terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Smash 1x01: Pilot (Pre-Air)


Quando eu digo “Marilyn” em qual pessoa você pensa?

Smash, nova série no canal NBC, ainda não estreou oficialmente, mas a emissora apostou numa tática que nem sempre gera resultados para fazer crescer a expectativa em relação ao lançamento, que acontece no dia 6 de fevereiro.

“Vazar” ou liberar séries novas no ITunes parece ter se transformado no jeito moderno de ganhar em divulgação e comentários, cativando de antemão, seu público alvo. Verdade seja dita, não é exatamente uma tentativa segura, mas no caso de Smash, desconfio que a ideia da emissora funcionou, simplesmente porque, julgando pelo Piloto e pelo breve preview disponível ao final do mesmo, a série promete ser bastante boa.

A Series Premiere, pelo menos, é ótima e dá uma visão geral do estilo de Smash, que aposta na metalinguagem. Essa não é apenas uma série que mostra os bastidores de uma grande produção da Broadway, mas sim, um musical sobre como produzir um musical. Quem não gosta desse tipo de coisa, provavelmente não vai criar empatia com Smash, mas fica o aviso: você vai sair perdendo.

O pessoal que pegou birra de séries musicais por causa de Glee deve esquecer completamente disso. Smash não é uma série adolescente escrita por Ryan Murphy. As comparações devem parar na questão do gênero.

Smash é uma produção absolutamente madura e delicada, que capta perfeitamente o clima de bastidores da Broadway, construindo sua história sob diversos aspectos e visões. Desde o surgimento de uma ideia banal e aparentemente sem futuro, passando por todo o processo criativo e de produção, audições, escolha da equipe, patrocinadores, problemas financeiros e, claro, aquela pitada de drama pessoal, que não faz mal a ninguém e ajuda a enriquecer a trama.

Para quem está acostumado a fazer o papel apenas de público nos espetáculos, acredito que Smash será um bom parâmetro para o entendimento de como esse mundo funciona e de como é difícil construir um show de sucesso, especialmente um sobre o ícone Marilyn Monroe.

Quase numa brincadeira, os compositores Julia (Debra Messing) e Tom (Christian Borle) começam a pensar na possibilidade de emplacar um musical sobre Marilyn (de preferência um que dê certo, já que outros tentaram e não foram bem sucedidos na missão). Quando a primeira canção escrita e interpretada por Ivy Lynn (Megan Hilty) cai sem querer na Internet causando furor, o projeto começa a tomar forma e ganha, logo de cara, uma produtora, Eilleen Reid (Anjelica Houston) que vai a busca do diretor certo para o trabalho, mesmo que Tom e Julia não fiquem muito animados com a ideia de ter Derek Wills (Jack Davenport) por perto.

Para Ivy Lynn, atriz com experiência e que busca o papel que vai finalmente alçá-la ao sucesso, o papel de Marilyn estaria garantido, não fosse, é claro, pelo teste de Karen Cartwright (Katharine McPhee), uma típica garota do interior tentando ser atriz em New York, cheia de sonhos, apesar de receber muitas respostas negativas.

Nesse começo da série, é a briga pelo papel principal, que determinará o sucesso de toda a produção e que deve motivar os plots centrais. Recheando a história temos belíssimos números musicais, que misturam os testes com o resultado final, quase como se estivéssemos imaginando todo aquele trabalho finalmente transformado em espetáculo.

É necessário dizer que Katharine McPhee, além de cantar de forma divina, empresta carisma gigantesco à personagem e deve emplacar diversos sucessos (a começar pela versão de Beautiful) ao longo da temporada. Megan Hilty, que tem um tipo totalmente oposto ao de Katharine, exalando sensualidade, é outra potência vocal apresentada pela série. A rivalidade entre Karen e Ivy promete excelentes momentos. Infelizmente, teremos de esperar até fevereiro para mais.

Os produtores executivos de Smash incluem Steven Spielberg e Craig Zadan & Neil Meron (Chicago and Hairspray). Os compositores são Marc Shaiman and Scott Wittman (Hairspray).

Comentários
21 Comentários

21 comentários:

Marco Antônio Freitas disse...

Smash é uma produção absolutamente madura e delicada....Mas continua sendo um musical...Porque diabos li isso??

João Paulo C F Longo disse...

