terça-feira, 29 de novembro de 2011

Once Upon a Time 1x05: That Still Small Voice


“Quando você faz um desejo na direção de uma estrela, não faz diferença quem você é. Qualquer coisa que o seu coração deseje irá se tornar realidade”.

Não pude evitar começar essa review sem trazer de volta à memória a belíssima música (When You Wish Upon A Star) que encerra Pinóquio, na versão Disney. Fiz isso porque acho que Once Upon a Time me fez gostar ainda mais do filme e da história toda que envolve ainda Gepetto e Jiminy, conhecido aqui no Brasil apenas como Grilo Falante.

Não tive escapatória. A cena em que Jiminy faz seu desejo mais forte para uma estrela que brilha no céu foi absolutamente idêntica a do filme e me deixou bastante emocionada. Nunca achei que diria isso sobre OUAT, não tão rápido.

São apenas cinco episódios e a cada um deles eu gosto mais e mais da série e de seus personagens, por causa dessa abordagem diferenciada para grandes clássicos. Jiminy nunca foi o foco em Pinóquio, mas o que vimos aqui foi um desenvolvimento perfeito desse universo. A história se expandiu de tal forma, que eu gostaria de aplaudir de pé o trabalho dos roteiristas.

Pegaram algo íntimo de todos nós e escreveram uma trama completamente cabível. A primeira aparição de Jiminy é mesmo em Pinóquio (no livro, registre-se) e ele nunca teve sua própria história. Pelo menos não até agora. Adorei o modo como relacionaram tudo, dos bonecos de madeira até a fada azul, que concede o desejo.

Os pais de Jiminy, a dupla de mambembes charlatões, estavam ótimos. Um completando as frases do outro, sempre com aquele toque de maldade sarcástica. Excelente a utilização de Rumpels, definido como elfo, capaz de produzir um líquido mágico que transformava pessoas em fantoches de madeira. Aliás, nota 10 para a produção porque os bonecos eram muito parecidos com os atores que interpretaram os pais do fofíssimo Gepetto.

A relação criada entre Jiminy e o menino do guarda-chuva, não poderia ser mais belamente construída. A criança foi a responsável pela mudança na atitude de Jiminy, viu tudo voltar-se contra si e encontrou ali, um companheiro. Tudo se encaixa perfeitamente. O guarda-chuva foi peça fundamental no episódio e Gepetto acabou se tornando um criador de bonecos de madeira, não por acaso.

Tudo isso, é claro, foi perfeitamente trabalhado no paralelo com Storybrooke. A interação entre Henry e seu psicólogo foi exemplar do inicio ao fim, num casamento perfeito entre essas duas realidades. Quase tive um ataque de riso diante do momento em que Jiminy se salva usando o cabo do tal guarda-chuva. E vale dizer que muitas coisas estavam misturadas no enredo, desde a mina dos anões da Branca de Neve das Quebradas e até Pongo, o papai dos 101 dálmatas veio ajudar no resgate.

Aliás, se você aí ficou se perguntando o que eram aqueles estilhaços brilhantes no fundo da mina, eis uma ideia: o caixão da Branca de Neve. No Piloto eles mostram em detalhes a peça de vidro com madeira (ou algo do tipo) adornando em volta. Mais do que isso, acho que o poço do elevador é a ligação entre Storybrooke e Far Far Away.

Com a fixação de Emma na cidade o feitiço está enfraquecendo mesmo. Tanto que já existe um ponte entre essas duas realidades, mesmo que ninguém faça ideia. Não sei, porém, se Regina deixará por isso mesmo ou se investigará tudo com afinco. Vale dizer ainda que adoro a oposição entre ela e Emma. Difícil porque estou torcendo pela mocinha e para a vilã.

Não digo bandida, porque bandida só vale para Maria Margarete. A danada está mostrando que além de sacar tudo do gueto de Far Far Away, ainda está nessa para roubar o marido alheio. Bom, tecnicamente Charming é marido dela, mas ninguém sabe disso ainda. Torço muito para que nossa professorinha frígida se agarre no príncipe e vá ser feliz, mesmo na infidelidade.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Diogo Freitas disse...

Episodio maravilhoso <3.

Thiagoomb disse...

Uau Camis, que review linda *-* E nossa, não sabia que era o Pongo dos 101 Dalmatas :O Gostei ainda mais do episódio.

Fernanda Lima disse...

Adorei a review! E também estou cada vez mais presa a OUAT, adorando cada detalhe dos episodios!

Quando ouvi o nome do Pongo, fiquei me perguntando se era o mesmo Pongo de 101 Dalmatas. Agora vou aguardar ansiosa a aparição da Cruella hauhaua

Janaina disse...

Minina!!! Margarete é maior fura-olho de Far Far Away, já tava cogitando roubar o marido da outra... adorei!!!!!!!!!! Uma vez trombadinha, sempre trombadinhaaa!!!!!!!
E Ruby Winehouse sensualizando em todas as cenas que aparecia!!!!!!

