terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Once Upon a Time 1x08: Desperate Souls


Não me chame de Gold. É Senhor das Trevas para você.

Um homem. Três nomes. Pois é. Já não bastasse termos praticamente duas designações para cada personagem de Once Upon a Time ainda temos que tentar decidir como chamar Mr. Gold com o devido respeito, afinal, podemos ainda escolher entre Senhor das Trevas (muito formal) ou optar pelo bom e velho RUMPELS, o apelido carinhoso para um dos melhores personagens dessa série que nos conquistou.

Aliás, ainda é tempo de comemorar o retorno. Até que o hiatus não durou muito, mas foi o suficiente para que eu sentisse saudade de tudo o que OUAT proporcionou em suas primeiras semanas. Ainda bem que a série voltou e eu espero que não pare por um bom tempo.

Não é novidade dizer que gostei bastante do episódio dedicado ao Rumpels. Nos meus primeiros textos eu cheguei a comentar um pouco sobre a mitologia do personagem e o que eu conhecia da história dele.

Lógico que OUAT pegou tudo isso e ainda foi além, criando a história da história, em mais um lance genial de criatividade dos roteiristas que, até aqui, têm feito um ótimo trabalho na adaptação dos Contos de Fadas originais.

Caso alguém aqui não conheça o conto original sobre Rumpels, de origem alemã, farei um breve resumo. Um moleiro, que desejava casar sua filha com o Rei, inventa a história de que a moça é capaz de fiar ouro numa roca. Ela é colocada numa torre, onde deve transformar palha em ouro, sob a pena de morrer, em caso de falha. Ao final do terceiro dia, eis que surge uma criatura estranha, uma espécie de duende que transforma toda a palha em ouro em apenas um toque, sob uma condição: que o primogênito dessa futura rainha lhe seja entregue como pagamento.

Quando a criança nasce, o duende surge para receber o que lhe é devido, mas a rainha insiste em manter seu filho. Sua única chance é descobrir o nome do duende, em até três dias, o que ela consegue depois que um de seus ajudantes escuta Rumpels cantarolando feliz e descuidado a seguinte musiquinha infame:

“Hoje eu frito, amanhã eu cozinho!Depois de amanhã será meu o filho da rainha!Coisa boa é ninguém saber, que meu nome é Rumpelstiltskin!”

Rumpels vacilou nessa, perdeu a refeição fresca (ele come criancinhas) e acabou partido ao meio de tanta raiva. O que vemos em OUAT é algo muito antes desse conto, remetendo mesmo à origem de Rumpels, um covarde que caiu na lábia do Senhor das Trevas, matou-o e se viu preso a essa maldição e a uma grande fonte de poder.

É interessante notar que alguns traços foram adaptados. O lance do nome secreto, por exemplo. Todo mundo chama Rumpels de Rumpels. Outra coisa está na obsessão dele por crianças, agora explicada pelo apego e a rejeição que sofre do próprio filho, a pessoa por quem ele arriscou tudo. O gosto por acordo e contratos bem amarrados vem do fato de ele ter sido enganado pelo Senhor das Trevas, o que fica evidente na hora da transformação.

Falei tanto disso que só é possível concluir que gostei mesmo do que fizeram no episódio na parte de Far Far Away, mas é claro que a ação em Storybrooke não deixou nada a desejar.

Continuo achando muito interessantes os desenvolvimentos paralelos. A questão das “almas desesperadas” foi muito bem colocada, só não sei se Emma realmente se encaixa nesse perfil. Ela pode até parecer meio perdida às vezes, mas tem muito claro seu objetivo ao ficar na cidade e manter contato com Henry.

Morro de pena de ver Maria Margarete sem poder dar em cima do marido Charming alheio e torço para que essa vontade de ser certinah dure pouco. Falando nisso, preciso ressaltar que Emma saiu à mamãe. DUAS CRIMINOSAS. Branca de Neve do Gueto deve ter conseguido se livrar do xilindró, mas Emma viu o sol (e Henry) nascer quadrado.

