quinta-feira, 26 de maio de 2011

Glee 2x22 (Season Finale): New York


Morno, morno. Quase frio.
Assim que acabei de assistir a essa Season Finale de Glee não pude deixar de notar que estava faltando alguma coisa. Como eu não conseguia explicar muito bem o motivo da minha frustração, mergulhei nas lembranças do encerramento da 1ª temporada porque minha impressão foi justamente ao contrário. Eu estava louca por Glee, queria mais e imaginava os longos meses até ter novos episódios. Sem querer, encontrei minha explicação, que serve, na verdade, para qualquer episódio da série, em qualquer ocasião. Eis o que escrevi sobre “Journey”:

“Para mim foi super emocionante. As músicas me atingiram com força e gostei muito das soluções do roteiro”.

Pronto. Naquele episódio os roteiristas usaram a criatividade (e teve Bohemian Rhapsody, até hoje minha música favorita em Glee, no meio do parto da Quinn), mas, acima de tudo, as canções foram fator determinante para que eu gostasse do episódio, aliás, de toda temporada. Tenho essa teoria de que quando as músicas significam algo para você ou fazem parte do seu conhecimento cultural, há fortes indicativos de que você gostará do que viu. Há exceções, é claro, mas no geral, creio que é assim que a coisa funciona.
Justamente por esse fator, as palavras que abrem esse texto descrevem a experiência que tive ao ver essa Finale. Eu sabia que o tema central seria esse romance de Rachel e Finn, no entanto, eu esperava ser arrebatada pelas canções sobre a Big Apple. São tantos clássicos, tantas possibilidades, tanta coisa bacana para explorar e aí, Glee embarca mais uma vez nas tais “canções originais” e minha busca por conexão fracassou. Digo desde já, não gosto das músicas originais de Glee. Já não havia gostado muito quando foram usadas da primeira vez e agora, tenho certeza absoluta de elas são um tiro no pé.
Glee é uma comédia musical e geralmente cumpre muito bem seu papel, não acho que seja errado arriscar e tentar coisas novas, pelo contrário, só que se sua série se apóia mais em música do que em roteiro para sobreviver, é preciso que músicas exclusivas e criadas especialmente para ela sejam de total empatia com os fãs. Infelizmente, até agora, isso não aconteceu. Aposto que a maioria prefere ouvir as versões de grandes hits do que colocar “Pretending” para tocar.
Não tivemos apenas músicas originais, sejamos justos, mas as versões foram tão sem graça que chega a me chocar. Outro problema é essa obsessão em tocar clássicos dramáticos da Broadway. Ficam tentando nos mostrar com Lea Michelle é boa nisso, como Chris Colfer é bom nisso também, como Matthew Morrison combina com o palco e... E a gente fica de saco bem cheio no final das contas, essa é a grande verdade.
Porém, devo dar mérito à única música boa do episódio, cantada pela nossa diva mor, Brittany, ao lado de Artie. Uma ode a uma xícara. Momento bem humorado e genial, em que “My Cup” imortalizou-se ao lado de “My Headband”. Quando quer, Glee sabe fazer coisa legal.
Sobre o andamento do episódio em si, não tenho do que reclamar. Eu imaginava que o New Directions não venceria o campeonato Nacional, porque afinal, eles são ‘losers’ e essa será a grande motivação da 3ª temporada, provavelmente a última dessa geração. Aí sim, creio que veremos o grupo vencer.
O romance reatado entre Rachel e Finn era previsível, foi bonitinho até, mas acho que não empolga ninguém. Além do mais, aquele beijo durante a apresentação vai nos custar muito caro no próximo ano. Anotem aí. Muito mais interessante é o amor de Britanny e Santana ou os olhares carinhosos entre Blaine e Kurt, sem deixar de lado o novo casal “Bocão”, com Mercedes e Sam.
Também não fiquei surpresa com a decisão de Mr.Schue em ficar ao lado do New Directions, deixando seu sonho de estrelar musicais. Nem mesmo as cenas em pontos turísticos conhecidos ou aquele clima de possibilidades que tentaram criar me pegou. Honestamente, nada (nada mesmo) foi capaz de surpreender e criar aquela vontade louca de ver a 3ª temporada começar ontem e eu gostaria muito que isso tivesse sido diferente.
Essa Season Finale deixa ainda algumas dicas dos conflitos que veremos no ano que vem. Rachel perseguindo seu sonho e provavelmente deixando Finn para trás, Will e Emma como casal, Quinn aprendendo a viver sem ser sempre a vencedora e claro, devemos voltar a velhos conhecidos que poderiam (e deveriam) ficar no passado, como a questão do bullying e dos homossexuais.
Não tenho como escapar da comparação. Para mim, a primeira temporada é imensamente superior a essa segunda, que foi divertida sim e teve ótimos momentos, mas nem de longe conseguiu me cativar da mesma maneira, pelo alto nível de irregularidade. É lógico que seguirei vendo. A série não deixa de ser bacana de se acompanhar por causa de seus tropeços, contudo, eu espero mais. Gosto de Glee e quero que a série seja um dos pontos altos da minha semana novamente.

