sábado, 17 de dezembro de 2011

Being Erica 4x11 (Series Finale): Dr. Erica


“Everything that has a beginning has an ending. Just as every ending creates space for something new to begin”.

Chegou a hora. A hora mais temida por todos nós, fãs de Being Erica, ao longo dessa quarta e última temporada. Hora de despedida, de seguir em frente, de sentir saudade. Tudo isso. Só quem acompanhou essa história deliciosa sabe o quanto essas palavras são verdadeiras.

Existem por aí muitas séries ótimas, inteligentes, engraçadas e emocionantes. Being Erica pode ser descrita com cada uma dessas palavras, mas a pergunta, quando penso nas outras, é: elas realmente são marcantes? Raras são às vezes em que afirmo que uma série tem impacto na minha vida. Se fiz isso umas três vezes, em anos acompanhando seriados, foi muito. Série que mexe com a gente é espécie em extinção, mas Being Erica cumpre muito bem esse papel.

Ainda lembro de quando comecei a assistir. Fiz maratona da primeira temporada e a segunda já estava chegando. Já no Piloto percebi estar diante de algo especial e, desde então, Being Erica é uma das minhas recomendações máximas para quem busca um bom drama e ficção científica de qualidade.

Isso é o mais impressionante. Being Erica conseguiu nos entregar o que eu chamo de viagem no tempo inteligente. Tudo faz total sentido, as tramas são bem amarradas e as doses de emoção vêm sempre na medida certa. Com Being Erica eu ri e eu chorei. Aprendi tanta coisa, a lidar com tantas situações da vida, que nem sei contabilizar.

Cada trapalhada de Erica e cada lição de Dr.Tom me ensinaram a encarar dificuldades de outra maneira, a enxergar com os olhos do outro, a buscar equilíbrio, sempre. Isso não tem preço. Ou até tem. Se você estiver disposto a pagar um terapeuta que não vai ser tão bom quanto Dr.Tom e não vai poder te mandar através do tempo para resolver pendengas do passado.

Essa última temporada foi perfeita ao fechar cada ponto aberto da história. Foi um excelente modo de encerrar tudo o que vimos em desenvolvimento nos três anos anteriores. Aliás, é preciso ressaltar a incrível estabilidade dessa produção canadense, que foi ótima do primeiro ao último episódio.

O que me deixou bastante feliz foi ver que nada na série foi em vão. Cada cena e cada drama tiveram sua finalização. Cada pessoa na vida de Erica encontrou um caminho, assim como a própria Erica, que mesmo mudando tanto nesses anos, jamais perdeu sua essência.

Diferente do que pensávamos há alguns meses, o Series Finale não serviu para que Erica finalmente encontrasse o homem de sua vida (eram tantos né? Adam, Kay, Ethan, e o lendário Ryan!). Esse é o senso comum da maioria dos finais, mas não desse. A vida amorosa de Erica foi colocada como mais um aspecto dentro da temporada. Na série, esse nunca foi o único foco. Vimos amor, família, amigos, trabalho. Pilares básicos da vida de qualquer pessoa, com os problemas que cada um deles nos traz.

O importante nessa despedida era explorar a maior relação da série: Erica e Dr. Tom. Chorei com todos os momentos dos dois, com o apego e a ligação que existe entre eles. Um aprendeu com o outro, porque ambos viveram situações parecidas e atingiram o fundo do poço. Erica, no entanto, conseguiu conciliar sua vida pessoal com os deveres e as novas etapas da terapia. Dr.Tom, sempre negligenciou a si mesmo e precisava encerrar essa etapa e seguir em frente, para explorar as coisas que nunca se permitiu.

Eu imaginava que derramaria um mar de lágrimas e descrevo a mim mesma como “em estado lamentável”, logo após a última cena sumir da tela. Foi um chororô sem fim, que começou na abertura (porque era minha última vez assistindo) e seguiu com Erica se despedindo de Dr.Tom, com as cenas de Leo encontrando seu novo desafio e com Erica encontrando sua primeira paciente, ninguém menos do que Sarah, a filha de Dr.Tom.

