quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Alcatraz 1x03: Kit Nelson


Crisântemos e tortas de cereja.

Se você já está aí se descabelando porque Alcatraz é procedural e porque acha que não vai agüentar esse esquema de a série apresentar a história de um presidiário por semana, a boa notícia é que estamos bem no começo e você pode parar por aqui mesmo.

Não tenho dúvidas de que a temporada toda será conduzida dessa maneira e, para ser bem honesta, não estou nem um pouco incomodada. Alcatraz pode não estar inovando em formato, mas a série merece crédito por ter apresentado três histórias bastante bacanas e por conseguir criar rapidamente sua aura de mistério.

Ainda é cedo, porém, para virar uma fã xiita, dessas que defende tudo na produção. Por enquanto, acho que a produção merece uma chance de se firmar e de mostrar a que veio e é isso o que estou fazendo. Alcatraz não é uma série de episódios avulsos e é preciso acompanhá-la para acumular elementos de mitologia e julgar a trama central em sua totalidade.

Assim sendo, quero debater aqui um problema que tive com o segundo episódio, antes de entrar nos detalhes do terceiro. Pelo Piloto eu entendi que todos os presos retornam com uma missão que eles mesmos desconhecem, tanto que o primeiro deles (Jack Sylvane) recupera aquela chave que ninguém sabe para que serve. No segundo, fiquei esperando pela tal “missão” e não consegui ver qualquer conexão, até que alguém me explicou (aparentemente não estou entendendo Alcatraz) que a função do preso (Ernest Cobb) era atirar em Lucy.

Pois bem. Faria sentido, se ela não tivesse sido baleada completamente ao acaso. Poderia ser o Doc naquela janela. Poderia ser Rebecca na janela. Enfim. Parece que esse atentado contra a vida de Lucy foi planejado demais. Tão planejado e tão calculado à perfeição que não consigo aceitá-lo como um fato possível, nem mesmo em ficção cientifica. O bandido ter planejado exatamente a janela em que Lucy estaria é completamente absurdo, a não ser que os alcatrazianos tenham conhecimento prévio do futuro, o que parece improvável, já que todos são capturados.

Nesse terceiro episódio, também fiquei tentando entender qual era a ligação do preso (Kit Nelson) com a trama central que começam a desenhar. Fiquei com a impressão de que o menino seqüestrado tinha algum parentesco com aquele diretor da prisão, que faz a sequência com os fósforos, mas nada se comprovou.

Talvez o objetivo de Kit fosse, involuntariamente, mexer com o passado de Doc, que revela já ter sido seqüestrado na infância, o que lhe causou forte trauma, que permanece até hoje. Certamente descobriremos alguma coisa que levou Doc a se tornar um obcecado por Alcatraz e que o conecte mais profundamente a tudo isso.

Doc é um personagem muito “gostável”, mas é meio ridículo vê-lo sem ação nas horas mais determinantes, sempre esperando pela aparição mágica de Rebecca empunhando um revólver. Na cena da lanchonete, fiquei questionando porque Doc não derrubou Kit Nelson na base da barrigada. Pego de surpresa, ele não teria como pegar uma arma, pois estaria esmagado debaixo de Doc.

De qualquer forma, a psicopatia de Kit Nelson foi muito bem explorada e estou curtindo o modo como exploram esses personagens e suas histórias. O que fica notável é que o avô de Rebecca, Tommy Madsen, é uma das pessoas que mais detém informação sobre o que estava acontecendo em Alcatraz e um dos poucos que ainda teve ter essa consciência.

Já sabíamos que Lucy estava no “projeto” em 1963 e agora, que o Dr.Beauregard está trabalhando nisso desde essa época também. Hauser, provavelmente é outro do grupo dos que não envelhecem (ok, eu sei que ele envelhece, mas cadê a coerência na idade?), porque está conectado a absolutamente todos os envolvidos. Começo a achar que Hauser quer capturar os presos porque o “projeto” deu errado de alguma forma e eles perderam o controle sobre seus experimentos.

