quinta-feira, 26 de abril de 2012

Smash 1x12: Publicity


Caminho das Índias? É você?

Antes de eu começar a falar qualquer coisa sobre esse episódio de Smash, quero deixar uma coisa clara: já vi muitas produções de Bollywood e adoro todo o clima da dança indiana. No entanto, nem por isso eu acho que esse tipo de “homenagem” ou referência cabe em qualquer lugar, o que infelizmente é o caso do Smash dessa semana.
Com apenas um número musical, a série conseguiu me fazer reagir entre risos nervosos, queixo caído e profundo sentimento de vergonha alheia. Fiquei completamente atônita quando, DO NADA, Karen entra em transe, no meio de uma discussão inútil que começou com amendoim e terminou no relacionamento dela com Dev, e o número se inicia.
Imagino os roteiristas na sala de reunião, falando assim: “Poxa, o Raza Jaffrey é indiano né? Não seria genial um musical à moda bollywoodiana com ele?”. Respondo aqui e agora, senhores produtores de Smash: Não, não seria. Não do jeito que aconteceu, com o elenco todo, que não tinha nada a ver com a cena em que tudo se inicia, aparecendo em trajes típicos, em momentos pontuais da letra da música.
Foi péssimo - e repito - vergonhoso. Smash conseguiu fazer uma das cenas mais epicamente falhas e descabidas dessa temporada da TV americana, com direito à Ellis roubando joias, Tom esfregando a lâmpada e vendo dois machos sumirem, Ivy sendo idolatrada por Derek, Eilleen em seu novo romance com Nick, Rebecca avulsa entre musculosos ridículos e o ápice, com Julia e sua família feliz, demonstrando olhares lacônicos e sorrisos pra lá de naturais (só que não). Também não quero esquecer o momento maravilhoso em que insinuam que R.J, a rival de Karen pelo coração de Dev, é uma cobra venenosa, porque isso seria tão criminoso quanto esse número original, que aparentemente tem tudo a ver com Marilyn.
Fora isso (epic fail is epic), Smash trabalha bem sua história central, mas gera cada vez mais desconfiança no público. Momentos como esse provam que a série não é tão diferente e madura como tentam vendê-la, afinal, temos alguns momentos dignos de série adolescente (algo que a maioria vê como qualificação negativa e no caso de Smash, é mesmo).
Numa temporada com apenas 15 episódios (restam apenas três), temos de ver o longo desenvolvimento do plot dos smoothies. Foram minutos e mais minutos falando sobre a tal bebida verde de Rebecca, que mostra ser uma atriz cheia de manias e vontades. Até é compreensível que explorem isso para mostrar traços da personagem, mas no fim das contas, foi tempo demais numa imensa bobagem.
Muito mais interessante foi o movimento de Rebecca para se aproximar de Karen. Isso porque é difícil de ler as intenções dela. No começo achei que a amizade forçada era para, em algum momento ferrar com a vida de Karen, mas depois, mudei de ideia. Acredito que Rebecca percebeu que Karen é o tipo fiel e que, se elas fossem amigas, não haveria golpes baixos pelo papel de Marilyn.
Rebecca só esqueceu de convidar Ivy para as noitadas e com isso, ela se foi em frente em seu plano de ser a protagonista novamente. Apesar de adorar Ivy, a armação dela com Ellis foi mais uma típica trama de série teen. Fraca e idiota, dependia unicamente de Derek não deixar Rebecca falar que Karen recebera uma SMS dispensando-a do ensaio.
 O que eu não suporto mais é o drama do menino Leo. Na boa, o cara tem quase 18 anos nas costas e age como uma criança de jardim de infância. Maturidade psicológica é zero. Todos sabem que sou fã de Julia, mas não compro esse drama familiar. O lance da traição deve mesmo gerar consequências, mas o tempo todo Leo mostra que sofre de uma imensurável falta de surra com vara de marmelo. O pior é ver todos os erros dele sempre justificados pelo trauma que Julia causou na família, quando Leo está fazendo merda muito antes de saber do caso com Michael.
Nem mesmo Tom foi capaz de me animar no meio de tudo isso, porque sobrou inconsistência no desenvolvimento do romance dele com Sam. Semana passada Sam estava todo pudico e querendo ir com calma, mas agora, bastou Leo sumir que a pegação nível cinco foi liberada.
Em contrapartida, Eileen e Nick sambando na cara de Jerry me fizeram rir o tempo todo. Nick é o tipo de cara que não está nem aí para a opinião alheia e não sente vergonha em dizer que não vê significado em grandes obras de arte indecifráveis.  A melhor parte do episódio, porém, veio bem no final, com o número musical de Ivy. Magnífico e bem interpretado. Não tenho dúvidas de que as lágrimas nos olhos de Eilleen, Tom e o contentamento de Derek foram genuínos.
Músicas no episódio:
"Run" - Snow Patrol: Karen Cartwright
"A Thousand and One Nights" - Original: Karen Cartwright, Dev Sundaram and Ensemble
 "Second-Hand White Baby Grand" - Original: Ivy Lynn
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Leo mostra que sofre de uma
imensurável falta de surra com vara de marmelo (+1Adorei o final com Rebequinha fazendo a bitch e dizendo que agora quer cantar só para acabar com o plano de Ivy roubar o spotlight de Karen. Mas essa Ivy também? Que garota burra! Mostrar o talento e a competitividade pelo papel a Rebecca só vai prejudica-la já que todos estão prontos a fazer as vontades da Moviestar na primeira oportunidade que ela visse uma potencial substituta a primeira ação seria expulsa-la do Glee Club kkkk<3Eileen Bruxa Rata<3 e <3Julia Stalker de Estudantes Losers<3 PS: Aposto que a ideia de Bollywood deve ter vindo de alguém de produtores de Smash tipo o Ellis kkkkkkkkkkkkkk

