terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Once Upon a Time 1x09: True North


Qual parte de NÃO COMAM NADA essas crianças não entendem?

Seja com o nome original de Hansel e Gretel ou sob a alcunha brasileira de João e Maria, fato é que esses dois irmãos, assim como qualquer criança, seriam incapazes de resistir aos encantos de uma casa todinha feita de doces. Confesso que eu também cairia fácil na presa dessa bruxa cega comedora de criancinhas, mas o lance é ir comendo a casa de fora para dentro, sem deixar um modo de ela te aprisionar (esperteza mode on).

Táticas de gordice à parte, a verdade é que esse não foi o episódio mais interessante de Once Upon a Time, justamente por ser o mais aleatório em relação à história principal. Sei que muita gente não gostou nada de assisti-lo, mas eu ainda consegui encontrar coisas legais para comentar, até porque, não sou capaz de dizer que não aprovei o episódio.

Ele é até bacana e traz algumas informações no meio da história de João e Maria e, no final, começamos a ter uma visão mais ampla dos poderes de Regina, que afinal, é a pessoa a enviar João e Maria para roubar a poderosa maçã envenenada.

No conto original – aliás, um dos mais cruéis e aterrorizantes - os irmão são abandonados na floresta pelo pai, a pedido da própria mãe, para morrerem. A ideia é horrível e difícil de entender, mas historicamente falando, completamente real. A história retrata uma prática comum na Idade Média, quando famílias paupérrimas escolhiam o infanticídio como forma de diminuir a família e as bocas a alimentar.

Com o passar dos anos, as adaptações do conto foram minimizando esses fatos, trocando a mãe pela figura da madrasta, que também é a bruxa. Há ainda o detalhe das migalhas de pão, que foi trocado pela bússola, mas no geral, não acho que o terror tenha mudado muito. Duas crianças largadas para morrer na floresta pelo pai, com a desculpa de catar gravetos? Nada bom.

Em Once Upon a Time, porém, a saga de João e Maria virou praticamente um conto de fadas. Tudo culpa de Regina, que capturou o pai amoroso para usar os filhos em seu plano maligno. Dessa vez, nem reclamo da parte técnica. Até que achei os efeitos medianos e a maquiagem da bruxa cega bastante bem feita. A casa de doces deixou a desejar bastante, em contrapartida, mas é bom para que a gente mantenha a dieta.

O que me chamou a atenção nos flashs de ‘Far, Far, Away’ foram as visões de Regina pelo espelho. Reparei, sem alegria, que os anões são da mesma altura de Branca de Neve e, como vocês sabem, eu desaprovo a ideia. Anão é anão, não dá para trocar por homens de estatura média, a não ser que surjam com a desculpa de que eles foram enfeitiçados e cresceram. Aliás, um dos sete anões é quem flagra João e Maria usando Henry como mulinha para roubo de doces. Pela quantidade de espirros, só pode ser Atchim.

O que eu gosto cada vez mais é a ligação entre Emma e Henry, mesmo que ela ainda não tenha aprendido que mentir é o pior negócio. A “operação cobra” é uma das coisas mais divertidas, porque Henry é super crente de tudo contido no livro e Emma ainda tem lá suas dúvidas.

O empenho dela em encontrar os pais de João e Maria foi absolutamente conectado com suas experiências pessoais, de crescer em lares adotivos sem conhecer os pais e lógico, por ter se envolvido com o homem errado e tido um bebê de quem não pôde cuidar.

Mr. Gold, como sempre, é a fonte quente de informações e passo muito tempo questionando as intenções dele nessa “amizade” com Emma, que aproveitou a balela da maldição para unir uma família separada.

Engraçado como ela, mesmo adulta, ainda pensa nisso como algo a realizar para si mesma. Ficou em Storybrooke por Henry, tentando suprir os anos de separação e agora espera, apegada ao seu velho cobertor, que um dia possa rever os pais que abandonaram sem jamais deixar rastros.

Comentários
16 Comentários

16 comentários:

mdreamer disse...

Eu vejo OUAT meio desapegada do espírito crítico que criei de tanto ler reviews, talvez por isso, achei mais um bom episódio. Agora, sério, era óbvio que o menino ia comer o doce, mas PORRAAN!. Que ódio que deu. Eu sou retardada e fico brigando com meu note enquanto assisto séries, nesse episódio não foi diferente.
Gosto que OUAT não enrola muito e acaba que contanto uma história dentro da grande história por episódio. Estava achando que o episódio ia terminar com Emma levando os dois para fora de Storybrook e esse seria o cliffhanger, já que segundo o Henry, quando tentam sair, algo de ruim acontece. Mas já encerraram o plot das crianças e achei óteeemo. Talvez não tenha sido um episódio tão aleatório quanto imaginam, se bem que por trazer o passado de Emma e Henry a tona já valeu a pena.

João Paulo disse...

Eu gostei do episódio, não foi o melhor, mas foi legal na medida, eles conectaram muito bem a história do Hensel e da Gretel com a história da Branca de Neve. Gostei do dramaminha da Emma, perceberam reportagem de jornal com ela pequena sendo achada na floresta por um garoto, vai ser legal quando tiver um flashback dela, mostrando também como o Mr. Gold influenciou na sua vida.

