terça-feira, 10 de janeiro de 2012

The Firm 1x01x02: Pilot/ Chapter Two


A conspiração continua.

Baseado no filme e no best-seller de John Grisham (autor de obras como O Dossiê Pelicano e O Cliente), The Firm acaba de virar série. Antes de tudo, é preciso dizer duas coisas: a primeira delas é sobre o filme (de 1993), estrelado por Tom Cruise e Gene Hackman. Você não precisa, necessariamente, tê-lo assistido para poder acompanhar a versão televisiva, mas se tiver um tempinho, vale a pena. Vai te dar algumas informações interessantes sobre os personagens e a estrutura da trama, como um todo.

A segunda coisa é que eu, particularmente, não tinha a menor vontade de conferir esse Piloto duplo. Estou muito cansada de séries que se lançam em episódios de 1h30, porque não acho que seja realmente necessário, na grande maioria das vezes. Há, no entanto, exceções e acho que The Firm, que estréia pela NBC, é uma delas.

Fiquei surpresa ao notar, logo nos minutos iniciais, que apesar do clichê de começarem a série mostrando um relance do futuro para só então entrarem na linha do tempo convencional, eu estava completamente presa ao que se passava na tela. Talvez o fato de eu já conhecer o enredo básico mostrado no filme, a apresentação da série tenha fluído bem para mim, mas no geral, acho que conseguiram fazer com que esses 90 minutos fossem bastante dinâmicos, o que ajuda, numa trama desse tipo, que é promessa constante de surpresas e reviravoltas.

O foco é a história do advogado Mitchell McDeere (Josh Lucas) 10 anos após os acontecimentos do filme, em que ele, na época recém saído de Harvard, descobre uma série de irregularidades, assassinatos e armações na firma em acaba de ser contratado, a Bendini, Lambert & Locke. No filme, Mitch consegue o impensável: entregar seus patrões ao FBI, refazer o casamento abalado, soltar o irmão da cadeia e se livrar de uma possível vingança da máfia de Chicago.

Na série a coisa muda um pouco e há algumas adaptações para que a trama continue, como por exemplo, o fato de Mitch ter sido o responsável pela condenação de Tony Morolto (o tal mafioso de Chicago, que eventualmente morre na prisão) e ter entrado para o Programa de Proteção à Testemunha, já que sua esposa Abby (Molly Parker) estava grávida.

O estranho é que Mitch, um cara inteligente que conheceu os riscos de ser honesto e idealista logo em sua estréia na profissão, resolve que depois de passados tantos anos, não será mais considerado inimigo da máfia ou um alvo para aqueles que ajudou a destruir no passado. Ele e a família deixam o Programa de Proteção à Testemunha para encarar o mundo real novamente e recomeçarem suas vidas sem fugir.

É claro que o plano daria certo se Morolto não estivesse morto e isso aumentasse o desejo de vingança de seus associados e de seu filho, que caba de ser nomeado o novo “Chefe” da família. Além do mais, Mitch está trabalhando num caso de assassinato bastante estranho e isso atrai a atenção de uma nova firma que se aproxima dele para conseguir algo além de um departamento criminal.

Só por aí, já dá para notar que Mitch carrega uma espécie de karma. Como se os problemas o seguissem, aonde quer que ele vá, sempre colocando em risco sua ética, integridade e a segurança daqueles que o cercam.

O interessante é ver que muitas das figuras que fazem parte do filme em menor escala, devem ter uma participação muito mais efetiva no seriado. Ray McDeere (Callum Keith Rennie) é irmão de Mitch e no filme, aparece apenas como um condenado por homicídio que se livra da pena que lhe resta graças a um acordo feito com o FBI. Agora ele se transforma num parceiro ativo do irmão em seu escritório particular, investigando o que for preciso.

Tammy (Juliette Lewis) a secretária de um detetive que testemunhou a morte do chefe e ajuda Mitch a reunir as provas necessárias contra a Bendini, Lambert & Locke também está de volta, depois de se unir a Ray no Programa de Proteção de Testemunha, já que os dois sentem uma atração instantânea quando se conhecem.