Lucas Pimentel Dornelas disse...

eu realmente nao soube o que dizer quando vi a apresentação indiana. n sabia se ria ou se chorava. hahahahaah

Soraya Gomes disse...

pra mim a melhor parte foi o Ellis sendo colocado no lugar dele de novo. qdo ele vai aprender?

Pether disse...

Gosto muto de Smash e espero que com a mudança da showrunner eles consigam consertar esses problemas. Torço para que comecem tirando Ellis, Dev e a família da Julia da série.

Gilson Junior disse...

Gt pra mim esse episódio foi o pior até agora!
Sério o q foi aquele musical indiano? Nem em Glee lembro de um número tão vergonha alheia qt esse!
Eu to certo q a escalação do Leo foi feita errado. Deveriam ter escolhido um garoto entre 12 e 15 anos e não um marmanjo q fica surtando pq os pais tão se separando! Drama familiar da Júlia é sem dúvida a trama mais chata! Qro ela solteira e q o Leo vai morar no Alaska com o pai sem mais retonar, please!

Ariel Victor disse...

hahahaha devo discordar. O melhor, pra mim, foi o número indiano e o pior foi o número final da Ivy.

Lais disse...

A Ivy, que até então era apenas uma mulher problemática e ambiciosa, assumiu de vez o papel de vilã da série com essa armação nojenta e baixa pra cima da Karen. Achei a apresentação indiana fora de contexto sim, mas a performance foi maravilhosa, e a cena (levando em conta a música, a indumentária, etc) foi o melhor número de Smash até agora. Hipnótico!! Já a última música com a Ivy poderia ter sido linda, mas só sentia enjôo pq não dava pra prestar atenção na música sem lembrar do que ela tinha feito pra estar ali cantando. Conseguiu se juntar ao Ellis na lista de personagens mais detestáveis da série.

whatever disse...

tava demorando pra Ivy se juntar com o Ellis, ta pra nascer ser mais invejoso que esses dois...

Ataide Neto disse...

Volto a dizer: Smash foi a melhor surpresa na TV desde Fringe... até o Episódio The Workshop. Depois dele as coisas só desandaram  ¬¬'

rafaela disse...

RENOVARAM FRINGEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=gvWqOZL8JXA&feature=share%27%2C%29 

Neto disse...

Só me intrometendo aqui. CAMIS fringe foi renovada pra 5ª e última temporada! de 13 episódios.

Anaya disse...

Camis,

desculpa me intrometer aqui.... mas o que aconteceu com o serie maniacos????

Yan Castro disse...

Nossa como eu odeio o Ellis, de verdade...
Que bom que temos a Eileen pra colocá-lo em seu devido lugar!!
Achei bem tensoo esse ep. parecia que a Eileen ia terminar com o Nick toda a hora, mas que bom que tudo se acertou de vez...
Eu sinceramente não sei o que falar do momento bollywood, simplesmente bizarro... Sei lá, deveriam ter colocado com um extra bem escondido no DVD e olhe lá... Alguém tinha visto a promo depois do episódio anterior? Simplesmente não aconteceu nada do que apareceu ali... Rebecca Duvall até o final da temporada será?? Sei não, hein fiquei bem decepcionado com Smash essa semana... Nem mil martinis na cara do Jerry resolveriam....

Mariana Oliveira disse...

Essa precisão sobre o instrumento que deve ser utilizado para dar uma surra no Leo, deve ter feito história na sua infância...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Darlan Generoso disse...

Olha, apesar da cena ser fora de contexto, confesso que ri mt vendo aquela apresentação insana na mente da Karen, gostei mt da música, até baixei e pus no iPod. O episódio em si, tirando aquele drama do leo que NINGUEM se importa, foi bom na minha opinião. O maior problema de Smash é que os episódios tem bons momentos mas quando termina fica sempre aquela sensação de que falta alguma coisa.

Rodolfo Costa disse...

Achei a apresentação indiana fora de contexto sim, mas a performance foi maravilhosa [2]
Tão reclamando demais e sem motivo. A música era ótima.

Cirilo Becher disse...

performance indiana maravilhosa, desculpa aí Camis

rmts17 disse...

Algumas reviews atrás a Camila dizia que Smash precisava deixar para trás o lance do karaokê para que eles cantassem e agora que surge uma performance assim, talvez a mais trabalhada da série, ela critica que nem uma louca?

Amo suas reviews, Camis. Mas acho que o fail não foi da série, foi sua nesse caso, por distorcer algo já dito anteriormente.