No final apareceu finalmente o novo interesse romântico para Emma quem será o cara misterioso, de que história ele pertence, ele trabalha para senhor Gold, vamos.

Adorei a review Camis, confesso que não resistiria a casa dos doces, realmente os efeitos deixaram um pouco a desejar, mas a parte técnica dentro da casa tava bacaninha.

Janaina disse...

Por mais que muita gente não tenha gostado do epi talvez esse tenha sido aquele que deu mais detalhes sobre a história.

A maça... foi roubada da Rainha pela bruxa mas ficou a dúvida se a maça já estava envenenada pela maldição do sono da Malévola...

A ânsia da Rainha Má de saber o que é uma família, que talvez a tenha motivado a joga a maldição do Fim do Mundo (Encantado)...

A "descoberta" que a Emma é filha da Margarete que proporcionou um dos momentos mais sem noção e até engraçado do episódio: "Você tem o meu queixo".

E claro... se a Regina sabe da maldição, provavelmente ela sabe que ninguém pode sair da cidade então porque ela enviaria os meninos para Boston? Por um breve momento, e pelas coisas que a gente viu em Far Far Away e tmb aquele close dela pelo espelho durante a conversa com a Emma na Prefeitura, eu tive a impressão que ela sabia que eles podiam se encontrar... mas pode ser coisa da minha cabeça.

Janaina disse...

Por mais que muita gente não tenha gostado do epi talvez esse tenha sido aquele que deu mais detalhes sobre a história.

A maça... foi roubada da Rainha pela bruxa mas ficou a dúvida se a maça já estava envenenada pela maldição do sono da Malévola...

A ânsia da Rainha Má de saber o que é uma família, que talvez a tenha motivado a joga a maldição do Fim do Mundo (Encantado)...

A "descoberta" que a Emma é filha da Margarete que proporcionou um dos momentos mais sem noção e até engraçado do episódio: "Você tem o meu queixo".

E claro... se a Regina sabe da maldição, provavelmente ela sabe que ninguém pode sair da cidade então porque ela enviaria os meninos para Boston? Por um breve momento, e pelas coisas que a gente viu em Far Far Away e tmb aquele close dela pelo espelho durante a conversa com a Emma na Prefeitura, eu tive a impressão que ela sabia que eles podiam se encontrar... mas pode ser coisa da minha cabeça.

Renata disse...

E o lobo mau, hein?!

Lucasm_melo disse...

Camis, vc vai ver Smash? É muito boa! Com certeza vai ser a salvação da NBC, haha! Dá pra baixar de graça no iTunes, muito boa mesmo... Quero ver seus comentários, haha! Smash - NBC.

Caio disse...

"Por mais que muita gente não tenha gostado do epi talvez esse tenha sido aquele que deu mais detalhes sobre a história."

foi justamente isso q fez eu gostar desse ep.

Cacá SS disse...

Não foi o melhor episódio da série, mas também não posso dizer que não gostei. Acho que teve várias informações importantes, como a história do pai do Henry, Emma contando para Mary M que ela é sua mãe, como a bruxa conseguiu a maçã... mas também não engoli isso dos anões serem do mesmo tamanho que a Branca de Neve... =/
E o motoqueiro? Já estou curiosa para saber o que isso vai render!

Janaina disse...

Repeti o post sem querer nem me dei conta que fiz isso, sorry

Lívia disse...

Quer dizer então que o problema da rainha mã é carencia?? Falta de uma família....quem mandou matar o pai...se deu mal...hahahaha

♎ Ademir Rafael ♎ ✔ disse...

a parte da historia da rainha má nesse episódio acontece antes dela matar o pai... Ela só mata o pai bem depois disso para lançar a maldição do fim do mundo!

Lívia disse...

Ah é verdade, tinha me esquecido disso!!

Lívia disse...

Acho que o fato da Emma não ter levado os meninos embora é pq ela tem concertado todos os contos, já que ela é a unica que pode acabar com a maldição. Assim que ela resolve um caso, algo diferente acontece na cidade. Como no episodio do grilo falante, que segundo Henry não havia grilos em Storybrook, e no final do episodio os grilos voltam.

Nana disse...

Os anões estão tudo espalhados pela cidade, nesse tem o Atchim
No hospital onde o Charming estava, tinham 2... esperando os outros HAHA

Mr. Gold é como a gente.. quer ver o circo pegar fogo.. HAHA

Eu adorei o episódio, só senti falta do Prince querido..

Eu comeria aquela casa e o bebê HAHAHAHA

Camis e quem você acha que é aquele 'bofe' do final? Tem um pessoal falando que é o pai do Henry.
Dúvidas entre: pai do Henry, lobo mau ou filho do Rumple? lol

@NanaBarcellos_ 

Observador disse...

Interessante que  as crianças que fizeram Joao e Maria já foram Peter e Olivia em Fringe... hehehe

Victor Hugo disse...

É foi o episódio mais aleatório/filler da temporada até agora, mas serviu justamente pra conhecermos melhor os personagens, a Emma e sua história parecida e talz!! O mais magnifico de tudo é OUAT que mistura tudo em seu caldeirão, foi tão PNC a Bruxa Má usar Jõao e Maria pra conseguir a Maça Envenenada!!! u.u Épico!