Músicas no Episódio:

“Bella Notte” - ‘The Lady and The Tramp': Puck (Mark Salling), Artie (Kevin McHale), Sam (Chord Overstreet) and Mike (Harry Shum Jr.)
“For Good” - Wicked: Kurt Hummel (Chris Colfer) and Rachel Berry (Lea Michele)
"Yeah!” - Usher: ft.Lil Jon & Ludacris An Unnamed Girl Choir Group
"As Long As You're There" - Canção Original: Charice (Sunshine) e Vocal Adrenaline
"Pretending” - Canção Original: Rachel (Lea Michele), Finn (Cory Monteith) E New Directions
"Light Up the World"- Canção Original: New Directions
"New York, New York / I Love New York” - Frank Sinatra / Madonna: New Directions
"Still Got Tonight” - Matthew Morrison: Will (Matthew Morrison)
"My Cup” - Canção Original: Brittany (Heather Morris) and Artie (Kevin McHale)
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

@SoliTony disse...

Achei péssima essa finale. Mais entendiante é impossível.

As músicas foram horríveis. Até curti as originais, mas prefiro q a série utilize versões de músicas já existentes.

E eles perderem as nacionais já era esperado. Agora temp q vem teremos q ver Seletivas, Regionais e Nacionais de novo? Aí sim eles irão ficar entre os 10 né...

Só uma coisa que eu não entendi. No final do epis "Funeral", a Quinn diz para o Finn q estava levando o término numa boa pra não estragar os planos q ela tinha pra NY? Q q ela fez em NY? Esqueceram desse detalhe. Duvido q ela foi lá só pra cortar o cabelo. Esperava ela super bitch fazendo algo pra separar Rachel e Finn, mas na verdade não aconteceu nada.

Já não estava animado com Glee, mas depois dessa finale eu tenho certeza q Ryan tá flopando com a série.

Renata disse...

Season finale fraca, fraca..
Acho que assisto Glee até hoje por causa dos 13 primeiros episódios da 1° temporada que, tirando Acafellas, foi perfeita. Lembro de "My Life Would Suck Without You" e das 4454545 de vezes que revi a música... De lá pra cá, muitos episódios bons mas também muitos episódios fracos.
Realmente o episódio "Journey" dá de 10 nesse. Acho que nem volto pra terceira temporada vou esperar por "Smash".

PS: Só a  parente esquecida de Phoebe Buffay, Britanny S. Pears, pra me tiram umas risadas. My Cup já é um clássico.

Douglas D. Tomaro disse...

Aprendi a não esperar nada de Glee, não crio expectativas e por isso amei o episódio. Se todo mundo continuar esperando um roteiro perfeito, com profundidade e sem furos, só vão se decepcionar. Pra essas pessoas não tem outro jeito se não abandona-la.

Hélio Filho disse...

Concordo quando a Camis falou na irregularidade da
temporada. Mas eu não achei a season finale morna ou até mesmo fria. Pelo contrário,
foi muito boa, teve um estilo de comédia romântica, que por incrível que pareça
me cativou. Todos os números musicais foram bons, mas as musicas originais
realmente não grudam como eles gostariam. Sem dúvida, irei ver a terceira
temporada.

PS: Achei nada ver esse negocio de perder porque o Finn e a Rachel beijaram no
palco. Se eu fosse jurado, daria era um dez depois de ver um beijo em cena,
ainda aplaudia de pé.

Renata disse...

Eu também não espero nada de Glee, mas quando você assisti um episódio sem esperar nada e nada acontece, não te passa nenhuma ou pouca emoção, pra mim não é um bom episódio, isso em qualquer série.

Douglas D. Tomaro disse...

Comentários que esqueci de fazer: 

Os unicos pontos negativos do episódio foram Quinn, que prometeu uma super vingança contra Finn no episódio anterior e não fez nada, e a derrota do New Directions. O próximo ano da série será o último com esse elenco e por isso eles certamente irão ganhar, mas ficará muito corrido.

Douglas D. Tomaro disse...

Não achei que foi sem emoção, aliás pela primeira vez na série senti algo entre Rachel e Finn. A história toda de "adoração à Nova Iorque" funcionou bem pra mim. Pude sentir toda a excitação e emoção que Rachel e Kurt sentiram ao cantarem no palco de Wicked. De fato, não foi aquele turbilhão de sentimentos da season finale anterior, mas sem emoção não foi, pra mim não mesmo.

