sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Glee 3x14: On My Way


No meio do caminho sempre tem uma pedra.

Deixando de lado as discussões para saber se esse é ou não é o melhor episódio EVER de Glee, uma coisa certa: esse é, de longe, o episódio mais dramático da série. Já tivemos assuntos polêmicos antes, momentos que emocionaram e fizeram chorar, mas nunca dessa maneira. Apesar de alguns bons momentos de humor, fato é que nessa semana Glee se superou, de alguma maneira, incluindo o que eu considero ser o seu 1º cliffhanger de verdade.
Pensem no que vimos até hoje em três temporadas. Você nunca precisou se descabelar para saber o que aconteceria com um personagem. Questão assim, de vida e morte. Nunca. O acidente de Quinn, no entanto, traça uma linha clara nesse sentido. A partir daqui vale tudo. Tudo pode acontecer.
Titio Ryan Murphy é um cara maluco o suficiente para, do nada, mudar a dinâmica da série e imprimir novo ritmo. Eu, pessoalmente, nunca achei que veria uma morte em Glee, pelo menos, não assim. Sei que a irmã de Sue morreu (rendendo uma cena lindíssima), mas eu estou falando de um integrante do New Directions. Quem, em sã consciência, cogitaria que Quinn pudesse não retornar mais? Pelo menos, não estando viva?
Lógico que ainda não sabemos o destino da personagem e eu quero mais é evitar spoilers. Ao longo da última semana fiquei sabendo antes do que aconteceria com Quinn e isso estragou muito minha experiência. O choque é sempre melhor, acreditem.  Agora, resta saber se o clima de despedida que vinha se impondo para Quinn (chegue até a comentar na review de “Michael”) é algo concreto. Ela vinha numa espécie de redenção e estava começando a se encontrar e isso soa como o fim (trágico), para mim.
O que eu não sabia era que Karofsky tentaria suicídio. Logo no começo do episódio comecei a pensar “não acredito que o trouxeram de volta para isso”. Por sorte, foi só aquela enganação clássica mesmo (respirei aliviado quando disseram que o pai o tinha encontrado em tempo), porque o drama de David não acabou e ainda será explorado. Essa é uma boa notícia, até porque, a maioria das pessoas gosta do personagem e torce para que role alguma coisa entre ele e Kurt. Não sei se chegaremos a isso, mas não importa. Foi interessante colocarem Karofsky no lugar de Kurt, fazendo-o refletir sobre seus atos e sua perspectiva de vida.
O interessante é que o problema de Karofsky fez todos refletirem, em especial, Sue Sylvester, que afirma estar grávida (será?) e Sebastian. O engraçado é que não comprei muito a mudança de opinião e atitude de ambos, porque fiquei com aquela sensação de que era tudo muito falso. Posso estar enganada, é claro.
Esse episódio também veio carregado de humor e os momentos mais hilários vieram justo da temática do suicídio. Não sei se a história de Will Schuester era para ser séria, mas eu confesso que ri daquela narrativa dele, sobre se jogar do telhado por ter colado numa prova de matemática. É como Puck disse. Se eu fosse esquentar com isso estaria morta desde a 5ª série, provavelmente.
Em seguida, a rodinha ofereceu a Rory sua primeira colherada de Manteiga de Amendoim e seguiu-se da pergunta: O que você mais deseja para sua vida em 10 anos? Melhores repostas vão para Brittany, que deseja ver Lord Tubbington livre do vício em ecstasy e Tina, que espera conseguir uma mísera música, até lá.
Isso sem falar nas trapalhadas dos pais de Rachel e Finn, tentando arrumar modos criativos de impedir o casamento. Não tenho sequer certeza de que a cerimônia vai mesmo acontecer, porque a ligação com a notícia sobre Quinn pode estragar tudo no próximo episódio.
Sobre as músicas... Sou obrigada a dizer que não achei nenhuma maravilhosa ou merecedora de maior destaque nos comentários. Foram todas bacaninhas, mas nada que tenha realmente me empolgado em algum momento. Nesse quesito eu esperava muito mais e talvez por isso, esse episódio não entre na minha lista de melhores ever. Todo o restante fluiu muito bem e não importa muito se foi melhor ou pior. Importa mesmo é que foi marcante e nenhum de nós esquecerá dessas cenas ao longo da trajetória de Glee.
Músicas no episódio:
"Cough Syrup" - Young The Giant: Blaine (Darren Criss)
 "Stand" - Lenny Kravitz: Sebastian (Grant Gustin) e The Warblers
 "Glad You Came" - The Wanted: Sebastian (Grant Gustin) e The Warblers
"Fly / I Believe I Can Fly" - Nicki Minaj feat. Rihanna / R. Kelly: Finn (Cory Monteith), Artie (Kevin McHale), Rachel (Lea Michele), Blaine (Darren Criss), Santana (Naya Rivera), Mercedes (Amber Riley) e New Directions
 "What Doesn't Kill You (Stronger)" - Kelly Clarkson: Mercedes (Amber Riley), Santana (Naya Rivera), Brittany (Heather Morris) New Directions e The Troubletones
 "Here's To Us" – Halestorm: Rachel (Lea Michele)

