sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fringe 4x14: The End Of All Things


 Onde tudo acaba e quando tudo começa, ninguém realmente sabe.


Ainda estou catando meus miolos espalhados pela casa, porque meu cérebro explodiu de novo. Não acontecia há algum tempo, desde a Season Finale da 3ª temporada, para ser bem exata, mas cá estou, tão perdida e maravilhada quanto no dia em que Peter foi apagado da história.
Esse é, sem dúvida, o melhor episódio de Fringe desde “The Day We Died”. Pelo menos é o primeiro dessa safra a me deixar com ondas de arrepio e olhos extremamente arregalados, tamanha a ousadia do roteiro e das ideias apresentadas. A dica para aqueles que “não estão entendendo Fringe” é conferir duas obras de Isaac Asimov, sobre as quais já comentei aqui. Leiam ‘Fim da Eternidade’ e ‘Despertar dos Deuses’ e aí vai dar para ter uma ideia bem melhor do que a série propõe, já que Fringe é declaradamente inspirada por esses dois livros, mais especificamente.
Apesar dessa minha dica de leitura não ser exatamente novidade, eu nunca comentei a fundo o enredo tratado porque senão, Fringe pode até perder a graça, especialmente para quem gosta de ser sempre surpreendido. Não poderia deixar de citar o autor, no entanto, porque o conceito de ‘Observador’ é todo de Asimov, que os chama de ‘Eternos’. A explicação no livro (O Fim da Eternidade) é mais ou menos a mesma.
Os Observadores seriam seres humanos do (nosso) futuro, que desenvolveram tecnologia a tal ponto que foi possível viajar no tempo de forma não linear, sendo capazes de presenciar grandes momentos da História, assim como fica claro na cena em que Peter tem a chance de explorar o cérebro de September, testemunhando o Big Bang.
Não saber mais sobre os Observadores era algo que incomodava bastante quando a ideia de cancelamento aparecia (ainda aparece). Agora, por incrível que parece, incomoda ainda mais, porque imagino milhares de possibilidades para continuar a série só a partir desse ponto.
Walter e todos os seus projetos científicos são, provavelmente, a base de todo esse desenvolvimento no futuro e deve ser essa uma das razões de Peter ser tão importante. Tenho a impressão de que sem Walter, Peter e Olivia o mundo jamais chegaria aos Observadores, que como fica frisado, são um dos muitos futuros da humanidade. É tudo tão amplo e tão complexo que tenho até dificuldade em colocar todas as ideias, mas mesmo que alguma coisa me escape, prometo retomar o assunto em outras reviews.
Comecei falando dessa sequência dentro do cérebro de September porque ela foi o que mais me impressionou no episódio. Logo de cara me senti colocada numa espécie de homenagem a Doctor Who, já que o cenário “cerebral” é parecido (para não dizer idêntico) com a abertura da série britânica que trata justamente de viagens no tempo.
Depois, a carga emocional ali é muito grande, com muitas explicações, memórias e a revelação sobre Henry, o bebê que JAMAIS deveria ter existido. September, aliás, deixa isso tão claro que imaginei que Henry, caso continuasse a crescer, seria a causa de um grande desastre. O problema é que Peter foi capaz de voltar, em carne e osso, para o que pode ser o universo A ou C (ainda não dá para afirmar, não é mesmo?) e desconfio que ele deva entrar numa jornada em busca do filho, para, de alguma, trazê-lo de volta também.

Nessa hora a pergunta mais retumbante é: COMO? Basta prestar atenção a um diálogo simples do episódio, quando Peter observa o vídeo da câmera que estava no apartamento de Olívia. Walter cita a técnica do palimpsesto como se não tivesse a menor importância, quando ele está, em verdade, explicando esse momento de Fringe.
Palimpsesto consiste em, basicamente, pegar um papel ou pergaminho, apagar o texto original e reutilizar a folha, escrevendo novamente outra informação no lugar da antiga. Todos (exceto Peter) são palimpsestos humanos, por assim dizer, já que as informações originais (com Peter) foram apagadas e substituídas por outras (sem Peter). Porém, assim como no vídeo em que Peter recupera camadas que ficaram sobrepostas, pode ser possível recuperar também as memórias, como pode estar acontecendo com Olivia.
Por tudo isso, penso que não seria impossível restaurar a antiga timeline e trazer Henry de volta, até porque, temos ainda a Máquina do Apocalipse e o incrível poder do anfilicio que, se seguirem a ordem do livro (Despertar dos Deuses) de Asimov, são capazes de manipular leis da física e fazer o impossível se transformar em realidade. Lógico que ao fazê-lo, ambos universos ainda sofreriam terríveis consequências.

