segunda-feira, 12 de setembro de 2011

True Blood 4x12 (Season Finale): And When I Die


O final de temporada mais esperado de todos os tempos... Pelos motivos errados.

Quando uma série consegue me decepcionar a níveis extremos eu costumo parabenizar aqueles que foram mais felizes do que eu, ganhando diversão onde outros só enxergam sofrimento. Chegou a vez de True Blood, que fez sua temporada mais pobre, superando todos os problemas que existem na Season três.

Por isso, se você está entre o público feliz e contente, eu te congratulo. Para variar estou do outro lado do cordão, esperando que alguma dessas raras pessoas seja capaz de me indicar, com argumentos racionais (que não incluem a nudez do Eric, a ordem : para de ver se você não gosta, ou o clássico: se sabe fazer melhor vai lá e mostra) os reais motivos de tanta satisfação. Juro que desejo ardentemente entender o que existe de positivo numa temporada tão ruim que sequer tem direito à defesa.

Lógico que eu tenho um monte de problemas com esse episódio, porém, acho que a temporada como um todo é sofrível. A Season Finale é apenas o último suspiro. Nada conectado com nada, personagens sem nenhuma função e roteiro de dar vergonha, com multíplos cliffhangers avulsos.

Estou muito chocada com esse trabalho porco assinado por Allan Ball. Eu sou tão fã do cara que só comecei True Blood por causa dele. Adoro as duas primeiras temporadas, mas nunca direi o mesmo das seguintes. Começo a questionar seriamente o padrão de qualidade HBO, por fim e esse texto é praticamente um desabafo.

Não ficarei aqui apenas reclamando sem explicar o porquê. Vou começar citando dois personagens que não tiveram qualquer utilidade nos 12 episódios. A primeira é Tara, que sequer teve um arco desenvolvido que justificasse o salário da atriz. Sério. Ela poderia ser apagada de todos os episódios e não mudaria nada. Simplesmente nada.

O pior é que nem consigo festejar direito sua morte, sob a certeza de que, na Season Premiere do 5º ano, algum vampiro vai aparecer para salvá-la. É tão óbvio que irrita. Não acredito que apresentaram um cliffhanger ridículo desses, achando que os telespectadores temeriam pelo fim da personagem.

Sejamos honestos aqui. Ninguém liga para a Tara. Mataram? Ótimo. Tomara que nunca mais volte. O que, aliás, se tornou impossível, depois daquele plot das almas perdidas no cemitério.

Outro inútil foi Alcide, que só tirou a camisa e quebrou o pescoço de nosso careca-cabeludo Marcus. Depois, ganhou a função de apresentar a única possibilidade realmente interessante para a 5ª temporada, segurando as correntes que antes prendiam Rei Russel debaixo do concreto. Em defesa dele, digo pelo menos que foi mais do que Tara conseguiu. Pasmem. Até a mãe do Hoytt teve mais trama que eles nessa temporada.

Sam foi outro que ficou quase que no ostracismo completo, arrumando uma briga com os lobisomens na prorrogação. Bill, que é um dos protagonistas, serviu apenas de enfeite e para que pudessem dizer que “a pegada política” continua a toda em True Blood, numa metáfora sensacional da nossa sociedade. Então tá.

Outros dois protagonistas, Eric e Sookie, só treparam o tempo todo. True Blood fez tantas cenas de sexo com eles que eu enjoei. Tudo isso para distrair as pessoas da falta de conteúdo e de rumo. É uma saída muito preguiçosa essa de manter o público vidrado em atores peladinhos em ação no soft porn. Eu até acho legal e completamente cabível na proposta da série, mas sem forçar na dose. O que eu vi foi um monte de cenas de sacanagem gratuita e descabida, algo que digo com muito pesar.

O pior de tudo é que há material para explorar. Sookie mal descobriu que é uma (sa) fada e poderiam ter criado mil desdobramentos disso. Eric até que teve seus momentos como desmemoriado e depois, em sua nova personalidade que é um mix do vampiro cruel com o cara bacana movido pelo amor.

A única cena que me agradou nesse final foi entre Lafayette e menino Jesus fantasma. Foi o único personagem que me comoveu em sua morte e que, mesmo sendo coadjuvante de tudo, teve um dos maiores plots da temporada. Só achei muito absurdo o fato de que Jesus tem um demônio poderoso dentro dele, mas nem pensou em usar isso para salvar Lafayette e a si mesmo. Preferiu morrer, então?

