segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Awkward: Season 1


Estranho é não gostar de Awkward.

Ao longo das últimas semanas, fui vítima de um grupo de indivíduos que se organizou, protestou e me ameaçou de morte, caso eu não assistisse pelo menos ao Piloto de Awkward, série que estreou durante a Summer Season na MTV e que logo garantiu sua segunda temporada.

Na época, resolvi evitar contato. Estava um tanto traumatizada pela queda na qualidade em The Hard Times Of RJ Berger e prometi a mim mesma proteção contra material dramático produzido pela MTV.

Foi nessa que me dei mal, pelo menos, até agora. E eu nem sabia disso. Quando resolvi ceder à pressão da massa de fãs dessa série, descobri que ela foi feita exatamente para mim. Impossível descobrir o que se está perdendo até que se dê uma chance para Awkward.

É uma série simples, feita para público jovem/adolescente e para fãs desse mundinho maravilhoso da High School americana, cheia de clichês, estereótipos e um verdadeiro celeiro de situações cômicas.

Assim, conhecemos Jenna (Ashley Rickards), uma garota comum, mas tão comum, que ninguém notaria sua presença num ambiente. Lógico que ela é apaixonada por Matty (Beau Mirchoff), um dos bonitões da escola que tem vergonha de assumir que gosta de alguém com índice negativo de popularidade. Os dois ficam às escondidas no final das férias de verão, até que Jenna recebe uma carta anônima cruel, que a alerta sobre sua falta de atitude e de destaque no mundo, o que culmina num gigantesco mal-entendido, em que todos pensam que Jenna tentou suicídio.

Lógico que esse drama nunca aconteceu, mas Jenna deixa de ser invisível para ser apontada por todos na escola e é a partir daí que ela resolve mudar algumas coisinhas em sua vida social, seguindo os conselhos da carta. Com essa proposta simples, Awkward segue em frente e nos entrega doze episódios ótimos. Da Premiere à Finale, não existe sequer um tropeço. Eu sei, parece conversa de vendedor que vai de porta em porta, mas acreditem, estou sendo completamente honesta.

O grande barato de Awkward é que, além da história leve, bem humorada e bacana de acompanhar, os criadores da série conseguiram criar um grupo de personagens absurdamente carismáticos. A protagonista é excelente e todos os demais conquistas um espaço no seu coração, inclusive, as vilãs megaevil fantasiadas de cheerleaders.

Sou fã incondicional de Sadie (Molly Tarlov) a cheerleader gorda e cruel, que ataca todas as pessoas antes que elas possam pensar em revidar, enquanto sofre por não conseguir deixar de comer toneladas de biscoitos. Digam o que quiserem, mas Sadie faz diferença na série e é a grande responsável por um dos momentos mais épicos, que é do coco na hidromassagem.

As amigas de Jenna, especialmente Tamara (Jillian Rose Reed), oferecem um bom contraponto e acrescentam muito às doses de loucura colegial. Os pais de Jenna, então, nem se fala. A mãe, Lacey (Nikki Deloach) é, obviamente, o contrário de Jenna, super perua e ligada em peitões turbinados. O pai aparece bem menos (infelizmente, meninas e meninos!), mas ajuda a montar um cenário familiar incomum, já que Jenna é lembrada a cada momento que nasceu quando seus pais tinham apenas 17 anos.

Na escola, as situações ridículas ficam por conta da conselheira escolar, Valerie (Desi Lydic) que tem os diálogos mais bizarros com Jenna e com todos os estudantes. Porém, o grande destaque de Awkward está mesmo no triângulo amoroso entre Jenna, Matty e seu melhor amigo, Jake (Brett Davern).

Os dois meninos são fofos e o estranho é que você fica tonto ao tentar torcer por qualquer um deles. Eu, pelo menos, achei que era Team Jake, mas como resistir a Matty e suas fungadas no sovaco? Fui seduzida!

Honestamente, acho impossível escolher, porque Jenna funciona muito bem com ambos. De um lado temos Matty e suas inseguranças. Do outro, temos Jake e seu jeito amigo e brincalhão. E os dois gostam mesmo dela. Melhor mudar de assunto, porque realmente não consigo decidir.

O único problema que eu vejo na série – e desculpem, acho necessário apontar esse GRAVE furo – é que a temporada é curta demais e os episódios duram apenas 20 minutos. É muito, muito pouco. Eu seria capaz de ficar horas devorando as situações que Awkward propõem em tela, porque essa é uma série feita para divertir, acima de tudo, e cumpre seu papel como poucas coisas no ar hoje em dia.

