domingo, 13 de novembro de 2011

Fringe 4x06: And Those We've Left Behind


Tudo o que você tem de fazer é seguir pela estrada de tijolos amarelos.

Bem vindos ao lado C! Sinto que eu deveria ter dito isso há cinco episódios, mas nunca é tarde para receber bem as visitas, não é mesmo? Ainda estou atônita com o que o episódio dessa semana confirmou e nem é tanto pela coisa em si, mas porque estava tudo ali, desde o começo.

Fringe chutou bundas. Episódio complexo, mas ao mesmo tempo simples (não me perguntem como isso é possível, são paradoxos de Fringe). Emocionante, interessante, revelador. Fiquei tão empolgada enquanto assistia que, ao chegar ao final tão rápido, pensei que estava num lapso temporal também. Eu sabia que Peter tinha alguma relação com o caso da semana e continuo acreditando que são esses lapsos que guardam a solução da temporada ou até da série como um todo.

Eu sou uma voraz torcedora pela 5ª temporada da série, mas depois desse episódio sinto que engrenamos num caminho certo para o fechamento da trama. Não é que deseje isso, mas eu quero que Fringe tenha um final descente e que faça sentido e agora eu consigo enxergar um pouco mais as intenções dos roteiristas.

Ano passado falamos tanto em 3º universo e eram tantas viagens alucinógenas sobre cores e easter eggs, quesó poderíamos ter cogitado o que vimos até aqui como o Lado C. Peter desapareceu na união dos lados A e B e acabou indo parar em um universo vizinho, porque afinal, não existem apenas dois, existem infinitas possibilidades.

Tudo é ligeiramente diferente porque não é o Lado A mudado pela Máquina do Apocalipse, é o novo universo que nos prometeram esfregado na nossa cara, com força. A nova mitologia apresentada até aqui, com Nina Sharp adotando Olivia, desconhecimento sobre os Observadores e shapeshifters 2.0 é tão nova quanto aquela construída para o Lado B, quando começaram a nos apresentar tudo aquilo. A abertura laranja/amarela deu a dica desde a Season Premiere e essa confirmação deve acalmar os ânimos de quem estava com raiva de ver tudo mudando, numa espécie de recomeço.

Peter, que está realmente mudado e mais maduro, percebe isso com a maior serenidade. Coisa que só suas experiências prévias poderiam trazer. Ele sabe que não está diante de Olívia (a original) e que sua interação agora é com Colívia (péssimo nome, mas é o que tem para hoje). Ele já se enganou uma vez e isso não vai acontecer novamente. Walter não realmente Walter. É outra espécie de Walternativo, com outros traumas e outros dramas.

“O problema é você”. Olivia diz no sonho em que eles vivem um dia perfeito. E o “problema” é que Peter voltou, mas voltou para o destino errado. Ele é a peça que não se encaixa, porque as pessoas que fazem parte de sua história estão em outro paralelo. Só não sei se estão procurando por ele ou se existe a consciência de que Peter está faltando.

Sua missão, agora, é conseguir voltar para o universo a que pertence e não foi à toa que utilizei a referência ao ‘O Mágico de Oz’ na abertura desse texto. É exatamente isso o que Fringe está propondo. Peter é Dorothy tentando voltar para o Kansas, mas sua jornada deve começar como a dela, no centro da espiral dourada, representada aqui pela de Fibonacci.

Reparem bem em como toda a história desse episódio foi bem pensada e bem amarrada. Walter, ao propor sua teoria sobre os efeitos da câmara temporal, nos entregou o objetivo da temporada. Isso já seria o bastante para minha completa alegria, mas a trama envolvendo Raymond e Kate Green também me emocionou bastante.

Não foi uma surpresa ver aquele desfecho. Era óbvio e todo mundo já sabia que Kate faria aquilo para evitar que mais danos fossem causados pela câmara temporal, mas mesmo assim, me pegou de jeito. Lembrei de ‘White Tulip’ naquela hora, mesmo que apenas vagamente.

Fora isso, achei que toda a base cientifica do episódio foi solidamente construída. Cada detalhe estava relacionado a Peter, que pode até não ter causado os eventos catastróficos e acidentes diretamente (adorei a cena do rio no meio do túnel), mas o que aconteceu só foi possível porque sua chegada àquele universo alterou algo nas linhas temporais.

Para mim, que já estava gostando dos rumos até aqui, mesmo que eu não soubesse exatamente o destino das coisas, esse episódio é a prova cabal de que os Wyman e Pinkner têm completo domínio sobre a história que querem desenvolver e que vão levar seus objetivos calmamente, até o fim.

Para quem ainda não encontrou o danadinho do Observador e está à espera da dica amiga, aí vai: Ele caminha calmamente, em frente ao prédio incendiado.


