terça-feira, 20 de março de 2012

Pretty Little Liars 2x25 (Season Finale): unmAsked

-A revelada: Miss Piggy



 O dia pelo qual tanto esperamos ao longo dos dois últimos anos chegou. Hora de saber quem é a famigerada –A e porque, afinal, ela faz o que faz. Como vocês puderam notar, no espírito troll de nossa musa inspiradora, resolvi colocar o maior spoiler de todos logo na foto da review. Miss Piggy é a –A. Será?
De acordo com os comerciais que passaram durante a exibição dessa deliciosa Season Finale de Pretty Little Liars, parece que não. Quem viu por streaming sabe que a verdadeira –A não é Miss Piggy, mas sim, Animal. Por isso as mensagens malucas e a assinatura –A. Para os que duvidam desses verdadeiros Easter Eggs, os vídeos estão no final do texto e revelam o que o episódio não mostrou.
Mas vamos ao que realmente interessa, afinal, não passamos os últimos dias em polvorosa à toa, tentando dominar o mundo e emplacar o #ADay no Twitter. Engraçado notar que os fãs de Pretty Little Liars fizeram tamanho rebuliço por causa dessa revelação que todo mundo resolveu ver o episódio, nem que seja apenas para ser leviano e falar que foi uma droga. A verdade é que aqueles que disserem que essa Finale foi fraca não estarão exagerando. Eu esperava bem mais do episódio e nem estou falando da parte realmente importante.
Tive um problema sério com a enrolação dos primeiros vinte minutos. Depois do episódio tenso da semana passada, não podiam ter deixado o ritmo cair dessa maneira. Parece que estávamos a 150 km/h e do nada, puxaram o freio de mão. –A não fez nenhuma trollagem magnífica, como de costume e é isso que não perdoo. Cadê as comidinhas envenenadas e as bonecas megaevil? É disso que a gente gosta em PLL.
Problemas à parte, não posso dizer que eu não tenha me divertido. Só o clima de revelação e a expectativa já estavam valendo a pena. Além do mais, -A não trollou, mas os roteiristas estavam no modo megatroll, matando quem nunca morreu antes e trazendo  de volta coadjuvantes engolidos por buracos negros. Isso, sem esquecer do nível PNC (consulte o P.S para saber o que é PNC) com referências ao clássico de Hitchcock – Psicose - e até Black Swan. Pretty Little Liars não deixou de sambar em nossas caras.
A primeira parte do episódio, em que todo mundo parecia suspeito, valeu mesmo pela cena do banheiro, em que Hanna deveria ter sido esfaqueada. A coisa foi tão bem arquitetada, pensando agora, que dá vontade de bater palmas. Pensem apenas que Mona é –A. Faz todo sentido ela telefonar para Emily do celular de Maya para, em seguida, observar Hanna no chuveiro. Ok. Não faz nenhum sentido, no final das contas, porque essa sequência serviu para absolutamente nada, assim como tudo no hotel do Norman Bates genérico da ABC Family.
O importante mesmo é que nos mostraram que até o pessoal da produção é mentiroso. Juraram que não seguiriam os livros para, simplesmente, utilizar Mona como –A, ou pelo menos, uma delas. Óbvio que eu já sabia e que todos vocês sabiam. Toda semana eu comento o quanto as meninas são burras por deixarem Mona se aproximar daquela maneira, controlando, inclusive, o celular de Hanna, que gravava tudo e mandava para nossa Mona com exclusividade.
Parem para pensar na cretinice disso tudo. Especialmente na frase dita por Spencer: “Mona, você não me engana. Parece uma bitch, mas é uma ótima amiga para Hanna”. CEJURA? Ali mesmo, no comecinho do baile de máscaras mais miado da história, já dava para saber o final do episódio. Lógico que era Mona e lógico que justo ela iria com Spencer ao quarto de hotel psicopata, onde uma EMBALAGEM DE CHICLETE deu a dica final. Para quem é considerada a Liar mais inteligente, Spencer demorou bastante para sacar as coisas.
Falando no tal baile, nunca vi um evento tão aleatório. Calleb só apareceu para dar beijos no pescoço de Hanna, Paige para elogiar o vestido de Emily, Lucas para Hanna dizer: “Olha: o Lucas”. Ficou bem claro para mim que o tal –A Team, citado por Mona (que queria recrutar Spencer), contava com Lucas, Jenna e Melissa. Sim, porque era Melissa vestida de PATO PRETO.
