivia se transformaria numa pessoa normal, com poucos resquícios de cortexiphan e de suas incríveis habilidades.
Outra coisa interessante é notar que o poder de Olivia era tanto, que somente uma quantidade enorme de anfilício pôde chegar minimamente perto de suas capacidades, durante o período de testes, em que David Robert Jones parecia ser o grande maestro disso tudo. "You had the power all along my dear", disse Nina, pontuando muito bem, nessa fala retirada de O Mágico de Oz. Como quem diz isso é Glinda, a Bruxa Boa do Sul, fica encerrada a discussão sobre a posição de Nina Sharp na série. Estou convencida de que ela é do bem agora.
Eu até comentei na review anterior que aquele lance do bolo de limão me incomodava bastante, já que nunca tinham dito que cortexiphan é regenerativo, mas o principal era que eu soube, ali mesmo, que Olivia morreria e voltaria em seguida. Para minha surpresa, a sequência foi muito bem feita. Conseguiram criar um clima de distração total, enquanto Peter e Bell discutiam o “novo mundo” repovoado por “Adão e Eva”.
Prestando atenção nos diálogos é um susto quando Walter (será ele o Mr. X. definitivo?) acerta um tiro bem no meio da testa de Olivia. Eu fiquei bastante chocada e envolvida com a situação, que foi bastante emocional, especialmente pelo desespero de Peter. Walter deu um show de lucidez ali. Estapeou Peter (não canso de rever essa cena e não sei por que) e partiu para o improviso. Abridor de cartas e antena (eu acho), ele foi enfiando tudo na cabeça de Olivia enquanto eu fazia caretas medonhas de desespero.


Uma curiosidade está na lembrança de que Etta carrega no pescoço uma bala de revólver. Supomos que é a bala que matou Olivia, mas será que é a mesma que vimos nesse episódio. Comparando as fotos fica dificil de saber, mas fica registrado.

Esse episódio caprichou em cenas assim, que também me aterrorizaram com Jessica Holt. Simplesmente adorei aquela sequência em que ela é interrogada. Bizarra demais, no melhor dos sentidos. Fringe tem efeitos muito caprichados e acho que terei pesadelos com os olhos revoltos de Jessica, por algum tempo.
Falando nela, há ainda muito que discutir. Jessica era parte dos planos de Bell (que incluíam colocar Peter em perigo) para ativar Olivia, mas, mais do que isso, eles levantam um monte de novas perguntas, todas relacionadas aos Observadores e à função de Bell na série.
Reparem que Jessica sabia como prender September e evitar seus pulos temporais, algo que, segundo ele mesmo, ela não deveria saber. Aliás, Jessica sabia que seria visitada por September, que cai direitinho na armadilha, o que indica algum tipo de blindside. Depois, quando ela atira nele, afirma que a arma é uma tecnologia de Bell, desenvolvida justamente para atingir Observadores, o que significa que ele já sabe o que está para acontecer e tentará evitar ou pior, está envolvido no Expurgo de alguma forma. De que lado Bell está, afinal? Quais são seus objetivos?
Fringe é mestre em colocar essa profundidade dos personagens em perspectiva. O mesmo foi feito com Walter, que teria desenvolvido cada ideia desse novo mundo em sua imensa mágoa por perder Peter duas vezes. Voltaram a falar do momento em que Belly retira pedaços do cérebro de Walter, temeroso por estar “brincando de Deus”.
É impressionante o modo como Walter nos cativa, mas ao mesmo tempo está sempre ligado à origem de todo mal e todo perigo que ameaça dois universos inteiros. Ele é um dos personagens mais complexos da TV, atualmente. John Noble merece prêmios (no plural) e Leonard Nimoy também. Os diálogos deles nesse episódio foram instigantes e cheios de nuances emocionais. Trabalho de mestres.
Aliás, o momento em que Bell dá a Walter um vislumbre de seu novo mundo é especial. A parte técnica da série deu outro show ali e poucas vezes vi um cenário “imaginário” tão real. Tanto que ao ver a promo do episódio, cheguei a temer que estivessem indo longe demais (como diria Belly “the clock is ticking, tic, tic, tic”). Era só uma espiadinha do que a coisa toda viria a ser se fosse concretizada. Ainda bem.
 Mais algumas coisas me chamaram a atenção em relação a Belly.  Ela chega a comentar que Walter tomou uma decisão que o redimia por todas as suas ideias e invenções (matar Olivia, no caso) e fiquei tentando entender se Bell entendia que Olivia não morreria, por causa das doses maciças de cortexiphan que ele e sua equipe cuidaram para que ela recebesse. Depois ele desaparece como sempre, ao tocar o tradicional sino, então seu retorno é promessa certa.
Também tenho esperança de rever September. Ele é o grande aliado da Fringe Division na futura guerra com os Observadores, mas como o momento em que ele é baleado chegou, isso talvez não aconteça. Essa habilidade dele, em manipular a malha temporal (#DoctorWhoFeelings) e ir para onde bem entende, meio que já nos mostrou seu desfecho em “The End Of All Things”.
O que talvez também ganhe desenvolvimento seja essa grande injeção de verba na Fringe Division. Broyles foi de Coronel a General, trazendo Nina para comandar uma parte do departamento. Como as criações genéticas de Belly foram mantidas para “estudo”, só posso pensar em muitas implicações políticas e interesses que desafiam a ética surgindo pelo caminho.
Como já dava para saber, Astrid sobreviveu ao tiro que levou. Sempre me emociono com a relação dela e Walter, ainda mais quando aproveitam para fazer humor em cima disso. O final do episódio vinha naquele clima de “paz e amor”, com Olivia grávida, Peter um papai feliz e tudo o mais, mas o melhor fica sempre por conta de Walter, que queria saber se urina era gelatina de limão. Por sorte (nossa, principalmente) ele estava com fome e não com sede, ou a coisa poderia ter ganhado proporções trágicas.
O ponto alto é quando Astro surge com o alcaçuz, salvando a barriga de Walter da miséria. Quando ele olha para ela, com aquela expressão de “sou o maior troll do mundo” e a chama de Astrid, eu abri o maior sorriso. Walter sacaneia a coitada de propósito e ninguém pode dizer, depois dessa, que é porque está faltando um pedaço do cérebro dele.
Como essa review imensa já está chegando ao final (podem comemorar!), vale citar mais algumas referências no episódio. A menção a Star Wars não pode ficar de fora. Olivia foi mesmo uma verdadeira Jedi ao controlar o corpo de Peter à distância. Além do mais, Talos, o nome da embarcação de William Bell é uma referência a um Deus grego, mais criativo e melhor inventor do que o Deus que o havia gerado, Daedulus.

