quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

One Tree Hill 9x01: Know This, We've Noticed


O dia em que One Tree Hill começou a acabar. (De verdade, dessa vez.)

Agora é para valer. A última temporada de One Tree Hill estreou e daqui para frente o clima de despedida. É nossa chance de curtir os personagens que amamos mais um pouquinho, torcendo para que, no final, fiquemos realmente satisfeitos e com aquela sensação boa de que esses nove anos valeram a pena.

A julgar por essa Season Premiere, vem por aí fortes emoções e grandes dramas. Foi a primeira vez em que não entendi muito bem a proposta de um episódio, mesmo tendo ficado de olhos arregalados o tempo todo, com a imposição desse clima de caos, tristeza, solidão e depravação do sono.

Ao final da experiência, cheguei à conclusão de que gostei da ideia (seja lá qual for). Havia lido que a série voltaria a suas origens e ao clima das primeiras temporadas. Não vi muito disso nesse retorno, apesar das presenças retumbantes de Dan Scott (o vilão dos vilões) e Chris Keller (que é apenas Chris Keller), personagens que marcaram OTH por causar grandes confusões e espalharem dúvida e maldade.

Quando lembro das temporadas iniciais da série, fico com aquela sensação de coisa boa, o clima dos romances se formando, a amizade e os laços entre os personagens, sem deixar de lado é claro, fortes dramas, situações deliciosamente absurdas e nossos tradicionais psicopatas. Pelo menos o último item da lista já parece estar garantido para a nona temporada.

Começamos nos deparando com um clima de desgraça. Carros policiais, espancamentos, surtos emocionais, identificação de corpos. Confesso que ao notar Dan e Chris no carro logo de prima percebi a tensão se formar. O que esses dois estão fazendo juntos? Por quê?

Ao longo do episódio fiz diversas perguntas e nenhuma delas obteve resposta. Pensei muito a respeito de cada cena e acabei até procurando outras críticas para confirmar se minha teoria parecia louca demais ou devaneio de fã de ficção cientifica.

Fiquei com a ideia fixa de que esse episódio (e talvez a temporada) seja um sonho. Um sonho muito ruim, daqueles em que é difícil acordar. Era gente demais sem dormir. Brooke e Julian com os gêmeos chorões (ouvi dizer que estão comprando bebê na China!), Haley sozinha com o telefone tocando e Nathan longe, passando a madrugada em aeroportos sem motivo aparente, além de Quinn, acordada para garantir a segurança de Clay sonâmbulo.

Outra dica seria o fato de que no começo, parece que estamos numa espécie de flashforward. Fiquei esperando aquela legenda amiga que diria “dois meses antes”, mas nada disso aconteceu, deixando tudo ainda mais doido e sem sentido.

O episódio parece mais um monte de histórias soltas e sem conexão, com retornos aleatórios e sem qualquer foco. Acho que essa era a grande intenção do roteiro. Pincelar essas situações aparentemente malucas criando essa aura de mistério e curiosidade no espectador. Comigo funcionou perfeitamente. Estou doida para descobrir o que é tudo isso, o que vem por aí e qual é a ligação desses fatos.

Vale ressaltar que a narração de Nathan foi lindíssima e pontual. Texto sombrio sobre fogo, inferno e demônios, com destaque para Dan, fazendo cara de arrependido, quando na verdade todo mundo sabe que o incêndio na lanchonete foi provocado por ele mesmo, só para ter uma desculpa boa e se reaproximar do filho e dos netos.

Fiquei bastante feliz com os desdobramentos que podem vir daí. Dan Scott é um dos melhores e mais cretinos personagens de One Tree Hill e acho que a presença dele na temporada final é mais do que necessária. Também gostei de ver Chris Keller novamente, ainda provocando Haley e arrumando novas picuinhas com Alex.

