segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Breaking Bad 4x10: Salud


Tudo o que um episódio de Breaking Bad pode ser.

Estou impressionada. Nem sei se eu deveria, mas estou. Semana passada eu achei que Breaking Bad apresentou um de seus episódios mais fracos. Cheguei a desanimar, apenas para ser surpreendida com o alto nível de “Salud”.

Foi tudo absolutamente perfeito. O clima de depressão e terror domina a série e passa para o telespectador todas as sensações vividas pelos personagens. Eu gostaria de não me repetir aqui, mas é impossível. Aaron Paul é o ator mais competente dentre um elenco brilhante.

Jesse Pinkman vem dominando a temporada como se o protagonista fosse ele. Walter está em segundo plano, inclusive no roteiro. Essa é a intenção dessa temporada, mas nada disso seria possível sem o trabalho incrível de Paul, que sabe, como poucos, transmitir emoções com o olhar e com pequenos detalhes de seus movimentos corporais.

Depois da briga com Walter, ele continua fiel a Gus e Mike, embarcando numa viagem ao México, que acaba de forma impactante. Do avião ao primeiro contato com os químicos de Don Eládio, ele está aterrorizado com as possibilidades, mas percebe que precisa mostrar confiança e dominar a situação.

Ao lado de Gus e Mike, ele comandou toda a ação do episódio, que deixou muitas incógnitas para os três últimos episódios. Toda a ousadia da vingança de Gus também o colocou em perigo, para começar. Com Mike ferido, Jesse poderia eliminar a todos e sair dessa com facilidade, mas guardo minhas duvidas. Não sei dizer, de fato, qual atitude será tomada a partir daqui e essa falta de direcionamento é o grande trunfo da série, que pode seguir para o lado que parecer mais interessante.

Para o Walter, o momento é mesmo de desespero. Ele sabe. Ele sente. As coisas não estão nada favoráveis e o grande Heisenberg se tornou completamente descartável. Gostei bastante da primeira chance que deram de colocar o relacionamento de Walter com o filho em destaque. Foi um momento sensível para ambos os personagens e esse viés familiar andava esquecido.

Já Skyler... Essa não aprende nunca. Deu satisfação saber que o dinheiro da “herança” que ela mandou para Benekee acabou usado de forma errada. Seria absolutamente irônico se ela fosse para a prisão.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Jean Prado Pereira disse...

qual o nome da musica que toca no final? la na piscina

F3rn4nd0 disse...

Salud entra pro top 5 dos ep. de BB.

Francisco disse...

http://www.youtube.com/watch?v=uqWQazrKug4