Não consegui identificar, porém, o símbolo que prende September naquele pedaço de piso, mas vi gente chamando aquilo de runa. Comparei e achei coisas esotéricas bem parecidas, mas com September pisando em cima, fica difícil ver o formato na íntegra. Se alguém souber, por favor, compartilhe. Acho que temos algum tempinho para novos detalhes e teorias até a chegada da 5ª e última temporada, com o desejo forte de que o lado B nos dê um alô novamente.

P.S*Como sempre, aquele mega agradecimento a todos que participam comentando aqui, no twitter, no Facebook e até por sinal de fumaça. Sem cada teoria, dúvida e discussão assistir à série não seria tão divertido. Encontramos-nos em breve, para a parte final da nossa jornada com Fringe!

P.S* Antes que surja a pergunta sobre os tais "dois finais": São, de fato, dois. Um com a cena de Walter e September, que acrescenta um cliffhanger e outro sem essa cena, que deixaria Fringe na cena do hospital, com a notícia sobre a gravidez.

FRINGE EVENT SP e RJ
Semana passada,  anunciei aqui a reunião dos fãs de Fringe em SP, no dia 19 de maio, às 19h. Pois saibam que criamos uma ponte com o lado B e o pessoal do Rio de Janeiro fará também um Fringe Event, no mesmo dia e na mesma hora. Aí embaixo seguem os links de São Paulo e Rio, para quem estiver interessado em participar do encontro.
Comentários
36 Comentários

36 comentários:

rafaela disse...

Na real acho que esse final de temporada foi tão anti-climatico pq basicamente tudo que ia acontecer não era surpres apra ninguém, em função do episódio do futuro. Astrid tomar tiro? E aí, ela tava viva no futuro. Olivia tomar tiro? E aí, ela teve uma filha, não podia morrer agora. E por aí vai... acho que por isso que um pouco das reviravoltas se perderam. E tb, acho que essa temporada foi a mais fraca das 4, porque ela parece ser, por completo, uma introdução ao que acontecerá na 5º (ao mesmo tempo que tenta resolver o que já foi abordado até aqui). Mas eu curti, e fico no aguardo pela última vez que diremos "começou a nova temporada de Fringe". 