No final, o bem triunfou e Emma ganhou a elição para xerife da cidade, mas é claro que não sem uma boa armação de Mr. Gold e BONS DRINK, servidos por Ruby, sempre muito sensualizante em seus trajes de garçonete oferecida.

Sempre achei que Mr. Gold fosse o vilão mais perigoso do pedaço, mas não dá para negar que Regina faz valer o título de megaevil. Amo o sarcasmo dela dizendo: “Tem medo que as pessoas saibam que você cortou o cordão umbilical com um canivete?” Melhor quote do episódio, superando até o “Kiss my boot” que em sua versão moderna seria “Kiss my ass”.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Jonatansetubal disse...

Bom mesmo é ver que os americanos estão valorizando nossa já amada série. 3.7 na demo.

Gustavo Henrique disse...

Tenho que adicionar uma moedinha na PNC Jar porque Mr. Gold mostrou pra todo mundo que é o Mindinho de Storybrook.

Emma
tá comendo na mão dele e Regina toda inocente pensando que ele agora é
inimigo da inimiga dela. Tá certo que nem dá pra saber de quem ele
realmente é inimigo ali. Ou talvez ele só quer mesmo jogar a merda no
ventilador e assistir de camarote todo mundo se sujando... Só sei que
esse sim sabe o que tá jogando. Regina pode até ser a vilã declarada,
mas todo mundo sabe que Gold é pior que todo mundo ali. Já posso usar
uma camisa "TEAM GOLD"?

Gostei muito de ver como eles amarraram
tudo. Desde todas as origens por trás do poder existente no nome do
Rumpels quanto na vibe homem do saco sequestrador de criancinhas que ele
tem. Deu pra perceber que foi naquele momento, quando ele se tornou o
mago das trevas que todos teme e todos grita, que ele perdeu o filho. Ou
acho que perdeu, né? Vai que ele fez alguma coisa com o pirralho?

Ainda
acho que o Bae(?) vai ter importância em algum momento, afinal, ele é o
filho do diabo... Digo, do Rumpels. O que será que aconteceu com ele
depois de ver no que o pai se transformou?

O ator e os produtores
já tinham dito que o Xerife Graham tinha mesmo batido as botas, então
ele só deve voltar mesmo em flashback agora. Mas ainda fico chocado de
ver que estamos em apenas OITO episódios e já aconteceu tanta coisa.
Isso deveria servir de lição pra séries que ficam gastando episódio com
fillers ao invés de se desenvolver, porque OUAT tá dando um banho em
várias séries muitíssimo amadas.

E no próximo episódio, temos
João e Maria. O que vamos ver por trás do que já conhecemos da história
velha? O melhor de OUAT é que a gente nunca sabe o que os roteiristas
adicionarão aos contos de fada. E a pergunta continua: quando é que vem a
semana da Chapeuzinho Vermelho? :s

Julio Carvalho disse...

Eu pensei a mesma coisa, achei que o Lord of Dark iria falar "Kiss my ass" para o cara lá. LOL

Lucasm_melo disse...

Muito boa a review e tb o episódio, to gostando muito de Once Upon A Time! Haha, tomara que existam muitas temporadas pela frente!

Cesar Santana disse...

Muito bom o episódio, juro que levei um baita susto na hora da explosão do fogo. 
Á espera da história da Safadinha Vermelha.

Júlio César Viana disse...

Muito amor pra esse episódio <3

Janaina disse...

Storybrook tem o Corpo de Bombeiros mais incompetente que eu já vi!

Mr. Gold é um personagem muito interessante, sempre agindo de acordo com os interesses dele, relacionados sempre a ganhar poder manipulando os medos e os desejos dos outros, independente de bater de frente com a Regina ou não. O favor que Emma devia não tinha valor nenhum porque ela não tinha poder algum... talvez por isso que ele a chamou de "alma desesperada" porque estava remetendo a situação que ele já tinha vivido. 

