terça-feira, 24 de abril de 2012

Game Of Thrones 2x04: Garden Of Bones


O único modo de conhecer alguém de verdade é lhe dando poder.


Ninguém há de dizer que o episódio de Game Of Thrones dessa semana não foi chocante. Cenas fortes, sequências envoltas em crueldade e sadismo rechearam a história, gerando um impacto até inesperado no espectador.
O público de uma produção como essa está preparado para tudo (ou quase), mas mesmo assim, é difícil não encarar com surpresa momentos como aqueles em que Joffrey mostra suas verdadeiras cores. O personagem de Jack Gleeson é, provavelmente, o mais odiado dos sete reinos, por ser mimado e ter sempre atitudes muito infantis, dignas de um príncipe que não foi preparado adequadamente para o poder.
O que vimos dessa vez, porém, é que o Rei está pronto para impor um governo de terror. Joffrey provou ser um grande sádico, embora eu prefira chama-lo de psicopata. Cada minuto em que ele torturou Sansa publicamente e mais tarde, humilhou e feriu as prostitutas só para mandar um recado para seu amado tio Tiryon, foram impressionantes. Concluo que o trabalho do ator tem sido exemplar, porque eu realmente acreditei que ele seria capaz de todas aquelas coisas, sem pestanejar.
Cada vez mais o trabalho de Tiryon em King’s Landing se mostra perigoso e exige mais perspicácia (o que ele tem de sobra). Somente um homem de inteligência muito superior poderia sobreviver ali e manipular do jeito que ele faz. Um diferencial tem sido a humanização do personagem. Tiryon se compadece daqueles que sofrem nas mãos do sobrinho e da irmã e arrisco dizer que senti um clima estranho entre ele e Sansa. Seria uma boa reviravolta.
Outra sequência de dar desespero foi com Gendry e Arya, capturados e prestes a sofrer torturas terríveis. Foi de dar nervoso aquela parte em que os ratos destroem a barriga das pessoas para escapar do fogo, mas o principal é que ambos escaparam e devem trabalhar justamente para Tywin Lannister, que teria dois preciosos trunfos em suas mãos, sem saber.
O massacre promovido por Robb e seu lobo também foram impressionantes. Com tripas de fora e gente tendo membros amputados por todos os lados.  Estava óbvio que ele se interessaria pela “enfermeira” petulante, porque ela é das poucas a ter coragem de questionar os motivos deles para tanta carnificina.
Falando nisso, adoro ver que Daenerys não perde a pose nem quando está prestes a morrer de fome no deserto. A Mãe dos Dragões já promete queimar o mundo inteiro com seus bichinhos e quem é esperto já está formando alianças com ela.
A dica maior de que Daenerys é alguém com boas armas para se ter ao lado na batalha serve para Renly Baratheon, que está prestes a entrar numa guerra contra o próprio irmão, numa jogada imbecil de proporções homéricas. Enquanto os dois se matam, outro Baratheon muito pior fica no trono.
Aliás, a dúvida que fica é se Joffrey conseguiria ser ainda mais assustador que seu primo recém-nascido, o Monstro de Fumaça. O parto de Melissandre é simplesmente surreal e não nego que achei aquilo tudo meio patético (o parto, não o plot em si, que cabe perfeitamente numa série de fantasia). Fica, no entanto, a grande curiosidade sobre o que é essa criatura das sombras e como ela agirá nessa guerra. Depois dessa, Renly pode ter a esposa mais esperta do mundo e a proteção incondicional de Brienne. Nada disso vai impedir que seu novo sobrinho dizime suas forças, ao que parece.
P.S* Mindinho não perde uma chance de tentar pegar Lady Stark. O cara tem ótimo timing, tentando seduzir a viúva na entrega dos ossos do falecido. Só sensibilidade.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Tuel disse...

eu amei a cena final, AMEI... o episódio como um todo foi bem pesado, mas muito bom!!

Raul Ribeiro disse...

Dany é muito metida mesmo viu, querendo dar uma de Napoleão e não passa de uma drag queen maluca do Saara.
Me senti muito mal com a cena do Joffrey, achei por um momento q ele fosse fazer outra coisa com aquele cetro com cabeça de veado, me arrepiei todo na hora... Ainda bem q a HBO não foi tão longe assim.
Harrenhal ficou perfeita, nota dez pra cenografia.
Sobre o monstro de fumaça (que saudade de plots de monstros de fumaça), eu adoreeeeei a cena... Mas devo dizer que não combinou muito com o q está sendo passado pela série. Acho que destoou demais da pegada política. Não sei. (na verdade, ele não é de fumaça, é de sombra)
Adoro Sansa. Ponto final.

Vanessa disse...

Eu li os livros e estava ansiosa pela cena do "parto".No livro é apenas uma sombra que sai do ventre dela,não o Venomm,mas curti mesmo assim,afinal eles sempre estão mostrando como Melissandra é uma mulher perigosa e poderosa.

Adoro o trabalho do Jack Gleeson ,mostrando como o Menino Rei é um psicopata ,além da relação dele com o tio que é bem conturbada,algo que será bem util no futuro.


Também gosto como Mindinho e Robb estão ganhando espaço na serie,acho que assim vai fazer bem mais sentido o desenrolar da historia

Carlos Santana Oliveira disse...

