domingo, 14 de agosto de 2011

Sirens: Season 1


A glamurosa vida dentro da ambulância.

Brincadeiras à parte, Sirens, série do Channel 4, é exatamente isso. Um retrato tragicômico da rotina profissional dos paramédicos britânicos, cheio de nuances. É mais uma dessas séries curtas (apenas seis episódios) que dão conta do recado em curto espaço de tempo e te viciam antes que você perceba. Sirens é a clássica série britânica que mistura drama e comédia e te deixa com vontade mais quando acaba.

Comecei essa primeira temporada por acaso. Não pretendia acrescentar mais nada à watchlist, mas diante de tantos elogios e comentários positivos resolvi conferir e não me arrependi. Sirens é muito divertida, sem deixar de emocionar pelas sutilezas nas vidas dos personagens.

Logo de cara você começa a gostar de Stuart (Rhys Thomas), Ashley (Richard Madden) e Rachid (Kayvan Novak). E isso porque você cai de pára-quedas dentro da rotina de trabalho deles. Impressionante como, mesmo sem saber quem é quem, você se importa com o que está acontecendo. Bastam alguns minutos para se apegar à Sirens e ficar esperando loucamente pelo próximo episódio.

Stuart é o líder do grupo. Ele gosta de se mostrar muito prático e frio nas situações, mas está apenas escondendo seus traumas e seus sentimentos verdadeiros. Stuart é responsável pelas citações mais geniais do mundo, que muitas vezes podem te deixar incrédulo.

Ashley é bastante diferente disso, sempre com um ar de deboche e uma piadinha no gatilho. Ele é gay, mas gosta de definir sua vida e sua personalidade somente nesse aspecto. Ele também é um cara fechado e que está em busca de companhia na vida, mas sempre consegue atrapalhar tudo, de um jeito ou de outro.

Rachid é o novato que está aprendendo os segredos de profissão com Ashley e Stuart. Faz o estilo grande e bobo, tem lá suas neuras, mas seu grande objetivo na vida é se dar bem com a mulherada e conseguir uma vaguinha para trabalhar junto de seus novos amigos, escapando da maldição de Fat Carl, o paramédico que mais atrai desgraças nesse mundo.

Temos ainda Maxine (Amy Beth Hayes), uma policial talentosa e inteligente, mas que não consegue encontrar o homem ideal. Lógico que rola imensa tensão sexual entre ela e Stuart, seu melhor amigo, mas a coisa parece muito complicada para rolar de verdade.

O bacana é que a série também passa um pouco pelo trabalho de policiais e bombeiros, “o pessoal da sirene”, por assim dizer. Como a produção toda é baseada num livro (pasmem!) escrito por Tom Reynolds, paramédico de verdade, dá para ter uma boa noção de como funcionam as coisas na prática, os casos bizarros, a rivalidade, o dia a dia lidando com bêbados e drogados, enfim, um bom retrato de como é a vida das pessoas que trabalham em serviços de emergência. É claro que, repito o humor nunca fica de lado. A melhor coisa em Sirens é ver esse olhar sarcástico e irônico sobre cada situação.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

malu_mad disse...

Série britânica? Sempre dou uma olhada. Sirenes foi mais uma série que me apeguei. Temporada excelente, espero que tenha a segunda temporada

Douglas disse...

A melhor estréia do ano!

Diego Silveira disse...

Ainda não vi, mas já tenho todos os episódios... Estou com preguiça de começar, mas muito animado... hehehehe, ótimo review..