Isso tudo me leva a pensar em outra coisa: sabemos que Rumpels estava preso no calabouço do castelo quando falou da maldição pra Rainha Má, então naquele momento, qualquer coisa era melhor do que a situação de prisioneiro, mas agora, em Storybrook, até que ponto a maldição é vantajosa para Gold?

Enquanto isso, diferentemente de Gold, a Regina é uma vilã que age pelo medo e pelo instinto de sobrevivência e, às vezes, por causa disso, fica sem enxergar um palmo diante do nariz, o que foi o caso desse episódio quando estava certo pra ela (e pra nós tmb) que Gold era inimigo de Emma.

Outras perguntinha básica: o que aconteceu com o filho do Rumpels?

Isabela Cabral disse...

Notou as cretinices com o personagem do Gus de Breaking Bad (ah, sei o primeiro nome dele nem o do ator não) e "espelho"? Além do nome do jornal dele, tem seu sobrenome, que é Glass (não sei se tinha sido mencionado antes), e ele começa o discusso no debate com um "refletindo". :P

(maureen) disse...

Não sou de comentar em blog mas por OUAT...
Valeu a pena esperar? Demaisss.
Gente, que episódio bom! Aliás, assistir OUAT já está virando um evento familiar aqui em casa, com direito a discussões de amor e ódio em relação à Regina, nojo coletivo aos dentes do Rumpels e suspiros coletivos pelo Charmimg (e, por que não dizer, pela Ruby tb =)
A única coisa que eu acho que a série ainda não explorou (talvez vá deixar para o futuro, não sei) é a relação da Emma com a Branca e o Charming. Eles são pais dela e apesar de não saberem disso, seria interessante que houvesse algum desenvolvimento, mesmo que inconsciente...,sei lá,tipo o final de Lost quando os personagens se encontravam na realizadade alternativa e mesmo sem se lembrarem/conhecerem sentiam uma ligação...hã...não né, brincadeira viu.

Bom, é isso.

Cacá SS disse...

Não tem como eu amar mais essa série! Nosso amigo Rumples virando Senhor  das Trevas, rolei de rir do "Kiss my boot", e amei o sorriso cínico da Regina para a Emma quando deseja a ela boa sorte pra lidar com o Rumples como inimigo...

Victor Hugo disse...

Nofaaa, que PNC da sua parte saber de toda essa mitologia Camis!!! :P
Então quer dizer que a mitologia real do Rumpels já tinha sido mostrada no ep. da Cinderela!!

O que eu não entendi foi aquele plano maluco que acabou dando certo, como assim que tinha guardas rondando a estrada do reino, mas não tinha ninguem vigiando a frente do castelo, e foi facil assim colocou fogo no castelo ninguem viu ele? ninguem se importou em pegar a adaga? Ah e uma coisa, se o antigo mestre das trevas podia se transformar em pessoa de volta o bendito do Rumpels tambem!!

Victor Hugo disse...

Haha, nem tinha me tocado no Tal Mãe, Tal Filha do gueto! E essas frases são simplesmente sensacionais, outra que eu gostei muito foi a "o Gold não é um bom amigo, mas pode ser um ótimo inimigo" e daí com um sorrisinho impagavel diz "APROVEITE ISSO! :D"! 

Victor Hugo disse...

kkkkkkkk, né? No episódio lá que o Henri e o grilo ficam presos, quem teve que descer o poço pra salvar os dois é a Emma, e nada de bombeiros de novo! kkkkk

michell disse...

que maravilha foi esse episódio de once upon a time
tudo fazendo sentido nessa mitologia sensacional
agora, foi só eu que achei foi mt fácil roubar a adaga? kk

Lívia disse...

Chego a acreditar q o Rumpels tem um lado bom!