DMoratti disse...

Pensei o mesmo que você quando disse que esse seria um final bem programado! Só que o episódio 19 acabou ficando como spoiler da 5ª temporada, não gostei disso, já sabemos a resposta para: "The're coming.. who's coming?". O clima de desespero pra saber a resposta "brochou". Mas mesmo assim, confio nos produtores e eles não irão decepcionar nós, fãs, e ainda haverá muito mistério e revelações na 5ª temporada ;)

diegoivan1982 disse...

Que parada é aquela no olho de Walter que fica piscando? Alguém viu? Varias vezes acontece, o mais visível é aos 31' 40'. Aparece mais uma vez aos 41' 52'. Tô curioso. Episodio normalmente bom até metade dele, depois fica muito foda.

Walyson Florencio disse...

Camis,

É um questionamento que todos tínhamos desde o início: sobre a identidade do Inner-child(1x15). Agora que vimos o ciclo temporal em que o september vive(a questão do tiro.), podemos dizer que ele pode estar duas vezes no mesmo lugar(se é que me entende). Então, não seria Semptember o Inner-Child? Explicaria o fato deste observer querer tanto salvar Olivia, uma vez que os dois tinham criado uma conexão quando ele era mais novo e também  justificaria como o September poderia ter visto a si mesmo no 1.15(caso seja isto mesmo)

Marilia disse...

Fringe é Fringe!!!! 

O fato de terem fornecido informações sobre a relação do September com a Olivia e com o Peter me leva a crer que o Bell esta trabalhando de alguma forma com os obervers...(mesmo que seja no estilo "agente duplo"), ele tem informações que só os observers ou alguém com a tecnologia deles pode ter (não lembro o nome do ep. em que um cara vê o futuro por conta de um aparelho que ele encontrou e que pertencia ao September)...
...Olhando pra esta temporada, ela me parece um resumo do que vimos no 1º e 2º ano da série - tivemos a inserção do Peter, a relação dele com o Walter, a "descoberta" dos observers, as crianças do cortexiphan , DRJ, William Bell nos deixando na dúvida sobre que lado esta...E de uma forma, que talvez, faça sentido apenas pra mim, esta finale foi parecida com a finale passada, na season 3 o Peter poderia salvar o universo ativando a máquina, o que ele só pode fazer com a ajuda da Oliva, e nesta eles só salvaram os mundos pq estavam juntos, Olivia morre do mesmo jeito (só Fringe pra matar um dos personagens principais duas vezes e do mesmo jeito rsrs) e é salva pelo Walter - aqui de uma forma que me deixou apreensiva, no passado com ele criando a máquina e enviando-a ao "passado"....


Uma coisa me deixou meio confusa...tudo bem que nem tudo precisa ser explicado, pois pode estar subentendido, mas achei a forma com a Nina falou do poder da Olivia "antiga" em atravessar universos tão estranha....sei lá, não sei é por que não lembro de terem comentado deste poder dela nesta nova timeline, mas achei estranho....

E juro que achei que terimaos Bellivia de novo hahaha.....

Agora é rever as temporadas...e esperar o começo do fim...:(

anastacia disse...

colocando na balança o que fringe apresentou nessa temporada, devo dizer que fiquei mais desapontada do que satisfeita (isso com certeza se deve pela comparacao com a 3 temporada...)

A maior decepcao com certeza foi a explicacao pela volta de peter... mas pelo jeito é o que tem pra hoje né

tb fiquei um pouco desapontada com todo aquele suspenso em relacao a realiadade que peter estaria e no final termos que aceitar o fato que ele estava na realidade certa, e que a outra realidade q estavamos acostumadinhos nao voltará mais =(

e tem algumas decepçoes mais pontuais, como o fim de jones, que fez aprontou e causou e deixa a historia como os figurantes escalados para os eventos fringe.

mas em compensacao esse season finale em muito me agradou, foi cuidadosa, inteligente e certeira.

q q foi aquela cena da jessica? aterrorizante mas ao mesmo tempo parecendo fiel a uma realidade de alguem q tem minima parte do cerebro reativado...

ansiosa pela 5 temporada, querendo que o lado b volte com tudo!!!

ps: q q é aquele peter hein? vem q te dou abrigo no meu universo seu gato *.*

Camila Barbieri disse...

