domingo, 5 de fevereiro de 2012

Movimento: #DUBLADO, SEM OPÇÃO, NÃO!

Campanha da Sociedade dos Blogs de Séries em prol do direito de escolha pelo assinante de TV por assinatura no Brasil.
Questão de Escolha
Quando você compra ou aluga um DVD ou Blu-ray, é possível escolher se vai assistir ao conteúdo com áudio original e legendas ou dublado em português. É um recurso simples, democrático, acessível e independente da preferência pessoal do espectador. Infelizmente, o mesmo não ocorre na TV por assinatura brasileira. Desde 2007, diversos canais fechados passaram a investir em conteúdo dublado (ignorando a parcela de assinantes com deficiência auditiva, diga-se), sobrepondo-o em cima do original legendado, muitas vezes da noite para o dia e sem conferir a opção de escolha. Poucos hoje oferecem legendas e a tendência por oferecer o áudio dublado por padrão hoje é dominante. Pautados em pesquisas de mercado como esta do Instituto DataFolha, que indicam a preferência pela dublagem por uma relativa maioria (afinal, pouquíssimos são consultados), canais de TV investem na imposição da dublagem de atrações que costumavam ser exibidas com áudio original e legendas. Você foi consultado?
Questão Técnica
Assim como ocorre no exemplo do DVD ou Blu-ray, a maioria das operadoras de TV por assinatura estão tecnicamente preparadas para oferecer todas as opções para o assinante, seja para aquele que prefere assistir filmes e séries com áudio original e legendas, ou para os que preferem dublado. “Tecnicamente disponibilizamos isso para todos, basta o programador mandar. Se os canais nos mandam a legenda e dois áudios, estamos prontos para oferecer as opções em 100% dos canais”, declarou o gerente de marketing da NET, Alessando Maluf, em entrevista ao Jornal do Comércio. Isso tanto é verdade que canais dos grupos Tele Cine e HBO, por exemplo, já disponibilizam todas as faixas para seus assinantes, que precisa apenas selecioná-los no controle remoto. Mas por que esse, então, não é o padrão?
Questão Financeira
Nem todos os canais estão dispostos a incorrer nos custos necessários para a implantação desta tecnologia. Alexandre Annenberg, presidente-executivo da ABTA disse que “isso envolve custos adicionais que não são triviais, pois passa a ocupar faixas diferentes da capacidade de transmissão. Se você simultaneamente estiver transmitindo dois filmes, um dublado e um legendado, ocupa um espaço que tem um custo, obviamente”. Ele ainda complementa que “Na medida em que a TV por assinatura recentemente começou a receber uma marcha significativa de assinantes de classe C, percebemos que isso passou a ser uma exigência dessa classe que se sente, digamos assim, mais confortável com programação dublada. A partir daí, para atender a esse contingente expressivo, nós passamos a investir também na dublagem de filmes e séries”. Vergonhoso com o assinante e com o consumidor.
É curioso notar, contudo, que de acordo com dados da Anatel, a TV por assinatura no Brasil teve um crescimento estrondoso, de mais de 30%, com uma base superior a 12 milhões de assinaturas. Ora, tamanho crescimento reflete diretamente no faturamento de canais e empresas, razão pela qual o argumento “falta dinheiro” é absolutamente refutável. Falta interesse e, principalmente, respeito com você assinante que paga caro para ter um produto incompleto e discriminatório. Por isso, o Séries em Série, alinhado com a Sociedade dos Blogs de Séries inicia aqui o movimento “DUBLADO SEM OPÇÃO, NÃO!”, pelo nosso direito de escolha de áudio original e legendas ou dublagem na TV paga.
O Que Fazer?
Nesta campanha, organizamos uma Petição Pública para ser assinada por todos aqueles que querem ter a prerrogativa de escolha na hora de assistir TV. As assinaturas serão coletadas pelos organizadores do movimento, impressas e encaminhadas anexadas a ofícios impressos dirigidos às principais operadoras de TV, aos canais infratores e à ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, que representa o lobby dos principais canais.
Mas você também pode se fazer ouvir. Abaixo estão listados todos os canais de filmes e séries que não disponibilizam a opção ao seu assinante, bem como seus principais meios de comunicação em redes sociais para fazermos barulho! Mandem mensagens no Facebook, twittem e exijam que a opção de áudio seja disponibilizada a todos! Siga também os perfis dos blogs parceiros, que organizarão manifestações online à favor do direito de escolha! Nós não vamos cansar até modificar este panorama! Ajude, compartilhe a petição e faça-se ouvir e use a hashtag #DubladoSemOpçãoNão!





Canais de Séries Infratores
- Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.
- Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.
- Exibe apenas algumas atrações com opção de escolha de áudio e legendas; a maioria da programação é dublada, com opção apenas de SAP.
- Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.
- Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.
SonySpin: Facebook | Twitter
- Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.
- Exibe algumas séries dubladas, apenas com opção de SAP, bem como algumas atrações legendadas por padrão.
Canais de Filmes Infratores
- Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.
Space: Facebook | Twitter
- Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.
MGM: Contato
- Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.
- Exibe filmes e séries dublados, sem opção de SAP em vários casos e sem legendas.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Aleh Cemy disse...