Outra coisa que não pode passar em branco é a referência ao Mr. X, o homem que matará Olivia. Fiquei na dúvida sobre September ser o real Mr. X ou, no caso, Peter. Como September morreu (e espero que tenha ido para o céu dos Observadores), a impressão é a de que ao entrar na mente dele, Peter se transformaria no homem destinado a matar Olivia.
O estranho é que September deveria saber disso, mas se torna disponível para que Peter possa vasculhar sua mente, o que leva a pensar que September está articulando algo muito maior e extremamente calculado para salvar os dois universos da destruição. Cada aparição dele, cada intervenção tem um motivo específico e eu espero que Fringe dure o suficiente para que conheçamos esse futuro tão promissor da série.
Digo isso porque nossos queridos e brilhantes roteiristas continuam sacaneando geral. Semana passada dava para afirmar que estávamos do Lado A, mas quem desconsideraria um lado C depois desse episódio? Os caras estão armando a maior confusão de ideias já vista na TV e é de propósito. Não querem que saibamos antes da hora onde estamos e o que está acontecendo e isso me faz respeitá-los e curtir a série ainda mais.
No entanto, vou ficar do lado A. Muitas coisas (o palimpsesto, para começar) me fazem pensar que estamos vendo apenas as memórias alteradas depois do sumiço de Peter, mas quem está do lado C pode acabar acertando. Não quero acreditar que Peter se enganou com Olivia naquela cena do carro.
Talvez seja bobo e romântico, mas considero que as constantes alfinetada de Walter e Lee, sobre Peter projetar suas memórias e Olivia captá-las por causa do cortexiphan podem muito bem ser as projeções de Walter e Lee afetando o julgamento de Peter. Para ele, o momento é instável e delicado e sem maiores informações fica difícil saber qual é a verdade e no que acreditar. Mais ou menos a nossa situação como espectadores.
Falando em Olivia, fiquei super feliz em vê-la tão manipuladora e poderosa. Desvendou rapidamente a identidade da Nina Fake e conseguiu fazer com que Peter fosse levado até onde ela estava. Nina, inclusive, pode ser a versão B da que conhecemos e nunca havia aparecido antes. Broyles meio que descarta a possibilidade de ela ser um shapeshifter 2.0, afirmando que a original deveria estar morta. Então, o que sobra é a Nina B.
Vale lembrar que um dos comparsas de David Robert Jones, Leeland, foi rastreado pelo FBI e descobriu-se que ele estava morto há três anos. Por isso, Nina Sharp B, se estivesse morta, poderia ter sido trazida à vida de novo por Jones, assim como pode ter acontecido com Leeland. Além do mais, Jones leva um tiro na garganta e não sucumbe (por causa da reorganização molecular), o que mostra que as possibilidades estão abertas.

A lembrança da caixa de luzes, que aprece lá na primeira temporada foi maravilhosa e muito bem arquitetada. Dessa vez, no entanto, Olivia mostrou que é capaz de fazer coisas que vão muito além de sua capacidade anterior, o que pode prejudicá-la imensamente, já que só por brincar de fusível humano teve uma convulsão. O interessante é notar que ela não pode agir sozinha. Precisou de Peter para que suas habilidades fossem ativadas, o que me leva a crer que o Glyph Code da semana está ligado a isso. UNITE significa UNIR ou UNIR-SE, o que deve estar relacionado a união entre Peter e Olivia e a incrível força que os dois têm quando estão juntos.
 P.S* Episódio foi ótimo e ficamos loucos. Momento mais do que propício para um maldito hiatus quebrar nossa empolgação e o ritmo de crescimento da série. Fringe retorna só em 23 de março. UM MÊS. Ninguém merece.
P.S* Mostrar logo o Big Bang na memória do September foi muita petulância. Por isso eu amo Fringe cada vez mais.
Comentários
48 Comentários

48 comentários:

Carlos Figueiredo disse...