Eu acho que é bem por aí Walyson, mas... naõ tenho certeza se vão mostrar isso claramente, assim. Creio que fique na base da especulação dos fãs mesmo.

Aslam disse...

Otima Review para um otimo episodio.

Camis,

algumas observações:

- Os Observadores, tem agora um motivo para invadir a terra, e iniciar o expurgo. Temem que os humanos destruam o universo, a exemplo de Bell e  Walter(Com cerebro completo)

- Olivia grávida de Etta, já nos mostra o que a próxima temporada nos reserva, uma luta da Fringe Division contra os Observadores, que infelizmente, só será bem sucedida em 2036, o que provavelmente nos renderá episodios no futuro.

- Nina não aparece mais como Lider da Fringe Division no futuro, algo deve acontecer, e ela deve voltar a Massive Dinamics.

- Será que o plano para deter os observadores, que Walter em 2046 disse que tinha, não será baseado nos grifos que prendem os observadores e a arma ultra-rápida de Bell?

- Bell trairá Walter de novo no futuro? pois Walter diz que foi culpa dele o que aconteceu com Olivia.

Rodrigo Agrassar disse...

Já tinha percebido isso nos primeiros episódios da temporada tanto com o Walter como com o Walternativo

Camila Barbieri disse...

São dois finais: Um sem a cena final com o September e outro com. O conteudo do episódio não muda, só o cliffhanger foi adicionado.

Rodrigo Agrassar disse...

então o negocio seria tenso se a série tivesse sido cancelada pq não foi um final de explodir cabeça como foi os outros finais de temporada(e seria pior por ser um series finale). Ainda bem que tem mais 13 episódios para compensar isso.

Junior Dias disse...

verdade tmb esperava que esse episodio não tivesse sido exibido como 4x19, poderiam ter exibido ele como um episodio especial ou sei lá..

Junior Dias disse...

Otima review.. Senti uma vibe mt Doctor Who com o Setembro dizendo que isso ainda nao tinha acontecido para ele, e na parte que a Jessica falou "Where are you mommy" kkkk. Adorei a SF, foi tudo bem inteligente e encaixadinho, altas expectativas para a proxima temporada.
So fico triste mesmo é que Fringe realmente abandonou a outra linha do tempo que teve nas 3 temporadas :/

juliana disse...

PFV dêem um desconto. a camis falou mto bem, deve ter sido mto hardcore passar a temporada inteira sem saber se essa era a última ou não. ou eles escolhiam deixar sem um fim satisfatório contando com o ovo no cu da galinha ou eles fechavam a série correndo e dps n tinha nada pra próxima temporada. eu achei lindo. mto lindo. pode n ter sido o fim mais incrível pra mitologia da série, mas pros personagens teria sido. amo todos. amo fringe. 

lussianno disse...

Tb fiquei com essa sensação de que esse seria o final da série caso ela não fosse renovada - e tb achei pobre -, com um diferença de que a cena final não seria com setember, mas sim a família fringe feliz. Mas não tenho como desgostar desse final. Teremos uma temporada rica de abordagens para os roteiristas desenvolverem. Etta, os poderes de Olívia, a volta de Belly, o 4x19 e a olívia desaparecida ou morta - ou só escondida e velha com seus 40 e tantos anos?? hahaha.

Thiago Barreto disse...

Eu gostei do episodio. Mas na minha cabeça a partir de hoje o "Letters of Transit" é o season finale. Imagina depois da declaracao do September o episodio seguinte começar como começa o LOT.

Nikky disse...

Ótima review, sempre acrescentando algo em que se pensar. Perfeita a percepção de terem condensado muita coisa nesta temporada, quando li pude fazer a mesma relação.
Uma pena o 4x19 ter nos deixado tão tranquilos em relação às surpresas e reviravoltas dos ultimos espisódios, mas ele foi fundamental para me deixar morrendo de vontade de ter mais uma temporada.
E que venha September... rsrsrs

Isabela Cabral disse...

"Prestando atenção nos diálogos é um susto quando Walter (será ele o Mr. X. definitivo?) acerta um tiro bem no meio da testa de Olivia."Eu já passei essa cena esperando o tiro o tempo todo. Só não sabia se ele seria dado por Walter ou a própria Olivia.

