terça-feira, 6 de março de 2012

Once Upon a Time 1x14: Dreamy


 No final, quem ficou zangada fui eu.

Algo estranho está acontecendo. Assisti ao episódio de Once Upon a Time, super empolgada como sempre, e acabei profundamente decepcionada. Acho que, pela primeira vez, erraram feio ao criar uma história e isso é extremamente difícil quando estamos falando de fantasia. Tecnicamente falando, tudo vale. Ou quase tudo.
Já deixei de lado, há algum tempo, qualquer crítica sobre os efeitos que são mais defeitos especiais do que qualquer outra coisa, mas à vezes, exageram.  Essa semana os cenários me incomodaram muito mesmo, mas deve ser porque eu já não estava gostando da trama. As coisas se acumularam e o resultado, para mim, foi terrível.
Fico tão triste em dizer isso, que vocês não são capazes de imaginar o quanto. Até aqui gostei do que OUAT propôs ao mostrar a origem da origem de certos contos e personagens, mas sei lá. Esse lance de anão que não é anão e nasce de um ovo gigante acabou comigo.
Eles até explicaram direitinho, mostrando que os anões nasciam de ovos por que não existem anãs, o que os impede de amar e os transforma em escravos, literalmente. Desde cedo eles sofrem essa lavagem cerebral que suprime sua capacidade de sentir. Além do mais são ensinados que anões adoram trabalhar. Nasceram pra isso e só podem fazer isso da vida. Eles fazem sem pensar ou questionar, até que Nova, uma fadinha desastrada, derruba pó mágico em um dos ovos e o anão nascido dali se transforma em um sonhador, algo que não casa exatamente com a “filosofia de vida” de seus irmãos de Mina.
Colocando assim, parece até que o desenvolvimento foi maravilhoso, mas não foi. Para começar, não vejo a necessidade de fazer um homem adulto e barbado sair de dentro de um ovo gigante. Foi bizarro. Bizarro muito ruim. Nova também não me convenceu em nenhum momento, nem como fada burra nem como freira mais burra ainda. Apesar disso, gostei da relação feita entre fadas e freiras, criaturas que servem e fazem o bem. Ou pelo menos tentam.
A fada Azul é a prova de que até as fadas podem ser biscates e traiçoeiras. Ela destruiu os sonhos de Dreamy e o transformou em Grumpy. Além disso, foi feita a relação com Mr. Gold e Belle, que chega a diagnosticar a paixonite de Dreamy. Mr. Gold odeia fadas/freiras e, depois desse episódio, acho que eu também.
Por mais que eu sempre esteja aberta a aceitar coisas estranhas no roteiro de OUAT, também não pude acreditar que Leroy não morreu eletrocutado ao destruir uma caixa de energia de alta tensão com uma picareta. Não existe fantasia no mundo que permita minha imaginação viajar a esse ponto. A ideia foi bacana e perfeita: apagar as luzes para todos tivessem de comprar as velas (metáfora para os vaga-lumes de Far Far Away). A execução, no entanto, foi ridícula.
Também estou questionando a investigação do sumiço de Abigail. Não consigo entender porque David é suspeito só por ter falado ao telefone com a esposa por oito minutos, na HORA EM QUE ELA SUMIU. Estão implicando que David a seqüestrou via celular? Não faz nenhum sentido, até porque, se ele estava falando com ela isso prova que não foi David a fazê-la sumir. Como ele poderia estar ao celular e desovando um corpo ao mesmo tempo? E outra: quem garante que era ele ao telefone?
Essa investigação é absolutamente descabida e ainda temos gente que nem é da polícia metendo o bedelho e fotografando o local. O que diabo Sidney Glass fazia ali na “cena do crime” se ele não trabalha com Emma e não é mais do The Mirror? Aquela fala sobre tentar vender uma matéria freelancer não resolve o impasse, viu roteiristas?
No mais, só posso dizer que sinto muito por ver Maria Margarete humilhada daquela maneira, quando tudo o que ela fez foi beijar David. A pobrezinha vai ter que vender toneladas de velas até conseguir o perdão de toda Storybrooke, já que as primeiras mil só lhe garantiram o perdão da vovó.
P.S* Senti falta da fofura de Henry.
P.S* Queria muito ter gostado desse episódio e ainda não me conformo com o que fizeram com meus adorados anões.
P.S* Eu ainda me dei ao trabalho de pesquisar esse lance de anão que nasce de ovo e sim, é tudo invenção de OUAT. Pior é que no começo eu fiquei super empolgada achando que dali ia sair um dragão.
P.S* Só por curiosidade, os anões só ganham personalidades e nomes distintos a partir do filme da Disney. Eles até assobiaram a canção tema deles na animação, portanto, está liberado dizer que OUAT copiou sua “mãe” nessa semana.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

BettoMassa disse...

Camis, se eles mantiverem a média de 1 episódio ruim em 14 tá ótimo! Como sempre, belo texto.E veja só, não tivemos Henry!

Gustavo Henrique disse...

Foi um episódio fraquinho mesmo, mas vamos dar uma folga porque a série foi ótima até aqui.

E o principal: quem é que liga pra esse episódio quando o da próxima semana é o tão esperado episódio da nossa amada quenda Ruby?! *-*

Janaina disse...

O registro telefônico tava adulterado... mas nem adulterar direito o Sidney e a Regina sabem fazer...

...eu gostei da interação entre a vadia e o bêbado da cidade.

Marcelalomany disse...

eu gostei do episodio.. nao foi o melhor.. mas acheii legal... nao me decepcionou...

Celina disse...