Uma das curiosidades do episódio foi o artefato que determina se o evento ocorrido foi ou não causado pelo lado B (ou D, ou E, ou F...). O aparelho já havia aparecido antes por várias vezes, é tecnologia do lado B (o B de verdade) e agora é compartilhado entre os universos, como a sequência de imagens a seguir comprova.


O Glyph Code da semana é LIVING (que significa VIVO ou VIDA) e, apesar de eu ter visto muitas teorias malucas que teimam em juntar o STILL do episódio anterior para forma “Ainda Vivo”, relacionando tudo muito forçadamente a William Bell, tenho uma ideia diferente.


Como os códigos estão INVARIAVELMENTE relacionados com a temática do episódio em que aparecem, minha conexão serve para Peter, numa espécie de metáfora com a experiência do casal Green. Reparem nessa fala de Kate para Raymond: “This isn't living, Raymond. Living is what's beyond this room, beyond this house, out there in the world where you're supposed to be”.

A tradução é: “Isso não é vida, Raymond. Vida é que está além dessa sala, além dessa casa, lá fora, no mundo onde você deveria estar”. Para mim, Peter acaba de descobrir que sua vida plena está em outro lugar, “lá fora”, que é para onde ele, afinal, deveria ir. Acredito que é para onde ele vai, a partir de agora.

Comentários
20 Comentários

20 comentários:

Eve disse...

Muito bom o review! Parabéns.

juliana disse...

amei milhões o episódio e, realmente, tava tudo na nossa cara o tempo todo. mas fiquei com uma dúvida: colivia e lincoln lado C foram ao lado B falar com Bolivia, então? quer dizer que todo mundo já se conhece, é amiguinho e pans? bom, pelo menos é meio caminho andado para o peter, LITERALMENTE. 

vamos acompanhar como esse jovem que foi parar num universo paralelo criando tremendas confusões retorna para sua casa. acho até que a história pode ser encerrada lindamente nessa temporada, mas se fringe for cancelada eu não respondo por mim. a série MERECE terminar qdo bem entender porque tá na cara que os ENVOLVIDOS não vão se perder na história. 

@helder1965 disse...

Momento cômico do epi: Peter indo e vindo no tempo e dizendo "Isso já está ficando irritante!" Cool!

Renata disse...

Senti muita vibe White Tulip no episódio, adoro esses paralelos.
Fringe nunca me decepciona, tô sem fôlego até agora!

=( disse...

eu não sei se vcs viram a promo do próximo, mas eu vi a máquina do apocalipse lá... acho que peter vai voltar. e sério, se fringe acabar com esse nível de qualidade, é claro que eu vou chorar oceanos, mas é melhor que acabar como uma merda. e eu acho que vai ser a última mesmo. deu 1.1 de audiência. MUITO pouco, mesmo pra fringe na sexta.

@helder1965 disse...

Certamente esse é o Peter certo, só que no lugar errado! Fringe mereceria mesmo mais uma temporada só para fechar legal toda essa mitologia, sem forçar o que pode ser desenvolvido ainda nessa atual! Já estou vendo o final desta temporada o "Deus me acuda" de #SaveFringe no twitter world. Mas, pela frieza (leia-se, incompreensibilidade de bom gosto)  dos espectadores americanos, acho que dessa não passa! Infelizmente!

Caio disse...

Dúvidas, lado C ok, mas como eles conhecem o lado B ? O que aconteceu com o lado A ? O lado C só existe se não existir o lado A? Então o lado C é na verdade o A modificado ? E o Walternativo ? 

Fernando Miaise disse...

mt bom a parte do peter indo e vindo no tempo, a parte do rio no tunel. E meu deus um lado C! demas. Se pa se existe um outro universo q briga com esse lado C deve ser um Universo D, pq o A/B nao devem ser se nao nao faria sentido. Tem gente q gosta dessa mudança, mas quero mt Walter do lado A de volta!!! saudades dele uhauhahua

Crazy8 disse...

Assistir o episodio com um grupo de amigos,e quando acabou,  ficamos
atonitos,quem tava reclamando foi obrigado a se render,e ficamos
discutindo uma madrugada inteira,e percebemos que Fringe não pode
acabar,uma serie que gera discursões,conversas e debates é pq é MTO
boa.Fringe merece um quinto ano pelo conjunto da obra e pelo que ainda tem pra mostrar.É a serie que mais espero semanalmente e se ela realmente for cancelada foi sentir mto. Fringe é a melhor serie da atualidade, queira os haters ou não.

Camila Morais disse...

Ótima review Camis, episodio perfeito, quero muito saber como o Peter vai voltar pra casa.

Bia Séries.Net disse...

E saudade da Gene também! =P

Bia Séries.Net disse...