Óbvio que a intenção era emocionar e nos levar de volta ao primeiro episódio, quando era Erica no hospital, precisando tomar a decisão que mudaria sua vida para sempre. Foi tudo lindo e estrategicamente criado para ativar nossas memórias e melhores lembranças.

O que esteve um pouco fora de tom foi o DRAMA de Brulianne e a cachorrinha Duquesa. Honestamente? Desnecessário. Entendi perfeitamente o porquê da existência das cenas de ‘lambeção’ com cachorro. Obviamente pensaram em ter o tradicional alívio cômico para não deixar o final muito carregado de tristeza, só que em final, eu quero mais é me debulhar em lágrimas e não revirar os olhos quando pessoas e cães se beijam de língua.

Acho nojento (se você faz isso, shame on you) e muito bobo para fazer parte de uma Series Finale. Não nego que tenha sido engraçado, mas para mim o tempo de tela disso seria mais bem gasto mostrando algo dos familiares de Erica, já que a mãe e a irmã apareceram de relance, o pai sequer foi mostrado e não tivemos a chance de dar adeus a Lênin, nosso eterno Power Ranger.

Tirando esse detalhe idiota (mas que eu não poderia deixar de comentar), acho que os produtores de Being Erica fizeram um trabalho excepcional, trazendo de volta, inclusive, o maior arrependimento de Erica. A sequência com Leo foi tocante, para dizer o mínimo e trouxe para minha atenção o verdadeiro significado desse episódio.

O roteiro foi todo foi uma grande metáfora. A relação de Erica e Tom, assim como a relação de Leo com a porta misteriosa, é a nossa relação com a série. A mensagem é a mesma. Leo precisa ter coragem de ir frente e explorar novas coisas. Erica precisava deixar Dr.Tom seguir em frente e agora, nós também precisamos deixar a série ir, mesmo que, secretamente (ou nem tanto), tenhamos torcido por uma renovação.

A série termina em sua melhor forma e mesmo que eu esteja triste por saber que essa jornada acabou, fico feliz por tê-la aproveitado e por ter vivido tantas aventuras e emoções junto com esses personagens tão queridos. É como diz a frase que abre esse texto. Tudo que tem um começo tem fim e o final cria espaço para alguma coisa nova começar.

Como sempre, agradeço muito pela companhia de todos vocês, que comentaram Being Erica por aqui (ou no twitter e Facebook), muito fielmente, toda semana, na nossa “terapia em grupo”. Por aqui a jornada acabou, mas nos falamos e nos encontramos para debater outras séries e, quem sabe, relembrar os maravilhosos momentos que passamos assistindo Being Erica.

Comentários
23 Comentários

23 comentários:

Fernando Miaise disse...

nao vou ler a review, pelo menos por enquanto, mas acompanhando vc no twitter camis decidi ver Being Erica! Nossa to no episodio 4, demais, vou fazer maratona!

Mariana disse...

Final perfeito para uma serie perfeita. :)

Rodolfo Lôbo disse...

Excelente série, episódio e review.
Uma pena que Being Erica tenha chegado ao fim entretanto uma felicidade é poder dizer que vivi, literalmente, essa série.
Obrigado Camis pela dica da segunda série mais importante da minha vida.

Rodolfo Costa disse...

Sentirei falta também, mas é melhor terminar enquanto se está no auge. Being Erica apresentou 4 ótimas temporadas e vai embora de 'cabeça erguida'. Gostei demais desse final, da despedida da Erica e do Dr. Tom, da nova paciente dela (logo a filha de seu mentor), de como todos os secundários tiveram suas histórias fechadas. 

Excelente série, acho que só não é um grande hit porque não é americana. Muitos ainda se prendem às séries americanas. Mas ok, quem assistiu sabe o quanto BE é especial.

Parabéns pela review.

Renata disse...

Chorei muito no fim do episódio.. mas terminou tão bem que.. sei lá. 
Já estou pensando em quando vou rever tudo de novo!

Patricia B. disse...

Ouvi falar de Being Erica pela primeira vez pela Camis, num podcast do Legendado em meados do ano passado. A premissa de viagens no tempo, anos 80/90 e namorados lindos da Erica me convenceram, mas quando comecei a assistir, nunca imaginei o quanto a série seria importante pra mim. Adoro muitas séries, mas o lugar de Being Erica é especial com uma protagonista com a qual é impossível não se identificar.