Acredito que não temos que pensar somente no público geral, que seriam aqueles supostamentes sem qualquer necessidade especial. No caso do Brasil, temos uma estimativa de mais de 24 milhões de brasileiros com qualquer tipo de deficiencia (esse dado somente será atualizado em Junho/12 quando sairem os resultados do novo censo). Desses numero, mais de 6 milhões são deficientes auditivos. E como parte desse pequeno grupo (afinal, o Brasil já possui mais de 200 milhões), sei muito bem o que a falta de legenda significa. Significa não entender, e também me sentir excluída de uma forma ou outra. E isso é o que me faz correr para os downloads, no qual tenho a opção de assistir o seriado com legenda, e entender tudo, e não me sentir no fim das contas ignorada. Por isso agradeço a todos aqueles que fazem a legenda, muitos deles pensam que estão fazendo legenda para aqueles que não compreendem o inglês, mas sempre existirá aquela minoria que depende da legenda para o entendimento de qualquer coisa. E se a TV por assinatura retirar as legendas, é ofender e desrespeitar as necessidades de deficientes auditivos, sem mencionar aqueles que não são considerados deficientes pela lei brasileira, mas já não conseguem mais compreender qualquer fala que venha de uma tv. Não apoio a campanha como só um cliente, mas também como uma pessoa com necessidade de uma legenda.

Bruno Costa disse...

Pessoal, acho que merece uma correção. Sobre o canal HBO Signature, eu venho acompanhando e toda a programação é legendada. Acho que vocês se referiram ao Cinemax. É isso?

Ana Paula disse...

ASSINADO!

Raquel Alves disse...

Petição assinada. É um serviço muito caro, então deve-se respeitar o desejo dos que pagam e consomem.

Além do mais estava pensando em algo, se está sendo dublado para agradar a classes sociais mais baixas que vem adquirindo esses serviços, então os anunciantes devem parar de investir nesses canais, já que o público alvo alcançado por esses não condiz com o que é anunciado nos comerciais. 

Não é preconceito, é visão de mercado.

Matheus Torres disse...

Gosto dessa campanha porque ela defende que a OPÇÃO deve existir. No passado eu vi muitos movimentos anti-dublagem que queriam reverter a programação dos canais pago a exclusivamente legendados, o que pra mim é tão absurdo quanto. Eu vejo em ambos os formatos, mas entendo que o que existe são preferências (independente de classes econômicas) e um produto tão caro como a TV paga deveria deixar o assinante escolher como ele quer assistir.

Sobre a questão dos deficientes: eu posso estar enganado, mas para um deficiente visual, dublagem não seria importante também? Muito se defende a dublagem no cinema exatamente por isso, muito embora eu acho que a maioria das pessoas talvez desconsidere que quem não vê ou não enxerga bem também pode apreciar filmes e seriados. É mais um bom motivo para que exista a opção de escolha em nossas TVs.

Apenas um adendo quanto ao "problema financeiro" que seria transmitir com dois áudios e legenda selecionável: não são "dois filmes" sendo transmitidos, apenas um. A tecnologia permite que áudio e legenda sejam transmitidos separadamente. O custo de transmitir uma faixa de áudio e uma faixa de legenda não é o mesmo de transmissão de imagem, logo o custo total não duplica. Desde muito tempo vários canais já transmitem com dois áudios (Cartoon Network, por exemplo, sempre foi assim). Resumindo, a desculpa do custo adicional é balela, falta mesmo é vontade e respeito ao consumidor.

SeriadosBrasil disse...

Prefiro que um determinando dia, colocar a TAG nos TT e lançar varios posts em varios sites ao mesmo tempo, a visao sera melhor

Aleh Cemy disse...

Deficientes visuais é um grupo menor ainda ainda que o do deficientes auditivos, que
tendem a crescer em uma velocidade bem rápida no Brasil devido às doenças, acidentes com
barulhos, sem mencionar nos casos genéticos e a velhice. De qualquer
forma, a opção tem que existir. Não só pelos deficientes mas também pelo
público geral. Em relação aos deficientes visuais, tenho amigos com
diversos graus de cegueira que dizem que não conseguem ver nada da tela
(a tela parece um conjunto de borrões, como se fosse uma obra de arte
enxergada bem de perto) e mtos deles dizem que só a dublagem não faz
sentido, sem mencionar que não conseguem sentir o prazer de ficar sentado na frente da teve. Além de que a dublagem desse grupo tem que ser muito mais complexa (devido aos sons ambientes, que normalmente costumam não estarem altos o suficiente para a localização do ambiente). Ou seja, é raro encontrar alguém que tenha uma cegueira mais
branda e que sinta prazer em ver seriados e etc.De qualquer forma, a opção tem que existir para qualquer grupo de pessoas, seja qual for a necessidade especial.

Camila Barbieri disse...

Então galera, eu só entrei na campanha pela defesa da OPÇÃO. Não sou contra nenhum modo de assistir, cada um sabe o que prefere e o que gosta. Algumas pessoas PRECISAM desse DIREITO de escolha. O errado é a gente pagar por um serviço e ficar escravo de um formato, quando sabemos que existem modos de deixar a OPÇÃO nas mãos do assinante. Essa petição não é em favor de LEGENDA. Não é CONTRA A DUBLAGEM. É pelo nosso direito de escolher, sempre.

Bruna disse...

Tem ainda o canal novo da Universal, Studio, que passa Ringer e Psych só dublado...

Luis Fernando disse...

Eu acho engraçado já que nas propagandas do canal, Psych tá legendado...Vai entender.

Pablo Grilo disse...

Cara, isso sim é movimento digno de se realizar, diferente da presepada do Pablo Villaça, que cheira mais a #mimimi. Parabéns pela iniciativa, em breve posto no meu blog em auxílio.

FlaviaRibeiro disse...

Assinadíssimo!

Aboninomferrierio disse...

assinado 

Iza disse...

Como está o andamento da petição?