Num tem o que falar aqui, Fringe é perfeita e me deixa pensando a semana inteira.
Seria maravilhoso uma 5ª Temporada, mas sei lá o que aconteceu com os Americanos e essa série, como eles não enxergam o quão perfeita ela é???
Quando essa série saiu eu tinha certeza que ela seria a nova LOST, no sentido de arrastar milhoes de fans desesperados, mas infelizmente isso não aconteceu e eu ouso dizer que Fringe é muito melhor que LOST, diferente mas muito melhor planejada e construida.

Enfim! Adorei tudo desse epsodio delicioso que vou ver tudo de novo daqui a pouco! kk

beijo Camis

Daiana CR disse...

Nossa ótima review,ótimo episódio,ótimas cenas... Tanta coisa ótima que fica até difícil de falar!!
Me dá até uma dor saber que pode ser a última temporada. Lágrimas vão rolar!!
#SaveFringe

Welington Araújo disse...

Também fiquei com essa dúvida...
Eu não descarto a teoria de que esse é o lado C, porém, ainda existe aquele ponto na Estátua da Liberdade, que serve de passagem entre os universos A e B! Ou a máquina do Apocalipse criou uma ponte entre os universos B e C, e simplesmente desapareceu do lado A? Acho que não estou entendendo Fringe, mas acho que essa série vale muuuito a pena, e torço para uma quinta temporada, nem que seja no estilo OTH e Chuck, com menos episódios.

Claudia disse...

O que eu ainda nao entendi, se esse é mesmo o lado C, e o Walter daí roubou o Peter de outro lado, que se supoe ser o do lado B, porem, o do lado B foi roubado pelo lado A, logo, existe um lado D? Ou eu viajei demais e ninguem me entendeu? Enfim, ótimo episódio e ótima review!

Lussianno disse...

Caralho... Se isso for realmente um lado C, o que me vem a mente primeiro é a existência de vários universos independentes do primeiro. Até aqui pensei que o segundo fosse uma resposta alternativa do primeiro. Mas pelo jeito existe um terceiro que é resposta do segundo e daí em diante... Com tantos universos acredito que o foco voltará ao "nosso" primeiro, o que explica o novo lance de Peter querer voltar a ele. O que eu não paro de pensar é que parece impossível um universo em que Peter e Walter existam em paz e felizes. Preparem as lágrimas, seja essa a última ou penúltima temporada rs

juliana disse...

verdade... de que universo walter c roubou seu peter????

Ananda_ltp disse...

Peter tinha que dar um jeito de encontrar um observador, afinal são eles quem têm a resposta.

Junno Barbosa disse...

Desde de que vi esse episódio e li algumas coisas...entre elas a sua mais uma vez maravilhosa review, num consigo parar de pensar em Fringe e já tá dando um nó aqui na minha cabeçola... rsrs:

Na season Premiere, houve o seguinte dialogo entre Olivia e Bolivia:

Olivia:" Essa trégua nunca vai funcionar, porque você não é confiável."B'Olivia "Talvez o problema não seja eu, seja você. Você é incapaz de confiar"Olivia... " Interessante, vindo de quem me sequestrou e roubou minha vida."...Segundo isso, não estariamos no universo C, e sim no A-B. mesmo q modificados Porque a Olivia sequestrada seria do universo A, e outra Olivia do B.. 

Mas mesmo assim a teoria de Peter em um Terceiro universo fa muito sentido... E seria muito legal que fosse assim, pois não gosto das atuais versões de Walter e de Olivia, um com medo do mundo, e outra desmemoriada... afinal foram trez anos na torcida por Petolivia pra ver tudo se perder....   As vezes, pendo q não se trata exatamente de outro universo, trata-se de outra realidade/versão dos universos que nós já conhecemos (O QUE JÁ O TORNA UM UNIVERSO DIFERENTE) LOL

 rsrs ...preciso de muitas respostas.... será que NÃO ESTOU ENTENDENDO FRINGE?

E a... uma coisa que esse como alguns outros episódios importantes deixa bem claro pra mim: a coisa mais forte que existe, capaz de vencer até obstáculos como o tempo, atravessar universos, e etc etc etc... IT'S THE LOVE!

Estou cada vez mais convencido de que no fim, Fringe, é uma série sobre o AMOR.

John Locke disse...

Ainda não acho que esse pode mesmo ser um lado C.Pode ser que mais pra frente venha neguinho dizendo "Nos estávamos errados,esse continua sendo seu universo Peter,mas alterado" ou algo do gênero.Episodio bem a cara das primeiras duas temporadas,que nem todo mundo dizendo,uma irmã da Tulipa Branca.

E a audiência continua baixa,isso é inaceitável,bando de gringo fdp.Fringe tem que ir ate a quinta temporada,nem que tenha 16 ou menos episódios,com um arco tenso e "explode cabeça".