Ambos, apesar de peças importantes da trama central de The Firm, são explorados bem pouco na versão cinematográfica, até por questões de tempo. Aqui, cada traço de suas personalidades será explorado mais a fundo, o que deve render detalhes interessantes.

Tricia Helfer (popularmente conhecida como a Number SEX de Battlestar Galactica) retorna à TV como Alex Clark, a nova chefe de Mitch, uma advogada astuta e cheia de estratagemas. Shaun Majumder encarna Andrew Palmer, o advogado amigo de Mitch, responsável por levá-lo, não por acaso, para ser membro dessa nova firma, onde a história de crimes e atos ilegais escondidos sob a faceta da lei deve continuar, numa escala ainda maior.

Infelizmente, apesar dos diversos pontos positivos, The Firm estreou com média na casa dos 6 milhões e 1.4 na demo, o que não é muito promissor e deve contribuir para o breve cancelamento breve da série, que traz , na produção executiva John Grisham, Lukas Reiter ("Law & Order," "Boston Legal"), John Morayniss ("Haven," "Hung"), Michael Rosenberg ("Hung," "Skins") e Noreen Halpern ("Rookie Blue," "Hung").

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Wilken Misael disse...

O fato que me surpreendeu na série, é que o carisma me ganhou, mesmo sendo uma trama clichê, a trama é embasada em uma linha objetiva e concreta, e ao final da primeira parte, já me importava com os personagens.
Não irei continuar só mesmo pela audiência e por estar há séculos enrolado com Damages e The Good Wife.
Obs: Nice eyes Josh Lucas.

Carlos Santana Oliveira disse...

Apesar da audiência baixa, acredito que possa ter chances já que pra NBC está difícil emplacar sucessos nessa temporada 2011\2012. Torcendo por isso.

Janaina disse...

Parece que o público norte-americano desistiu de assistir NBC, não confiam mais no canal e nem os próprios executivos parecem confiar já que vão estrear SMASH pelo iTunes antes da TV.

Victor Hugo disse...

não gente, é impossivel, se já na estreia tem uma audienci dessas imagina os outros! E além disso muitos canais já chegaram a cancelar todas as séries, menos uma, de uma season por baixa audiencia, se Smash ou Awake forem um hit eles num precisam nem mais pensar em The firm, fico imaginando agora a cara deles em saber que pediram 22 epísódios! kkkkkkk 

Victor Hugo disse...

Calma isso é só uma técnica de propaganda, Once Upon a Time e The New Girl tiveram o mesmo marketing e estreiaram muitoo grande! Na verdade o chefe do canal deu a entender no TCA que ele tá pondo todas as suas fichas em Smash!!

Carlos Santana Oliveira disse...

no TCA disseram que eles irão investir mais do que a FOX ou a CBS em séries, quem sabe não vem coisa boa por ai. Sinto falta de mega séries como LOST, quando Fringe acabar nem sei oq vai sobrar. Triste por The Firm. Vou ver a audiência do terceiro episódio e decido continuar ou não.

Janaina disse...

Peço desculpas pela interpretação equivocada que fiz acima, pesquisei um pouquinho e vi que a NBC já tinha feito algo parecido com THE CAPE.

Victor Hugo disse...

Sim e eu acho q vem mesmo! Eu to esperando muito pra Smash, afinal a série foi até roubada, kkk ela pertencia ao canal Showtime! Pois é, tbm sinto falta de séries como Lost, mas Once Upon a Time tá valendo, tu já assistiu? é uma ótima pedida! Já sobre The Firm o que eu vou seguir seram as reviews, afinal já temos pelo menos uma temporada completa pra acompanhar, então se melhorar eu assisto!

Victor Hugo disse...

lol que formalidade; nem sabia sobre The Cape, mas quando a série é ruim como essa(cape) qualquer tipo de markenting num funciona mesmo! :P Lembro que a série já tava abaixo dos 2.0 na demo na 3ª semana!