sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Skins 6x02: Rich


Para nunca mais esquecer.

Em cada geração de Skins temos casais inesquecíveis e que trazem certa dose de doçura para balancear as loucuras sempre propostas pelo roteiro. Desde o ano passado, Rich e Grace assumiram muito bem esse papel, mas, como era de se esperar, o pior aconteceu.

Na minha review da Season Premiere eu cheguei a tocar no assunto. Em cada geração, alguém precisa morrer, invariavelmente. Chris, Fred e agora Grace, a personagem mais equilibrada de toda a série, que, apesar da sensibilidade, jamais deixou de impor sua personalidade.

Aposto que foi um choque para a maioria. O texto do episódio foi muito bem montado para iludir o espectador e, tirando o momento em que Alo diz para Rich que ele está vendo coisas, é meio que impossível desconfiar do desfecho.

É muito estranho pensar que Rich estava imaginando ou em algum tipo de alucinação. Mais estranho ainda quando tento precisar onde foi que essa loucura começou. Grace nunca acordou, então Rich estava em completo estado de negação desde o momento em que recebe o telefona de Grace, pedindo que ele “dê seu jeito” para vê-la novamente.

Esse episódio de Skins pode até não ter usado uma trama inédita, mas mesmo assim, enxergo como uma forma muito bonita de dar encerramento a um personagem tão querido. Foi poético e impactante, especialmente quando colocamos em perspectiva a trajetória de Rich e Grace, duas pessoas tão opostas e tão diferentes, mas que eram perfeitas juntas.

Rich aliás, fez muito bem o papel. Dava para sentir o desespero, a saudade, o questionamento sobre seus próprios princípios e objetivos na vida. Naquele momento ele queria apenas Grace e nem a musica, sua grande paixão, poderia curá-lo. A coisa foi tão série que ele até brigou com Alo e destruiu guitarras e amplificadores. Nessa hora é que dava para notar o quanto Rich estava perdido sem Grace.

A vingança contra o professor Blood me pareceu um tanto descabida, mas vai ver que isso é coisa de adolescentes ingleses e eu não estou apta a compreender. Num clima meio parecido com o da primeira temporada, ele invadiu a casa e com a ajuda dos amigos, destruiu tudo numa festa de proporções massivas.

Até entendo a raiva por Blood não permitir que Grace recebesse a visita dos amigos, mas não consigo entender como um bando de gente invade uma casa e tudo bem, ninguém viu e fica por isso mesmo. Deixarei passar porque é apenas um detalhe imbecil dentro do episódio e o foco real não é esse.

Impossível não ser tomada por grande tristeza quando a morte de Grace é confirmada. Naquele momento acho que nós também ficamos um pouco desorientados e sem saber como agir, o que pensar. As consequências chegaram. Alguém sempre paga o preço mais alto em Skins e eu só quero saber como cada um deles vai conseguir lidar com a culpa, com a perda e com a falta que Grace fará.

P.S* Pobre Alo, digo, Mr. Cock. Mini o trata apenas como boy toy.
P.S* Tive pena do professor Blood, de verdade. Sempre tentou fingir que a vida era como uma canção muito alegre (walking on sunshine) e teve a família destruída.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Surenã disse...

Imaginei desde o inicio que poderia ser um sonho,apenas pedia para que mostrassem que o que eu imaginava estava acontecendo,achei super triste,mas o episodio faz a gente se conformar com a morte da personagem :/ 

João Leite disse...

Segundo a wikipédia a Grace ainda terá o seu episódio esta temporada. Estou bem curioso para ver como vão trazê-la de volta. 

Matheus Oliveira disse...

O Episodio de Grace agora é Mini & Frankie, ou seja nada mais de grace (segundo o IMDB)

Van_delcaro disse...

Pra falar a verdade eu meio que saquei que ele estava alucinando,mas não esperava que ela  morresse,pois eu li em algum lugar que ia/vai ter um episodio Grace,achei que nesse ela acordava ou morria.

Fora isso concordo com você e quase chorei com as cenas de desespero do Rich,não pensei que Skins ia voltar a me atingir dessa forma.Nas primeiras temporadas acabei chorando,mas nas pessimas terceira e quarta só me irritava.

Janaina disse...

Eu fiquei em choque no final desse episódio, a morte da Grace pra mim foi bem mais impactante (e sentida) que a morte do Freddie na geração passada. 

Diogo Soares Pinguelli disse...

tenso... 

justamente a personagem mais normal
P.S
Camis, já viu I Just Want My Pants Back (tem anões no primeiro episódio)...ainda nao posso falar se eh boa ou não, to vendo agora o piloto.Mas só pelos anões acho q vc vai gostar...abs

Janaina disse...

Por volta de ago/set de 2011 fui pesquisar no imdb a data de estreia de Skins e o episódio 9 de Skins tava com o título de 'Minky'. Em nov/dez quando começaram a rodar a série e fazer entrevistas com o elenco a Freya e a Dakota disseram que não haveria plot 'Minky' na série, foi nessa época que o episódio 9 passou a se chamar 'Grace'. Acho que foi uma tentativa dos autores de despistar já que a Grace era a única que não tinha episódio próprio na temporada (agora a gente sabe porque né).

Michael Oliveira disse...

então... apesar do choque a única coisa que consegui pensar foi: caracas ele transou com a menina em coma!
ou pelo menos tentou, de qualquer forma, a expulsão dele foi bem justificada...
episódio lindo.

Diogo Freitas disse...

Um dos melhores episodios da historia de skins, só tenho amores por ele.

Mariana Bisonti disse...

Eu desconfiei bastante durante o episódio, mas como Skins é uma loucura eu sempre colocava a teoria abaixo, mas quando vi o Blood dentro da casa destruída e sem estar puto com aquilo, já tive certeza..Agora quero ver Frankie e Matty lidarem com a culpa.