Jaqueline Santos da Silva disse...

muito boa a review mais eu percebi uma coisa
quando a bala é tirada da cabeça da olivia dá para perceber perfeitamente q é a mesma bala do colar da henrietta
sei ñ hein tô começando a achar q a olivia guardava a bala e fez de joia que passou pra etta

Ricardo Santana disse...

 Tipo, quando September diz "they are caming" é a brecha pra quinta temporada, pelo que já vimos em Letters of Transit.

Cesar Santana disse...

Ótima review Camis, ansioso pro Fringe Event.

Fernando Miaise disse...

nossa demais esse final!!! saudade do lado b e queria mt ir em um dos Fringe Events mas nao vai rolar infelizmente. Tinha certeza q olivia ia voltar zureta depois de se curar da bala, tipo quem sou eu, mas felizmente isso nao aconteceu hehe

Marcos Vinicius Dalla Lana disse...

Eu gostei do episódio e da temporada como um todo, achei ela realmente muito boa, mas, como a maioria das pessoas, tenho que concordar que não chegou nem perto da terceira temporada. Agora, acho que os produtores deviam ter deixado o Letters of Transit como uma carta coringa, caso a série fosse renova usassem ele como series finale ou series premiere da quinta temporada, caso fosse cancelada não o exibissem e a série teria um final fechado sem lançar novas dúvidas. Sem falar que sua exibição acabou com parte das surpresas do fim da temporada, afinal ele tirou toda a tensão com as possíveis mortes de Olívia e Astrid, bem como do fato de que Bell estava vivo e também não deixou nenhum suspense de quem September falava com o "eles estão chegando". Assim, quando eu indicar a série para alguém novamente, vou garantir que a essa pessoa veja o 4x19 depois do 4x22 pois tenho certeza que teria preferido ver nessa ordem.
P.S.: Quero o lado B de volta!!!!

Anne Melo disse...

Ok vamos lá: 
Na minha opinião se formos comparar essa temporada com a 3 sem dúvida a terceira é melhor!! 
Mas compartilho da idéia da Camis ao afirmar que : Um pouco disso é culpa do clima de incerteza. Analisando o todo dá para notar que o roteiro tentou encaixar o máximo de conteúdo em 22 episódios. Apesar do sentimento de lentidão que muitos compartilharam nos comentários, acho que é justamente o contrário. Era pouco tempo e muita trama para desenvolver com o retorno de Peter, a aparição de DRJ, a revelação sobre os Observadores e o futuro, somando tudo ao retorno de William Bell. É coisa demais para encaixar numa série detalhista como Fringe, que construiu sua mitologia pedaço a pedaço, sem pressa. Se pararmos para pensar, cada assunto desses renderia uma temporada inteira. 

"De modo geral, fiquei impressionada com essa Season Finale. Dá para notar que ela também foi construída como um final definitivo. Seria um final feliz e até bem amarradinho, mas prefiro terminar sabendo que não terminou"

Tbm prefiro assim, além do mais creio que por mais que já tenha sido revelado pra todos nós através de 4:19 como vai ser quando iniciar a 5 season creio que vem surpresas por aí, principalmente depois dessa saida super conviniente de Bell. Fica a pergunta, pra onde esse cara foi?? E ele volta na próxima season?? Principalmente depois do que ele diz ao ir embora: "Se isso é o que considera aprender com os erros do passado, então pagou um preço alto" Que ele pode esta se referindo a invasão dos observer mas acredito que algumas coisas mudaram.... Eu não sei, agora que temos aí uma certeza de 5 season suponho que os produtores podem ter algumas cartas na manga! Fringe é Fringe minha gente! 

Rêe =D disse...

É cicatriz por causa de uma cirurgia que o John Noble =) Tem cenas que esse brilho me incomoda.

Rêe =D disse...

Essa bala da Olivia é a mesma que a Etta tem como pingente e foi o Peter quem guardou. Bom, pelo menos foi isso que o Joel falou no twitter =)

Anne Melo disse...