É como eu disse lá no inicio. Dentre todas as coisas estranhas que a série propõe, a mais estranha delas é assistir e não gostar.



PS – Obrigada a todos que me recomendaram a série em todos os comentários aqui do blog, pelo twitter e pelo Facebook. Fico devendo essa!

Comentários
19 Comentários

19 comentários:

Breno Alexandre disse...

Aeeeee tava só esperando a review sair \o/ Também me arrependo de ter negligenciado Awkward no começo e concordo com tudo o que você disse, uma série leve, divertida, personagens carismáticos ( principalmente a protagonista ) e ainda aquele mistériozinho de quem escreveu aquela carta, eu achei bacana essa sacada. E realmente, temporada com só doze episódios é uma puta falta de sacanagem. Vou xingar muito no twitter.

Andreza Stefani disse...

Awkward é muito bom eu dei uma chace para ela semana passada por causa das reviews do apaixonados por series e seriemaniacos. não tem como não amar todos os personagens porq são todos otimos e mandam muito bem nas atuações coisa rara na MTV nossa como voc disse o unico problema é que são só 12 episodios de 20 min é muito pouco...
Ps.: De uma chance a Shameless

Jefferson. disse...

Assisti o piloto e até que gostei, mas fiquei com preguiça de acompanhar.
Quem sabe agora no final do ano com os hiatos natalinos

Breno Alexandre disse...

Loool vc ve rapidinho, o que são 20 minutinhos no seu dia :] E é muito bom, confie xD

aline disse...

série muito boa mal posso esperar a 2 temporada

Alex Palombo disse...

Camis, ce fez maratona de awkward em 1 tarde??

Bia Séries.Net disse...

Bem que eu falei que quando começasse a ver iria ver tudo! hahaha
Facilita porque os episodios são pequenos, eu comecei a ver estava acho que no 4º eps e pirei, devorando todos de uma vez, e depois fui acompanhando e fiquei muito chateada qdo acabou! Raiva de esperar a 2ª temporada.

Tem uma unica coisa que me irrita, ou me faz rir as vzs, não sei, são os "pis" nos palavrões! hahaha

Camila Barbieri disse...

Exato!

Isabel disse...

Realmente fica difícil escolher entre Jake e Matty, enquanto um é aquele amigo que combina em tudo com ela o outro é o que faz o coração ficar descompassado. Mas confesso que sou team Jake, ele é sincero, é honesto, combina tanto com ela, pena que não tem como mandar nos sentimentos e raramente quem merece é aquele que ganha. Gosto da Sadie, mas em questão de elenco de apoio minha preferida é a Tamara, ela e sua obsessão pelo sem vergonha Rick Schwartz.

ditta_cuja disse...

uhulll, finalmente vc cedeu hein camis.

Comecei a acompanhar awkward com nenhum compromisso. Só que impossível vc ficar só no piloto.

Concordo com tudo oq vc disse sobre a série Camis.
Principalmente pela simpatia dos personagens.
Minha preferida é sem dúvida a Tamara com seu jeito hilário.

O ruim é aguentar até ano que vem.

Lucía disse...

Assisti em duas noites!! Reamente me pegou de surpesa!! Excelente!!

Lucasm_melo disse...

Awkward foi muito bom mesmo, será que a segunda temporada só vai vir mais pro meio do ano ou no começo de 2012? Alguém sabe?

Van_delcaro disse...

Será que tem alguem que não gosta?TODO mundo fala bem dessa serie,to quase começando a ir atras do download

Victor disse...

weeeeee até que enfim!!! eu disse pra tu assistir!! a série é simplismente maravilhosa!!!! :)))

Mariana Bisonti disse...

Realmente é muito pouco..eu assisti tudo em 2 dias, mas se pegasse no final de semana assitia tudo direto sem sentir..É realmente uma delícia de série.!

E olha..nem conhecia, não tinha lido muita coisa sobre, mas não dava nada..Sambaram na minha cara..

Mariana Bisonti disse...

Ps.: Tem um BOOM na abertura.!

Tamires disse...

Comecei a assistir ontem e já quase terminei tudo, dedicação total. Descobri a série pelo seu review e estou tão viciada quanto quando comecei a assistir Glee. Se a próxima temporada for tão boa quanto esta, estaremos muito bem serviços!

MW disse...

Vi a primeira temporada inteira ontem.Simplesmente viciei

Jesimiel Antonio disse...

Terminei a primeira temporada agora, levei 2 dias e já vou começar a próxima. Gostei bastante, mas escutei spoilers da próxima temporada e acho que ela não vai ser tão boa quanto essa.