Até Pedobezra apareceu para desafiar os limites da legalidade e dar um tapa na cara da sociedade mascarada ao bolinar Aria em público. Como assim, esse homem agarra a menina na frente da escola inteira e ninguém faz fuzuê na mesma hora? Tem gente que ainda jura que Ezra é uma das –A’s e a julgar por essa jogada de mestre, não vou tirá-lo da lista.
Enquanto isso tudo agitava a escola de Rosewood, as meninas finalmente entendiam que Mona estava completamente maluca e Spencer corria perigo. Todas saem em disparada para flagrar Mona caindo do precipício. Foi hilário. Hanna chorando litros e os policiais gritam: Ela está viva! Como não rir?
Melhor ainda. Como não rir quando a psicóloga aparece do BURACO NEGRO nessa mesma cena, dizendo que teve de sumir porque o filho dela fora ameaçado por Mona? Uma das coisas mais descabidas e maravilhosas que já vi na TV, desde que um cachorro comeu o coração a ser transplantado, em One Tree Hill.
Ainda mais interessante do que a psicóloga sair do buraco negro, foi a explicação dela para Mona ser como é: Ela é onipresente porque se sente poderosa. OI? Repete aí, psicóloga, que a gente não entendeu. Dessa vez em slow motion: E-L-A É O-N-I-P-R-E-S-E-N-T-E P-O-R-Q-U-E S-E S-E-N-T-E P-O-D-E-R-O-S-A. Peraí. Darei cinco minutos para reflexão e voltamos para debater o tema.
Quer dizer que basta eu achar que sou o Super Homem para poder voar? Óbvio que essa não é a explicação, porque como o episódio deixa claro, -A são várias pessoas, um time, especialmente dedicado a atormentar quatro adolescentes que, um dia, foram bitches por associação.
Outra coisa que só posso descrever como crocante é a visão mágica de Jenna. Essa daí nunca foi cega de verdade, porque só isso faz sentido. Como é que alguém que perdeu 100% da visão num incêndio, opera APENAS UM DOS OLHOS, começa a enxergar com os dois e, pouco tempo após a operação, ainda se recuperando, já está dirigindo?
Fiquei exultante ao perceber que eu previ a morte de Maya (quem não?). Cenas ótimas em que Emily faz a viúva desesperada e quer ir junto com o saco do IML, só porque Maya foi sua primeira na cama. Também trabalho com a possibilidade de Maya estar viva, mas quem sabe? Bianca Lawson pode voltar a qualquer momento, assim como Melissa voltou.
E Tobinha? Que entendeu o script errado e falou o que era a parte de Spencer? Quem estava fingindo não gostar dele não era ela? Será que sou eu que não estou entendendo PLL? Só sei que os fãs de Pedowren choram muito nesse momento, porque esse casal ninguém separa mais. Quer dizer, até que –A ataque novamente.
O que fica claro é que a série pretende sim, seguir o rumo dos livros, com uma ou outra coisinha mínima diferente. A partir daqui, temos duas opções. Ou a irmã gêmea de Alisson vai aparecer ou vamos descobrir que Alisson não morreu e é a tal gêmea que foi enterrada no lugar dela. Eu nem me incomodo com essas possibilidades, porque o que conta mesmo são os absurdos que recheiam a série e que me fazem rir, toda semana.
Apesar do final cheio de problemas (mais uma vez), o saldo final da temporada é mais do que positivo. Pelo menos, a julgar pela nossa interação nos comentários, o que parece é que Pretty Little Liars consegue, apesar de tudo, ser ótima fonte de diversão e puro entretenimento.
Quem se importa se os pais sumiram de novo, se Holden não serviu para nada, se Jason, Noel e um monte de avulsos foram jogados na história sem serem realmente úteis? Quem se importa se a polícia de Rosewood é a pior do mundo e não consegue decidir quem matou Alisson?
Prometeram a –A e nos deram uma. Pode até não ser a que nós queríamos (ainda acho que menino Mike seria uma opção mais criativa) mas Pretty Little Liars é isso. Uma sucessão de cenas importantes que não importam em absolutamente nada para o arco central. E todos nós adoramos isso.
P.S* PNC, do chulo Pau No Cu. Refere-se a toda e qualquer coisa idolatrada por pseudo intelectuais, que cultuam filmes de arte, cinema iraniano, uso de cores que não subestimam o espectador, trilha sonora minimalista e fotos em sépia, por que deixam um climão noir.
P.S* Team Sparia!