(...) Como quem diz isso é Glinda, a Bruxa Boa do Sul, fica encerrada a discussão sobre a posição de Nina Sharp na série. Estou convencida de que ela é do bem agora.  
Agora simmmm ficou claro Nina Sharp na trama, ela é dos good guys! =) 

"Sabemos também que Olivia não estava presa no âmbar e agora, que ela não morreu (pelo menos não ainda), então, o que acontece com Olivia? Porque naquele futuro ela não está junto dos demais integrantes da Fringe Division? Essa é, talvez, a maior questão que permeará a personagem daqui em diante.."
Nossa pode crer! Será que ela vai morrer em outra situação já que Setembro havia falado que ela morreria em todos os possíveis futuros. Mas ele disse que ia investigar novamente o futuro e que procuraria saber o que ele queria dizer com essas palavras exatamente, e que esperava voltar a tempo por ela (ou seja salva-la).

"Prestando atenção nos diálogos é um susto quando Walter (será ele o Mr. X. definitivo?) acerta um tiro bem no meio da testa de Olivia. Eu fiquei bastante chocada e envolvida com a situação, que foi bastante emocional, especialmente pelo desespero de Peter. Walter deu um show de lucidez ali. Estapeou Peter (não canso de rever essa cena e não sei por que) e partiu para o improviso. Abridor de cartas e antena (eu acho), ele foi enfiando tudo na cabeça de Olivia enquanto eu fazia caretas medonhas de desespero"

Cara... simplesmente demais!! eu adorei essa cena!!! Tbm fiz mtas caretas de desespero! Walter estapeando o filho, e Peter completamente transtornado com a morte de Olivia. Foi TENSO! 

Anne Melo disse...

As perguntas que não calam: Estaria Bell envolvido no Expurgo de alguma forma. De que lado Bell está, afinal? Quais são seus objetivos? Ou seria ele um agente duplo?Seria Walter o Mr. X definitivo?
Sabemos também que Olivia não estava presa no âmbar e agora, que ela não morreu (pelo menos não ainda), então, o que acontece com Olivia?

Porque naquele futuro ela não está junto dos demais integrantes da Fringe Division? Ou September vai chegar a tempo de impedir algo definitivo a respeito dela? Assim mudando completa e definitivamente o futuro dela! (Vide 4:14 conversa de September e Peter ambientado em Doctor Who) Lembram do que September diz a Peter? ^^ 

"Como já dava para saber, Astrid sobreviveu ao tiro que levou. Sempre me emociono com a relação dela e Walter, ainda mais quando aproveitam para fazer humor em cima disso. O final do episódio vinha naquele clima de “paz e amor”, com Olivia grávida, Peter um papai feliz e tudo o mais, mas o melhor fica sempre por conta de Walter, que queria saber se urina era gelatina de limão. Por sorte (nossa, principalmente) ele estava com fome e não com sede, ou a coisa poderia ter ganhado proporções trágicas"

Não apenas me emociono como me divirto com esses dois, Walter e Astrid formam uma dupla ótima! 

Anne Melo disse...

O ponto alto é quando Astro surge com o alcaçuz, salvando a barriga de Walter da miséria. Quando ele olha para ela, com aquela expressão de “sou o maior troll do mundo” e a chama de Astrid, eu abri o maior sorriso. Walter sacaneia a coitada de propósito e ninguém pode dizer, depois dessa, que é porque está faltando um pedaço do cérebro dele.
Ahuahuahuahua... outra cena ótima. Ah mas não mesmo!!


É impressionante o modo como Walter nos cativa, mas ao mesmo tempo está sempre ligado à origem de todo mal e todo perigo que ameaça dois universos inteiros. Ele é um dos personagens mais complexos da TV, atualmente. John Noble merece prêmios (no plural) e Leonard Nimoy também. Os diálogos deles nesse episódio foram instigantes e cheios de nuances emocionais. Trabalho de mestres.Faço das palavras de Camis as minha aqui. Foi muito show!!! ;)

Anne Melo disse...

Não poderia deixar de dizer:  Ráaaa!! Acertei no lance no qual disse que Olivia seria a fonte de energia que W. Bell usaria pra colidir os universos!! Falei isso no comentário da semana passada. E se confirmou nesse semana. Uhuuu! 

Esse é o meu comentário da semana passada! rs só pra lembrar... rs

"Eu já começo a pensar que ela vai ser usada como um gatilho, a força maior que vai fazer os dois universos se fundirem. Todos eles ficam falando do quão incrivel são os poderes da Olivia, mas nunca exploraram. Talvez, o plano seja liberar todo o poder da Olivia para fazer a fusão ou usar ela para criar o campo de força incrivelmente poderoso" 

Quanto ao símbolo que prende September também não consegui identificar com ele em cima e fica meio difícil. Mas se for algo referente a runa, até onde pesquisei runa é um alfabeto característico usado para escrever línguas germânicas na Escandinávia e nas ilhas Britânicas.