Camis, é até redundância falar "Ótimo episódio, ótimo review", mas mesmo assim, fantástico episódio, fantástico review. Só uma coisa para aqueles que se interessaram pelos livros, o 'Despertar dos Deuses' ganhou nova tradução e agora se chama 'Os próprios Deuses', um título mais fiel ao original.

Junior Dias disse...

excelente review.. esse episodio foi definitivamente um dos melhores. Descobrir que os Observers são humanos de um dos possiveis futuro muda tudo como vc disse e abre diversas possibilidades.

Lua disse...

uma coisa que fiquei em duvida: o peter do lado b deveria ter sobrevivido com a descoberta da cura pelo walternativo e assim nunca ter saído do lado B (september tentou durante toda sua existencia consertar sua intromissao/burrada que gerou todo o resto "que nao deveria ter acontecido")

Entao, como pode september afirmar que a olivia certa para peter é a do lado A, sendo que se tudo tivesse ocorrido conforme deveria ser, ele nem mesmo a teria conhecido? (deveria, no máximo ser a da lado B, certo?)

Daiana CR disse...

Que episódio, que review, que cenas... MINDFUCK!!
Não dá para afirmar uma teoria, todas, absolutamente TODAS são possíveis se tratando de Fringe.
Se o Peter já ficou confuso, imagine eu?? Vish!? Tenho cada vez mais dó da Olivia(seja ela qual for:A,C...)
Eu também quero acreditar que esse seja o lado A. Ainda mais citando essa explicação do palimpsesto que tu mencionou e eu não havia pensado dessa maneira.
E Parabéns Camis, tuas reviews de Fringe continuam ótimas a cada episódio. =D
Enfim agora só nos resta aguardar UM MÊS estourando nossos miolos e com muitas doses de LSD!!^^
Inté...
#SaveFringe

Natlinhares disse...

Ótimo review, fez muito juz ao episódio, que ainda estou tentando entender, pra falar a verdade.

Spin Off: The Observers - 1 voto

Daiana CR disse...

É boa pergunta... BHUM mais teorias para as nossas cacholas...

Nikky disse...

Nina B é mesmo a opção mais viável diante das circunstâncias. Engraçado que por nunca ter aparecido, nem mesmo cogitei!
Não gostei de Peter nem mesmo questionar o fato de Olivia ter memórias que vão além das suas logo depois de constatar isso. Ficou esquisito.
Só eu pensei que fechariam novamente o portal fatiando o Jones? Ainda mais que tanto Peter quanto Olivia lembram do fato?

Paulo Felipe disse...

Semana passada estava me decidindo ser seria O Fim da Eternidade ou a Trilogia da Fundação que eu compraria, visto que já tenho, e terminei de ler ontem, o livros Os Próprios Deuses (O Despertar dos Deuses). Acabei comprando a Fundação, mas acho que vou pedir amanhã mesmo O Fim da Eternidade.

Enfim... Episódio fenomenal, review incrível e série maldita de boa, que me faz querer ver mais e mais.

E o promo no final? Caramba, o resto da temporada promete muito.

Nikky disse...

Também pensei isso!!! Espero q expliquem, pq da forma q foi contado a BOlivia era sim a certa!

Tatiane Lopes disse...

 
kkk, enquanto assistia a esse episodio, só pensa na margem que vc deixou, aquele 1%..

Nem consigo formular uma idéia a seguir, quando penso q é o lado A, vêm eles e mostram que pode ser o lado C.. Estou igual a uma bolinha de tênis, de um lado pra o outro..

E estou adorando, Fringe tá cada vez melhor, mas aí vem um "maldito hiatus quebrar nossa empolgação e o ritmo de crescimento da série"..

Fiquei triste com o Peter se afastando da Olivia, pode ate não ser a Olivia verdadeira, mas essa tbm o ama, muito triste. Eles sofrendo e o Walter o e Lee enchendo a cabeça do Peter.

