sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prime Suspect 1x01: Pilot


Mais uma série inglesa que ganha versão americana.

Baseada na aclamada série homônima, Prime Suspect é a nova aposta da NBC, adaptada para o publico dos Estados Unidos por Peter Berg (NBC's "Friday Night Lights") e Alexandra Cunningham ("Desperate Housewives").

Não quero despejar minha frustração sobre esse remakes todos que têm invadido a programação em Prime Suspect, mas chega uma hora em que a gente não se contém. A série é boa - apesar de o Piloto ter sido bastante lento - só que ninguém agüenta mais tanta versão, coisa que nem é exclusividade da NBC. É uma “crise” generalizada e está difícil mesmo é encontrar roteiro original hoje em dia.

Dito isso, tenho lá meus elogios para Prime Suspect. Gostei do elenco, principalmente. Há muitos atores competentes como Kirk Acevedo e Aidan Quinn e o grupo masculino de policiais encarnou com fé a função de serem machistas e corporativistas.

Imagino até que não seja fácil para uma mulher se firmar na carreira de detetive (ou em muitas outras profissões predominantemente masculinas), mas eu não consigo encarar o personagem de Maria Bello como algo que não seja um clichê.

Quero, no entanto, dizer que a detetive Jane Timoney, não é rasa e anti-social, mergulhada em trabalho e sem vida pessoal. Nesse quesito a trama manda bem. Jane tem diversas facetas como mulher (metida a durona), profissional e esposa. Ela ainda está tentando provar seu valor e acima de tudo, conquistar respeito onde só encontra desdém.

Quando digo que a ideia de Prime Suspect é banal e depois lanço elogios pode até parecer que eu esteja em contradição. Há clichês usados de forma errada e outros que se aplicam bem. Acredito que estamos na segunda categoria. A trama não é a coisa mais original do mundo, mas pode crescer e ter sucesso se continuar bem trabalhada.

O que realmente incomoda um pouco é o ritmo do episódio. No desejo de apresentar Jane e as demais figuras do Departamento de Homicídios da Polícia de Nova York os primeiros 20 minutos se arrastam um pouco, mas estou certa de que é apenas um probleminha de Series Premiere, que pede um timing diferente de episódios normais.

A série deve manter o foco no dia a dia de trabalho de Jane, suas investigações e em sua luta contra os próprios colegas de departamento, que a enxergam como uma estranha no ninho, que chegou onde está distribuindo favores sexuais. Acredito que seja um procedural um pouco mais dramático que o usual, o que deve contar a favor da série na conquista por público fiel.

No elenco também estão Aidan Quinn, como o Tenente Kevin Sweeney, Brían F. O'Byrn, como o detetive Reg Duffy, Tim Griffin é o detetive Augie Blando, Kirk Acevedo será o detetive Luisito Calderon, Damon Gupton, o detetive Evrard Velerio e Peter Gerety, como Desmond Timoney, o pai de Jane.

Cunningham será roteirista e produtora executiva ao lado de Berg, que também dirigirá os episódios. Além deles, a equipe conta ainda com Sarah Aubrey, Julie Meldal-Johnson, Paul Buccieri, Lynda La Plante e John McNamara.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Fernando disse...

Bem produzido e acho que deve agradar aos que se identificam com o gênero, mas eu vou parar por aqui mesmo. E todo ano aparece uma série parecida e eu fico me perguntando: por que diabos o mundo precisa de mais um drama de investigação criminal?

@RGoncalveSilva disse...

Acho que se for pra acompanhar série de mulher agente do fbi (ou o que quer que seja) fodona só se for Agent Stahl (RIP) de SOA!