Achei fraco o episódio também, mas como já disseram whatever, semana que vem é o da Ruby e esse não tem como não ficar bom. 
Concordo planamente com sua review Camis, como sempre.

PS: Só fui eu que vi o episódio inteiro pensando só uma coisa: SEMANA QUE VEM É O DA RUBY! A melhor parte foi mesmo o final, porque quando acabou que teve a promo do episódio da Ruby.

Camila disse...

Eu achei normal, para OUAT é um episódio bom eu n me importo que eles nasçam de ovos ou de uteros rs acho engraçado e diferente eu n comparo as coisas eu viajo no que OUAT propõe.

Achei legal ver a Bella de novo e gostei da participação da Amy Acker, cada vez vejo mais que em far far away a vida deles tbm n é fácil n tem só finais felizes é triste como no mundo real, para que voltar para um lugar igual? Aqui tem internet eles deveriam ficar aqui mesmo rs Só percebi que o Henry n estava quando li sua review '-'

Sobre a picareta do zangado ele estava segurando madeira e madeira n tem problema, a madeira isola a eletricidade e aquele sapato dele devia ser de borracha para ajudar, bem eu acho, por favor n testem minha teoria rs, se fosse um pedaço de ferro ele tava frito, literalmente.

Gustavo de Castro Ventura disse...

Sinceramente, com os efeitos especiais de OUAT, ainda bem que o que saiu do ovo não foi um dragão...

marilia disse...

Eu gostei do ep.. Acho que estou tão tomada por OUaT que nem ligo se anões saem de ovos, eu só quero saber de onde os ovos vem...(embora só tenha pensado nisso agora - pq na hora eu achei tão engraçadinho a maneira como eles nascem)...Achei o episódio tão bonitinho, até me emocionei  com o "casal impossível"... 
Uma coisa que me incomodou um pouco é que a Emma é um detector de mentiras ambulante, mas não percebe que esta sendo enganada pelo "espelho" (Sidney).

Tamara Belizario disse...

Mas só eu achei super irreverente o Zangado receber dicas de amor da Bela em um bar?!? Gente, mesmo fazendo um episódio bem fajuto (concordo com as suas reclamações e "garrei" nojo da freira/fada pela péssima interpretação), OUT consegue ganhar meu coração ao reunir essa galera toda sem que ao menos a gente ache um pouco estranho. Vibe Zangado bebendo whisky com a Branca de Neve, sabe. ADORO! 

P.S: a ligação teria sido uma hora antes do acidente, não durante, acho.

P.S 2: como todo mundo falou, semana que vem é o episódio da nossa adorável bitch Chapeuzinho. \o/ espero que eles não estraguem tudo. 

juliana disse...

é, anão saindo de ovo foi um pouco demais pra mim. mas depois fiquei pensando que, afinal de contas, em far far away o que acontece são contos de fada (e eu nem curto muito contos de fadas, embora adore OUaT) e uma hora ou outra a gente ia achar alguma coisa mongolíssima. realmente, o lance do anão com a fada foi o top da tosquera, nível não deixaria alguém me ver assistindo isso.


PORÉEEEM, confesso que gostei da parte do epi em storybrooke, principalmente a interação da mary margareth com leroy, que aparentemente são a dupla (entre branca e anões) que tem a ligação mais forte (como já mostraram no epi do widmore pai postiço malvado). e achei que eles conseguiram traçar o paralelo entre a história trash de far far e a vida em storybrooke de um jeito BEM evidente, mas que não ficou FORÇADO.
quanto à investigação, como disse a tamara, também entendi que a ligação telefônica aconteceu uma hora antes. e como bem questionou marilia, COMO emma não nota o cinismo de sidney glass? se pá essa habilidade dela só funciona em gente como a gente e ela acertou com david no chute mesmo (vamos acompanhar).

no mais, embora eu não seja A MAIS entusiasta da chapeuzita (curto mais a vovó assanhada), pelo promo pareceu que o próximo epi será timaisssss. 

juliana disse...

ah! só pra completar: com a série a gente se acostumou com EXPLICAÇÕES, coisa que na infância não faria falta. e, realmente, ter que fazer ter sentido SETE ANÕES que passam o dia trabalhando ALEGREMENTE numa MINA (pior emprego?) morarem JUNTOS (sete anões, sabe? se encontraram num grupo de apoio?) numa casinha na floresta em harmonia e que têm esses belos nomes (ok, poderiam ser apelidos, vá) e essas personalidades limitadíssimas... OLHA, se eu fosse roteirista teria deixado passar batido. é demais até pro mundo do faz de conta. 

Lua disse...

hauehauea!!

parei de assistir out no 5  episódio (até achava uma boa série mas acabei dando prioridades para outras e essa foi deixada de lado sem dó)


mas tive que abrir sua critica pra dar risada! Genial! rachei com sua decepçao pelos anoes velhos e barbados saindo de ovos, hahahaha!

parabéns pelo texto, muito bom mais uma vez! fez até quem nao acompanhava a serie parar pra le-lo e comenta-lo, clap, clap.

Fernando Miaise disse...

so tenho uma pergunta...quem botou aqueles ovo?????????? ahuahuuhauhahua

Flip disse...

Não achei tão ruim assim. Na verdade, não achei ruim. Certo que, muitas coisas me incomodaram também - principalmente os efeitos que nunca descem! Mas, pra mim, o que mais pesou, foi que este episódio foi bem aleatório. Muito fora do contexto. Apesar disto, gostei da atuação do anão (que não vejo nada em ser um GRAnão) e sua química com a desastrada fada. Não foi um episódio com saldo negativo.