Camis, estava louca em cada sozinha, sem ninguém pra comentar Fringe, doida pra ler sua review, e não me decepcionei. Ótimo review.. Abraços

Filipe Correa disse...

Camis, tá na cara que "UNITE" é uma homenagens dos produtores aos legenders brasileiros. Faltou o 'D' porque não tinha mais um bloco de programa.

Filipe Correa disse...

homenagem*

Deborah Novaes disse...

Eu acho que se eu contar aqui que hoje mesmo eu terminei "O Fim da Eternidade", ninguém acredita. Pois é, eu acabei de ler o livro às 20h30 e três horas depois me deparo com este episódio magnífico de Fringe. Como assim, Meu Deus? É nestas horas que a gente quer sair gritando pela casa... Que vontade de hibernar pelas próximas 4 semanas. Pena que não dá...

Carlos Vitorino disse...

"e a revelação sobre Henry, o bebê que JAMAIS deveria ter existido": não da "forma" que foi concebido...
"Como September morreu (e espero que tenha ido para o céu dos Observadores)": morreu? Provavelmente está morrendo..."Peter se transformaria no homem destinado a matar Olivia. O estranho é que September deveria saber disso": September deixa claro que quem atirará em Olívia não é relevante. Relevante é que haverá o tiro! Em uma ocasião, já foi Waltenativo. É "Mister X" porque é uma variável.

Katrini Alves da Silva disse...

Episódio fantástico! Mas pra ser perfeito faltou o Peter entrar no lendário tanque de privação dos sentidos para compartilhar a consciência com o September.

Camila disse...

Eu tbm sempre penso nisso, espero que eles expliquem, até hj estou esperando para saber pq eles n lembram da infancia :L

Camila disse...

 Boa observação

Camila disse...

 Eu quase tenho certeza agora que o Peter está na linha do tempo certa,
pq o observador diz para ele '' vc tinha um filho, n só vc deixou de
existir mas ele tbm'', então ele so deixou de existir na linha do tempo
dele, pq eles ficam enrolando com isso, muita pena da Olivia dizendo que
ama ele e ele indo embora :L

Camila disse...

Tbm achei isso kkkkkk

Camila disse...

Eu acho q o Peter falou isso pq ele se sentiu culpado pelo que aconteceu ele n queria que nd acontecesse com ela, então ele passou por cima do que ele achava, tudo por causa do Walter e do Lee --'

Reinaldo Santos disse...

Estou embasbacado com FRINGE. A cada semana me surpreendo mais e mais. Não consigo entender como uma série com esse nível de qualidade, que me faz ficar vidrado em todos os detalhes na tela, consegue ser esse fiasco em audiência. 

Camis Barbieri, vc é a luz no final do episódio. Consegue fazer uma leitura perfeita da serie como um todo e liga isso a mitologia ressucitando coisas la da primeira temporada e ligando a fatos do "presente".
Vou procurar ler esse dois livros. Valeu pela dica. :D
Fringe, sem dúvida nenhuma, é o melhor da TV aberta no momento. Infelismente nem todo mundo consegue acompanhar, vide a audiência.
5ª temporadam pleaseee!! #SaveFringe

Comentei no Serie Maníacos e trouxe pra ca. :D

Cris disse...

Mas se os observadores vem do futuro, como se explica (se é que vão) o "mini-observador", menino que a Olivia encontrou num episódio que eu não lembro, na verdade nem da temporada lembro, mas sei que eles disseram que ele era um observador, alguém lembra disso? Falha de roteiro, acho que sim, poderiam trazer novamente o agente Charlie Francis achava ele fofo e engraçado, só não mais que nossa dupla dinâmica Walstrid.

Camila Barbieri disse...

Cris o episódio é The Inner Child e eles dão a entender que ele é mesmo um mini-observador. Não precisa muita explicação, pq o caso é que o menino é encontrado num lugar impossível, sobrevivendo em condições extremas e isso pode ter acontecido pq ele foi parar ali por ter a habilidade de viajar no tempo/espaço ainda não muito desenvolvida. Dae ele é encontrado e os Observadores adultos o resgatam no final. Pensando bem, até que encaixa bem na explicação dada no episódio dessa semana.