Impressão minha ou a promo de 2 minutos de 2011 conseguiu resumir tudo, absolutamente tudo, de relevante nesse piloto? Quase durmi durante o episódio.
Me pareceu mais um one-shot que uma série. Não fiquei com a menor vontade de acompanhar o resto da história. Imprimiram um ritmo forte que acabou atropelando o desenvolvimento dos personagens principais. Terminei sem criar nenhuma ligação com nenhum deles.

Honestamente Hairspray, pra mim, é muito fraquinho. A história é até legal, as musicas esquecíveis. As composições do episódio estão no mesmo balaio.

P.S.: Alguém consegue assistir algum vídeo do Hairspray USA e não morrer de vergonha ao ver Mr Schue no palco?

Gustavo Henrique disse...

Camis, você vai fazer resumão dessa segunda temporada de Sherlock? Diz que sim, diz que sim! :)

Carlos Figueiredo disse...

O piloto de Smash é fantástico. Bons personagens, boa história e uma boa mistura de realidade e ficção musical. Ansioso para a estreia em fevereiro.

Wilken Misael disse...

Bastante boa Camis? Você está negligenciando a série assim. Essa foi a melhor estreia da temporada, e da NBC em anos (mesmo que isto não seja mérito)!!!!!

Jairo de Souza disse...

foi perfeito Camis! jah quero mais!!!

juliana disse...

estava muito ansiosa pela estréia de Smash .. uma grande surpresa ela ter "vazado" mas não importa .. vou correndo assistir e depois vou ficar mais uma vez ansiosa até fevereiro .. que venha Smash .. o/

Camila Oliveira disse...

Vou correr para assistir. Desde que divulgaram a primeira promo, Smash já me cativou e jurei que liberaria um espacinho na minha já lotada watchlist especialmente para a série.Eu não tenho absolutamente nenhum problema com musicais e a presença de Debra Messing, Anjelica Huston e Jack Davenport só me deixou com mais vontade de conferir esse piloto. O fato de ser uma série da NBC me deixa um pouco com o pé atrás, mas, what the hell, verei!

isabela disse...

Onde você fez o download?

Jorge Moraes disse...

Cumassim só tem mais episódios em feveiro?! agora eu quero mais! rs

Jorge Moraes disse...

tenta procurar no megarelease que tem

Tiago Brito disse...

que pena joao, acho que vc foi o unico, que não teve ligação!

Renata disse...

Eu gostei demais!

Lucas disse...

Sensacional! 

Hélio Filho disse...

A MELHOR ESTRÉIA DA NBC EM ANOS! Sem dúvida um dos pilotos mais cativantes que eu já vi, faz o piloto de Glee (que é bom) chorar com a qualidade infinitamente superior. Se tudo continuar como está sem dúvida SMASH será o melhor da temporada e constará na lista de 11 entre 10 prêmios! Os atores da série são ótimos, mas as mulheres roubam a cena, principalmente Debra e as duas concorrentes a Marilyn.

PS: Quando eu assisto a episódios como Smash, me faz lembrar porque eu amo tanto essas séries maravilhosas.

Raul Ribeiro disse...

eu já era fã de Smash só pela promo, imagina agora
tô louco, quero mais

Junin Marques disse...

Gostei bastante do episódio, vou continuar com essa nova crocancia.

Lara (não clara) disse...

TOLOKA por smash. n sei nem o que dizer de uma serie que junta tudo que eu amo!

Gabriel Rodrigues Maia disse...

a primeira metade do episodio é meio chata, quando estão apresentando os personagens, a segunda metade é realmente boa, fiquei até querendo ver mais. Vale a pena conferir.

Felipe Souza disse...

DEMAIS!!!!!!!

Já tinha add essa série a minha watchlist quando soube da participação da KathMcPhee, agora, após assistir o piloto, me encantou não só pela mesma, mas, pelo conjunto da obra. Acredito que ela tem muito no que evoluir. E será um grande passo pra McPhee que apesar de HUGE talento, não foi abraçada pelo público americano :P

Victor Hugo disse...

Perfeito, série maravilhosa, axo que quem vai ganhar o papel no final vai ser a Katharine!! Nossa esse deve ser um dos melhores pilotos que já assisti na vida, foi tudo muito mágico, muito BROADWAY! Nunca pensei que diria isso na vida novamente mas Eu irei acompanhar um Drama da NBC!! :OOOO