Gostei muito que apesar da escolha da Erica pelo Adam, ficou claro que ele não é o que mais importa na vida dela e sim parte de um conjunto que vai se formando (a própria Erica, a família, a profissão, a terapia...)!

Todos os momentos entre Dr. Tom e Erica foram tensos... chorei demais com a despedida e com também com a bela finalização do arco do Leo. Achei lindo também finalizarem certinho arco da filha do Dr. Tom, tendo a Erica como terapeuta.

Mais uma vez, valeu por apresentar Being Erica, Camis! =D

Carlos Rodriguez disse...

como tu, tambem fiz maratona da primeira e segundaenquanto esta última estava a dar.. Adorei cada episódios e é verdade, desde o prtimeiro episódio que se dava conta que estavamos diante de uma boa série. Muito melhor que alguns livros de auto-ajuda que andam a circular no mercado hehe..
Vou sentir saudades... Mas fico contente por terem encerrado tudo de forma tao maginifica e aquele final... com a filha do Dr. Tom a receber a Dr. Erica arrepiou-me todo..
vou sentir saudades...

Camila disse...

Otima review Camis, tbm chorei muito, e lembrei tbm do ''lendario Ryan'' kkk é uma pena de qualquer forma, só queria q fosse um pouquinho mas desenvolvido a Erica com o Adam eu fico pensando séra q toda vez q eles tiverem uma briga ele vai bater a porta (para n bater nela suponho) e deixar ela falando sozinha, tirando isso fiquei extremamente feliz com a série com todo o final, e a mensagem de que todo começo tem um fim me fez chorar muito, vou sempre lembrar e amar essa série. Obrigada pelos seus reviews dessa série, fez com que eu gostase mais e mais dela.

ditta_cuja disse...

Being Erica foi uma das poucas que série que foi para mim amor à primeira vista.
Realmente, começou bem e terminou magnificamente.
Foi um adeus cheio de tristeza, mas conformado.
Não sei, mexeu tanto comigo que só de embrar já me emociono.
É um vinculo que foi quebrado, né. Um fim....

Passando por aqui todos os dias na espera dessa review pensei que o "review finale" estava demorando pois estava sendo feito com carinho e cuidado especial. E foi perfeito, falou tudo oq poderia ser dito. Muito obrigada Camis!

Camila Antonioli disse...

Excelente review.Não tenho muito o que acrescentar.
   Being Erica com certeza se torna uma das minhas "séries da vida". Excelente do começo ao fim.  
Final foi lindo e perfeito. Além de ensinar ao fãs como seguir em frente sem a série.Afinal todo começo tem um fim.De qualquer forma é com muita tristeza que digo adeus pra Being Erica. Sentirei falta da minha terapia semanal.

Flavinha-lica disse...

Desde que soube que a Erica se tornaria Dr. (n 3ª temp.), imaginei que ela cuidaria da Sarah em algum momento, assim qdo a vi .. cara foi demais, é uma maneira bem legal de tbm ajudar o Dr. Tom, pq afinal não conseguir ajudar a fillha dele, era o maior arrependimento dele.
O final foi lindo, a série foi demais do inicio ao fim.. marcou minha vida, aprendi muito, junto com a Erica!
Enfim... Desidratei de tanto chorar vendo esse series finale, e definitivamente ainda tinha uma esperança (mesmo que minuscula) de que a série fosse renovada, antes deste ep.
:(

Eny disse...

Ai céus! Eu comecei a assistir a série qdo ela estava indo pra segunda temporada e, como não poderia deixar de ser, foi amor à primeira vista. Engoli os episódios de uma vez só e esperava ansiosamente cada nova semana pra "me tratar" junto com a Érica, principalmente pq naquele momento minha vida tava meio igual a dela. Chorei, dei risada, sofri e briguei muito com a nossa heroína (ainda mais qdo ela descartou o Ryan que tb era meu sonho de consumo). Incrível como pude tirar boas lições pra vida, com um seriado que pouca gente conhece.