Comecei muito interessada nas bruxas, mas acabei achando tudo uma grande patacoada. Primeiro porque estávamos lidando com médiuns e não feiticeiros, depois porque qualquer um pode fazer “magia” com um saco de sal cisne e um chumaço de cabelo. Parece que basta fazer um circulo de sal e ficar invocando os espíritos de parentes mortos que tudo se resolve.

Fiquei boquiaberta ao perceber que todos os grandes problemas propostos na temporada poderiam ter sido resolvidos facilmente pela avó da Sookie. A velha merece minha admiração, porque acabou com a festa de Marnie enfiando dois dedinhos na goela do Lafayette. Em vez de exorcismo, bulimia te livra dos maus espíritos.

Falando neles, nada foi tão sem propósito quanto a aparição de René (que não entra na lista de entes queridos invocados na magia por motivos mais do que claros), jurando que Terri é pior escolha para marido que um serial killer. E isso depois de estragarem a maravilhosa ideia da boneca megaevil e a possibilidade de Renezinho ser filho do Capiroto.

O que dizer de Andy Bellefleur? Só sei que esse maldito sobreviveu a mais um ano, nos alegrando com a história do vício em V, que acabou num estalar de dedos e numa caminhada pelo mato. Não faz sentido, assim como a aparição do reverendo Newlin à porta de Jason.

Continuo achando bacana a ideia de Jessica com ele, mas não acho que a ideia tenha decolado com vontade até aqui. Espero que desenvolvam com mais afinco e que não façam o mesmo que fizeram com certo clã desaparecido.

Lembram das Panteras mendigas? Pois é, pois é, pois é. Onde elas foram parar? Não é como se alguém achasse aquilo legal, mas é muito absurdo sumir com toda uma trama sem qualquer explicação plausível.

Jason foi estuprado. E daí? Jason vai virar pantera. Não virou. O que vamos fazer com as panteras? Ah, faz de conta que nunca aconteceu, nosso público é burro e nem vai notar. Eu realmente imagino esse diálogo entre os roteiristas, porque só pode ter sido assim.

É exatamente essa linha de raciocínio, se é que podemos chamar assim, que regeu a pior temporada de True Blood, a série que tinha tudo para ser uma das melhores coisas da temporada de verão, mas faz questão de jogar todo seu potencial na lata de lixo.

Mais uma vez, agradeço pela companhia, pelas críticas muito elegantes à minha pessoa e por tudo o mais. Sem tudo isso não haveria motivos para que o blog existisse e nesse momento, nem para que eu visse True Blood. Até o ano que vem, com fé de que pior do que isso, não fica.

PS* Querida HBO, se você estiver lendo isso, mande um recado meu para Allan Ball:

MATE ANDY BELLEFLEUR!

Grata.
Comentários
32 Comentários

32 comentários:

Sophia Cardoso Donato disse...

Um erro absurdo mesmo: Andy ter sobrevivido.

Que história mais vai dar pra ele? Que eu saiba essa historia do V foi broxante, todo mundo acha. Ele tem que morrerrrrrrrrrrrrrrrrr 

Fabiano disse...

clap, clap, clap, clap! Palmas para vc Camis! Só tenho pena de vc, pois ainda vai assistir a mais um temporada desse lixo, dessa bagunça, dessa palhaçada que se tornou True Blood. Eu parei no 4X03. Chega! Tem coisa muito melhor por aí! 

Ricardo disse...

Eu fico tão triste em ver que TB tá desse jeito. Como você disse, a série tinha potencial pra ser uma das melhores coisas da Summer Season, mas agora só serve pra que TVD sambe mais ainda, mostrando como se faz uma série ousada e imprevisível com o tema vampiros.
Espero de verdade que na próxima temporada as tramas sejam mais trabalhadas e as muitas possibilidades abertas com a volta do Newlin e a fuga do Russel sirvam pra alguma coisa. A propósito, acho que a Pam infelizmente vai morrer na próxima temporada, porque mesmo usando aquela vacina que mantém ela bem por fora, o feitiço vai continuar destruindo ela por dentro, pelo que eu entendi =T

P.S: E que Lafa e Sookie parem de ser burros e aprendam a controlar os poderes que tem
P.S²: E que nenhum vampiro seja masoquista o suficiente pra querer ver a Tara viva mesmo que, não sei como, eu tenha sentido uma ponta de pena dela.
P.S³: E que Godric ouça minha prece e traga o Alan Ball de Six Feet Under de volta.

junior disse...

