quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gossip Girl 4x22 (Season Finale): The Wrong Goodbye


Para uns o adeus pode ainda não ser certo, mas para mim, a despedida é a única saída.

Todo mundo sabe que eu adoro o estilo da CW e acompanho a maioria das séries que o canal exibe e por isso, quatro anos atrás, quando comecei Gossip Girl, nunca imaginei que chegaria o dia em que eu diria “Basta”. Pior ainda. Nunca imaginei que chegaria o dia em que eu não seria capaz de compreender porque, afinal, eu comecei a ver a série.

Cheguei ao meu limite e quem acompanha as reviews por aqui sabe que não foi só por conta dessa Season Finale. Meu copo estava transbordando desde a temporada passada, mas eu, como fã da série, resolvi dar uma chance. Foi assim que cheguei até aqui, testando minha paciência semana após semana e dando mais chances mil, que nunca de fato, valeram a pena.

A coisa que mais odeio no mundo é deixar uma série antes de assisti-la até o fim, mas esse ano resolvi que não mereço sofrer e que praticar o desapego só traz consequências boas. Eu assumi o compromisso de escrever sobre a série, mas a partir do momento em que isso se torna um peso na minha vida, o melhor é parar. Será um avanço para mim e provavelmente para vocês, que querem ler sobre Gossip Girl. Confesso que não seria mais capaz de escrever sem má vontade, sem enxergar defeitos, sem me esforçar para que algum elogio surja. Odeio perder a objetividade e eu sei que vocês já notaram que achei essa Finale fraquíssima, talvez a pior de toda a série, mas pela última vez, eu ainda me comprometo a ser o mais honesta possível, traçando pontos negativos e positivos, como sempre tentei fazer.

Para começar, tivemos mais uma temporada instável. Muito instável. O começo foi ruim, mas até que a trama de Juliet trouxe um pouco de mistério e a série deu sinais de que engrenaria. Depois do hiato, a possibilidade de termos um casal revolucionando todos os padrões até hoje estabelecidos foi o que mais empolgou a maioria, mas vimos o sonho morrer aos poucos e Gossip Girl provou que já não é a mesma. A série está covarde. Não faz nada realmente desafiador e se prende a formulinhas bobas, sem nunca sair da zona de conforto. Fico triste de verdade em escrever essas palavras, mas não posso evitar.

Sintam o drama do que estou dizendo. Georgina Sparks voltou à serie para a Season Finale e ... E? Entendem o que quero dizer? Eu sei que a aparição dela agora vai refletir na temporada que vem, mas fazem isso sempre. Ano passado foi o lance do bebê. Agora é a provável duplinha dela com Charlie, digo, Ivy. Vocês podem até pensar que Ivy não ser a prima de Serena é uma boa coisa, mas coloquem o comportamento da personagem em análise. Nada faz sentido. As pílulas, os surtos, o fetiche em ser chamada de Serena. Essas coisas só se encaixariam se ela fosse prima de Serena, mas ela não é. É só mais uma golpista que surgiu na série, assim como Juliet. Plot repetido? Alguém?

Aí, temos Vanessa. Ela roubou o livro de Dan e ele nem se deu conta, é isso? Por favor. Ele mandou a menina deixar o livro lá e nem foi checar? Porém, preciso fazer justiça. Dan foi o único personagem que me deu uma nesga de alegria, ao dizer que a vida dele piorou há quatro anos, quando Vanessa invadiu seu quarto pela escada de incêndio. Não foi só você, Dan. Nós aqui estamos na mesma. E depois de Blair e de Charlie, acho que Dan desistiu de vez e vai encarar o verão com Eric. Pois é. Virar gay é a única saída, meu querido.

Falando em verão, adoro que todo fim de temporada de Gossip Girl nos traz esse dilema: Onde passar as férias? Serena dessa vez foi para praias solitárias roubar o emprego de jovens roteiristas de cinema e por algum motivo que não sei qual é, ela estava laranja. Tive a impressão de que a deixaram tempo demais no bronzeamento artificial para contrastar com o triste verão de Lily, fazendo compras on line ao lado de seu boy-toy Rufus, que arrumou emprego, mas trabalhar mesmo, NADA!

O pior é termos de conviver com o terrível mistério que esconde o destino de veraneio de Chuck e Nate Samambaia. Vocês estão curiosos? Porque eu não consigo imaginar alguém interessado nisso.

Lógico que não me esqueci de Blair, ameaçada pelo fogo num prédio em chamas, prestes a morrer carbonizada, porém lindíssima e cheia de diamantes. Mas, peraí... Nada disso aconteceu e honestamente, nem acho que tenhamos perdido algo aí. O problema é que Thorpe, um homem espertíssimo, ficou ali, marcando bobeira, brincando com fogo, literalmente, por horas e horas, sem medo de morrer junto na explosão. Deu tempo de Chuck e Nate saírem de uma festa, irem ao hotel, atravessarem a cidade e resgataram Blair. Isso tudo, no trânsito caótico de NY.

Aí tivemos o clássico mais do mesmo com Blair e Chuck, eles se amam, são almas gêmeas, mas despertam o lado negro da força um no outro. E daí? Lembro do tempo em que isso era uma coisa boa para a série, mas querem fingir que estão inovando e que agora Blair vai ser uma princesinha do bem só por causa de um casamento com um homem que ela nem ama de verdade. Não consigo entender. Mais ainda por estar certa de que esse casamento real vai durar pouco, aliás, arrisco dizer que nem vai acontecer.

Encerrando o episódio, ganhamos o cliffhanger mais poderoso do mundo com aquele teste de gravidez. Aposto que a cabeça de todo mundo explodiu. Mais uma vez, tenho certeza de que ninguém ligou para aquilo e podem estar certos, Blair não está grávida. Serena muito menos. E se nenhuma delas vai parir não me interessa saber quem vai.

