quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Glee 3x11: Michael

Um episódio para homenagear o Rei do Pop: slushie na cara da sociedade.

Um dos momentos mais comentados e esperados nessa 3ª temporada de Glee foi, sem dúvida, o que homenagearia Michael Jackson. Além de Michael ser um dos cantores mais famosos (senão o mais famoso) do mundo, suas músicas são inesquecíveis. Você pode até não ser um fã do cara, mas não escapará de conhecer pelo menos uma parte significativa dos sucessos lançados durante sua controversa carreira.

É pela incrível popularidade de Michael Jackson que esse episódio tinha tudo, absolutamente tudo, para ser épico. Não foi, no entanto. Glee apresentou uma homenagem justa e coerente, que soube explorar bem peças diversas da discografia de Jackson, desde sua infância até as mais recentes, mas não sou capaz de dizer que esse foi “o melhor episódio EVER”. Já houve homenagens melhores na série. Fato.

Mesmo assim, acho que Glee conseguiu fazer mais um bom episódio, condizente com a boa safra que a série tem nos entregado de uns tempos para cá. Fiquei feliz ao ver que a tramas recorrentes não se perderam no meio da proposta de “Michael” e que, em verdade, foram muito bem encaixadas.

Ainda que eu jamais diga que esse foi um episódio inesquecível, acho que ele garantiu nossa dose de diversão. Sequências bem humoradas e músicas trabalhadas de forma absolutamente interessante. Desde que o New Directions apresentou o trio de canções da família Jackson eu soube que, pelo menos no quesito musical, a coisa seria boa.

Gostei das versões apresentadas, umas mais, outras menos, mas o principal objetivo se cumpriu. Glee conseguiu reunir muitos elementos característicos de Michael, explorando-os com criatividade, fazendo lembrar de videoclipes clássicos, coreografias e figurinos inesquecíveis.

O grande destaque fica com as performances de Kevin McHale. Já disse em outro texto que esse moço tem um talento inexplorado em Glee e dessa vez, acho que a participação foi decisiva. Cantou as melhores músicas e teve a chance de dançar, levantando da cadeira de rodas e mostrando que é um dos artistas mais completos do elenco. Acho um baita desperdício deixarem Artie na cadeira rodas, quando é Finn a pessoa a ter dois pés esquerdos.

O momento em que Artie tem o que costumamos chamar de “ATAQUE DE PELANCA” e enfrenta Will Schuester em defesa dos losers é simplesmente lindo. A coisa melhora quando em seguida vemos a versão de Glee para o clipe de “Scream”, minha sequência favorita do episódio.

Naya Rivera não deixou por menos do Aldo das meninas. Santana estava possuída e engraçadíssima, gravando confissões com parafernálias escondidas nos peitos e enfrentando a BMV (Bicha Má Vingativa) dos Warblers, Sebastian no belíssimo duelo de “Smooth Criminal”, só com violoncelos.

Aliás, fiquei achando que Blaine mereceu levar um Slushie com pó de pedra no meio da cara sem vergonha. O que ele tinha de ligar para Sebastian e entregar toda a estratégia do New Directions. Pior ainda, porque ele ligaria para Sebastian sabendo que Kurt, seu namorado, odeia o cara por motivos mais do que óbvios. Blaine está muito errado nessa história. Tão errado que acabou zarolho e só poderá fazer números musicais vestido de pirata daqui em diante.

Gostei muito do dueto romântico de Sam e Mercedes. Nunca dei muita importância para eles, mas o casal está bem carismático. Até o dueto de Rachel e Finn eu achei bonitinho, embora tenha ficado claro que Rachel só disse sim ao pedido de casamento por não ver alternativa de futuro.

Até acredito que eles sejam almas gêmeas, mas Rachel não aprece disposta a desistir de sua carreira para ser mãe e esposa, especialmente quando ela descobre que, assim como Kurt, é finalista da NYADA. Naquela cena final, nem a aliança de noivado ela estava usando. Sim, eu REPARO MESMO.

A performance de Diana Agron chamou a atenção. Foi bacana ver o desenvolvimento da personagem, que andava bem apagadinha em Glee, desde a tentativa de aplicar botox no bebê, colocando a culpa em Shelby. Fiquei até com a impressão de despedida. Como se na semana que vem Quinn não estivesse mais na série. Por sorte, não é isso o que vai acontecer.