Douglas D. Tomaro disse...

Não achei que foi sem emoção, aliás pela primeira vez na série senti algo entre Rachel e Finn. A história toda de "adoração à Nova Iorque" funcionou bem pra mim. Pude sentir toda a excitação e emoção que Rachel e Kurt sentiram ao cantarem no palco de Wicked. De fato, não foi aquele turbilhão de sentimentos da season finale anterior, mas sem emoção não foi, pra mim não mesmo.

Juliana Marques disse...

Eu gostei da SF, concordo que não foi melhor que a da S1 mas não achei tão morna, uns dos motivos deve ser pq curto Finn e Rachel. Era obvio que eles não iam ganhar, eles chegaram lá sem nenhuma preparação e só ficaram passeando rs
A unica coisa que não gostei foi da historia do Will pq era muito mais obvio ainda que ele não ia ficar lá, achei desnecessária.
Eu até gosto da ideia deles cantarem músicas originais mas não gosto delas sendo usadas em competições, não achei a performance do ND ruim mas eles já fizeram performances muito melhores só "ensaiando".
Gostei do "I love you" do Kurt e Blaine no final e da Santana surtando em espanhol. Tbm gostei da Conversa da Britt e da Santana e acho legal que a Britt tem uma "inteligência sentimental" haha
 
Ahh e é uma pena eles terem cortado a melhor parte de My Cup que é o inicio quem não escutou procurem a  música completa no youtube É MUITO ENGRAÇADA.

Enfim a temporada teve seus altos e baixos mas Glee ainda continua sendo um dos pontos altos da minha semana.  E mal posso esperar pela 3ª temporada :)

Renata disse...

Cara, que bom que você consegue conectar com os personagem e embarcar na história, de verdade. Boa terceira temporada!

JulyBrody disse...

Compara essa finale com a da 1 é covardia, sério. Assim com toda a temporada, esse episodio foi meio incoerente e cansativo.

Eles chegando em NY sem músicas foi absolutamente ridiculo,o plano da Quinn esquecido, os 1213 duetoes da Rachel com o Finn já me cansaram existem cantores muito melhores que ele (Kurt, Artie, Puck, até o Sam) no Glee Club.
Esse romance entre Rachel e Finn me dá sono. Ele é o personagem menos cativante de toda série, e parece que a mensagem do casal é ' pra que correr atras dos seus sonhos? o importante é ficar com o garoto' já que eles até falam no fim do episódio que valeu apena perder pelo beijo.
Espero mesmo que na 3 temporada o roteiro ganhe mais consientecia, melhor distribuição dos solos (senti falta de um solo da Quinn nessa temporada) e que continuem com essa história entre Santanna e Britanny que é mt bonitinha.

João Paulo C F Longo disse...

Que desgosto. Não tenho outra definição. Poderia escrever um testamento tamanha foi minha decepção. O último episódio da primeira temporada foi tão especial que precisei comprar o CD. Agora tivemos um episódio desconexo e com músicas ridículas pra uma competição nacional. 12º lugar fui muito pra tamanha babaquice.

Que usem a discografia inteira do Journey mas não usem músicas originais vagabundas/recicladas num episódio de competição.

Engraçado que Ryan Murphy está fazendo com Glee o mesmo que fez Nip/Tuck afundar. Como ele consegue errar nos mesmos pontos? Fantástico. Se Glee terminasse nesse episódio honestamente não sentiria a menor falta. A série decaiu tanto da primeira pra segunda temporada que não vejo motivos pra continuar.

Rayssa disse...

Compara essa finale com a da 1 é covardia, sério. +1
Eu achei uma season finale coerente pra essa 2º temporada, cara, ela foi totalmente focada em relacionamentos, namoros e amizades, óbvio que o final tinha que mostrar isso. Rachel e Finn abrirem mão das Nacionais por amor, e todo o ND feliz pq eles são uma família e isso que importa no final do dia, mais do que uma competição, foi sensacional...

O Journey teve músicas tão maravilhosas New York teve músicas originais que n dá nem pra comparar, são bastante inferiores, VA tbm fez música original e teve uma apresentação medíocre em relação à da 1º temporada, mesmo a Charice cantando muito. Mas como disse a Brittany, esse ano n foi sobre competições...e o Brad Fachuk, o cara q escreveu esse ep comentou a falta de experiência do ND e disse que de forma alguma daria pra eles chegarem nem no Top 10, imagina, nem setlist eles levaram pronta e o Will indeciso entre Broadway e o Glee Club, n ajudou muito tbm, alias fiquei decepcionada com essa storyline dele, dava pra ter sido mais bem trabalhada...

e eu tou achando que a 3º temporada será a melhor de todas...^^

 

@brenopinheiro disse...

