terça-feira, 1 de novembro de 2011

Once Upon a Time 1x02: The Thing You Love Most


Toda maldição pode ser quebrada, mas é bom ficar longe da maçã envenenada.

Perdoem a rima de livro infantil, mas ela foi 100% inspirada no segundo episódio de Once Upon a Time. Prometo não lançar mão de tal artifício barato uma próxima vez. Depois do choque que foi (para a maioria) gostar da Series Premiere, continuo nesse clima de surpresa, ainda vendo potencial na série e achando o desenvolvimento da história muito bom, de forma geral.

Entretanto, tenho que apontar algumas coisas que realmente estão fora dos trilhos. Entendo a dificuldade em criar um mundo extenso e complexo como “Far, Far Away”, afinal, estamos lidando aqui com o universo de TODOS os contos de fadas. São castelos, florestas, calabouços... Uma infinidade de cenários recorrentes nessas histórias e que precisam ser retratados com o mínimo de dignidade.

Para mim, Once Upon a Time peca (e muito) nesse aspecto de produção. Odeio ser clichê e lançar mão da velha crítica ao uso incorreto do Chroma Key, mas é inevitável. Com tantos recursos e profissionais capazes de criar as coisas mais críveis usando apenas um computador, é difícil aceitar a falsidade das bolas de fogo lançadas pela Bruxa Má Megaevil, assim como aquelas armas medievais voadoras. O fundo do cenário do castelo da Bruxa Má Megaevil da Bela Adormecida já estava terrível. Com arminhas voadoras, quase chorei de tanta infelicidade.

Acho que não tem desculpa. Se os caras têm grana para comprar toda a produção de maçãs falsas do mundo, precisam ter esse cuidado com a aparência de ‘Far, Far Away”. Infelizmente, duvido muito que esse aspecto melhore com o tempo, afinal, a série está no começo e já não dão atenção a isso. Imaginem mais para frente.

Por enquanto a história contada supera as frustrações técnicas. Gosto do modo como traduzem os personagens para a realidade. Quão esperto é transformar o espelho mágico num jornalista meio fofoqueiro, responsável pelo jornal local “The Mirror”? A coisa melhora mais ainda quando descobrimos que é Giancarlo Sposito, que recentemente mostrou seus talentos em Breaking Bad, a interpretar Sidney.

Também adoro o fato de que Regina ganhou esse nome justamente porque ele significa ‘rainha’. Detalhes bobos talvez, mas acho que eles ajudam a construir uma boa base para a série. Outra boa sacada foi a de Regina nomear o filho adotivo com o nome de seu pai, Henry. O “apego” dela ao menino está ligado ao vazio que sente como consequência por ter ativado a Maldição das Maldições. Nada mais justo, já que ela foi capaz de sacrificar a pessoa que mais amava em nome de uma vingança bastante absurda.

Aliás, tenho que comentar a cena em que ela faz a roda da bruxaria e taca o cabelo de todos os vilões no fogo. Foi um pouco tosco de ver, até porque os efeitos foram péssimos, mas eu ri quando ela transformou o duende em peça de decoração de seu jardim.

A língua meio presa do menino que faz Henry começa a me irritar um pouco. Até acho que ele é bom ator, mas presto mais atenção no problema de fala do que no que ele está falando. Também achei que a rivalidade entre Emma e Regina está bem colocada. É meio como aquelas brigas de menina no colégio, uma puxando o cabelo da outra para ver quem fica careca primeiro, mas pelo menos Emma não é aquela coisa medrosa e recolhida de sua amável mamãe Maria Branca demonstra ser.

Já sou a maior fã de Mr. Gold. Vou evitar usar o nome de “Far, Far Away” porque é difícil escrever Rumpelstiltskin sem errar. O trabalho de Robert Carlyle transformado na criatura mítica é impressionante. A maquiagem é boa e ajuda bastante, mas ele realmente pega esse elemento instigante e parece estar muitos passos a frente de todos os demais.

Continuo apostando que ele é o único que sabe de tudo, porque é esperto demais para se deixar abater por uma bobagem como essas. Maldição que prende as pessoas na realidade nua e crua é nada perto da audácia e da petulância de Gold.


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Kelly De Oliveira Lima disse...

Vamos acrescentar uma cena interessante...a Emma no jardim da "Bruxa Má Megaevil" cortando a árvore.. "...e se continuar, venho cortar o resto..." MUITO BOM!!!

Douglas Tomaro disse...

Também continuo gostando da série e o que me irrita é só esse chroma key de Ringer, mas isso realmente não importa muito quando a história é legal.

Não sei se sou só eu, mas gosto bem mais da Rainha MegaEvil do que a Emma e a Branca de Neve.