Wilian disse...

Também acho que Peter está no universo certo e o que mudou realmente foi a máquina.Essa explicação do palimpsesto comprova a ideia.Peter e tudo a ele diretamente relacionado,no caso, o filho Henry, foram apagados e ,de alguma forma, ele conseguiu voltar fisicamente. Talvez o fato da Olivia e do Walter de alguma forma sonharem com ele no início da temporada tenha conseguido materializá-lo. 

Ricardo Santana ✔ disse...

esse negócio de não lembrar da infância realmente é estranho, lembro até de um episódio que Peter e Olívia, ambos crianças se encontram na escola.

Ricardo Santana ✔ disse...

 pow eu também estava esperando isso, eu imaginei que Olívia iria atirar na máquina pra desativar no exato momento em que matde do corpo dele estivesse do outro lado e consequentemente fatiá-lo novamente.

Ricardo Santana ✔ disse...

Bem, nesse um mês de hiatus vou rever Fringe desde a primeira temporada pra tirar (ou aumentar) todas as minhas dúvidas.

Emanuelle Cristina disse...

Assim que recuperar meus neurônios volto pra comentar melhor o episódio,mas agora só consigo dizer que ele foi tão incrível e confuso quanto "The Day We Died" e que eu adorei sua review Camis,ela sempre me ajuda a colocar algumas ideias no lugar *--*

juliana disse...

SIM. eu fiquei berrando DESLIGA! DESLIGA! pq jurei que a olivia ia desligar a máquina com o pensamento e cortar o jones pela metade de novo. acho que o Peter está ~~ confuso. entendeu o "voltar pra casa" do observador de um jeito, dps de outro, e dps se confundiu de novo. ainda acredito que estamos no A.

Cilmendoncax disse...

O observador confundiu mais que explicou...

Ele explicou:
*Sobre Peter: Resumindo Peter "A" deveria ter sobrevivido e o Peter "B" morrido, mas com a intervenção de Setembro ocorreu ao contrário. 
*Sobre Henry: "Ele nasceu da Olivia Dunham errada". 
Então a mãe dele deveria ser a Olivia ( a nossa ) não a Bolivia.

Ele confundiu:
*Henry nasceu então do Peter errado e da Olivia errada?
Porque o Peter que existe agora é o B e ele deveria ter morrido!

Ou de alguma forma o Peter B quando adulto conseguiria atravessar para o lado A e acabar conhecendo a Olivia?

Sobre qual lado eles estão agora, eu acho demais um universo C, então seria tipo a teoria dos conjuntos na matemática, aquele esquema de  circunferências que se interseptam. Com isso todos os universos se interceptariam com o universo B, visto que mesmo no universo atual, o possível "C" o lado B continua o mesmo.

Sou mais estarem no A mesmo. Agora o que gosto de Fringe que eles conseguiram incluir um romance no seriado sem o torna-lo pedante, e sem perder o foco nos eventos.

Cilmendoncax disse...

Pode ser que o Peter B, se tivesse sobrevivido , quando adulto de alguam forma conseguiria atravessar para o lado A, ou a Olivia faria isso e consequentemente eles se conheceriam. Mas não haveria tanta tragédia como na intervenção de Setembro.

juliana disse...

pelo que eu entendi quem tinha que sobreviver era o peter B memo. o walternativo achou a cura e n percebeu, por isso o september salvou ele no lago e permitiu que o walter A salvasse o peter B. foi o que ele disse, ao menos.

Cilmendoncax disse...

Ok, era muita informação em poucos minutos rsrsrs.
Mas ainda falta saber uma coisa: o correto é o Peter B+Olivia, como isso ocorreria? Se bem que foi explicado em um episódio que a Olvia consigui atravessar para o lado B... pode ser ai que ela conheceria o Peter B.... Tantas teorias ...... e ainda temos que esperar um mês!

Djeibr disse...

Excelente review, bem estruturada. Parabéns. Fringe é a melhor porque nos instiga, nos surpreende e nos entretem. Não há muito o que falar, pois este texto já disse muito.