P.S* Pretty Little Liars estreia a 3ª temporada em 05/06. Até lá! -A

P.S* Olhei melhor agora e estou achando que o Black Swan é a mãe de Hanna. Será?

P.S* Tem muita gente vestida de vermelho no baile, mas uma loira em especial, de máscara dourada e cabelos super longos, que aparece em vários takes, bem papagaio de pirata, pode ser Alisson.



Comentários
37 Comentários

37 comentários:

alex2612 disse...

Então... achei tão não criativo da parte da roteirista -A ser a Mona. Ela tinha TUDO nas mãos para surpreender todo mundo, e pelo jeito que a Lucy falava que -A iria surpreender todos e blablabla, aaah meu... eu vou rever o episódio com mais calma e depois opinar melhor.

Eu só espero que na terceira temporada as meninas consigam lembrar do que aconteceu na noite que a Ali foi morta, porque esse apagão da mente delas sobre o que aconteceu já ta mais que na hora de sair né. :P

Amontart disse...

Não podemos esquecer do casaco vermelho e mona falando q fez exatamente o q ela queria

Fer_hrs disse...

Ficou bem claro que a Black Swan era a Melissa e q ela está fingindo a gravidez, pq barriga é tudo o q não tinha naquele vestido. Como uma pessoa é burra o suficiente pra se arriscar indo em um baile em que máscaras não impedem ninguém de te identificar?

Fernanda Farina disse...

Eu acho que a Mona não é a -A, ela só levou a culpa pra todos baixarem a guarda... tudo planejado. A verdadeira é aquela de casaco vermelho no final, que eu também acho que é a gêmea megaevil ou a Alison mesmo. Ah, queria ter visto o rosto da Maya no saco lá, é capaz de chegar a próxima temp. e ela estar viva. ¬¬ 

Pedro disse...

para mim o que ficou bem claro em relação a A , e que existe apenas uma A, e ela criou um time de servos , pois ela deve ter a mesma capacidade sedutora de Allisson que faz com que todos atendam seus desejos, como ian, garret e ate mesmo Mona agora revelada na season finalle. Mona nunca foi A, ela foi apenas uma peça usada por A, e foi nisso que os marketeiros da series usaram para criam um suspense no season finalle e atrair mais audiencia. 
Alem da velocidade do episodio ser baixa em relação aos seus atencedentes , o que me incomodou foi o fato de deixar muitas coisas em aberto e podem ser ou nao resolvidas na prox temporada, como por ex, a prisao de Garret, lucas, melissa, jason e o incendio, jenna e sua posição nisso tudo.
Agora sera que as 4 burrinhas vão achar que era so a mona? sera que spencer nao pego no ar quando ela falou que queria que ela se juntasse com o team A? e afinal a promessa de A foi cumprida um cadaver saiu no final da noite, mostrando que A esta mais viva do que antes.
E a prisao da Mona, ela foi presa porque afinal? por amecar as meninas? ameacar a psicologa ( que todos ja sabiamos que fez trato com A por dinheiro como ja foi mostrado na serie, mostrando que seu diagnostico alem de ser alucinado era falso), ou por matar allison?
e la vamos nos esperar para a proxima temporada, do maior misterio da TV america desde de Lost e sua fumaca negra.

Louise disse...

Ai! como PLL me diverte viu, a season finale foi o mesmo quebra-cabeça com peças desconexas igual a todos os outros episódios, mas esse com uma dose de loucura e surrealismo ainda maior UAAHUHAUHAU. Que venha a 3ª temporada mais recheada ainda com tudo isso que a gente adora HAHAHA

Ricardo Sodré disse...