TB forçou a barra e fez muito feio. Ridículo os cliffhangers da finale. Mas apesar de td continuo assistindo.

Cristina disse...

Enfim alguém apontou os erros de forma conficente, True Blood atrai a galera só com isso. parei de ver na 2ª (Tara e mister eggs me mataram!), leio as reviews e só vejo os primeiros episódios de cada temporada para ver se melhou e sempre quebro a cara!

O Engraçado é o Jason não virou pantera como no livro e era excencial mais para frente esse arco delas, se um dia a série for renovada mais para frente quero ver como Alan vai fazer, assim como as fadas. O casal Jessica e Jason pode agradar muito gente mas ele sempre não desprezava os vampiros e agora namora um??? Carinha mais voluvel.

João Paulo C F Longo disse...

Temporada tão medíocre que quando vi aquele buraco no chão fiquei emocionado com a volta do Rei Ronaldo Ésper. E a Sookie matando aquela coadjuvante inútil? E a Tara nos dando esperanças que vai morrer de uma vez por todas? Delícia :) Até mesmo o líder da igreja fundada por Carlton Banks voltou pra ajudar nosso Rei.

Nesse episódio a vó da Sookie me convenceu mais que o resto do elenco inteiro na temporada inteira. Fiona Shaw deu show também nesse final, justiça seja feita. Enquanto isso os protagonistas definham nos plots mais tocos da TV. Oremos pra que Allan Ball volte a vida na próxima temporada. Tenho a sensação que um médium está psicografando o roteiro de True Blood numa letra tão feia que estão adaptando o roteiro.

Van_delcaro disse...

Não vi o episodio,to baixando agora,mas também quero fazer uma analise da serie.

Amei as duas primeiras temporadas,gostava de TB como pre-teens gostam de Crepusculo,mas ai veio a terceira temporada,aquela coisa sem nexo,cheia de bizarrices e personagens inuteis,só ficou bom depois que o Talbot morreu,pq Rei Russel foi o melhor da temporada,melhor vilão da temporada que eu acretido ser a pior,pior que a quarta.

Ai veio a quarta,no começo tinha esperanças.Até gostei da season premier,ja comecei ignorando personagens inuteis como Tara e Sam (antes gostava tanto deles)gostei do Eric desmemoriado,aquele engraçado,não o apaixonado,curti o Bill versão Rei e achei que a Sookie ia tomar jeito na vida,tentar entenderos seus poderes de fada e talz,mas ai o que aconteceu?Só enrolação.!também não gostei do excesso de sexo e Eric e Sookie,aquilo tava chaaaato ,os PRINCIPAIS das serie não tinham historia pra contar!Como assiiiiim, Allan Ball???? Tive esperança com a historia das bruxas,mas você resume bem os meus sentimentos em relação a elas.Faltou Biill que podia ter virado um BADASS,mas no final foi apenas o chato que amo a safada da sookie.


Como sou brasileira e não desisto ainda tenho fé que na proxima temporada TB melhore

p.s: curti muito a season premier de SOA,mas também podiam matar a Tara que vive lá

Lulis disse...

Eu vou contra a maré e digo que até gostei! O momento Laffa Jesus foi triste, eu que achava Rézuz inútil fiquei morrendo de dó e me apeguei... Gostei da Sookie (que deixou de ser donzela em perigo e MATOU mesmo a vadia da Debbie, e não foi por legitima defesa), ignorei a parte do Eric e Bill e seus roupões combinando (que foi aquilo, DEUS). Pam ótima, morte da Tara (se foi morte mesmo e se não ressuscitarem ela) foi corajosa, caso contrário MORRAM roteiristas. Eu gosto da Arlene e do Terry e quero ver o que vai acontecer. René, bem, que eu saiba ele não é querido mas a Holly já tinha dito que nesse dia das Bruxas os mortos ficam meio "soltinhos", né não? Não achei tão fora de lógica assim. 
Cliffhangers desconexos? Claro, e finais de temporada geralmente não são assim? Se encerrou o arco da Marnie, depois disso começou o que será desenvolvido na próxima temporada, e a intenção é jogar o suspense e deixar nego morrendo pra ver a próxima temporada. O que achei meio coxinha é esse reaproveitamento sem vergonha de personagens antigos, sinais de que os roteiristas estão numa maré de baixa criatividade pra criar coisa nova (e boa). Mas amava o Newlin e o Russel, então são bem vindos. O que teve de pior nessa temporada mesmo foi a enrolação sem fim, muito tempo perdido pra coisas chatas tipo o Andy. Tô vendo muita opinião diferente sobre esse finale, eu sou do grupo que esperava o pior, gostou e quer ver a próxima temporada. 

