sábado, 15 de outubro de 2011

Community 3x04: Remedial Chaos Theory


Ainda que eu jogasse o dado e criasse seis diferentes realidades, esse episódio de Community seria excelente em todas elas.

Nas minhas linhas do tempo paralelas, a única constante é o fato de que o episódio de Community foi uma das coisas mais brilhantes da TV nos últimos tempos. É algo imutável. Não importa o que aconteça, não há trolls, não há tortas, não há armas ou cigarrinhos de maconha capazes de destruir essa grande verdade.

Depois de ficar infeliz com o episódio da semana passada, confesso que ainda estou em meio ao meu orgasmo cerebral. Sou fã de roteiros que propõem esse tipo de maluquice e acho que Community fez o que Community sabe fazer. Misturando referências e criando algo que parece simples, mas na verdade é bastante complexo.

A coisa já teria caminhado bem só com essa noite de aventuras no novo apartamento de (evil) Troy e (evil) Abed, mas poder observar tudo por sete diferentes perspectivas foi algo fora do normal. Sem dúvida, Community se firma como a comédia mais nerd no ar, com tantos detalhes num episódio, que precisamos praticamente de alguém de desmistifique o que deixamos passar.

Dessa vez, chamaram minha atenção para esse Tumblr. Na postagem em inglês, o autor do blog tenta explicar qual era a verdadeira timeline, através de fatos ocorridos no episódio anterior (3x03), que não por acaso, é o mesmo número do apartamento de Troy e Abed. Para ele, a realidade “real” seria a de Abed e não a de Jeff, como pode parecer no final e a linha temporal dos episódios estaria alterada, fazendo com esse episódio fosse o da semana anterior e vice-versa. É incrível notar que inúmeros fatos citados corroboram essa versão, como Abed entregando uma moedinha para Pierce, Shirley ciente de que Britta fuma maconha e a revelação de que Pierce já realizou uma fantasia sexual de avião com a atriz Eartha Kitt, algo que ele afirma (no 3x03) ter revelado apenas para seus colegas de grupo de estudo.

Esse tipo de debate só me faz ser ainda mais fã de Community, porque prova que essa é uma série pensada estrategicamente para seu público alvo. O mais impressionante é que, por trás de todo esse trabalho minucioso de texto e produção, existem muitos elementos ridículos que nos fazem rir como se não houvesse amanhã.

Acho que minha realidade favorita é a mega evil, onde o troll é o causador de todos os males. Jeff perde um braço, Shirley vira alcoólatra, Annie vai para um hospício, Pierce morre, Abed perde a laringe e Britta (OMG) faz uma mecha azul no cabelo. Não fosse por essa realidade, Evil Abed jamais teria voltado no tempo para segurar o dado e desmascarar o plano de Jeff, nesse episódio onde cada elemento foi importante e que beirou a perfeição.

PS*A dança da pizza de Britta já é uma das coisas mais ridiculas que vi na vida.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Lucas R. do Paraizo disse...

Um dos melhores episódios da série. Genial demais!

E sobre a teoria da timeline verdadeira, o próprio Dan Harmon já esclareceu tudo no tumblr dele http://danharmon.tumblr.com/post/11469117959/fine-were-geniuses-but-not-evil-geniuses

Gabriel disse...

Esse episódio foi realmente GENIAL. Sobre a teoria de que a realidade do Jeff não é a real, o criador da série já negou isso em um post no Tumblr, afirmando que o que aconteceu foi que inicialmente esse episódio seria o 3x03, mas como esse episódio tomou mais tempo para ser finalizado, eles exibiram o Competitve Ecology antes http://danharmon.tumblr.com/post/11469117959/fine-were-geniuses-but-not-evil-geniuses. Mas isso não desmerece o quão genial foi esse episódio!

Fernando Miaise disse...

Passei mal com a dança da pizza de tao constrangedor. Foi tão bom esse episodio, adorei o final com o evil aber e evil troy com seus bigodes, desculpe, cavanhaques. Rachei com o q tinha acontecido, shirley alcoolatraa uhahuahahuuhahu

Tiago Coelho disse...

É pena que Community seja demasiado inteligente para o pessoal dos Emmy.
Fantástico episódio.

Andre disse...

O dialogo entre a Annie e a Britta meio que comprova que esse é o 3x03

robsoncardin disse...

A emissora ferrando com a ordem das série de novo. Em alguma realidade as séries são mais bem respeitadas.

Gabriel Rocha disse...

Pelo que o Dan Harmon escreveu, a troca da ordem dos eopisódios não foi culpa da NBC, é que o Competitve Ecology já estava pronto e o Remedial Chaos Theory não seria finalizado a tempo.

Gabriel Rocha disse...

na verdade a realidade do Jeff É a real

luisdpaula disse...

Aquele acidente em sequencia me lembrou premonição.

Isabela Cabral disse...

"A dança da pizza de Britta já é uma das coisas mais ridiculas que vi na vida." - Idem. Eu voltei e vi aquilo várias vezes e em nenhuma eu senti menos vergonha alheia do que na anterior.

Puta episódio genial mesmo! Aliás, ficou mais ainda com a revelação desse tal Tumblr que você citou.E a forma como as coisas mudam de acordo com a presença (ou ausência) de cada um deles? Sensacional, adoro, adoro. =D

Mariana Bisonti disse...

Pois é, velhos da academia..Dá pra ignorar um episódio desses? Porque foda-se se o resto da temporada for ruim, eles só assistem o episódio que mandam, mesmo.. E porraaan, esse episódio foi sensacional.!

Antunes_ disse...

Percebeu que no final do episódio,eles focaram na realidade do Abed.Minha teoria e que eles vão voltar com essa historia nos próximos episódios(por que foi a mais cool de todas),no qual a Britta só fez um mecha azul.
Community definitivamente é a melhor serie atual.PS:E eles ainda falaram que não tinham mais ideias para essa temporada,rs.

Mariana Bisonti disse...

A Gillian Jacobs que inventou de colocar essa coreografia magnífica no roteiro. Palmas.!

Leco disse...

Roooxane! Sensacional!

Ponzi_brandao disse...

não é o Troy q perde a laringe?

Andreza Stefani disse...

aquela é a realidade do troy que tem o incendio

Antunes_ disse...

É mesmo,acabei de rever o episódio é tudo fez mais sentido.

Jesimiel Antonio disse...

Um dos melhores episódios da série. Comecei minha maratona semana passada, espero que consiga terminar antes de 2 de janeiro.