sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Glee 3x09: Extraordinary Merry Christmas

Glee disse tudo: Não é Natal sem o Chewbacca!

Se você chegou até esse texto sem espírito natalino e com seu coraçãozinho corroído pelo ódio dê meia volta. Aqui só aceitamos gente feliz e por gente feliz eu quero dizer gente que gostou desse episódio de Glee.

Não sei se foram muitos ou poucos, só sei que eu adorei essa viagem pela mente surreal de titio Ryan Murphy, imbuída de muitas piadas cretinas, crítica social e mais um punhado de músicas legais para você tocar aí na sua casa, enquanto a galera briga para ver quem fica com a última coxa do peru.

Já que falei em música, devo acrescentar que não sou fã absoluta de todas as escolhas para esse episódio, mesmo que eu ache que tudo tenha funcionado bem dentro da história. Nesse caso é uma questão de estilo e gosto pessoal que influenciam. Por exemplo, fiquei fã das versões de ‘Let it Snow’, ‘All I Want for Christmas is You’ e, acima de tudo, da homenagem a ‘My Favorite Things’.

Lógico que a versão de Glee para essa última canção, que faz parte da trilha de ‘A Noviça Rebelde’, não é lá muito diferente da original, mas a inclusão me fez sorrir e cantar junto. Amo essa música, adoro o filme e não perco nenhuma oportunidade de assisti-lo novamente, geralmente nessa época de festas, quando os canais de TV sempre reprisam grandes clássicos.

Até a canção original, que leva o mesmo título que o episódio foi legal de acompanhar. Cada música representou os sentimentos aflorados nas pessoas nessa época do ano. Seja alegria, tristeza, solidariedade.

Além disso, o roteiro foi perfeito no quesito humor, mesmo sem apelar muito para piadas óbvias. Toda a parte filmada em preto em branco, naquele especial para um canal pequeno da localidade, foi pontual nesse aspecto. Um pouco daquilo não deixou de ser uma boa lembrança dos primórdios da TV americana, quando as séries eram mais ou menos daquele tom forçado, como se a câmera fizesse a vez do espectador dentro da cena.

Os atores de Glee souberam captar muito bem o estilo de interpretação e mergulharam de cabeça na proposta do texto, que foi absolutamente inteligente. Sei que há quem pensa que esse episódio traz uma boa dose de preconceito contra homossexuais, só por causa das cenas iniciais de Blaine e Kurt (amei muito o musical deles), dois amigos em um ‘chalé de solteiros’. Quem não consegue perceber que essa é piada com costumes e pensamentos de gerações passadas, não conseguiu pegar o espírito da coisa.

Imaginem um especial natalino de TV indo ao ar há 50 anos. Como a situação amorosa de um casal gay seria tratada? Com panos quentes. Isso é mais do que óbvio. Dizer que Glee promove preconceito é o mesmo que dizer que Lost teve um bom final. Informação 100% falsa, caso alguém ainda fique na dúvida.

Outra coisa ótima foi a inserção das referências a Star Wars, algo que não faz o menor sentido, fazendo todo sentido do mundo, ao mesmo tempo. Para mim, esse episódio jamais pode ser chamado de ruim pela simples aparição de CHEWBACCA. Não estou nem aí se as pessoas acham que isso é doideira demais e que não cabe na série. Artie é a personificação de Ryan Murphy e seus delírios criativos.

Igualmente deliciosa foi a cena em que Finn e Puck aparecem vestidos de Han Solo e Luke Skywalker. Ou não. Pode ter sido mera coincidência, já que não pagaram os direitos de imagem. Morri com o detalhe do sabre de luz sendo a única peça colorida dentro das cenas em Preto e Branco.