Achei o melhor episódio dessa segunda temporada, Joffrey é muito perverso e olha que o monstromenino é apenas adolescente, já na família Stark gosto bastante das cenas com Arya e penso que comparando a situação dela com Sansa, Arya está apenas brincando de pique esconde, A Stark mais velha é a que mais sofre entre os irmãos. Já Bram... Enfim ele não apareceu no episódio.
E a parição da fumaça preta me deu um clima de nostalgia e perspectivas novas para a série, enfim os elementos sobrenaturais (após dragões) começam a aparecer. Fiquei muito pensativo em relação a quantidade de trabalho que a black smoke vem fazendo ultimamente. Depois de The River, é a vez de ela se esfumaçar em Game of Thrones e anteriormente a tivemos em Lost e em Supernatural.

Gustavo Henrique disse...

Camis, corra pras colinas IMEDIATAMENTE, porque aposto que daqui a pouco vai ter aqueles fãs radicais do livro lokosdokoo parindo sombras pra te matar.

Talvez seja por você não ter lido, mas a cena foi de uma perfeição absoluta pra quem leu porque gerou muitas expectativas de como é que seria feito na série, e acho que ela conseguiu superar tudo o que qualquer leitor esperava.

Adriano disse...

Eu tbm imaginei outra coisa quando vi aquele cetro com os galhos e a localidade na qual este seria enfiado, mas não aconteceu ainda bem XD

O parto eu gostei, parecia o Venom mesmo, mas gostei XD

Raquel Alves disse...

O anão ta parabéns, sabe manipular como ninguém e até descobriu o novo amante da irmã que é quem diria, mais um parente.
O jovem psicopata Joffrey, (que pra mim devia morrer com uma espada enfiada no cu) ta de dar nojo mesmo, ótimo trabalho do ator por sinal, fiquei com dó das prostitutas e de Sansa.Aquele ataque do Robb com lobo, foi muito bom, deixou ele mais lindo do que nunca :-)Gendry e Arya sensacionais, essa menina junto com Daenerys são fodas por si só, tava com pena da Dany no meio do deserto suja, com fome e sede, enfim acho que agora ela vai ser mais explorada.E o nascimento do filho do demo, pensei que só eu tivesse achado a cena estranha, parecia que ela tava cagando a criança! Mas fiquei feliz que a fumaça preta de Lost conseguiu um novo job.

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Game Of Thrones conseguiu superar American Horror Story em cena de parto mais macabra da temporada kkkkkk. Medo demais do anticristo que a Vermelhinha pariu!

Dany Dragonette sendo uma quenga ainda aquela quenga pra cima do Gaiola das Loucas foi demais! Aposto que na cena original ela cedia e mostrava os dragões pra Bicha Mór só que tiveram que mudar na hora para economizar na verba do episódio para os efeitos do anticristo.

Anão de longe é o mais "torcivel" em GoT, toda a compaixão que ele mostrou para Sansa e no final ela dando um baile e mostrando que não é tão sonsa assim foi demais.

O que podemos esperar dessa temporada???

Leandro Fonseca Da Costa disse...

 "Ainda bem q a HBO não foi tão longe assim" +1

Glícia de Souza disse...

Podemos dizer que GOT começou de verdade com esse episódio. Daqui para a frente é só pauleira.

Bia Séries.Net disse...

Oi Camis!
Eu to gostando muito da série, to achando até que as coisas tão acontecendo muito rápido, o livro é bem mais lento. Mas gosto muito da fidelidade e até algumas adaptações que são feitas dá pra levar em consideração, assim como a cena de Jofrey e as prostitutas.
Jofrey é sim um homenzinho terrivel! Como odeio ele e tudo o que ele faz a Sonsa passar, que nem todas as surras que ela leva são mostradas, somente a pior que é essa da sala do trono.

Tyrion a meu ver um herói dessa historia. Eu acredito que ele é daqueles que num tem chance nenhuma, que vão contra as tradições, contra o obviu, esses são os melhores personagens, junto com Tyrion temos Arya, Brienne (que eu aprendi a gostar) e Dayneris!

Essa historia é muito perfeita.

Quanto ao negocio da sombra que nasceu, foi meio bizarro, mas acho que pelas proporções do significado daquele "monstro de sombra" e o que está pra acontecer vale a bizarrice! Tá que teve momentos que eu pensei que era o Venon (Homem Aranha)! hhaha

PS. Sem querer ser chata, mas já sendo, é Tyrion que escreve! (melhor Lanister)

Bruno Moura disse...

O Seriado é baseado numa série de livros de Fantasia ;D

miracleromance disse...

Fiquei tenso demais com esse episódio, mas ainda, o que mais me deu desespero foi a tortura utilizando os ratos. Arya mencionando o nome daqueles que traíram o seu pai antes de dormir foi uma das melhores cenas até aqui. Digna demais.

Tyrion, não tem nem o que falar. Meu favorito desde a primeira temporada.

As cenas do Mindinho, pra mim, foram só pra enxer linguiça.

Ótima review, Camilla.

PS: Eu fui a única pessoa que achou que o Joffrey queria que uma das prostitutas enfiasse o cetro na vagina da outra? -Q

miracleromance disse...

MORTO COM A DRAG QUEEN MALUCA DO SAARA. AHUAHUAUAUHAAUHUHA