E Regina tá ficando maluca com a presença da Emma na cidade... a Mina explodiu, dezenas de curiosos apareceram pra ver e ela foi se incomodar em dar um 'chega pra lá' na loira... tipo assim o local é público a Emma poderia estar ali passeando ou observando como qualquer outro habitante, mas não, Regina tinha que ir lá fazer bullying nela.

Engraçado como ninguém se importou com o Xerife ali, ele que deveria tá 'controlando a situação', mas foi o Gepeto que sugeriu os explosivos, o Pongo encontrou a túnel do elevador, foi a Emma que se embrenhou no túnel (e os bombeiros lá de figurante sensualizando com a Ruby).

Eu tmb estou indecisa se torço pra mocinha ou pra vilã.

Marcelojsantunes disse...

É mesmo para a gente morder a lingua, as séries que eu achei que iam ser um fracasso foram as que mais me apeguei, uma é ouat outra é hart of dixie ...

Sophia Cardoso Donato disse...

Episódio muito bom! Nossa será que é a ligação entre Storybrooke e Far Far Away mesmo? Morri.

Camila Antonioli disse...

É muito amor por Once Upon A Time!

Adorei a história do Grilo Falante. Foi muito bem feita e fez muito sentido.

Branca de Neve das Quebradas não perdoa nem homem casado!Vai virar amante de príncipe.Certeza.  

PS: Continuo aguardando ansiosamente o episódio focado em Chapeuzinho Piriquete. Melhor personagem ever. 

Cacá SS disse...

Olha Camis, eu não pensei que ia me emocionar tanto com esse episódio centrado no grilo falante. Mas que coisa linda que foi!!! Quando ele ficou olhando para a estrela, "Wish Upon A Star" veio à minha cabeça na mesma hora.Enquanto isso, a bandida da Branca de Neve está querendo roubar o marido da outra, e a gente aqui torcendo! =D

cris disse...

gentemmmmmmmmmmmmmmm! até eu to apaixonada pelo príncipe encantado...

Bia Séries.Net disse...

Adorei a review quase tanto quanto adorei o episodio!

Uma coisa tenho que dizer, essa série vem se superando, e superando todas as minhas expectativas, eu que achei que ela ia ser uma grande balela mordi a lingua com força, porque estou amando a série.

Ainda bem que alguma dessas novas séries está realmente engrenando né, porque todas as outras estão dificeis. E já estou mega anciosa pelo prox episodio.

Camila disse...

Muito legal a review, parabens Camis, amei tudo nesse episódio, eu tbm tenho esse problema de torcer para bruxa rs, quando ela é má ela é incrivel eu a odeio, mas quando ela fica confusa ou mostra pequenos pedacinhos de bondade eu torço para ela, a Emma q poderia ser a bruxa quando elas ficam lado a lado parece q a Emma é a bruxa e a bruxa é a Branca de neve rs, a interação entre a Regina e o menino parece tão real a preocupação dela é tão realista, essa atriz é fod...rs, e a Branca de neve das quebradads rs e o principe a interação deles está muito boa, torço por eles muito muito, muito boa a sacada do que aquilo era no final do epi.

Marcelojsantunes disse...

Chapeuzinho periguete mal falou ainda e já conquistou uma legião de fãs ...
Me sensualizou total ...

Patimelo disse...

Ótima review, você conseguiu capiturar o que todos nós fãs supreendidos de OUAT sentimos quando vimos esse maravilhoso episodio. Amo o fato da serie estar se construindo aos poucos e dando uma base sólida para a historia que pretende contar, os personagens tem se mostrado cada vez interessantes inclusive aqueles que nós nem imaginavos que fossem tão interessantes, como o grilo. Adoro o relacionamento da Emma com a bruxa acho que elas são o melhor da serie, quando elas brigam elas são ótimas e quando se juntam, nem que seja por um momento, elas são melhores ainda. Torço pelas duas, elas são muito foda!!! Espero anciosamente pelo episodio da chapeuzinho tb!!!!!

Emanuelle Cristina Fereira San disse...

"Difícil porque estou torcendo pela mocinha e para a vilã." 

Concordo e muito com vc Camis eu gosto muito das duas são minhas personagens preferidas e nenhuma princesa vai mudar isso.Adorei o episódio mesmo tendo sido focado no Archie/Grilo e estou simplesmente encantada com essa trama muito bem estruturada que OUaT vem nos mostrando.Sua review tá muito muito parecida com as minhas opiniões e é bom saber que não sou a única que gosta da mocinha e da vilã,as duas são incríveis a credito que muitas cenas boas ainda virão entre as duas. A Jennifer e a Lana estão dando um show de interpretação.

juliana disse...

dizer pra vcs que rolou uma lágrima qdo a fada azul disse o nome do piá =~~~~