Lulis disse...

e panteras foi um lixo claro, mas acho que infelizmente jason vai virar pantera na próxima temporada. mas é só chute. 

ditta_cuja disse...

Olha...a única coisa que gostei dessa season finale foi a morte das chatonildas.



Eu estava até confiante no início da temporada.

Gostei de como as coisas estavam andando, mesmo com suas falhas.

Mas acho que não consegui engolir mesmo a ultra descaracterização da
Marnie (Tia Petúnia exemplar!!!), e o isuportável triangulo amoroso
Sookie-Bill-Eric.

Agora que a sookie saiu da parada, os dois viraram amantes, não se
desgrudam de maneira alguma, cheio de respeito e delicadezas... me
poupem.

Mas eu realmente acho q a tara morreu do vero. Será que o sangue de
vampiro é tão poderoso a ponto de reconstruir metade de um cérebro???



Mas Camis, por mim, se os roteiristas acharem que eu sou burra o
suficiente a ponto de não reparar que as panteras sumiram, eu encarno o
papel só para não ter que revê-las de novo.





Olha, penso que essa finale só serviu para tentar consertar alguns erros
e buscar a recuperação na proxima temporada.
Foi um bom limpa: Tommy, Lobão carecão, Jesus, Tara, Loba viciada. Agora só falta matar o
Andy, o Sam e por mim mata tbm o Alcide, pois apesar de gostosão não
contribui em nada....



Até ano que vem!

Bruno Marinho Santos disse...

Bom eu até queria rir, mas eu acredito que o assunto aqui é realmente sério! Tudo isso foi mto tenso...essa 4ª temporada foi simplesmente uma decepção. sabe o que é vc tentar gostar de um seriado e tentar relever os absurdos? Foi isso que tentei fazer, mas no final das contas a unica coisa que amenizava meu desespero era ver a Jessika e a Pam. Sinceramente....se a temporada tivesse terminado aqui eu até que estaria feliz, pq eu prefiro isso a ter que aguentar mais uma temporada de enrolações com o Andy Bellefleur vivo.
Camis...gostaria de lhe agradecer por suas review e por ter me encinado a dar um olhar mais crítico aos seriados de forma geral. Antes eu simplesmente achava tudo perfeito, agora eu ja sei dizer o que eu n gostei e sei apontar os defeitos tbm! Mas enfim....voltando!
Eu n odeio a tara tanto assim, contudo n discordo de que ela é uma completa inútil na serie, tanto nessa temporada quanto nas outras! Mas eu simpatiso com a pessoa dela, rsrsr BOOM!
Por fim....Personagens que deveriam morrer...
Andy
Tara
Mãe do Hoyt
Alcide
Sam
Arlene
Terry
Todas as Panteras
Todas as Bruxas
e outros mais q n me recordo!

Na verdade o titio Alan deveria fazer igual ao titio Ryan em Glee...substituir todos os personagens da série pra ver se dá um novo gás, se inspira a fazer episodios que prestem...ou algo parecido!

Sei que falei 99,99% de besteiras aqui só espero n ter te irritado mais ainda do que essa final deve ter feito!rs

Um grande abraço e até o proximo ano, isso é, se eu continuar assistindo, pq depois dessa finale....eu to mto revoltado com TrueBlood!
Bjos

Rafa P. disse...

Não poderia concordar mais. No começo da temporada até não concordava com você, porque eu tinha esperança e procurava ver o lado bom disso tudo... mas infelizmente não tem. Temporada mais porca que essa não existe, vergonha é o que eu sinto agora...

