terça-feira, 27 de setembro de 2011

Breaking Bad 4x11: Crawl Space

Breaking Bad e a arte de usar os minutos finais para fazer valer um episódio.

Atualmente ninguém se atreve a criticar Breaking Bad. Parece que tem uma lei que proíbe e que tudo na série tem ser profundamente genial. Eu mesma já cansei de elogiar a dinâmica da série, sua construção de roteiro e de personagens. O problema é que Breaking Bad não está em seu melhor ano, mas ninguém quer admitir esse fato.

Para mim, o episódio passado foi muito bom, mas longe de se tronar memorável como quase toda a 3ª temporada. Sei que quando essa temporada acabar, não vou lembrar de nada muito específico, além da excelente atuação de Aaron Paul, que merece sim, todas as glórias que lhe dedicam.

O andamento da trama, porém, está decaindo. Antigamente eu ficava vidrada nos acontecimentos e agora, há longos minutos que me deixam sonolenta e esperando que algo seja forte o suficiente para me acordar. Esse episódio foi assim. Durante os primeiros vinte minutos eu olhei para minha tela sem ânimo, porque honestamente? As longas cenas de Hank e Walter são muito banais e desnecessárias e isso arrasta todo o resto para a lama.

Não consigo dizer que esse episódio tenha sido algo maravilhoso, como aposto que muitos farão depois de um final tão forte. Acho que houve bons momentos, quando muito e não é com alegria que digo isso.

Finais chocantes (mesmo que seja uma boa técnica de enganar o público) não podem apagar os erros que vieram antes, embora a maioria das pessoas esqueça de tudo e se apegue apenas a emoção que teve quando o episódio chegou ao fim. Lógico que Bryan Cranston estava ótimo em sua loucura, ao descobrir que Skyler deu para o amante a grana que salvaria a vida da família. Ele matou a pau e provou seu valor dentro da temporada, abrindo, FINALMENTE, caminhos interessantes para os dois episódios derradeiros.

Não nego que me diverti bastante com a morte acidental de Beneke. Um personagem babaca que merecia uma morte igualmente idiota. Nisso acertaram em cheio. Mas todo o resto, Skyler principalmente, me dá vontade de acelerar o episódio.

Começo a acreditar que gastaram com Gus mais tempo do que o necessário. Aliás, sinto que estão enrolando geral mesmo. O ritmo da série que sempre foi lento, está arrastado ao extremo, perto de um limite perigoso, que está sendo ultrapassado algumas vezes, deixando tudo muito chato.

Não tenho medo de dizer que Breaking Bad está em sua temporada mais fraca. Quando comparo o material apresentado hoje com o que vimos nos três anos anteriores, sinto vontade de chorar. Quero aquela série foda de volta. Agora.
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Douglas Martins disse...

Ô Loko bixo!! hehe Como gostos pessoais são delicados. Discordo inteiramente, integralmente! 

Respeito a opinião, sigo seu blog.. o serie maniacos e o seriadores anonimos.. não há necessidade de brigas!

Apenas digo que esta lentidão ou como vc mencionou, trama arrastada e enrolação de linguiça.. na minha opinião só me faz ficar mais e mais tenso e preso à trama e seus maravilhosos personagens!!

Não vejo que arrastaram a trama do Gus, vejo ali um desenvolvimento de personagem simplismente magnífico. Todas as cenas, pra mim, serviram pra avançar a trama.. TODAS! Inclusive as do Walter com o Hank, Skyler e Beneke. Todas importantíssimas para se chegar ao final esmagadoramente dramático e forte.

Se elas não existissem ou mesmo, fossem encurtadas para correr com a trama, certamente o final não funcionaria do jeito q funcionou!

Discordo completamente do seu texto, mas respeito! =)

Abraço 

Bia Séries.Net disse...

Oi Camis!

Eu concordo com o Douglas! Eu acho que Breaking Bad tá seguindo seu ritimo, mesmo as cenas lentas e arrastadas tem a sua importancia na construção do episodio e dá a direção do fim, ou seja, sei lá o que vai acontecer! kkkk

Sério eu gostei bastante do episodio, ele mostra o quanto Walter se perdeu e o quanto Jesse está maduro, note como a situação se inverteu, Gus confia em Jesse e quer Walter muito longe. Aquela cena de Jesse expulsando Walter da casa dele, foi totalmente contrária, lá atraz quem estaria naquela situação seria Jesse, sendo expulso por Walter de sua casa. Eu acho que esse episodio mostra mesmo a troca de papéis: Jesse passou a ser o centrado, o estrategista e Walter o perdido, com atitudes desesperadas.