Posso dizer que esse episódio foi uma merda,e que seria bem melhor o anterior como uma finale?
Desculpem o que falaram que esse epi foi épico,mas foi uma enrolação sem tamanha.Alguém ficou chocado com -A sendo a Mona?Sinceramente,tudo que fizeram foi nos fazer de trouxas,não precisavam dizer que era a Mona mas também falar "Mona?Nunca.Nós não seguiremos -A do livro"...EU ODEIO AUTORES QUE FAZEM ISSO!

Lanadelrey disse...

vcs perceberam que a Allison tava na festa? vestido vermelho, cabelo loiro e mascara dourada. prestem atenção. Em uma cena ela aprece andando ao fundo

Gabriel Gomes de Campos disse...

Esse, o episódio 2x12 e o 2x24 foram os melhores da temporada, sem duvida. O povo pode xingar e etc, mas eu gostei até. O erro foi aquele bailezinho mela-cueca que nas melhores partes, apareciam aquele baile super tosco. Confesso que levei um susto com o cervo lá e etc. E como eu disse, eles realmente vão seguir os livros pois se a Vivan/Alisson tá viva, quem morreu foi a SIS dela. Ainda bem que são só três meses sem PLL e enquanto isso, temos muitas outras que vão servir de passatempo para outras. 
OBS: O problema delas, é que ambas são muito mongas e ainda por cima lerdas, ai em vez de seguir a Melissa vestida de Pato, elas ficaram discutindo sobre quem ia na frente. Maior putaria isso. 

Gabriel Gomes de Campos disse...

E lembrando da cena que Spencer achou que era falsa, mas não, mostra que  se pá, ninguém morreu, ou morreu, sei lá, e foi tudo teatro da Monange. E depois do golpe dos produtores que falaram que não ia seguir os livros, só para despistar, e seguiram.

harilu disse...

eu axo que a pessoa de vermelho do baile é a msm que aparece no hospicia pra mona.

Mariana Silva disse...

Maya não MORREU!!!! Ela tá preparando o remake de Dawson's creek... A guria fazia papel de adolescente qdo EU era criança e continua fazendo papel de adolescente, e até formada na faculdade eu já estou...
A mona fala claramente pra Spencer: Team -A, ou seja, elas deveriam começar a pensar na -A como um grupo. Essas meninas estão se mostrando mais burras do que o povo de The walking dead...O episódio foi bem xoxinho, mas não acho que foi ruim. Pq em Pirulito Laiers, o pior é sempre o melhor.

Matheus disse...

Desculpa, mas eu acho que você Camis, devia ir roubar caderninho dos produtores de pretty little liars, porque você que começou oferecendo chicletinho da -A na coletiva de pretty little liars aqui no Brasil, estão roubando a sua ideia Camis, fica esperta!!! E outra, acho que próxima temporada vai ser vermelha porque teve muita cor vermelha nesse episódio.

Pedro Romeiro disse...

Muitos vao descordar de mim , mas eu achei esse episodio a maior trolada que PLL poderia dar . Foi extamente o que vc falou ,Camis.Prometeram um -A. e nos deram um. Porem,ficou na cara que Mona nao e ninguem perto do verdadeiro -A. Mona era tipo :empregada" dE -A. a cena final deixa isso bem claro.Falaram que -A. seria revelado...e foi e nao foi ao mesmo tempo . PLL esta longe de acabar ,  e o episodio nao foi algo EPICO que muitos esperavam , mas foi bom . 
E Maya morreu , ne ? Pena , quem liga ? 

Cesar Santana disse...

episódio ótimo e digno de Mentirosinhas.

Ca disse...

    Sinceramente, ri muito ao ver esse episódio porque foi exatamente oquê eu tinha comentado na review do episódio anterior. Que a grande ação do ep 24 iria deixar esse sem graça, dito e feito. Pra mim a -A/mona/rosewood inteira é tudo gente desocupada, só deiixou as coisas maiidiotas...
Gostaria que dps desse drama todo de -A, focassem apenas na morte da Alisson porque acredito que esse negócio de A já irrito todo mundo.
O episódio teve uns momentos épicos, vários momentos fiquei com o coração na boca sem saber se -A ia atacar, quem ia morrer e etc. Em geral, eu gostei mais poderia ter sido melhor.
      Agora nos resta aguardar a próxima temporada com os mesmos questionamentos da finale season passada, só trocar o nome de ian por maya, e pra mim isso foi falta de criavidade, queria matar a drogada avulsa, matasse, mais de uma forma mais criativa, porque todo mundo em Rosewood adora interrar esconder corpos, porque foi assim supostamente com "Alisson", "Ian" e agora Maya. Acho que a pessoa só tem criatividade mesmo pra brincar com bonecas, mandar torpedos e trollar as liars e os telespectadores 

Brendabarpa disse...