P.S* Mike Chang aprendeu a cantar e já teve mais números musicais do que Tina. Gosto dele (bastantão), mas acho absurdo essa menina não ser aproveitada muito mais.

P.S*Cena de Burt com Kurt foi muito bonitinha!

P.S* A Música só dos Warblers não foi ar no episódio, mas vale a pena procurar para conferir!

P.S* Próximo episódio tem Ricky Martin! E Bamboleo, do Gypsy Kings!

Músicas no episódio:

"Wanna Be Startin’ Somethin’" - Michael Jackson: Blaine (Darren Criss) e New Directions

"I Want You Back" - The Jackson 5: Sebastian (Grant Gustin) e The Warblers

"BAD” - Michael Jackson: Artie (Kevin McHale), Santana (Naya Rivera), Blaine (Darren Criss), Sebastian (Grant Gustin), New Directions e The Warblers

"Scream" - Michael Jackson: Artie (Kevin McHale) e Mike (Harry Shum Jr.)

"Never Can Say Goodbye" - The Jackson 5: Quinn (Dianna Agron)

"Human Nature" - Michael Jackson: Sam (Chord Overstreet) e Mercedes (Amber Riley)

"Ben" - Michael Jackson: Kurt (Chris Colfer), Finn (Cory Monteith) e Rachel (Lea Michele)

"Smooth Criminal” - Michael Jackson: Santana (Naya Rivera) e Sebastian (Grant Gustin)

"I Just Can't Stop Loving You" - Michael Jackson: Rachel (Lea Michele) e Finn (Cory Monteith)

"Black or White" - Michael Jackson: Artie (Kevin McHale), Rachel (Lea Michele), Kurt (Chris Colfer), Mercedes (Amber Riley), Santana (Naya Rivera) e New Directions

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Van_delcaro disse...

Gostei bastante do episodio,não foi tão marcante como as outras homenagens já feitas na serie,mas tudo bem.
Acho que essa sensação de despedida não é por acaso,afinal na proxima temporada alguns vão embora e Quinn provavelmente é um deles.

Kevin rules

Santanão cada vez com mais destaque,acho que ela até anda aparecendo mais que a Raquel.

Menino Damião não passa de figuração

Adriano Basto Antunes disse...

Concordo! Mais uma vez ótima crítica Camis!!!

Jorge Moraes disse...

Eu achei que o episódio tinha sido só BOM, mas depois eu fiquei LOUCO! Episódio sensacional!Adorei TUDO!!!!!!!!!!!!!!!

Acabias Marques Luiz disse...

Cadê a Tina, repararam? No episódio, depois de Scream, Tina não aparece mais. Não está nem em Black or White junto com o grupo. Minha teoria é de que ficou tão humilhada com o avanço de Mike na série que decidiu dar um tempo do New Directions.

Jorge Moraes disse...

PS: logo até o Damian vai ter mais destaque do que a Tina (e eu até curto a personagem :/)

Rayssa disse...

O episodio não foi épico mesmo mas não foi um episodio ruim, varios arcos de roteiro foram continuados (noivado de Finn e Rachel, NYADA, Quinn), Santana e Sebastian estavam impecáveis, o que foi ela falando das tatuagens que ela ia obrigar ele a fazer...hahaha 

Mas ficou faltando uma maior relação das musicas com as storylines, Glee precisa entender de uma vez por todas que menos é mais, tiraria facil Human Nature, Wanna Be Startin Somethin, Ben e Scream, mesmo que as musicas e performances tenham sido legais, elas não foram importantes pras historias contadas nesse episodio, a melhor parte de Glee não são as homenagens e sim os personagens, as melhores cenas desse episodio ficaram por conta de Burt e Kurt, Quinn, Rachel e a indecisão com Finn, Santana e Sebastian. Não são as músicas que tem que reger Glee é Glee que tem q reger as músicas, sejam elas do MJ, da Madonna, de quem for...

p.s.: Parece que a Rachel vai manter o noivado em segredo por enquanto por isso ela n usava o anel, no episodio do dia dos namorados ela tá usando...

ps.: Claro que o Ryan tinha que puxar bastante o saquinho do Darren Criss pra compensar os 2 episodios q ele n vai aparecer, vou aproveitar como se não houvesse amanhã...