Matheus disse...

do season finale da terceira temporada, até esse season finale, nada mudou!
a tara podia ter morrido de outra forma, e assim debbie ficaria viva e iria fuder com a vida do alcide até ele clamar por perdão!
a sookie podia ter ficado na fadolândia, ela não fez diferença nenhuma nessa temporada!
morri de dó da pam, e concordo com ela! COMO A SOOKIE CONSEGUIU TIRAR O ERIC DELA ? puta que pariu, eric caiu no meu conceito.
bruxas não fez diferença alguma nessa temporada.
adorei que as panteras sumiram do nada, ESPERO, que descubram que o vilarejo tenha pegado fogo e todas as panteras morreram!
PERGUNTA MOR: as promos que sairam desse season finale, tavam falando que sangue ia ser derramado, que a população em bon temps ia diminuir, e diminuir muito...mas morreram o que ? 10 pessoas ? NA TEMPORADA TODA ? e sangue, só dos três caras sendo decepados e a nan sendo morta pelo bill, porque néé!
até que eu gostei do newlin voltando, espero que ele se junte com o russel e eles matem geral!

Ataide Neto disse...

Camis, casa comigo?? xD

Marco Aurelio disse...

Camis, casa comigo?? xD [2]

Leandro disse...

Podia dar a louca na Pam, com ciúmes do Eric e da Sookie, e ela matar todo o elenco, só sobrando a Jéssica e o Jason. Aí sim a série engrenava, hahahaha

Lua disse...

acrescento ao que vc colocou: 
1-zuaram feio com o erik, personagem com mais potencial da serie, que virou um boneco de posto cujo os lemas eram copular e olhar perdido.

2- zuaram feio o casal erik/sookie, nao era pra ser assim produçao. Depois de TRES temporadas na expectativa seria justo no minimo q os personagens tivessem 1 cena bacana juntos, porem quando surgia o casalZZZZ em cena a vontade q dava era jogar agua fria pra ver se desgrudavam.

3-no mais, a season finale da 3 temporada foi infinitamente superior a essa q nao teve 1 por*** de sequencia coerente, ....pra ver como o negocio ta feio.

OBS:quanto ao jason, acredito o nucleo pantera voltará, mas neah, o sumiço da panterada [mesmo q temporário] assim como se tivessem ido de férias todo mundo visitar os bastidores de vampire diares é mei estranhim mesmo.

Lua disse...

ps: por fim zuaram com a gente, e muito. ODIEI a liçaozinha de moral com a marnie nos ultimos minutos Q Q FOI AQUILO? "blz, azucrinei por 12 funcking episódios, quis e tentei matar mais da metade dos personagens, mas agora nos 5 min. finais, assim do nada, percebo q os vampiros tem o merecem, vou ali tomar meus bons drinks, sinto muito se magoei seus sentimentos, nao era a intençao, ops, calma ae deixei cair o sentindo da temporada, foda-se deixa quieto, ta escuro nem eu nem ninguem vai achar mesmo, tchau pra vcs flw ae"

neto disse...

http://www.videobb.com/watch_video.php?v=ngdZXOq2nzu2
Camis epi online de SECRETCIRCLE mudando de assunto. Sem legenda.

Wellington Laurindo disse...

Dando uma geral na temporada como você fez dá pra perceber que muita coisa realmente foi aleatória e sem sentido.
Mas True Blood tem um mérito forte, pelo menos pra mim, e esse mérito é entreter. Uma hora passa traquilo pra mim quando estou assistindo a série, independente de tramas sem sentido e/ou roteiro fraco mesmo concordando com vários pontos que você expôs na review.Sobre Tara confesso que achei a cena da morte tensa, mas assim como em The Vampire Diaries que a Bonnie faz magia e salva todo mundo, o sangue de vampiro está aí pra isso, mas tenho lá minhas dúvidas se realmente vão ressuscitar a moça, só vou ter certeza quando ouvir que a atriz renovou contrato com a série, se alguém souber de alguma coisa me fale aí no comentários.
O drama deve ficar mesmo pra cima de Sookie e a culpa de ter matado Debbie e isso pode causar tensão entre ela e Alcide, mas Alcide de luto é uma coisa que realmente não me importa.

Luiza_portofariaa disse...

"Não sou hipócrita a ponto de falar que não houveram problemas esse ano. Tivemos e até demais. Agora, falar que a quarta temporada é a pior de todas, que todas as histórias não foram o suficiente ou até que tivemos uma season finale horrível, aí já mostra que, realmente, não sabe do que está falando."
series A serio

pois é, amiga, essa coisa de "em série" não está funcionando muito bem não!