Como já é tradição, Sue Sylvester entra na bipolaridade com o feriado e, se no ano passado ela foi o Grinch, nesse, ela é voluntária para a ceia dos sem-teto, o que rendeu um momento bonitinho. A mesma coisa vale para Rachel, nossa pequena Kardashian em formação, que aprendeu o verdadeiro valor do Natal. Finn hoje recebe outro elogio meu. Há três episódios sem ser o pior personagem de Glee, dando boas tiradas e presenteando pessoas com porcos mortos africanos.

Damian, que ganhou um arco de sete episódios como cenário vivo finalmente conseguiu sair do ostracismo. Ganhou música e até um plot com Sam. Imaginem as aventuras desses dois, caçando mulher no Dia dos Namorados? Mal posso esperar. Especialmente se a série voltar nesse ritmo. Glee está me conquistando novamente e eu espero que a experiência continue sendo boa até a Season Finale.

P.S* Glee retorna em 17 de janeiro.

P.S* Se você odiou Glee, eis minha mensagem Murphyanna: Haters gonna hate. Potatoes gonna potate.

Músicas no episódio:

"Extraordinary Merry Christmas" - Original: Blaine (Darren Criss) e Rachel (Lea Michele)

"Christmas Wrapping" - The Waitresses: Brittany (Heather Morris)

"Blue Christmas" - Elvis Presley: Rory (Damian McGinty)

"Let it Snow" - Vaughn Monroe Blaine (Darren Criss) e Kurt (Chris Colfer)

"River" - Joni Mitchell: Rachel (Lea Michele)

"All I Want for Christmas Is You" - Mariah Carey: Mercedes (Amber Riley)

"Santa Claus Is Coming to Town" - Bruce Springsteen: Finn (Cory Monteith) e Puck (Mark Salling)

"My Favorite Things” - The Sound of Music: Rachel (Lea Michele), Mercedes (Amber Riley), Kurt (Chris Colfer) e Blaine (Darren Criss)

"Do They Know It's Christmas?" - Band Aid: New Directions

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Michael Oliveira disse...

concordo com tudo o que você escreveu, mas ainda acho ruim.
vai ver esse é o meu momento bipolaridade.
fato que eu ri muito, muito mesmo.

Andreza Stefani disse...

Chorei de ri disso: Haters gonna hate. Potatoes gonna potate.
gostei do ep e das musicas

JuVasconcelos disse...

menos de 3 minutos de episódio e eu já tava me matando de rir com finn se dando conta de estar namorando uma kardashian hahahaha. pra mim além de extraordinary esse episódio de glee foi hilarious, sou meio suspeita pra falar, pq eu amo esse elenco, mas eles estavam bem demais. a porca barbra foi genial e a estrela finn hudson o momento fofo. como é bom ter motivos pra sentir saudades de glee, tomara mesmo que a temporada engrene nesse bom ritmo. 

Jefferson. disse...

Fiquei sorrindo igual um bobo quando começou "My Favorite Things".
E adorei todo o episódio, espero que o nível se mantenha em 2012.

Carlos disse...

O episódio foi ótimo, das piadas às músicas (o que será que deu essa inspiração toda em titia Ryan?). Os que reclamaram são "fãs" que não viram seu shipper ser explorado.

P.S.: Finalmente descobrimos o grande mistério da relação Klaine, lançado no S.A. Cast: Quem seria o bottom da relação. Como o especial seria de 50 anos atrás, Kurt surge como a mulher prendada (ou nem tanto). Mesmo assim, Blaine fica declarado como Top.

michell disse...

Haters gonna hate. Potatoes gonna potate.^kkkkkeu amei o episódio e por um segundo achei que você ia criticar kkmas enfim foi tudo bonitinho demais e as interpretações de lea michele no programa pro canal local foi sensacionalglee com uma série de episódios excelentesBEST CHRISTMAS EVER

SDGNVKNSDG disse...

community 

fazendo um episódios sobre glee 
melhor que glee em 3 anos.

Rejane Santos disse...

Sua review foi maravilhosa. Fiquei muito chateada com a quantidade de críticas que esse episódio recebeu, foi hilário, leve e lindo *-*