Concordo quando diz que eles nos enganaram, realmente não disseram quem de fato é -A. Eu acredito realmente acredito que Alisson está viva. Melissa é o black swam, mas cadê a barriga? Pq se ela não está grávida até mesmo Wren tá mentindo nisso tudo, já que ele afirmou ter visto Melissa fazer ultrasson(ou consulta de pre-natal, enfim...)

Wilian disse...

Eu também acho que a Alison está viva. E digo mais, acho que ela é a A-mor. Talvez Mona descobriu alguma coisa dela e Alison a ameaçou pedindo pra ela entrar no A Team que, sim , conta também com Melissa,Jenna,Lucas,Garret e Noel.
Mona era super óbvio mesmo!
O episódio foi mediano, queria mais suspense e sangue. Mas vamos deixar pra próxima temporada.

Pedro Romeiro disse...

Ne? Falaram na cara dura que nao usariam os livros , mas pelo visto... Tambem acho que Alli esta viva , e Melissa tambem nao e inocente nisso tudo , tambem tenho certeza que ela era o Cisne.

Carlamonteiro disse...

Eu tambem reparei!! E achei estranho pq essa pessoa teve um destaque, apesar da câmara nao estar focada, parecia que queriam que a gente olhasse para la. 

Ana Flávia Rezende disse...

"Uma das coisas mais descabidas e
maravilhosas que já vi na TV, desde que um cachorro comeu o coração a
ser transplantado, em One Tree Hill."
MORRI HAHAHAHAHAHA realmente, foram as duas cenas mais absurdas do universo!

passei muito raiva aqui! prometeram tanto, fiz contagem regressiva... tinha parado de ver já, voltei só para descobrir quem era(m) -A.
foi crocante mesmo :D

Fran disse...

Então, eu a princípio achei que fosse a Melissa vestida de Black Swan, mas eu passei a cena duas vezes em slow motion e não tava parecida com ela, gente...parecia muito mais com a mãe da Hanna, embora eu ache essa ideia absurda....rsrs. Ou então vai que é a tal psicológa? Vai saber....o porte delas é parecida, muito magra, lábios finos...

E mencionaram uma coisa lá em cima que é verdade...há um momento em que é focada uma moça loira de cabelos longos e vestido preto descendo as escadas...pouca gente percebeu....aquela ali é a Alisson, com certeza....ai, que bagunça!

Fran disse...

opss...vestido vermelho eu quis dizer...

Mônica Primeira disse...

Quando a Hanna tá com o Caleb e ele fala que quem ajudou ele a se vestir foi a Mona aparece essa loira de vermelho que tava com uma mascara que tapava o rosto todo. Eles não focaram nela, mas achei que teve uma certa importancia aquela passada ali

Juliana disse...

Bom, pq a Spencer não contou que -A é um grupo? deixou as meninas lindas e felizes achando que tudo tinha acabado? 

Tem mais coisa nessa história do cartão postal, pq o cartão tava msm rasgado.. 

Pra mim, o episódio foi bom, só não foi a cara de season finale...

Yolanda disse...

mas a Mona não é a cabeça do grupo -A !! ela tava seguindo ordens.... com certeza não foi a Mona quem matou a Alison!!

Isabela disse...

não acho q seja a alison, o cabelo dela nao é tão claro assim, quando eu olhei pro cabelo dela, já lembrei da kate

Isabela disse...

Pior, falaram que nao iam fazer como nos livros.. então nem revelou quem é -A de vdd, foi uma bosta, a mona ta sendo obrigada a ser uma falsa -A, trollaram todo mundo

dudaaaa disse...