Porém agora me acovardei. Assisti apenas 3 episódios dessa temporada e a angústia da separação não me permitiu ver o resto. Acho que preciso refazer umas sessões com o Dr Tom, pra poder amadurecer melhor e cortar o cordão umbilical que tenho com a série. Só de ler a review, as lágrimas quiseram aparecer. :(

Lu_Vaz disse...

Série de uma vida msm e nem me arrisco a tentar descrever pq o seu texto está perfeito, lindooooo. Serie top com ctz!!!Bjoss

Priscila De Athaídes Ribeiro disse...

Lindo o seu texto, Camis. Being Erica é uma série q marcou a minha vida tb. E como vc disse, nos faz encarar a vida com outros olhos.

Leticia disse...

Eu conheci Being Erica através do eterno "tiny chat", e agradeço pela indicação, realmente não tem como se indentificar.

Final lindo, review ótima. Parabéns, e que venha outras séries tão maravilhosas quanto Being Erica.

Mariana Bisonti disse...

Me emocionei e chorei demaaais.! Eles não podiam ter acertado mais ao explorar a relação dos dois nesse episódio. Até pensei em fazer um  post homenagem no meu blog abandonado, mas tinha certeza que a sua review seria perfeita e falaria por mim. 
Apesar da tristeza do fim, fico feliz que terminou tudo muito bem. Mas ainda acho que de repente poderíamos ter um spin-off "Being Sarah" ..sonhar não custa nada..

Brenda C. disse...

Pensei que o episódio que mais fosse chorar fosse o do Leo, mas depois desse ultimo, nao conseguia parar! Fui fiel a Being Erica desde o inicio, e não deixarei de ser, ainda tá cedo mas daqui um tempo farei uma maratona e assistirei todos os episódios de novo, para aprimorar mais o meu aprendizado com Dr. Tom, para chorar e rir novamente com todos aquelas viagens no tempo. Being Erica de todas as séries que assisto, foi a que mais me ensinou, a ser uma pessoa melhor, a enfrentar as dificuldades, e agora.. A seguir em frente. Adorei sua review Camis, escreveu o que eu queria só que 10x mais bonito.. hahaha. Parabéns!! :)

Nikky disse...

Desidratei tb, acho meio impossivel isso não acontecer. Parecia eu falando, quando Erica falou a Dr Tom que nunca estaria pronta para se separar dele. Lindo!
Review ótima tb, vlw Camis!

Fernando Miaise disse...

fiz maratona being erica do primeiro ao ultimo episodio. Comecei so depois que ja tinha terminado. MEU DEUS esse series finale me matou, morri quando os moveis do Dr. Tom começaram a desaparecer. Serio se eu fosse a Erica eu mandava a Naadiah se foder e nao deixar o dr tom se aposentar NUNCA!!! tao triste.
Serio a sequencia com o cachorro foi bem tosca comparado com todo o resto...
podia rolar agora um meio spin off ou continuaçao em que a Erica trata as pessoas, ia ser demais, mas tinham q colocar o Dr tom de volta custe o custar heheh, me deixem viajar aqui...

Duda X1 disse...

Pelo que eu entedi já foi confirmada a adaptação americana com outra atriz né , será que terá mais episodios dando continuidade a versao canadense ?

Camila Barbieri disse...

Duda, infelizmente o projeto já foi engavetado há meses e não existe nenhuma chance de versão americana de Being Erica.

Anderson Luiz disse...

Final lindo,emocionante e perfeito. Agora eu entendo o porque que todo mundo falava bem dessa série. Cada episódio é um aprendizado, que vou levar comigo.
Chorei na despedida com o Dr. Tom, foi muito lindo aquela cena! E adorei que a filha dele seria a paciente da Erica!!
Série obrigatória pra qualquer seriador!! Vou recomendá-la a qualquer um!! :)

Clara Sales disse...

Acabei de ver o ultimo capitulo da quarta temporada, vi as 4 temporadas em 2 semanas e cara, q difícil essa despedida, me formo psicóloga agora, com 30 anos e seria esplêndido poder viajar no tempo p resolver e fechar questões do passado. To me sentindo órfã pq N costumo conseguir acompanhar séries do início ao fim...
E apesar de concordar que faltaram cenas com outros personagens, adorei as cenas com a pug, já q tenho uma q estava aqui assistindo comigo hahaha, achei digno!