P.S* Glee retorna apenas em 10 de abril. Isso que eu chamo de hiatus sacana.
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

Jonathas Faria disse...

Concordo com você. Este episódio só não figura isolado como Glee best episode ever, por causa das escolhas esquecíveis das músicas. Imagine um episódio deste com apresentações como 'Bohemian Rhapsody'? Cabeças explodiriam... 

Pedro Ramos disse...

Melhor episódio EVER, não sei, talvez... Mas com certeza o melhor episódio da 3ª temporada *----*

JuVasconcelos disse...

pra mim nenhum episódio de glee conseguiu bater a primeira fall finale, com aquelas selectionals de arrepiar, mas esse com certeza é mesmo um dos episódios de glee pra nunca esquecer. 

se já tava triste sentir o clima de despedida de quinn antes, que ela ia ser feliz em yale, imagine considerar que ela pode sair morta? acho que no fim não vai realmente acontecer, mas que tensão até abril! 

também não acredito na mudança repentina de sebastian, virou anjo com a tentativa de suicídio, mas cagou quando blaine quase ficou cego e por culpa dele? não vejo nem muito sentido, acho que ele ainda vai fazer das suas muito em breve.

"here to us" pra mim se une a "we are young" como as mais clima de nostalgia nessa temporada, acho que vou demorar a me acostumar com a saída de parte do elenco original

e não podia deixar de comentar: pray for lord tubbington, gente!

Carlos Figueiredo disse...

Esse episódio foi a definição do que é Ryan Murphy. Esse homem é muito troll. Desde o sexto episódio que as tramas são mais leves, sempre acompanhadas da comédia. Aí, do nada, ele faz o episódio mais dramático da história de Glee. Sobre Quinn sofrer um acidente, prefiro que ela morra [BOOM]: isso dará a possibilidade de mais tramas boas no decorrer da temporada e um novo fôlego para a quarta.

João Paulo disse...

As músicas foram shows, acho que você não conhece muito bem algumas, mas todas foram ótimas, destaque para mash up muito bem feito de Fly / I Believe I Can Fly, também gostei de Stronger da Kelly Clarkson, Glad You Came e Stand foram excelentes também.


Agora sobre o episódio achei a carga dramática excepcional, não não é o melhor da série, mas sim até agora é o melhor da temporada. Fiquei de cara com acidente da Quinn, mas também com a Rachel mandando mensagem prá ela de cinco em cinco minutos fica difícil não acontecer algo trágico. Agora esperar um mês inteiro para próximo episódio vai ser tortura, espero que seja no minimo satisfatório.

Rayssa disse...