Eu achei esse episódio muito confuso, por mais que diziam que ele ia esclarecer e tudo mais... Mas pensem, é assim que tem que ser um final de temporada, deixar duvidas e perguntas para esperar desesperadamente para a 3° temporada. Mas enfim, na minha opnião, Alison ainda esta viva e quem foi enterrada no lugar dela foi sua irmã gêmea. O problema é que isso é praticamente igual ao livro, principalmente a parte de Mona ser a -A, que tantos falaram que não ia seguir o livro. PORRA, vocês fizeram o que então? Além de que, Mona ser a -A não surpreendeu ninguém, isso já estava meio óbvio. O que eu achei estranho também foi a loira de vestido vermelho, que pra mim é a Alison e a pessoa do final do episódio, a tal "Cisne Negro" que pra mim é a Melissa, e isso nos leva a perceber que ela não esta gravida! Também a parte do Ezra ter beijado a Aria na frente de todos, depois de tanto esconderem seu relacionamento e por fim, a morte de Maya. Isso me deixou muito frustrada, apesar de eu já saber que ela iria morrer, mas tadinha da Emily gente! Ai enfim, tem muuuuuuitas coisas que me deixaram confusa nesse episódio, então to contando os dias pra proxima temporada.

Raquel disse...

Pensando agora, deixaram já antes do meio do episódio que a -A seria a Mona.
Na cena do Hotel, mostram A ouvindo a conversa da Hanna dizendo para Emily que não teria acompanhante e sentia muito porque queria um Romeu para sua fantasia de Julieta e logo no início do baile o Caleb aparece de Romeu dizendo que a Mona escolheu sua fantasia, isso já respondia nossa dúvida, pois ao que parecia somente Emily sabia do desejo e da fantasia de Hanna.

Agora os motivos que a Mona deu para ser a -A é que foram péssimos. "Vocês roubaram minha melhor amiga!" Fala sério, se fosse roubo de namorado eu até entenderia a revolta, mas roubo de amiga que nem foi roubada... Já que a Hanna continuou dando total atenção a ela...

Esse Pretty Little Liars tem mais furos de roteiro que a primeira temporada de Heroes, mas lá tinha o fator viagem no tempo que podia complicar as coisas. Em PLL tem a burrice dos roteiristas.

Poliane Paulino ♔ disse...

Eu adorei! Episodio todo baseado em Psicose. As cenas da Spencer conversando c o cara estranho, a cena do banheiro com a Hannah e a cena final de A trancada no "manicomio" sao todas do classico de Hitchcock !!!!!!!!!! 


amei 

Niky Hta disse...

Alguém viu um "A" na cena em que Emily olha pra casa de dele e à vê cheia de policiais?? 
Tem um "A" bem grande, pode ser uma marca que "A" deixo pra  as garotas saberem que nada terminou (mas como sempre elas não percebem nada). Gostei do episódio mais estava meio obvio que seria a Mona, espera mais mais como sou super Fã da serie, esperando ansiosa pela 3º temporada!

Niky Hta disse...

Ops! quis dizer Dela*(Emily)

Madame_asc disse...

Até que gostei do episodio foi bom, não foi de tirar o folego como o ep 24 mas me agradou.
Bom quanto "Mona ser A" ate entendo o que a escritora vez e  qualquer pessoa faria o mesmo  se estivesse no lugar.
Galera parem e pensam a escritora ñ enganou ninguem quando ela disse que a A não seria msm que nos livros e não foi msm porque como vimos Mona nada mas foi do que o bode expiratório da vez. Mona só foi uma integrante do A-TEAM a ter seus 15 minutinhos de popularidade como ela tanto queria.
Agora uma coisa eu digo o club NAT, A-TEAM e as Liars são todos alvo da verdadeira A.

Daiana Grummt disse...

O que ficou mais sem pé nem cabeça pra mim foi o Toby ligando pra psicologa. Como ele sabia onde ela estava??? E outra, para ser a Melissa vestida de black swan ela teria que estar mentindo sobre a gravidez pq na festa a pessoa estava com a barriga lisinha. -A pra mim é uma só com seguidores. E pra falar a verdade, desconheço quem possa ser a grande cabeça. Jenna, Lucas, Melissa, Ian, Garret são somente capachos. 

Su disse...

meo..
parabens pelos seus spoilers honestamente tu que devia ser A.. tu é um genio

... d3gh disse...

Alison nunca foi morta