terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dexter 6x08: Sins Of Omission


É ou não é?

Se há uma coisa que ainda me motiva a ver Dexter é a pergunta que lancei aí no começo. Especialmente diante de um episódio tão morno e banal como esse, que não causa a menor emoção, a menor curiosidade ou intriga. Lembro de assistir Dexter de olhos arregalados, mas esse tempo passou.

Não há como negar que a temporada está irregular. Há episódios bons e episódios que existem, como essa aqui, sem causar nenhum impacto no espectador. Não fosse minha única pergunta algo ainda sem resposta, não sei se minha crítica não seria ainda mais dura.

Eu quero sim, saber se Gellar é ou não é um “fantasma” que domina as atitudes de Travis e o guia pelos assassinatos. Porém, há de se ressaltar que a dúvida foi lançada mais por fãs do que pela própria série. As insinuações são poucas ou quase nulas, mas de fato, há pistas que nos levem a essa teoria. A única a que ainda me prendo é a de que Gellar nunca interagiu com mais ninguém além do próprio Travis. Ele estava presente na tentativa de caçada de Dexter, mas os dois não chegaram a se ver, frente a frente.

Eu não duvido que, dominado por seu Dark Passenger, Travis matasse a própria irmã. Ele viu Deb saindo da casa dela e isso pode ter determinado o futuro da moça. O detalhe do número mostra que nesse caso, Travis teria agido contra sua vontade ou consciência e aí, não se Dexter será capaz de despertar essa luz, que tem sido a grande temática da temporada.

Foi bastante irônico ver que brother Sam deixou sua bíblia para Dexter e que esse presente pode determinar o modo como lidará com Gellar e Travis. Honestamente, não acho que ele vá deixá-los escapar. Seria uma vulnerabilidade grande demais e já basta Deb, com toda a vontade do mundo de discutir os problemas pessoais do irmão.

Eu percebi bem a proposta aqui, de tentar fazer Deb mais atenta ao comportamento de Dexter e, quem sabe, colocá-la mais próxima da descoberta. Infelizmente, todo o processo psicológico dela está chatíssimo, assim como qualquer problema de Quinn, sempre bêbado.

Nem quero comentar o quão ridícula foi a cena de Batista com ciúme da irmã aleatória e só não falo horrores de LaGuerta porque ela trouxe esse elemento da corrupção e sabemos que um dos chefões da polícia de Miami estava com aquela prostituta na hora da morte.

Torço muito para que essa história nos guie para a despedida de LaGuerta, porque personagem chato está sobrando na temporada. Nesse ritmo, torço por nossas pobres almas durante os próximos dois anos.

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

michell disse...

eu gostei bastante do episódio
toda essa história de apocalipse me fascinou bastante e eu to gostando do desenvolvimento

Leo disse...

A história do Apocalipse me interessou muito até o episódio 4. No 5 eu fiquei achando tudo meio estranho. Deram um pause nela e mergulhamos no drama de Dexter, seus conflitos e sua mente, o que rendeu os dois melhores episódios da temporada - o 6 e o 7 - e agora voltamos ao desinteressaste do episódio 5. Este episódio poderia ter sido muito melhor. Muito, mas muito melhor. Que os últimos 4 surpreendam, pq quero Dexter em sua melhor forma o quanto antes!!!

Douglas Tomaro disse...

Tenho que concordar que tá muito inconsistente essa temporada, e eu que era fã cego de Dexter fiquei feliz ao saber que já tem fim planejado. Torcendo pra que esse 1/3 restante melhore a situação desse ano...

E pra mim agora é certeza que Gellar e Travis são a mesma pessoa ¬¬ Ficou muito óbvio nesse episódio.

Raquel Alves disse...

Eu gostei bastante desse episódio e pra mim serviu de plano de fundo para o que vem nos próximos 4.

1 - Deb está no caminho que todos queremos desde o início, ela descobrir sobre o Dexter. 

2 - O estagiário do Masuka ser um super nerd e ter dado a dica pro Dex procurar o padre, talvez ele olhe o que o Dexter procurou e vá atrás do padre... e o fato dele está namorando a baba o Harry, vai bota-lo na casa do Dexter.

3 - Travis/Gellar (pra mim tanto faz se é verdadeiro ou dupla personalidade) acho que semana que vem pra se defender vai tentar matar o Dexter, ai descobriremos. 

4 - Laguerta corrupta, Quinn bêbado... não fazem a minima diferença na trama pelo menos um deles vai se dar mal nessa temporada e vai sobrar pra Deb

Van_delcaro disse...

Não gostei desse episodio,mas fora isso to gostando bastante da temporada.Se o Geller for realmente um fantasma essa historia tá muito clube da luta,afinal Travis está algemado.Se bem que ia ser interessante se ele fosse mesmo,afinal ia mudar tudo pro Dexter e talvez seja isso que faça ele matar o Travis,por que ja basta a Lumen ter saido viva na temporada (pessima) passada

Gabriel Rodrigues Maia disse...

Essa temporada está me agradando muito, assim como esse episódio. 

Acho a historia da Deb e seu processo psicológico muito interessante, estou gostando muito. Vejo que dai sairá o fechamento da série.   

Mariana Bisonti disse...

Eu gostei do episódio e estou feliz com a temporada, achava que Dexter já era um série esgotada, sem muito o que inventar, mas no fim das contas sempre tem o que fazer, não é a toa que renovaram para mais duas temporadas. Gosto quando planejam o fim de uma série, bom ou ruim, isso garante um desfecho a história.

Sobre o " ser ou não ser" de Travis e Gellar, eu queria mesmo é que eles sambassem na nossa cara com algo bem surpreendente.

Convidado disse...

Triste saber que não vão encerrar a série nessa temporada. Podiam dar um fim digno a uma ex-grande série.

É cada vez mais óbvio que Gellar é um fantasma. Aliás, os últimos episódios eu já assisto rindo de cada vez que ele dá um jeito de "sumir" sempre que vai interagir com outra pessoa.

Pior é ter que esperar até o fim para confirmar essa "grande revelação".
Mas vou terminar de ver essa temporada em respeito ao que um dia foi a série.
Quanto às próximas, boa sorte aos que forem fãs a esse ponto.

André disse...

No momento em que Dexter mostra a biblia a Travis podemos ver uma imagem que representaum triangulo e o olho no meio dele formados por sangue. Isso representa a filosofia maçônica e iluminatti (a qual a série sugere a correta a ser seguida ), mas calma.. não quero entrar naquele blablabla de teoria da conspiração, só acho que é essa a mensagem que os roteristas querem passar nesta temporada, uma verdadeira crítica a religião e a igreja. Independentemente de Gellar estar vivo ou não, ele representa a personificação da igreja católica com tds seus abusos históricos com a humanidade.