Mas essa que o September esta em cima parece mais uma combinação de letras desse alfabeto e se tiver correto o que eu vi aqui é como se fosse assim: Um "C" virado pra lateral que segundo o alfabeto é,uma URUZ invertida e que nesta posição significa não saber explorar as forças psíquicas e fontes energéticas oportunamente e que por isso se viram contra a própria  pessoa (ser) ou seja recusamos mudar, e recusamos a mudança, criando assim uma situação de estanque e sem saída, mas que pode ser solucionada.
 
Já o outro que fica mais difícil de visualizar me parece com um "X" (GYFU) Bom se for isso mesmo significa Dádiva, oferta. Mas também lembra necessidade de viver de acordo com si mesmo pra poder esta de acordo com os outros. Insiste no encontro do equilíbrio e harmonia.
 
Tá aí Camis! Agora me diga, o que você acha?
nos lembra da necessidade de viver de acordo com nósmesmos para podermos estar de acordo com os outros,insiste no encontro do nosso equilíbrio e hMas tambémnos lembra da necessidade de viver de acordo com nósmesmos para podermos estar de acordo com os outros,insiste no encontro do nosso equilíbrio e harm

Kelly disse...

Exatamente! Não posso deixar de dizer que essa quarta temporada de fringe foi uma GRANDE decepção, só cheguei ao final pela ótima segunda teporada e pela estupenda terceira. E espero siceramente que agora que os roteiristas sabem quantos episódios tem eles consigam fazer algo que pelo menos se compare a terceira temporada.

Ariel Victor disse...

Episódio ruim. Ou melhor, episódio bom, considerando que a série acabaria aqui. Ainda tem 13 episódios e ficou, SIM, faltando liga. Uma pena.

Jamille Ramos disse...

Tava revendo a finale, alguém mais teve a impressão que aquela cena com o September no armazém parecia muito mais uma aula sobre observadores? fiquei com a impressão de que Jessica não era só mais uma ferramenta para ativar a Olivia acho q talvez Bell saiba do plano dos observadores e mandou que ela mostrasse como ferí-los e/ou controlá-los.

Bruna disse...

Apesar de achar que mesmo a season finale dessa temporada perfeita, ainda tem algumas perguntas que ficaram na minha cabeça:

- Peter no final da 3ª desapareceu; Nesse universo nenhum dos Walters salvaram o filho, então como nessa temporada Peter encontrou com a "sua" Olivia; Onde estão os universos da 1ª a 3ª?, como eles se encaixam na perspectiva da 4ª temporada?
A explicação mais racional pra mim no momento é que ao entrar na maquina Peter alterou não apenas o futuro, mas o passado também.
Se alguém puder me esclarecer fico grata

Tatiane Pereira disse...

Eu acredito que a arma estava ali de propósito, gente.William Bell já esperava que Walter fosse encontrá-lo, penso em porque ele deixou Astrid viver, será que no fundo ele queria parar aquilo e arranjou aquela situação?
Creio que para que o seu plano do colapso entre os universos Olivia teria de estar ali no local, coisa que Bell já previra que Olive estivesse ali presente.
Acho que a arma ali era proposital, e Bell dizendo da tal fonte de energia a Olivia mesmo poderia ter se atirado ou o Walter o faria.
Posso estar viajando em pensar em um resquício de alguma compaixão em Bell que usou tanto as pessoas e esteve prestes a destruir dois mundos.
Sei lá, só sei que muita coisa pra mim não foi explicada porque o papo todo do Bell de que planejava morrer sozinho, de que Walter estava ali "por providência", vejam bem a palavra que ele usou, não foi acaso. Nada disso me convenceu.
Acho que a "morte" ou não da Olívia já estava planejada por ele e sua própria fuga também.
No ep 19, falam que uma vez a equipe fringe soube como impedir os observadores. Será que a Jessica Holt não esteve ali de propósito justamente para mostrar para eles a tecnologia necessária para papar os observadores??
Tantas teorias!!!!

douglaselias disse...

Se o final tivesse sido esse, sentiria o que senti que o final de Lost, isso tudo pra acabar assim ?