domingo, 2 de outubro de 2011

Grey's Anatomy 8x03: Take the Lead


Mais um episódio que nos devolve o prazer de ver Grey’s Anatomy.

A oitava temporada começou com pé direito e é assim que queremos continuar. Todos os fãs de Grey’s Anatomy fazem coro, esperando que nossa musa, Tia Shonda, mantenha o nível que trouxe paras esses três primeiros episódios.

Parece que ela recuperou o foco e nos aprontará boas surpresas. Estou muito feliz com a série nesse momento e eu gostaria que essa sensação durasse para todo o sempre, mas já me dou por satisfeita com o que conseguir. Ou não. Veremos minha reação quando algum episódio baixar o nível.

Por enquanto, não tenho reclamações. A estratégia de colocar os holofotes nos residentes é muita boa e recupera o espírito original da série. Houve tanta ampliação nos personagens e tramas que perdemos um pouco do que é essencial. Esse episódio, construído em torno de Meredith, Cristina, Karev, Kepner e Avery foi excelente em todos os sentidos, inclusive na edição, focando cada caso, cada cirurgia, cada tensão separadamente, juntando tudo no final.

Isso se chama ‘construção de roteiro’ e dá muito trabalho. A pessoa que escreveu esse episódio obviamente tinha uma mensagem para passar e pensou em cada detalhe. Isso fica notável quando pegamos alguém completamente aleatório como Teddy e podemos dizer, sem medo, que ela foi bem no episódio.

Fiquei pasma. Essa ideia de colocá-la mais como alívio cômico e explorar a rixa com Cristina de forma bem humorada, em vez de promover uma guerra de egos chatíssima, foi a melhor decisão que tomaram. Do jeito que estava não poderia ficar. Teddy começa a ganhar espaço, duas temporadas depois.

Ainda falando em bom humor, foi ótimo ver que a questão do aborto está sendo tratada com mais leveza. Se esse plot tivesse surgido na temporada passada estaríamos cortando nossos pulsos nesse momento.

Com isso, amo cada vez mais Cristina e Owen que, aliás, ficou bem como Chief atrapalhado, sendo intimidado pela Natzi, digo, Bailey. Está aí outra personagem amada que saiu do ostracismo (e daquele romance vergonhoso com o enfermeiro) para voltar a brilhar com sua personalidade.

Nada como ver Bailey em um ataque de ira contra Meredith e o próprio Chief, espalhando seu veneno a quem atravessar o caminho. Falando em Chief, eu cheguei a pensar que ele seria demitido sumariamente, mas esse é o ano do perdão em Grey’s Anatomy, então vamos deixar passar.

Como Callie e Arizona foram super expostas na sétima temporada confesso que esse tempo sem destaque nas duas é bom alívio e evita o desgaste (nosso e delas). Também começo a sentir uma vibração de possível romance entre Karev e Kepner, é algo distante, bem longe, mas não consigo evitar.

Voltando ao assunto dos residentes, o bacana foi a abordagem sobre profissionalismo e confiança. Todos estavam em histórias paralelas, mas com o mesmo fundamento. Karev e seu medo de errar, Avery não confiando no próprio taco (por culpa de Arizona, registre-se), Cristina sem saber retirar um apêndice, Kepner lutando para ter respeito... Meredith, é claro, teve maior destaque. Foi bem sucedida no trabalho, mas ainda precisa lidar com o mimimi de Derek, que é algo que já ultrapassa fronteiras, apesar de fazer sentido total diante das intenções expostas nesse inicio de temporada.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Luiza_portofariaa disse...

Gostaria de dar uma sugestão para a critica, gostei bastante do modo como você analisou o episódio, apenas achei rasa a abordagem da trama da Meredith e do Derek. Afinal, esta é a linha mestra dessa temporada, então acho mais cometários seriam necessarios.

Jull Monteiro disse...

concordo com a Luiza_portofariaa , amei a critica , e esperei muito tempo pra que ela saísse , só acho que deveria ter tido um destaque maior para o casal Mer e Der , ele está muito magoado e entendi quando ele disse que estava ali por causa da promessa que fez , acredito que ele já perdoou a Mer e só está agindo assim porque tem medo do que ela possa fazer no futuro , já que ela é tão impulsiva . 

Jonatansetubal disse...

Mto bom esse episódio e os dois que os antecederam. Realmente tá voltando aquele gostinho de voltar a ver a série.
Sou fã convicto, conheci a série ainda no SBT e espero que muitas coisas boas venham pela frente.
Concordo com vc Camis. Romance entre Karev e Kepner vindo ai.

Camila Barbieri disse...

Luiza, obrigada pela sugestão! Ficarei atenta para MERDER ter mais destaque no próximo texto!

Cassia disse...

ótimo episódio, tbm notei a "construção" de roteiro que vc falou, todos tiveram espaço e as coisas fluíram como há muito tempo não acontecia; minha única ressalva com a review foi o que as meninas já falaram, a abordagem sobre o "mimimi" do Derek foi rasa, sendo que essa foi uma das cenas mais importantes e de atuação excelente dos atores, até pq - pra mim- isso é tudo menos ''mimimi'', eles conversaram, finalmente. E entendo perfeitamente todos os argumentos do Derek, ele foi bem mala no início, mas pelo menos essa questão está sendo tratada com realismo e maturidade, enfim, foi um o ponto mais alto do episódio na minha opinião.

Janaina disse...

Pois é, não precisou de nenhum grande evento pra ser um ótimo episódio. A Kepner está mais suportável e a interação ente os 5 tá mais orgânica. Tive a impressão que toda essa história de 'não trabalhar mais juntos' da Meredith e o Derek foi feita pra preparar terreno para uma possível saída do Dempsey no final da temporada.

Fernando Miaise disse...

Nossa Grey's se superando nessa temporada, só episódios crocantes. Confesso que fiquei viciado na musica que toca no final do episodio quando mostra cada um dos residentes, e o final de cada cirurgia, e tem uma pessoa apagando o quadro da divisão das OR. Não paro de ouvir lost and found. Podem falar o que quiser, mas Derek é um fdp, esse mimimi dele mt mala, serio Meredith devia terminar com ele e seguir a vida ahhuauau. Eu sendo drastico. Mas nao entendi bem, eles nao vao trabalhar mais juntos, mas Mer vai mudar de especialização ou vao introduzir um novo neurocirurgião? Cenas do proximo episodio

Laysdf88 disse...

Gostei mtoo...
Mas sentir falta da little Grey =/