Haley, naquela cena do IML, me dá desespero. Fico alucinada só de pensar que aquele corpo pode ser de Nathan, embora eu não aposte numa tragédia dessa proporção para destruir o melhor casal da série. Desespero também rolou solto nas cenas de Brooke dirigindo com os gêmeos Baker no banco de trás. Juro que esperei, o tempo todo, que ela dormisse ao volante e sofresse um acidente terrível, já que a cara de sono dela, com os olhos semi-cerrados era evidente.

Fico na expectativa para ver o que o papai de Brooke vai acrescentar, além de uma baita encrenca com Bitchtória, que já denunciou que “o pé (sei, pé!) não era tão grande assim” e que “alguém precisava ser o homem da relação”.

O sonambulismo de Clay, pelo visto vai acabar de forma agressiva. Enquanto isso não chega, o que vale mesmo são os deliciosos momentos de humor com Quinn e suas pipocas pipocantes, além das estratégicas dormidas em qualquer canto, depois de tanto vigiar Clay nas madrugadas. Nesse mesmo clima de humor, Chase e Alex são só sedução e pegação, em maravilhosas piadinhas de cunho sexual que vão acabar com o moço dentro de um camburão.

Acho que foi um bom começo, pelo menos ao que tudo indica. Resta aguardar as surpresas e reviravoltas que One Tree Hill e os roteiros lunáticos de Mark Schwahn nos reservam.



P.S* 12 episódios até One Tree Hill.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Cíntia Costa disse...

Outra dica seria o fato de que no começo, parece que estamos numa espécie de flashforward. Fiquei esperando aquela legenda amiga que diria “dois meses antes”, mas nada disso aconteceu, deixando tudo ainda mais doido e sem sentido.


[2]

Acho q o defunto vai ser o Dan... pense no final 'poético' do assassino do irmão... e o pior eh q eu gosto do Dan... n quero q ele morra...

Suzi disse...

Esse "12 episódios até One Tree Hill." me arrepiou.

CintiaSimizo disse...

Tb fiquei morrendo de medo de acontecer algo com a Brooke enqto ela estava dirigindo aquele carro.
Meu coração ficou apertadinho e me dei conta que estava morrendo de saudades e que vou sofrer mt ao longo dessa temporada.
Review ótima como sempre. Parabéns e que venham os próximos ep. pra gente chorar litros.

Lucasm_melo disse...

To fazendo maratona da série, a 9ª temporada acabou de começar e eu aki, começando a 3ª temporada, muito boa esta série! Haha...

Paulino disse...

cintia não acho que a haley choraria a morte do dan

Renata disse...

Achei massa essa teoria do sonho, mas por mais que eu ame OTH acho mais provável tudo isso ser cenas de um filme do Julian, parece ser mais a cara do Mark Schwahn. Já ansiosa pelo próximo epi...

Nathália Cristina disse...

Eu não acho que é um sonho. Eu li há um tempo atrás que algum personagem principal vai morrer de forma heróica em uma das séries que estava na temporada final. Vão acabar Chuck, DH, oth e the closer. Não vejo the closer, mas pra mim não é de DH. Resta Chuck e OTH. Em chuck, eu vejo o casey fazendo isso, em OTH eu vejo o dan, morrendo pra salvar o Nathan do sequestro, pq eles não mostraram, mas tem umas promos pra trás que mostram o Nathan amarrado e com a boca tampada. tem tb o retorno do Lucas, que eu acho que vai estar ligado à isso. Dizem que ele volta no 7 episódio e é quando a Haley vai reportar o Nathan como pessoa desaparecida. Acho que o Dan vai morrer, de forma heroica, salvando o filho e alcançando a redenção que ele tanto esperou. E aquela cena da Haley eu vejo de duas formas: ou ela está chorando pq é alguém que ela não conhece e ela está aliviada ou é o Dan e ela está chorando não por causa dela, mas por causa do Jamie, por exemplo, que tem uma relação forte com o avô. Li um spoiler falando que aquilo que a Haley está olhando na verdade não é um corpo, mas eu interpretei que a pessoa (do tv guide) deu a informação incompleta e não é um corpo de alguém que ela conhece. E ela está chorando de alívio. Não acho possível que matem o Nathan, porque se acabarem com Naley eu perco minha fé na televisão. Acho tb que o Nathan vai ser sequestrado por causa do Clay, que vai acabar dando uma de deb e ficar viciado nessas pílulas pra dormir e vai acontecer alguma coisa que vai fazer com que isso afete o Nathan, já que ele vai sumir por 6 eps. Estou TENSA. E bom, estou até pensando que essa ideia de ser um sonho pode ser boa! haha