Chato de mais essa coisa de Rachel e Finn, pulava a parte dos dois, foi chato..
Quando mudava para os outros personagens a serie crescia, Brittany, Santana salvaram o episódio, hahahah a unica musica que eu gostei foi Yeah! Yeah! Yeah!, hhahaha torci pra New Directions perder, so por causa daquele beijo cretino, eu ja estava sem paciencia com os dois, na hora do beijo piorou, Finn estraga a Rachel dramatica, amava ela.

Guilherme Pontes Leitão disse...

A SF foi coerente com a segunda Temporada ñ foi Excelente como o da primeira mas ñ foi incoerente.
Eu estava com muito medo das músicas originais mas até que elas se encaixaram muito bem com o clima do episódio (pelo menos pra mim), mas a música de original de Charice foi muito normal existem outras trezentas mil iguais tanto faz ser original ou ser uma de Celine ou qualquer outra cantora nesse estilo.
Senti falta das música sobre NY apesar de ter gostado bastante da "New York, New York / I Love New York”, mas acho que os produtores quiseram guardar essas músicas para temporadas futuras pq realmente o clima de estar em NY combina muito bem com a série.
Espero que a terceira temporada ñ foque somente nos problemas Homossexuais de Kurt que já encheu o saco a um certo tempo.

Van_delcaro disse...

Infelizmente também me senti assim

Junno_ Barbosa disse...

Que raiva dessa season finale.... tantas possibilidades existiam em todos os plots... o episódio se passar em NY já cria 12589657 possibilidades... e tudo se resume a um beijo no palco...a uma desistência... a mais uma derrota...aff... que raiva que me deu de glee. poderia ter tudo isso... e ser incrivel.... mas não foi...foi medíocre.

Fernanda Telles disse...

Só vou comentar aqui pra dizer q vc expressou TUDO q eu senti com Glee nessa review!!!

Chrystiano disse...

A verdade é que New Directions só se consagrariam campeões se cantassem Headband, Only Child e My Cup! Deram mole nessa! :/

Thici disse...

è verdade, essa SF de Glee deixou bastante a desejar, principalmente se compararmos com a SF da Season 1, que foi maravilhosa! 'bohemian rhapsody' também é uma das minhas favoritas até hoje! Olha, eu acho que o episódio até começou muito legal, com eles chegando a NY, todo aquele encantamento da Rachel, e depois eles cantando 'New York, New York / I Love New York'( que eu amei), e bom, ai depois o episódio começou a ficar beem fraco. 
Realmente, não teve cara se SF, porque a verdade é que ficou aquela sensação de faltou algo mais, e quando se trata de Season finale, nós sempre esperamos algo maior , afinal, são longos 3, 4 meses de espera até a próxima temporada. o Episódio 'Born This Way', por exemplo, o meu favorito dessa temporada, aquele episódio sim, teve cara de Season Finale. grandes acontecimentos, interação entre vários personagens, ótimas cenas, músicas maravilhosas, enfim, o pacote completo. também concordo que nessa 2° temporada, a irregularidade foi bem maior, e sim, também concordo que a 1° temporada é superior. e com relação a eles terem perdido, o que eu fiquei mais espantada foi a colocação! enfim, em relação as músicas originais, eu não tenho problemas com elas, eu gostei bastante de 'Get It Right' e 'Loser Like me', mas já não gostei muito de 'Pretending' e 'Light Up The World'. e gente, amei 'my cup' hahahaha. Great song! p.s: Santana xingando em espanhol foi hilário hahaha
também acho que foi muito nada a ver, eles chegarem a NY sem músicas. e a Quinn fez muito barulho, pra nada. 
enfim, não foi um episódio ruim, apenas fraco para uma Season finale! e que venha a 3° temporada! até lá!

Gustavo Monteiro disse...

Pulei a maioria dos musicais, já chega de músicas originais FAIL. Histórias sem consistência. A Rachel e o Finn já namoraram e não deu certo, pra quê a insistência? CAsais formados do nada. Glee não prima pelo roteiro, mas se espera algo assistível. Vontade zero de assistir a 3ª temporada. 

Observador disse...

A verdade é que New Directions só se consagrariam campeões se cantassem Headband, Only Child e My Cup! (2)

Lari disse...

As Long As You're There é umas das melhores canções que já esteve me Glee e é original, as músicas de glee não são pra vc ficar escutando toda hora é pro seriado, e sim escuto muitas vezes as originais do glee( como a já citada, loser like me, get it right) são muito boas melhores do que certas "músicas" que saem por aí. Concordo com a parte da 1ª temporada ser mais divertida...