Breaking Bad continua foda, olhe melhor! =P

beijocas e obrigada pela review

BENEDITO_JR disse...

UM DOS MELHORES EPÓSDIOS DA TEMPORADA.

Convidado disse...

Você está comparando Breaking Bad com Breaking Bad. Que injustiça... (hehe)

Compare com a concorrência. Mesmo em sua pior temporada, BB ainda está a anos-luz do resto.

E mesmo que o nível continue caindo paulatinamente, ainda deve dar pra acabar a série por cima. Com folga.

Ivan disse...

Concordo plenamente. Já não aguentava ver episódios fracos,e pessoas dizendo como a série é incrivel,por criar tensão. Sem contar coisas sem lógica alguma,como os planos do Gus,que sempre dão certo, como dar uma bebida caríssima para o chefão do cartel, e acreditar que ele dividiria com todos os seus empregados

Fernando disse...

Eu também discordo de vc acho que essa 4º temporada de
breaking bad só não é melhor que a terceira.


Também discordo quando vc fala que o episodio teve varias
cenas dispensáveis. Achei foda a cena do Gus visitando o Salamanca e que puta
atuação do ator demonstrando toda a dor que ele estava sentido mesmo com movimentos limitados. O episodio mostra o quanto Hank esta perto de descobrir
sobre Gus e quanto isso deixa Walter angustiado, e como Jesse ainda não
concorda com a morte do Sr White, mesmo depois não aceitando a  sua reaproximação.


Toda trama Skyler e Beneke serviu para montar o cenário para
a última cena foda do episódio.


Eu continuo achando breaking bad foda.

Douglas Martins disse...

Não não Ivan, a divisão da bebida com os empregados foi somente sorte do Gus, nunca planejado!

Ele queria mesmo era matar o chefão.. o resto cairia junto de qq forma!

Fábio disse...

Nossa Camis. Discordo totalmente.

Não acredito que você pensa assim, principalmente do melhor episódio do ano. Não digo só pelo final, que julga técnica para enganar o público. O episódio foi excelente do início ao fim. Se você dormiu nos primeiros 20 minutos, perdeu coisas muito importantes do episódio, pois a a temporada está como um quebra cabeça, cujo muitas coisas estão se encaixando. Um pavio que queima em direção ao barril. 
Poderia alongar por muitos detalhes que você perdeu, nesse e no outro episódio, mas vai ficar um testamento. Agora dizer que gastaram tempo de mais com Gus?! OMG! 
Não é que todo mundo não tem coragem de criticar a série. Acho que vc é que tá com a pá virada. (Com todo respeito)

Convidado disse...

Discordo também!Review fraquíssimo! Cagou, gordita!

Thiago disse...

Que review sem fundamento! Quando terminei de ler, pensei: "hmm.. a camis publicou review de outra pessoa no blog?" e me espantei ao ver que tinha sido escrito por você mesmo.. Veio elogiando todos os episódios e DO NADA diz que é a temporada mais fraca, e que tudo está ficando chato? hahaha da onde? Foi um dos melhores episódios da série! E não só pelo final, nada disso.. Me surpreende o fato de você ter adorado o episódio 3x10 ('Fly' é uma de lição de Breaking Bad sobre a arte de fazer episódios de série.) e ter criticado esse.. Sinceramente? Fiquei preocupado agora.. respeito sua opinião, claro.. Não é à toa que sempre acesso seu blog, pelo fato de gostar muito dos reviews.. Mas acho que você já foi para criticar, entende? Gosto muito das cenas da Skyler, as cenas de Walt e Hank são muito tensas, e não acredito que ficaram enrolando com o Gus.. Tudo está na mais perfeita sintonia. E eu achei que tudo aconteceu até rápido demais, nada enrolado como você cita. Enfim... Discordei desse review.. ;)

Thiago disse...

E OUTRA: A ATUAÇÃO DO AARON PAUL NEM TÁ TUDO ISSO QUE VOCE TA FALANDO.. 

O_O disse...

Camila do céu, como pode uma review dessas, mulher? Tô assistindo agora, fazendo maratona e de vez em quando apareço aqui pra dar uma lida nas suas opiniões que quase sempre concordo, mas... nós assistimos ao mesmo episódio? Tem certeza que é Breaking Bad mesmo? Como assim? Eu acho que é mal de escritor de reviews isso, que independente da qualidade da série, um episódio ao menos por temporada TEM QUE SER criticado, porquê não é possível. :O


Vish.