Pablo Sena disse...

Acho que um dos maiores problemas de True Blood é dar muito foca pra personagens de importancia 0. Andy com vicio em V? Mãe do Hoyt? Irmão do Sam?
Outra coisa muito idiota da serie é colocar os personagens principais em situações de vida ou morte e todo mundo sabe que nada vai acontecer com eles. Até a Tara que é uma coadjuvante e a gente sabe que vão dar um jeito de salva-la no inicio da quinta temporada. Vai ser um BOOM na minha cara se eles matarem essa maldita. Torço com todas as minhas forças por isso.
Só fico feliz pela morte da Debbie, tava fazendo hora extra na serie já.

Laís Rios disse...

vo fala nd nao pke vc ja falou mt e as pessoas ja falaram tb nos comentarios, mas to pensando em largar viu ;x  talvez ate o ano que vem eu ja esqueci. mas ta dificil !

Robson Cardinali disse...

Como assim?! E a nudez do Eric? E os peitos caídos da Crystal pantera mendiga? A careca do Bill? Se não ta gostando para de ver! Se ta achando que é quem? Vai lá e faz melhor então!
.
.
.
Pior é saber que eu vou ver isso até que seja cancelada.

Alberto Werteimer disse...

Parabéns pela crítica. A série com mais potencial jogado fora. Sem dúvida a pior série de uma hora dos canais pagos.

Xloucox disse...

Muito boa a sua resenha, creio que de voz ao que muita gente pensa. 
Acho que depois da segunda temporada, a série se perdeu por completo.
Não consigo imaginar que consigam ter forças para um sexto ano.

Luiz Felipe Matos disse...

Bom... eu gostei da temporada. A crítica foi boa, mas há alguns argumentos sem pé nem cabeça - como  o caso das panteras.

Neilon Sousa disse...

Eu n odeio a tara tanto assim, contudo n discordo de que ela é uma completa inútil na serie, tanto nessa temporada quanto nas outras! Mas eu simpatiso com a pessoa dela, rsrsr BOOM!  [2]  kkkkk BOOM

Fabio xavier disse...

Nunca rir tanto de uma Reviews KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Concordo em varias paters,só não que NINGUÉM curt a Tara,pra mim ela é a mais fiel amiga de sookie,a unica capaz de dar a vida por ela,vai fazer falta sim,espero que ela seja salva e que ele arrebente na 5 temporada.
Laffayete foi foda,uma das melhores atuações,Andy deveria morrer a mto tempo,Alcides e o cast de lobos até agora não disserem pra que vierram,as panteras graças a Deus sumiram,era simplesmente insuportavel essas partes.Sam é mto chato,merece morrer também.....Enfim achei essa temporada MUUUUUUUUUITO superior a terceira,mas não que isso seja grande coisa,os erros ainda são muitos.

Ps:Russel é um lixo,preferia a volta de Maryanne.

Meninas em Série disse...

Concordo em grande parte com você. Começou bem e simplesmente foi ladeira abaixo.
Como conseguiram? Realmente só pensando que o público é estúpido.
Tomara que a 5ª temporada se salve.

Em tempo: achei que tinha sido a única a se indignar com o sal cisne xD

Nana Barcellos disse...

Ainda não acredito que eles preferiram matar o menino Jesus e deixaram Andy vivo, não entra na minha cabeça! Até o Tommy era mais rentável

ineshr disse...

Só tenho a dizer qeu gostei da quarta temporada porque o eric sem memória estava demais e a sookie que sabia disso tanto, que entrou na dele.

Não tem a quinta temporada? Vc dessitiu de comentar? kkkkkkk A quinta temporada foi melhorzinha, os eprsonagens tinham uma missão. E sookie deus um tcha para Beaaal e deu outro pr aeric e preferiu ficar sozinha, com o lobisome a rodeando..Esse Alcides ainda quero descobrir a que veio na série. E sobre a Tara, vc tem razão, ela ta totalmente perdida, mas na quinta temporada, como vampira inicianteela está ficando espertinha. Quem tem pulso firme e se sobressai é a sua criadora e fiel serva de Eric, a Pam. Me divirto com suas farpas, são verdadeiras, curtas e felinas. Adoro ver Pam soltando farpas em Sookie.