Jefferson. disse...

Gostei bastante, mas senti que faltou alguma coisa e eu não sei o que é...

Acho que o da Madonna foi bem melhor (provavelmente pq eu gosto muito mais dela)

PS: Acho que o que tinha naquele slushie era Água do Rio Megaevil

Raul Ribeiro disse...

eu fiquei bastante intrigado pelo epi da semana passada pq, pelo q eu percebi na net, só eu não gostei
mas essa semana foi demais. Não gostei mesmo. Fiquei com mta vergonha alheia nas duas primeiras apresentações.
Odeio qdo Glee vem com filosofia barata. Sério, "what would MJ do"?. Quando Will escreveu isso no quadro achei patético.
E como assim cara, a Tina já não cantava nem falava, agora nem aparece no episódio? Eu sou mto chato com esse lance da Tina, sempre comento isso por aqui, mas sei lá, adoro a personagem e odeio essa injustiça. Ela está no coral desde o começo, é a única garota q nunca saiu do clube e nunca ganha uma história. Quando aparece mais, é só apoiando o namorado (Artie ou Mike). E pelo q eu li em alguns spoilers, isso não deve mudar tão cedo.
Espero q ela ganhe algum destaque na próxima temporada pelo fato de ela continuar na escola. Se bem que eu nem sei se vou querer ver, vai depender mto da premiere.

Michell disse...

eu gostei de todas as musicas do episódio. e olha que não sou grande fã de michael.
e nessa temporada, a história dos losers está ganhando um novo nível de profundidade. pelo menos pra mim.
eu sempre fui digamos, um "loser" no colégio, nerd e apesar de boas amizades, os bullys sempre existem né. então todo esse prol de defesa dos losers e kurt saindo -vencendo- com a carta de quase(?) admissão na faculdade me deixou bastante emocionado. é fato ver que quem se esforça, CONSEGUE. e vitórias esfregam na cara dos outros que não nos deixamos abater. é essa mensagem que glee quer passar e fico feliz por isso.

Hélio Filho disse...

Gostei do episódio, mas o próximo promete mais!

TODOS JÁ COMEÇARAM A CANTAR: Bamboleeeiro!

Juliana disse...

Eu adorei.. Ponto!

Lívia disse...

Eu adorei.. Ponto![2]

Welington Araújo disse...

Faço parte da geração que foi marcada pelos momentos mais baixos da carreira de MJ (alguém pensou em pedofilia?) e quando vi que Glee faria um episódio inteiro de homenagem a ele, já detestei de cara a idéia. Foram dez loooongas músicas que me deram a impressão que o episódio não iria acabar nunca. Mas poxa vida, até que algumas músicas não foram tão ruins (apesar de serem sim, muito longas!). Particularmente, gostei da sincronia da dança na segunda música, de Quinn cantando, do dueto de Mercedes e Boca de Peixe, de Santanão (é claro, poderia ter sido melhor sem o chatíssimo do Sebastian, mas o meninos dos violoncelos estavam possuidos) e do número final.

Agora, torço para que Murphy tenha enjoado de Michael Jackson e nos livre de números musicais dele.

gabriel disse...

Amei, chorei com a Quinn porque ela é a minha personagem favorita e tipo, ah, sem palavras. Amei os outros números musicais, fiquei com muita raiva do FDP do Sebastian que provocou a diva Santanão e queria que ela acabasse com a raça dele, mas por culpa da fresca do Kurt, isso não foi realizado. Tirando isso, eu gostei muito. Agora só resta para ver o próximo episódio.

Sophia Donato disse...

PS: Acho que o que tinha naquele slushie era Água do Rio Megaevil [2]

GabrielElias disse...

Só eu percebi a tensão sexual que rolou entre Santana e Sebastian em Smooth Criminal? rs Só faltou o beijo no final. kkkkkk! Tá bão... viajei. rs

Isabela Cabral disse...

"P.S* A Música só dos Warblers não foi ar no episódio, mas vale a pena procurar para conferir!"

Alguém me arruma um link, por favor? Não estou achando. :(