Sem dúvida, depois de um episódio assim, minha decisão de cancelar Gossip Girl da minha vida ficou muito mais fácil. Não há motivos para continuar a ver uma série que não me propõem nada novo ou minimamente interessante. Aos que continuam, desejo apenas sorte e que a próxima temporada seja melhor.

Comentários
16 Comentários

16 comentários:

Henrique S disse...

Pelo amor de Deus Camis, só agora você percebeu que a Georgina ta sempre vindo nos finais de temporada? E o fato de todos os persongens regulares serem mal - carater, ou no minimo ter uma indole duvidosa? Gossip Girl já estava capengando na season 2, mas como ainda era novidade ninguém percebeu. Essa fórmula já ficou totalmente batida. Só lamento pela CW que renovou essa série e cancelou Hellcats, claro que hellcats tava sem sal sem açucar. Mas era novata e ainda teria gás pra mais temporadas. Já GG que tá uma merda fica aí, ano após ano sendo renovada, sinceramente. Tomara que não de audiência alguma no ano que vem e a CW se arrependa amargamente de te-la renoado.

Camis Barbieri disse...

Henrique, eu sei de tudo isso, mas o caso é que isso ficava de lado para mim e eu ia levando. Na verdade, desde o fim da Season 2 eu já estava procupada com o andamento, mas agora eu não aguento mais. Chega mesmo. Tudo tem limite.

Anônimo disse...

Sinceramente, por tudo que você escreveu aí, você teria desistido da série na season 2. Eu particulamente gostei do episódio e você destacou apenas os pontos ruins dele, como a Charlie tomar pílulas e tal. Já pensou que a Ivy pode ter problemas e não a 'Charlie'? Acho que não né.
Bom, pra escrever reviews assim, é melhor sair mesmo, porque mesmo gostando de ler suas reviews, chegar aqui e sempre ver o mesmo do mesmo, é deprimente.

Thaís Monteiro disse...

Camis, em geral concordo com a sua review, embora ainda não tenha desistido de assistir.. Só queria te falar que eu achei que o Thorpe não saiu do prédio porque queria morrer junto com a Blair. Ele só não colocou fogo em tudo depois porque a Raina apareceu, e a filha ele não queria matar (só a mãe haha).

Guilherme Martins disse...

Camis concordo com você só não vou desistir ainda, vou ver o series premiere pra ver o que dá mas estou cheio de Gossip tbem sabe a série perdeu o foco e a ousadia acho que eles deveriam ter iniciado a série no primeiro ou segundo ou ou fazer que nem OTH que o ano no colegial levava duas temporadas pois a maioria das tramas seria bem mais causadora com eles no colégio!

E gossip vai ficar orfã no series em serie ou alguém vai assumir no lugar da Camis!

Anônimo disse...

Bem vinda ao clube! Também desisti de GG, demorei mais de duas horap ra consegui ver esse episodio..

Etoo disse...

Ainda vou ver o season premiere da 5ª temporada... quando ve a Blair ta gravida do Dan (sei que é impossivel, mas seria um mind-fuck do c***lho!)

Anônimo disse...

Nossa, adoro as duas primeiras temporadas, não concordo com quem diz que a season 2 é ruim, simplesmente não entendo.

Jéssica Rodriguez disse...

Concordo com tudo que você disse. A SF foi a pior de todas as temporadas, vou continuar assistindo mas não espero muita coisa da 5ª temporada o caminho é realmente cancelar. Acho que os próprios atores não estão aguentando mais a série o Ed já deu várias declarações que interpretar o 'Chuck' já não é a mesma coisa.

Camila C.S.Oliveira disse...

Camis, olha o que tinha no Orangotag, na página de Gossip Girl, hoje:

"Zoidberg disse:
Falem oq quiser de GG, pode estar ruim, horrivel, mas eu ñ largo
jamais, e a 5° tomara que cale a boca de uma tal de Camis Barbieri que
só sabe criticar."

Depois dessa eu acho que a CW vai até caprichar na próxima temporada, só para calar sua boca...

Camila C.S.Oliveira disse...

Camis, olha o que tinha no Orangotag, na página de Gossip Girl, hoje:

"Zoidberg disse:
Falem oq quiser de GG, pode estar ruim, horrivel, mas eu ñ largo
jamais, e a 5° tomara que cale a boca de uma tal de Camis Barbieri que
só sabe criticar."

Depois dessa eu acho que a CW vai até caprichar na próxima temporada, só para calar sua boca...

Camila Barbieri disse...

Putz.... agora sim, a CW vai ter de rebolar pra me agradar, né? kkkk

Carla Sampaio disse...

Camis, já que você não vai mais assistir, vou soltar o spoiler da gravidez e Blair está grávida e esperando um baby bass ;s

Vaniabitch disse...

Não acho que Hellcats tinha gás para mais, uma série que começa a capengar na 1ª temporada... Lembrando que GG só começou a desandas na Season 3.

Oli Elias disse...

onde eu acho gossip pra assistir online? n consigo entrar em nenhum aqui :S

Eduardo Moreira disse...

Sinceramente, por tudo que você escreveu aí, você teria desistido da série na season 2. Eu particulamente gostei do episódio e você destacou apenas os pontos ruins dele, como a Charlie tomar pílulas e tal. Já pensou que a Ivy pode ter problemas e não a 'Charlie'? Acho que não né.
Bom, pra escrever reviews assim, é melhor sair mesmo, porque mesmo gostando de ler suas reviews, chegar aqui e sempre ver o mesmo do mesmo, é deprimente. +1