A audiência continua boa, então não tenho motivos pra abandonar Once.

PS: Qual é o nome da Branca de Neve no mundo real??

Kelly De Oliveira Lima disse...

Mary Margaret Blanchard

Ana disse...

Também acredito, depois de ter assistido ao segundo episódio, que o Mr Gold é o único que sabe da trama/passado/maldição que foi lançada... Aliás, estou achando ótima a atuação do ator.

ahahaha também achei meio fail a cena da luta das bruxas eu tb esperava algo melhor produzido. 

Mas de qualquer jeito tá bom, tirando um deslize daqui outro dali, a série consegue encaixar a trama de maneira convincente e agradável, e ao menos pra mim cria uma sensação de quero mais.

Muito legal a sua review.

rafaela disse...

Talvez a técnica pra aproveitar melhor seja igual a de trocadas na rodoviaria e mentirozinhas... não levar tanto a sério, que a gente se diverte mais.

alana disse...

eu estou adorando a serie , torcendo muito pro principe acordar logo do coma , acho ele um gato e a branca de neve no mundo real é tão triste e sozinha coitada , aposto que a Emma ainda fica com o xerife , acho que ele é o lenhador no conto de fadas.

João Paulo disse...

Eu to gostando muito da série, esse segundo episódio o diálogo da Rainha Má com o Mr. Gold foi ótimo, adorei a review Camis, mas vamos combinar é muito dinheiro para gastar em efeitos prá uma série que é exibida toda a semana efeitos bons demoram no minimo 7 meses para ficarem bom, esse ai estão de bom tamanho, e olha que eu assisto uma porrada de filmes com efeitos então eu sei do que estou falando. Série é mais dificil de ter bons efeitos, você não acha que Game of Thrones vai usar os efeitos perfeitos dos dragões na nova temporada, vai ter tosqueira lá tb e eu vou te mandar um tweet te dizendo "Eu te disse", por isso gosto mais de cinema os efeitos são melhores e pessoal lá é mais talentoso.


Sobre a série acho que efeitos ficaram artificiais sim, muito mais se você assisti em AVI, mas poderia ser pior. Camis faltou você falar que Mr. Gold que pegou o Hanry e entregou prá rainha (nesse mato tem cachorro). Jennifer Morrison tá uma delicia nessa série hein o lá casa sem falar na Ginnifer Goodwin (Snow White), mas minha personagem favorita é a Regina (Rainha Má) o personagem tomo conta da história.

Fernando Miaise disse...

ADOREI  a cena que emma corta parte da macieira da Regina. Achei mt demas eles fazerem essa cena

Junno Barbosa disse...

Camis, foi impressão minha ou a Bruxa megaevil da Bela adormecida é nossa musa diva vampira zoombie Pam (true Blood)?... se for ela mesmo e Regina não a matou será que teremos mais participações dela na série WOW!!! WOW!! WOW!!! espero que sim.

Marilia disse...

Vamos acrescentar uma cena interessante...a Emma no jardim da "Bruxa Má Megaevil" cortando a árvore.. "...e se continuar, venho cortar o resto..." MUITO BOM!!!²


Me apego fácil a personagens e estórias....tava descrente com OUaT, mas me surpreendi no fim do episódio passado quando o Henry tava olhando o relógio que não anda, e vi passar um minuto - sabe aquela sensação de alegria gratuita, sem motivo aparente, então estou me sentido assim (tudo bem que tô numa fase carente, pq tudo que eu assisto/assitia acabou, tá acabando ou tá difícil de aguentar)...Os efeitos não fazem tanta diferença (pra mim) - tirando briga entre as bruxas que poderia ter ficado um pouquinho melhor), acho que a estória e as interpretações estão fazendo a diferença....

Me arrisquei por conta da Morrison - como disse me apego a personagens e consequentemente a seus interprete - mas em momento nenhum ela me lembra a Cameron e acho que isto só me faz gostar mais da série...

Acho que a carência é tanta que não consigo ver nada que me desagrade - acho o Henry tão fofurinha - não é uma série que vá revolucionar o mundo, mas os minutos vendo um ep. estão gratificantes e não a tortura que sinto vendo (supernatural ou Doctor Who ( a sexta temporada - acho que sou muito burra, pq ainda não assimilei nada do que, foi tudo sem significado))

Carolainy disse...

Comecei a a ver hjjjj! Socorro,que série FANTÁSTICA. To no período "como vivi sem isso antes?", beem isso. E olha que nem vi tudo ainda. Adoro o henry, e a cena da Emma cortanto a árvore.. Crocante UAHAUAUH Tive certeza que não tinha como odiar OUAT depois dela.