terça-feira, 17 de abril de 2012

Girls 1x01: Pilot


Quatro garotas em NY. Já não vimos isso antes?


Vendida como uma espécie de nova “Sex and The City”, Girls é uma das novas apostas da HBO, criada, roteirizada, protagonizada, dirigida e produzida justamente por uma única menina: Lena Dunham que, só pela lista de afazeres citada acima, demonstra que sabe exatamente o quer e está indo à luta por seu lugar na indústria do entretenimento. Justamente o oposto de Hanna, sua personagem na série, que aos 24 anos, espera que o mundo caia a seus pés enquanto papai e mamãe pagam as contas.
Para as amigas de Hanna, o mundo é mais realista e não existe o mito do príncipe encantado. A visão dos relacionamentos, aliás, é bem fria e até constrangedora em alguns momentos. Impossível não achar bizarra a cena de sexo (Yep, It’s HBO, it’s porn) entre Hanna e seu “namorado” avulso. Avulso porque é um daqueles casos clássicos em que o cara não foi avisado de que é namorado da menina, até porque, Adam (Adam Driver) é um babaca que só está interessado em sexo.
Quando Hanna corre atrás dele, no que parece ser um padrão de baixa autoestima, para conversar sobre seus problemas, Adam faz de conta que não ouviu e inicia a relação sexual sem o menor clima. Hanna, que é esquisita até o último fio de cabelo, fica lá, deitada, à mercê dele, preocupada apenas com o uso de uma camisinha.
Tudo isso é desencadeado com a notícia de que Hanna não será mais sustentada pelos pais, o que significa que ela precisa de um emprego de verdade. Depois de uma tarde de amor tão “tórrida”, resta apenas beber chá de semente de ópio e implorar para os pais que a sustentem até que seu livro (que tem umas seis páginas) seja publicado.
Sem essa ajudinha, ela não será capaz de pagar o aluguel do apartamento em que vive com Marnie (Allisson Williams) a melhor amiga de Hanna, que faz rodeios e mais rodeios para terminar com o namorado por quem não sente absolutamente nada além de repulsa sexual. O moço é do tipo grudento e vemos Charlie (Christopher Abbott) perseguindo Marnie até em seus momentos no banheiro.
Jessa (Jemima Kirke) é outra das amigas de Hanna, que vive viajando pelo mundo sem realmente se comprometer com alguma coisa. A novidade é que numa dessas aventuras ela ficou grávida e agora, sua vida deve mudar radicalmente. Quem aparece sem grande destaque é Shoshana (Sozia Mamet), a prima de Jessa que é, digamos assim, meio idiotizada, pelo menos num primeiro momento.
Como o nome de Judd Apatow está envolvido na produção executiva resolvi que Girls merecia uma chance. Não me arrependi. O Piloto é bom e consistente, embora não seja nada extraordinário ou realmente inovador. A comparação com Sex and The City é dificilmente válida ou realmente notável. Além de uma pôster do filme que aparece numa das parades e de Hanna ser uma “Carrie Bradshaw” fracassada, de certa forma, eu não iria muito além. As séries são absolutamente diferentes em estrutura e no modo de tratar os temas do universo feminino.
O importante é que Girls promete fazer bem o que propõe, tratando os problemas das garotas de 1º mundo com um olhar crítico e irônico, sem as fantasias ou foco em moda como a maioria das séries que retratam jovens mulheres costumam fazer.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Igorvi disse...

curti a review, vou ver o pilot :D

Lucas Magalhães Melo disse...

Já baixei, haha! To com mania de assitir todas as séries da HBO!

Janaina disse...

Gostei muito do piloto... me identifiquei horrores com a Hannah...

Vanessa Delcaro disse...

Lá eu eu ver mais uma serie.Já tinha gostado da prposta,algo mais realista que Sex and The City ou Gossip Girl

Darlan Generoso disse...

Vou ver só pq tem uma personagem com o nome Shoshana

Raquel Alves disse...

Acabei de ver, não sei se não gostei ou apenas fiquei constrangida com o sexo, a repulsa pelo namorado chato e a amiga viajante.
Todas elas tem cara de sono.

Pra mim não tem nada de "Sex and city", mas veio a minha mente que a protagonista é a Blosson adulta e um pouco mais irresponsável!

Vou ver mais um pouco, mesmo com o meu constrangimento acho que a série pode ficar boa.

Marcos Roberto disse...

Eu vou ver o segundo episódio por desencargo, mas achei o primeiro bem arrastado e me surpreendi ao descobrir que ele tem só meia hora. Juro que senti que fiquei uma hora inteira vendo Girls.

Gabriela Almeida disse...

Shoshana é a Sue Heck (The Middle) mais velha rs.. adorei. Boa review como sempre, Camila.

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Achei constrangedorissima aquela cena de sexo avulsa até para os padrões HBO. A série é boa, o roteiro é OK, as protagonistas são carismáticas...
Enfim só vou dar uma chance para essa série por ter apenas 30min por episodio

leo disse...

shoshana shoshana shoshana shoshana

Talita disse...

Eu gostei e queria mesmo ver uma review sua! E a música no final, tipo, achei a trilha sonora da minha vida, hehe! 

http://www.youtube.com/watch?v=d82Dz1DW2BM&feature=related 

Adriano Sod disse...

Alguém poderia me fornecer o link para eu baixar a série ...nossa já revirei a net inteira e nada ainda! Please...sem nem mesmo assistir já sou fã. Obrigado pessoal!

Anonimo disse...

Comecei a ver essa série e desisti no primeiro episódio, muito ruim.

itzel benitez disse...

Nesta série da HBO Girls que é de boa qualidade , ele mostra um pouco de vida para as pessoas na alta sociedade erros que as pessoas têm nessas áreas.