Tirando algumas coisas muito legais desse episodio como os pais do Finn e da Rachel com aquele plano "genial" pra impedir o casamento, a conversa de Kurt e Karofsky e o Ian Brennan, um dos criadores de Glee, vestido de vampiro entrando com aquele caixão pra anunciar o vencedor, eu quero esquecer esse episodio. 

Ele teve muitas das coisas que eu mais abomino em Glee, música ruim de novo nas competições e situações forçadas pra chamar atenção. Não comprei o lance do suicidio, Glee não tem nada q falar disso, o problema é q o Ryan já tinha falado tanto de bullying gay que só faltava isso mesmo, eu não aguento mais. Outra coisa que eu não suportei no ep foi essa amizade súbita entre Quinn e Rachel que serviu só pra culminar nesse acidente besta da Quinn (q eu já sei o q acontece e n tou gostando nada), foi ridículo ver a Rachel mais preocupada com a demora da Quinn do que com o casamento em si, que foi antecipado pq o Karofsky cometeu suicidio (oi?); Não gostei tbm da desconstrução do Sebastian só pra ele sair dando lição de moral doando dinheiro pra Lady GagZzzZzZ. 

Resumindo, Glee desconstruiu personagens e storylines pra introduzir dois eventos "chocantes" que não têm nada a ver com a proposta da série, que é, até onde eu lembro, uma comédia.

gabriel disse...

Eu chorei no final com a minha linda Q., ela não pode morrer assim e deixar a série, sabe? Eu tinha visto que glee gravou uma cena de acidente mas esqueci logo e só lembrei quando ela digitou a mensagem no celular. Depois a tela ficou preta, bem ao estilo do CARNAVAL. RM sambou na nossa cara e vai esperar até a páscoa para voltar com os episódios. AMEI a versão de Fly (Mijada feat. Rienne)/ I Believe I Can Fly. No final dessa música, parecia que era um baile no palco, sei la. Quando as Troubletones entram com Stronger, eu vi que estava quase garantida mas quando a Berry entrou e cantou aquela música linda, vish, ganharam sentados k.  

Jeanhsm disse...

Melhor Episodio Ever. Que venham outros.

Artimos Dan disse...

a série não é uma comédia, ou somente isso, em competições ela acaba entrando em comédia por que a categoria se chama "Comédia/Musical", mas é divulgada como comédia, sendo que a série na verdade é uma mistura de Drama, Comédia e Musical

gabriel disse...

Como a Camis disse aqui, o RM é bem louco e etc, e quando eu li isso, eu pensei: Será que todo mundo vai morrer no final? Por que tipo estavam falando que o futuro de Glee está incerto, então acho que vem coisa pior.
Sem brincadeira, ele pode voltar ao carnaval e em maio, Glee volta ao carnaval e vai fazer o BIG SAMBA.
*PS: Beijo pra quem tá vendo a Narcisa de Mulheres Ricas no Muito+.

Wilian disse...

Eu não achei o melhor episódio da série exatamente por causa das músicas, mas achei um dos melhores episódios desde a 1ª temporada.Ainda bem que não leio spoilers de Glee e consegui me surpreender com o episódio. 

Celina disse...

Camis, eu dei uma sorte louca de não ter lido nenhum spoiler, fiquei a semana passada inteira fazendo deveres e acabei nem vendo a promo, eu que esperava um episódio normal de Glee me descabelei, meu queixo foi ao chão. Além disso, senti a maior gay vibe entre Quinn e Rachel.
Fora todo esse drama o incrível foi que ri horrores com as piadas, Tina e Brittany foram ótimas respondendo aquela pergunto, o engraçado é que todo mundo riu da Tina, mas ela deve ser a única que não vai conseguir o que quer. Acho que a história de Professora Shue era para rir, porque se comover com aquilo não dá. Se todo mundo fosse igual, acho que 2/3 da população não estavam aqui.
PS: Nunca vi hiatus tão ruim.