P.S* Para mim, Alcatraz nada mais é do que um Fringe Event e a culpa de tudo isso é de David Robert Jones.

P.S* Para explicar melhor o lance da idade de Hauser. Supondo que ele tivesse apenas 20 anos em 1963 (provavelmente era mais velho), hoje, em 2012 deveria ter 69 anos de idade, pelo menos. Sam Neil não é setentão nem aqui, nem na China e só pode ser mais um adepto desse Spa maravilhoso que é Alcatraz.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

Sombra disse...

Alcatraz é cilada, se criticamos Terra Nova pq não soube explorar o
universo da serie, Alcatraz tenta explorar um universo já explorado.

É um Fringe feito pra quem tem preguiça de pensar. (Por isso tem aquelas explicações chatas durante o episódio)

Resumindo, Alcatraz é mais do mesmo.

Diogosbu disse...

Hauser evelhece sim ele é um dos guardas que chega em 63 na prisão vazia

Roohcof disse...

Acho q se a Lucy tivesse no canto quarto ele ia mirar no canto do quarto pra acertar ela. Ele mirou a janela pq era lah q ela estava xD

E sobre o Hauser, jah falou na série q ele era um dos guardas, só q ele não desapareceu e envelheceu.

Marina Vascaina disse...

" P.S* Para mim, Alcatraz nada mais é do que um Fringe Event e a culpa de tudo isso é de David Robert Jones "  vc leu a minha mente:P  

Bananafrita disse...

Quem disse que ele queria mirar na Lucy? Ele queria mirar em qualquer um deles, pois sabia que eles estavam o investigando - pelo menos é o que dá a entender -.

Isabela Cabral disse...

Eu também fiquei incomodada com a idade do Hauser, e aí fui ver a idade do Sam Neil e fazer umas continhas. Consegui sossegar um pouco. Eu forcei mais ainda e coloquei que ele tinha 18 em 1963. Isso daria 67 anos pro cara agora. O ator tem 63. Só 4 anos de diferença. :P

Anônimo disse...

" P.S* Para mim, Alcatraz nada mais é do que um Fringe Event e a culpa de tudo isso é de David Robert Jones "

Spin-off de Fringe \o/

Cesar Santana disse...

Quero já uma conta pra esse Spa, quando estiver no 23, ou 25. práJÁ

Correadj disse...

mais o que estava escrito na janela na hora do tiro?

FlaviaRibeiro disse...

"Para mim, Alcatraz nada mais é do que um Fringe Event e a culpa de tudo isso é de David Robert Jones".
Hahahaha, sensacional!

Nataliadsouza Dir disse...

Eu tow gostando de como Alcatraz vem sendo desenvolvida. Ela é um passatempo acima da média... e nada mais do q isso por enquanto. E o maior  trunfo da série é consegui cativar e manter quem assiste preso, soltando pistas aqui e ali em doses altamente controladas.
Sobre a idade do Hauser, eu estou com a Isabela Cabral, para  mim ele tinha uns 18 anos qndo foi para Alcatraz em 1963, o q dá a ele cerca de 67 anos agora. O Sam Neil, apesar de estar com 64... pode perfeitamente interpretar um cara um pokin mais velho do q ele q não soa absurdo. Difícil é engolir as séries da CW, onde atores de 30 e poucos fazem papel de adolescentes... Kkkkkkkkk.

Nayane Araujo disse...

o Hauser foi passear uns 4 anos onde os prisionerios foram

Luiz André disse...

Este foi o review mais centrado que li sobre Alcatraz até agora. Há muitas pessoas que reclamam da falta de respostas, do mistério sobre a idade e a "missão" dos presos, da interpretação minimalista de Sam Neil, de tudo e mais um pouco. Concordo com você ao dizer que ainda é cedo para qualquer crítica mais profunda ou defesa incondicionável da série. E já que todos comparam esta série a Fringe, também concordo que tudo não passa de um Fringe-spin-off ou Fringe-prequel ou coisa parecida.