quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sons Of Anarchy 4x14 (Season Finale): To Be, Act 2



Diferente e impactante.

Temporada perfeita em Sons Of Anarchy. Eu já sabia que seria assim, porque a série vem numa crescente impressionante, mantendo a qualidade, com roteiro denso e excelente desenvolvimento dos personagens.

Semana após semana eu elogiei a série e fico feliz em poder escrever o último texto desse 4º ano da mesma maneira. SOA, apesar de sempre ter sido uma boa produção, se solidifica como uma das melhores da atualidade. Kurt Sutter encontrou equilíbrio, sem deixar de surpreender em seu estilo tradicional.

A Season Finale, dividida em duas partes, foi talvez o que mais me chocou. Foi um choque diferente, apesar de tudo. Os finais de temporada de SOA são, geralmente, sangrentos e cheios de ação alucinada, mas dessa vez, o roteiro seguiu outra linha.

Sei que muita gente não aprovou esse ritmo mais “lento” de resolução, mas para mim, foi simplesmente maravilhoso. Verdade é que não precisei de cabeças rolando e gente morrendo às dúzias para ficar boquiaberta. As revelações e twists na história foram suficientes para me deixar completamente ligada ao que estava acontecendo.

Minha primeira surpresa foi ver a operação RICO falindo. Eu ria tanto daquilo, que era inacreditável. Nunca previ que o Cartel estivesse trabalhando com o governo americano para esmagar outras forças no tráfico de drogas e de armas e, por isso, tivesse proteção para praticar seus crimes.

Depois desse início inesperado (porque eu esperava uma batalha campal entre irlandeses, SAMCRO, mexicanos e a polícia) percebi que o episódio todo seguiria essa toada passivo-agressiva, em que as possibilidades de violência existem e fazem parte da tensão do roteiro, mas não se concretizam, deixando um sentimento de frustração.

A intenção de Sutter foi, certamente, a de mostrar o clima para a próxima temporada, mas também deixar no espectador as mesmas sensações de seus personagens. É por isso que eu entendo perfeitamente quem ficou com raiva dessa finale e esperava mais ação. Jax, Opie, Gemma, Tara e cada um dos membros do clube também não tiveram exatamente o que queriam e não puderam ir até o fim em nada do que haviam planejado. Acho isso genial.

Faz tempo que notei que Sons Of Anarchy é uma série sensorial. Acompanhá-la não é apenas uma experiência simples. Quantas e quantas vezes ficamos tensos, tivemos medo e fechamos os olhos no piores momentos? Estejam certos de que todas as impressões deixadas por esse episódio foram planejadas, com o apoio espetacular da trilha sonora.

A escolha musical foi simplesmente incrível. Quem não prestou atenção às letras deve voltar e fazer isso agora. A cena final, em que Jax toma o martelo é excepcional nesse sentido. A música fala, basicamente, sobre um filho que vai ocupar a posição do pai (rising son) e depois, quando Tara aparece e diz que não vai a lugar algum, a letra diz “I’m staying here” (ficarei aqui).

Para mim essa é uma das melhores, senão a melhor, sequencia do episódio. Cheia de significados e informações preciosas, já que vemos Tara ocupar o lugar de Gemma e provavelmente, criar aí uma inimiga. Os olhares entre as duas disseram tudo. A ausência de Opie também deixa muita coisa no ar. Acredito que ele se transforme num forte opositor de Jax e até numa ameaça à integridade do clube, porque ele já mostrou que não é uma pessoa quem pensa em estratégia e política, como Jax.

Também não posso deixar de elogiar a cena mais cômica do episódio, com Linc despejando uma sacola de brinquedinhos sexuais (incluindo um ‘boy-toy’ para pedófilos) e destruindo os planos do prefeito Hale na construção de Charming Heights. Provavelmente uma das melhores amarrações do roteiro.

A forma como as coisas se encaminharam foi bastante criativa, de forma geral. Juice saiu ileso. Sofreu, mentiu, tentou suicídio e ainda se deu bem no final. Clay sobrevive para mais uma temporada, dessa vez sem poder dentro do clube, mas não se enganem, porque esse homem não viveu para não atrapalhar a vida de Jax. Além disso, Clay continua sendo uma figura importante nesses acordos com irlandeses e com o Cartel. Cada passo dele ao longo da temporada, fazendo-se indispensável, garantiu sua salvação, apesar de tudo.

Como sempre, agradeço a todos pela companhia e pelos debates ao longo da temporada. Ano que vem tem mais. Preparem-se!

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Fabiano disse...

compartilho da mesma opinião que vc Camis. Finale fantástico para uma temporada estupenda!

R. disse...

camis, já assistiu Being Human UK? ou se não viu, sabe se é bom ou não?

Matheus disse...

Sem comentários pra essa temporada de SOA, nunca pensei que uma série que eu comecei a assistir por achar o nome legal na lista de um site de downloads fosse se tornar o melhor drama que eu assisto, simplesmente genial esse season finale!

O melhor de tudo foi esse clima do episódio, não foi ação a todo momento, aliás, em em nenhum momento teve ação, apenas diálogos impactantes e desenvolvimento da história, jamais esperaria que o Juice ou o Clay saíriam vivos da temporada, 5ª temporada tem tudo o mesmo ritmo dessa 4ª, mal posso esperar :D

E só pra não deixar passar, parabéns pelos reviews da série Camis, conseguiu transmitir sempre a emoção do episódio em palavras, até a próxima temporada \o (ou até algum comentário de alguma das milhares de séries que você comenta, ou ao PodManiacos, ou ao SA Cast, ou... melhor nem se despedir mesmo né)