Michael Oliveira disse...

realmente foi um episódio marcante e tals, mas eu sinceramente odiei o episódio.
não li spoilers então não sabia o que aconteceria, mas achei tudo muito óbvio.
já esperava a tentativa de suicídio do Karofsky desde que ele beijou o Kurt e no momento que a Rachel falou que a Quinn tinha ido buscar o vestido já dava pra saber que alguma merda ia acontecer.
mas na verdade o que mais me incomodou mesmo foi a superficialidade com que eles trataram o tema. Nunca espero profundidade em Glee, mas dessa vez me incomodou demais, foi tudo muito simplório, muito fácil, muito simples... ao invés de me emocionar fiquei com raiva pelo Ryan banalizar um tema tão sério.

Rayssa disse...

eu sei disso, mas se você voltar um tempo atrás você veria o Brad Falchuk dizendo que suicídio não combinava com Glee e veria também o Ryan afirmando que Glee é sim uma comédia, só tem troll produzindo essa série, como disse a Camis, vale tudo em Glee agora #medo

Van_delcaro disse...

Gosto do  Karofsky ,mas confesso que fiquei meio chocada por ele não ter morrido,afinal muitos jovens americanos morrem por causa de bullying e não achei  que Titio Ryan não ia perder essa oportunidade de discutir o assunto,não creio que veremos muito disso ainda.

Acredito em Sebastian e em Sue porque toda vez que algo assim acontece toca todas as pessoas,mas quem é ruim sempre volta as suas origens.

concordo com tudo que você falou sobre a Quinn,também tinha essa sensação,mas não acho que ela realmente morra,mas alguma sequela ela deve ter

Também achei as musicas fracas e Samuel parece que vai ser mais inutil que  o menino Damião,nem no glee club ele tá.

Pra mim esse foi um dos cinco melhores episodios ever,mas ainda nada supera a season finale da primeira temporada

Welington Araújo disse...

Melhor episódio EVER, acho que não, mas que foi um episódio muito bom, isso foi. Eu jamais imaginava um final como esse em Glee, mas acho que a Érika Ribeiro já havia comentado essa possibilidade num SACast.
Porém, eu digo uma coisa: Pior Sectional/Regional EVER. Não gostei de nenhuma música cantada. Todas muito booorings.

Sophia Cardoso Donato disse...

Como assim, a performance de 
What Doesn't Kill You (Stronger) foi foda, Troubletones como sempre <3

Lais disse...

curiosidade bestinha.. mas a música q toca no acidente da Quinn é a mesma q os pais da Rachel, que são ótimos btw, cantam qnd aparecem pela primeira vez, no auditório! :)

anastacia disse...

eu n tinha visto o spoiler tb e fiquei CHO-CA DA com esse episódio de glee.
é a primeira vez que estou ansiosa pelo próxima episódio, é a primeira vez que as musicas ficaram em segundo plano, pouco importando se estavam maravilhosas ou nao, tao tenso estava o enredo.

Vale lembrar, que até agora durante toda a serie, ryan só tinha apresentados "tensoes" do tipo: rachel irá ou nao cantar nas regionais, etc?

Fico me perguntando q q aconteceu com os roteiristas/produtores da serie que fizeram uma segunda temporada tao ruim, quando poderiam ter feito pelo menos 50% DISSO (disso=terceira temporada até agora)

sei que nao teram culhoes para matar quinn (uma pena, pq isso daria novos, aos ja tao tragados, ares da série) mas pelo menos valeu a iniciativa de balançar um pouco as coisas.

Bruno Henrique disse...

Alguém sabe o nome da música que toca no final do episódio? A que fica de fundo durante todo o percurso de carro da Quinn

Luiz Knx disse...

O nome da musica é Chapel of Love do Elton John. 

shoraidan disse...

Obrigado Luiz! Eu estava atrás dessa música! :)