Pedro Ibernon disse...

Em momento nenhum do dialogo de September, ele fala que Peter está na timeline errada, quem tira essas conclusões é o próprio Peter e eles armaram as cenas de uma maneira que parece que quem disse foi o Observer.

Cesar Santana disse...

Espisódio FODA FODA FODA. 
Vou ler os livros do Isaac Asimov durante esse hiatus, amo demais essa série.

Max Ands disse...

Episódio Foda, review foda
Ajudou muito a esclarecer algumas ideias camis
Valew mesmo :D

Carol disse...

eu acho que estamos no lado A porq no começo do episodio o observador fala que ele deveria ter sido 100% apaga DESTA timeline e talz, sl.. pelo menos eu torço pra ser o lado A também k

Sophia Cardoso Donato disse...

A cena do Peter entrando na mente do Observador e ele explicando várias coisas foi muito fodástica!!! Por isso que amamos JJ Abrams!

juliana disse...

ah siiiimmm, entender COMO isso aconteceria ae são outros quinhentos. hahaha

B. A. disse...

Minha review do episódio: Deixa Fringe me levar, Fringe leva eu. Deixa Fringe me levar, Fringe leva eu.

Cilmendoncax disse...

24 horas pensando... e eis que surge uma nova teioria:

Peter e Olivia serão seres unicos em todos os universos possíveis ( as demais Olivia morrerão de alguma forma como afirma Setembro). Então Henry será também um ser unico e terá uma ligação com os Observadores..
A interveção de Setembro deve ter posto a existência dos Observadores em perigo, por isso o esforço dele em tentar corrigir o seu erro.

Cilmendoncax disse...

Concordo com vc Camila, o Peter esta mais com medo do que tudo. Ele não quer que Olivia se machuque então para ele o melhor é se afastar dela.

Mys disse...

Isso não é uma review e sim um DOUTORADO sobre fringe.
Ótima review!!!

Dany Welch disse...

Sabe a sensação que sei o suficiente para formular teorias consistentes, mas que ao mesmo tempo não sei de nada? Essa a sensação que estou com essa temporada. Os roteiristas são brilhantes que me fazem duvidar o tempo todo.  Sempre pensei em dois novos universos, lembra aquele da segunda temporada, que é o primeiro vislumbre dos universos paralelos, sempre pensei que esse universo retornaria um dia.Mas ao mesmo tempo penso que estamos na linha do tempo certa só com a alteração do curso. 
No episódio anterior quando a Olivia está sendo testa, ela tem fios vermelhos e verdes ligados a sua cabeça, enquanto atrás do aparelho uma luz amarela pisca, fiquei com essa cena por dias na cabeça.
Mas como vc disse no podcast, as coisas estão tão estruturada que estou no aguardo do novo capítulo para saber se minhas teorias estão ou não certas. Os roteiristas sambam na minha cara e eu adoro isso =D

Ricardo Santana ✔ disse...

Curioso, eu estou revendo Fringe desde a primeira temporada e lendo as reviews daqueles episódios. Percebi que a review que vc faz hoje é muito superior àquelas da primeira temporada, tanto em quantidade de linhas, quanto em qualidade do texto, naquela época eu via uma certa "preguiça" ou má vontade mesmo nas reviews, não só deste site mas de outros, mas bastava ter paciência pra acompanhar a série, e olha o que ela se tornou. Fringe sempre tem uma resposta... e mais um milhão de dúvidas!

Camila Barbieri disse...

Vc tem razão. Eram péssimas, mas em geral todas eram. Eu estava no começo do blog e não tinha pegado o jeito da coisa. Infelizmente Fringe foi vítima disso, mas eu tento compensar com as reviews atuais e quem sabe um dia eu refaça desde o piloto. É um plano meu!

Ricardo Santana ✔ disse...

Interessante a ideia de refazer as reviews antigas, verdade, as reviews dos outros sites também eram medianas, muito pela desconfiança mesmo, a demora em saber qual era a mitologia da série. E vc já percebeu que em episódios dessa quarta temporada a gente sempre volta lá pro começo pra puxar algum detalhe que não fazia sentido na época mas faz agora? Isso é Fringe!