Claudia disse...

pelo que eu vi no twitter, parece que aquele corpo é do dan.. mais ne, nada concreto

Júlio César Viana disse...

Eu queria saber quantas o Mark Schwahn fumou antes de escrever esse episódio. Mas eu gostei, e é bom ter OTH de volta <3 (Pela última vez... =/)

Only OTH disse...

eu pensei EXATAMENTE igual a vc...tudinho!!Todas essas teorias, do dan morrer salvando o nathan, do corpo ser do dan ou de um desconhecido...hahahahaha sério...até que enfim alguém concorda comigo!

Cacá SS disse...

Ah, como vai ser difícil dizer adeus para OTH. É uma das minhas séries favoritas e, apesar de saber que já foi muito melhor, me dói o coração esse clima de reta final. 
Gostei bastante do episódio, me deixou ansiosa pelos possíveis desdobramentos, e a volta do Dan só tem a acrescentar. Ele é o vilão que mais adoramos odiar! 
Eu fiquei morrendo de medo de acontecer um acidente com a Brooke e os bebês, acho que todo mundo que assistiu pensou nisso. O Mark gosta de uma tragédia, mas eu não acho que ele faria isso já na estreia da temporada. Mas a partir do próximo episódio tudo pode acontecer! rs 
Eu não quero nem pensar na ideia de o corpo que a Haley vai reconhecer ser o do Nathan. Não trabalho com essa possibilidade. É maldade demais. 

Lílian Soares disse...

P/ mim OTH acabou na quarta temporada! A quinta foi uma tentativa frustrada de recriar a primeira, e a sexta, tirando os primeiros Episódios, que foram toscos, até ficou legal. Gostei do
Julian com a Brooke, já que não teve Brucas. E Naley, claro, sempre o melhor
casal de OTH, mais aquele garoto fofo, o Jamie, até me fizeram ainda me
encantar c/ OTH e gostar de alguns epis, mas não era a OTH de sempre, aquela
que eu amava... idolatrava... Depois surgiu uma irmã da Haley tão chata e
problemática qto a Peyton, aquela atriz lá que tentou roubar o Julian da
Brooke... enfim, desisti... Mas a nona me deu vontade de assistir, ainda mais
sabendo da participação do Luke...



Sua review bem escrita também me deixou curiosa, quem sabe
eu, um dia, ainda assista da sétima em diante de OTH?

paulobs disse...

pow essa review foi perfeita entregou realmente oq foi o retorno só tenho que concordar com absolutamente tudo

Pri Harumi disse...

HAHAHAHAHA... amei! OTH é uma trasheira sem fim, mas deliciosa nonetheless... amei saber q vc assiste tbm! hahaha.. e acho que o corpo q a Haley identifica é do Dan... será?

Nana disse...

Eu também achei que era o Dan, mas realmente também deu a impressão que ela estava chorando de alívio.
Esse sequestro do Nathan.. ele no aeroporto.. capaz de nem chegar em casa =(

Tive a mesma sensação que você Dona Camis, na cena da Brooke no carro com as fofurinhas
\o Vamos aguardar que pelo visto, a última temporada vai secar metade da população HAHA

@NanaBarcellos_